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Falta de cuidados na venda pode atrapalhar futura cobrança

Publicado em 09/07/2013
Falta de cuidados na venda pode atrapalhar futura cobrança

Em palestra na CDL, advogado Rodrigo Titericz mostra como evitar problemas na hora em que precisar receber de inadimplentes

Cobrar uma dívida é uma tarefa desagradável para a maioria das pessoas. Quem pode evitar este tipo de trabalho, certamente o faz. Foi exatamente com este foco que o advogado Rodrigo Titericz apresentou sua palestra sobre cobrança, na última quinta-feira, na sede da CDL de Florianópolis.

Para ele, a dificuldade ou facilidade na cobrança depende do que o comerciante fez tempos antes, na hora da venda. “Ninguém consegue cobrar se não vender direito. Quem vende mal, recebe mal”, garantiu o advogado, há 12 anos no departamento jurídico da Federação das CDLs e do SPC.

Titericz destacou a importância de fazer cadastro de todas as pessoas, com consulta ao SPC. “Só vou conseguir cobrar se tiver informações confiáveis sobre aquela pessoa que está comprando”, alertou, frisando que é preciso exigir documentos e conferir. Titericz citou mais de uma vez uma frase que, para ele, deve servir de alerta a todos: “O melhor cliente hoje pode ser seu maior inadimplente, pois você vende a ele sem as garantias que exigiria de outros”, explicou.

Num tom leve e descontraído, ele também contou diversas histórias de comerciantes que tiveram prejuízo por vendas mal feitas e cadastros mal elaborados. Num dos casos, o comerciante incluiu o CPF de uma pessoa no SPC e foi processado por isso. “O problema é que a cliente, conhecida na cidade há muitos anos, disse o número do CPF e ele não conferiu se era mesmo dela. O resultado é que ele estava cobrando, em Santa Catarina, uma pessoa que mora no Nordeste e que nunca tinha estado aqui”, contou Titericz.

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