CDL

menu

Estagnação da economia brasileira reflete nas consultas do SPC/SC em novembro

Publicado em 08/12/2011
Estagnação da economia brasileira reflete nas consultas do SPC/SC em novembro

Inflação também contribuiu para o aumento da inadimplência entre os catarinenses

O volume de consultas ao banco de dados do Serviço de Proteção ao Crédito de Santa Catarina (SPC SC) no mês de novembro refletiu o momento de desaquecimento da economia nacional. No mês passado, as consultas – que indicam as intenções de compras a prazo do consumidor – apresentaram queda de 0,23% em relação ao mesmo período de 2010.

De acordo com Sergio Medeiros, presidente da Federação das CDLs de Santa Catarina (FCDL SC), responsável pela divulgação do resultado, a queda está ligada às altas taxas de juros ainda vigentes no mercado e à redução do número de empregos formais. Ele acredita que as medidas governamentais anunciadas para estimular o consumo vão possibilitar a mudança do quadro de estagnação.

A inadimplência entre os catarinenses aumentou em relação à outubro, passando de 2,96% para 3,57% em novembro. Medeiros atribui a alta à inflação. “O encarecimento da alimentação e transportes, e principalmente dos serviços, acima do que era previsto, trouxe dificuldades para os consumidores que viram o seu orçamento comprometido e não puderam honrar com seus compromissos”, observa. O dirigente lojista aposta que o indicador deve cair em dezembro com a utilização do 13º salário para ‘limpar’ o nome e recuperar o crédito.

O momento econômico fez com que a FCDL revisse, por duas vezes, a expectativa de crescimento de vendas do comércio catarinense neste ano. “Começamos 2011 com uma estimativa de 6,5%, em meados de agosto, com o desaquecimento da economia baixamos para 5,5% e agora esperamos fechar com no máximo  5%”, ressalta.

Para ler mais notícias sobre o comércio clique aqui.

galeria de imagens

Compartilhar: