CDL

menu

Fluxo de pessoas no Centro da cidade cresce 50% com ações de revitalização da CDL Florianópolis

Por Assessoria de imprensa

Publicado em 15/10/2025
Fluxo de pessoas no Centro da cidade cresce 50% com ações de revitalização da CDL Florianópolis

Em 120 dias de funcionamento, sistema de câmeras inteligentes implantado pela entidade identificou 11 pessoas desaparecidas e reforçou a sensação de segurança na região, impulsionando o faturamento dos empresários.

O uso da tecnologia em prol da segurança pública vem mostrando resultados concretos no Centro de Florianópolis. Prova disso é o relatório trimestral divulgado pela CDL Florianópolis sobre o funcionamento das 24 câmeras de segurança com reconhecimento facial instaladas pela entidade e entregues à prefeitura da capital. Entre julho e setembro de 2025, nos primeiros 120 dias de operação, o fluxo de pedestres aumentou em 50%. 

O comparativo foi feito com base nas imagens captadas em cinco dos seis pontos com câmeras instaladas. Em junho deste ano, foram registradas 1,2 milhão de pessoas circulando em ruas estratégicas do bairro. Já em setembro, foram 1,8 milhão de pedestres, uma média diária que saltou de 8,1 mil para 12,1 mil pessoas por ponto monitorado.

Durante os três meses analisados, o sistema reconheceu, ao todo, mais de 4,3 milhões de faces. A faixa etária entre 18 e 28 anos foi a mais representativa para ambos os gêneros, correspondendo a 18% do público feminino e 17% do masculino. Já entre os homens, um segundo pico foi identificado na faixa de 40 a 50 anos, com cerca de 13% dos registros.

O crescimento acompanha um conjunto de ações implementadas pela CDL Florianópolis nos últimos meses, voltadas à revitalização e reocupação do Centro. Entre elas estão o reforço da segurança pública com patrulhas em diciclos, doados pela entidade à prefeitura; a instalação das câmeras com leitura facial; e o estímulo à circulação de moradores e turistas por meio de eventos que valorizam o comércio. Exemplos disso são a Feira Viva a Cidade, que tem proporcionado música, gastronomia e atividades culturais a cada nova edição, e a realização de campanhas como a “Quinzena do Cliente”, no início de setembro, que mobilizou 120 lojistas. 

Outro destaque é o projeto inovador promovido pela entidade na área comercial com a implantação de um carrinho coletor de resíduos, que desde janeiro já retirou das ruas mais de 622 toneladas de lixo.

“Essas ações e os números mostram que o Centro está voltando a ser ocupado e vivido pelas pessoas. O comércio, os serviços e os espaços públicos ganham nova vitalidade quando há segurança, lazer e pertencimento. É esse o propósito da CDL: tornar o coração de Florianópolis cada vez mais acolhedor e atrativo”, destaca Eduardo Koerich, presidente da entidade.

Tecnologia em ação

O relatório da Khronos, empresa de segurança que detém a tecnologia das câmeras e presta serviço para a CDL e prefeitura, também aponta os resultados sociais do sistema, com 11 pessoas desaparecidas localizadas entre julho e setembro, a partir da integração das câmeras ao banco de dados SOS Desaparecidos. Um dos casos ganhou destaque: um homem natural de Camaquã (RS), cadastrado em maio, foi identificado três vezes pelas câmeras e então encaminhado à família de origem, com apoio das forças de segurança.

Lançado em maio deste ano, o projeto é custeado por empresários do Núcleo de Proprietários de Imóveis e Imobiliárias do Centro e faz parte do plano da CDL de revitalização urbana e fortalecimento do comércio local. O sistema é totalmente 

integrado às forças de segurança (Guarda Municipal, Polícia Civil e Polícia Militar) e conta com a tecnologia da Khronos, que dá todo o apoio para as entidades com a análise e emissão dos relatórios periódicos de desempenho.

“O sistema de câmeras inteligentes não reforça apenas a segurança, mas também gera inteligência estratégica para o Centro. A integração com a Guarda Municipal e bancos de dados de pessoas desaparecidas ou em situação de rua permite mapear padrões de circulação e identificar áreas de maior concentração, oferecendo insights precisos para a Guarda Municipal, por exemplo”, destaca o diretor de Tecnologia e Inovação da CDL, Bruno Correa de Souza. “Outro ponto de destaque é a captação de dados de mercado, que geram mais atratividade e se transformam em ações relevantes para o comércio local, beneficiando a economia.”

Para os empresários, os reflexos dessas ações já são perceptíveis não apenas no aumento da circulação de pessoas, mas também nos resultados financeiros. “As ações de revitalização têm gerado um impacto direto no comércio do Centro. O aumento no fluxo de pessoas reflete também no crescimento do faturamento e na confiança dos empresários em investir novamente na região. Estamos percebendo um movimento de retomada, com novas lojas abrindo, reformas acontecendo e uma energia diferente nas ruas — resultado de um trabalho conjunto que devolve vitalidade ao coração da cidade”, avalia Rose Coelho, empresária.

Os equipamentos estão distribuídos em pontos estratégicos da região central, como as ruas Vidal Ramos, Trajano, Deodoro com Conselheiro Mafra, Felipe Schmidt com Jerônimo Coelho, Largo da Alfândega e João Pinto, e funcionam 24 horas por dia.

galeria de imagens

Compartilhar: