FRAUDES E GOLPES
Publicado em 00/00/0000
Consumidor, alguns fatos podem deixá-lo em situações desfavoráveis, como a FRAUDE ou o GOLPE com utilização indevida dos seus documentos, principalmente o RG e CPF.
Por isso, disponibilizamos algumas DICAS para tentar evitar tais problemas:
- Se possível, não assine na parte de trás de seus cartões de créditos. Escreva no verso, “SOLICITAR A RG”;
- Tire cópia de todos os seus documentos. Não se esqueça de copiar frente e verso. Isso facilitará a retirada de novos documentos caso algum deles seja furtado/roubado;
- As maiores fraudes acontecem com a adulteração do RG, CPF e cartões de crédito, assim, sempre que fornecer estes documentos para alguém, mantenha eles ao alcance de sua visão para evitar a cópia não autorizada.
- Procure selecionar seu local de compras, adquirindo os produtos em locais de confiança e que possuam segurança;
- Não abra sua carteira em locais públicos e não deixe seus documentos com estranhos;
- É importante que sempre que houver a necessidade da entrega da cópia dos documentos pessoais em algum estabelecimento público ou privado, se coloque "duas linhas" paralelas, na cópia, tal como num cheque cruzado e dentro desse cruzamento escrever: "entregue para a loja X" ou, então, entregue ao órgão público "Y". Isso ajuda a evitar que seus documentos sejam utilizados para abertura de contas, solicitação de empréstimos, caracterizando a fraude;
- Jamais forneça qualquer senha a outras pessoas e não aceite ou solicite ajuda de terceiros quando estiver na agência bancária ou caixa eletrônico, exceto quando a ajuda for de funcionário do banco, identificado para operar os terminais eletrônicos. Ao finalizar qualquer operação, pressione a tecla "Anula" antes de deixar o local.
O correntista /consumidor é responsável por todo e qualquer uso que seja feito do cartão magnético até o momento em que a sua perda ou furto seja comunicado ao banco;
- Em caso de furto ou roubo dos seus documentos, faça o mais rápido possível um Boletim de Ocorrência e comunique aos órgãos de proteção ao crédito, como o SPC. Isto comprovará ao comércio de modo geral que você tomou todas as ações imediatas e evitará futuros problemas;
Contate com o e-mail consumidor@cdlflorianopolis.org.br e solicite a inclusão de alerta no seu cadastro.
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