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Entrar para a internet demanda planejamento e atenção

Publicado em 06/02/2014
Entrar para a internet demanda planejamento e atenção

Em palestra na CDL de Florianópolis, publicitário aponta caminhos para as empresas se desenvolverem na rede mundial  Um mercado de 2,7 bilhões de pessoas no mundo todo, sendo 105 milhões apenas no Brasil, espera por você e seus produtos e serviços na internet. Mas a pergunta que todo empresário precisa fazer é se sua empresa está preparada para “abrir as portas” na rede mundial. Planejamento, saber o que quer falar e aonde quer chegar são essenciais para o sucesso. Estas e outras questões foram abordadas na palestra Estratégia Digital para o Varejo, com o publicitário e professor Fernando Palermo, na noite de quarta-feira, no auditório da CDL de Florianópolis. Num bate-papo com muita informação, conteúdo e dicas, Palermo mostrou caminhos, fez alertas e apresentou conceitos necessários a quem já está ou pensa em entrar na internet com sua empresa. Palermo alertou para a necessidade de as empresas planejarem bem sua entrada na internet. “Antes do planejamento digital é fundamental olhar para fora da empresa, ver o que você tem para mostrar e quais os canais em que quer divulgar”, afirmou. Para ele, a loja virtual deve ser uma extensão e ter “a mesma cara” da loja física. “O cliente tem que reconhecer uma na outra”, explicou. Com larga experiência em publicidade, Palermo destacou as diferenças entre as mensagens convencionais da propaganda e agora, na internet. “Não é mais um monólogo, em que o consumidor apenas recebe a mensagem; é um diálogo, pois quem recebe também fala, dá sua opinião e quer ser ouvido”, disse o publicitário. “A interatividade passa a ser sinônimo de possibilidade de participar”, completou. Para ser bem sucedido nesta tarefa, o publicitário mostrou ser essencial saber que do outro lado estão pessoas. “Não dá para classificá-las apenas como consumidores. Temos que entender as pessoas quando elaborarmos planos de mídia digitais e redes sociais”, afirmou. Segundo o publicitário e professor, a interação deve ser usada para inspirar o engajamento do consumidor. “Engajados, eles viram difusores de sua marca”, ensinou. Palermo também fez um alerta a respeito de redes sociais. “Use o Facebook, é extremamente importante, mas não coloque todo seu esforço nele, pois é uma rede privada que muda de regras a toda hora. Faça, por exemplo, um blog no qual você tenha o controle”, disse. Responder sempre O publicitário recomendou cuidado nas interações com os consumidores. “Depois de se encantar com o produto e comprar, agora eles voltam para a internet para dar sua opinião sobre o que compraram”, explicou. Com isso, uma atitude é essencial: responder. “Responda sempre, jamais deixe alguém falando sozinho em seu site ou fan Page”, afirmou. Presidente faz abertura A palestra desta quarta-feira contou com a presença da empresária Sara Camargo, presidente da CDL. Sara recentemente participou do Retail’s Big Show, o maior evento do varejo mundial, em Nova Iorque, onde foi intenso contato com aspectos do comércio eletrônico. “As empresas têm que estar preparadas para um novo tipo de relacionamento com o cliente”, afirmou Sara. “A loja virtual está se integrando à loja física”, completou. Clique aqui para abrir a galeria

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