Evento "Recicla Bem Floripa - Recicláveis Orgânicos" mostra avanços e desafios
Publicado em 05/06/2015
Evento "Recicla Bem Floripa - Recicláveis Orgânicos" mostra avanços e desafios
Apresentações destacaram importância do tratamento de resíduos orgânicos
O Seminário "Recicla Bem Floripa" reuniu mais de 80 lideranças ligadas à causa sustentável da Grande Florianópolis na tarde desta segunda-feira (01.06) na CDL de Florianópolis. A iniciativa partiu do Grupo Interinstitucional sobre Gestão de Resíduos Sólidos Urbanos de Florianópolis (GIRS), um fórum coordenado pela CDL de Florianópolis e que busca integração e trocas de experiências sobre o assunto na região.
- O Girs é um fórum muito atuante e que gera repercussão para todas as entidades e empresas que desenvolvem práticas inovadoras de sustentabilidade na Grande Florianópolis. E a gestão de resíduos sólidos está avançando cada vez mais. Só com os cases mencionados aqui neste seminário, temos comprovação de mais de 500 toneladas/mês de resíduos orgânicos com encaminhamento correto. Isso representa um volume de 6 mil toneladas/ano que deixar de ser depositado em aterro – destaca o gestor da CDL de Florianópolis, Hélio Leite Júnior, também o coordenador deste evento.
Do ponto de vista institucional, o que mais chamou a atenção dos participantes foi de que Florianópolis ainda não dispõe de um Plano de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos, uma obrigação prevista em lei pela Polícia Nacional de Resíduos Sólidos. "O trabalho está atrasado, mas está começando, disse o Presidente da Companhia de Melhoramentos da Capital (Comcap), Marius Bagnati". O dirigente também revelou um objetivo do prefeito Cesar Souza Junior, o de buscar alternativas para sair da dependência do aterro sanitário de Biguaçu, local onde são depositados os resíduos dos 23 municípios da Grande Florianópolis.
Nas apresentações, chamou a atenção o trabalho realizado pela Organização Não Governamental (ONG) Cepagro, fundada em 2004 junto à Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), A entidade faz um trabalho de conscientização da necessidade de separação de resíduo na origem e no aproveitamento de resíduos orgânicos através de tratamento à base de compostagem para produção de adubo.
Esse propósito da gestão comunitária de resíduos acabou impulsionando um projeto na comunidade Chico Mendes (Grande Florianópolis) denominado Revolução dos Baldinhos, cujo case também foi apresentado no evento. Através de um trabalho de conscientização feito de casa em casa, mais de 120 famílias da localidade aderiram ao projeto e encaminham os resíduos para transformação em adubo em um terreno próximo.
A Revolução dos Baldinhos da comunidade Chico Mendes, no Bairro Monte Cristo, já ganhou repercussão nacional e internacional e seu modus operandi foi apresentado em Brasília ao Governo Federal para que o modelo seja acoplado ao projeto Minha Casa, Minha Vida, além de ser apresentado na Itália.
O evento teve apresentações do Presidente da Comcap, Marius Bagnati, do Cepagro com Marcos José de Abreu, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa-SC) com André Vallim, Américo Stella do projeto Procomposto; e dos cases específicos do Restaurante Central/Mercado São Jorge, Revolução dos Baldinhos, Tribunal de Justiça-SC, do SOS Cárdio/ C-Pack e Supermercados Angeloni.