Entenda o que está por trás da mudança de candidato em Florianópolis

Publicado em 06/11/2020
Entenda o que está por trás da mudança de candidato em Florianópolis

Em 27 de outubro, a juiza eleitoral Margani de Mello, acatou a solicitação de renúncia do policial federal Edgar Lopes, então candidato a vice-prefeito de Florianópolis na chapa liderada por Helio Bairros (Patriota). Na noite anterior, ele enviou um e-mail ao partido desistindo da candidatura.

Ligado ao bolsonarismo e – segundo ele mesmo explica – um militante que foi às passeatas pró-Bolsonaro na Avenida Beira-Mar Norte, Lopes começou a divergir do número 1, Helio Bairros. Segundo ele, por divergências ideológicas e por se decepcionar com o candidato.

Segundo o ex-policial federal, que está há 14 anos em Florianópolis, a raiz do problema está na substituição do nome dele por Helio Bairros como candidato a prefeito. Ele alega que estava tudo certo para que o nome do Patriota na disputa pela prefeitura fosse o dele.

Às vésperas da definição, entretanto, Mauricio Leal, ex-presidente do Patriota, apresentou a ideia de ter Helio Bairros para ser o candidato. Edgar Lopes conta que foi substituído.

“Saíram daqui com isso dessa forma: eu candidato. Perto de fechar as nominatas, o Mauricio Leal trouxe o Helio Bairros, com o discurso de que ele teria dinheiro para patrocinar a campanha dos vereadores e do partido, por ser um grande empresário”, conta Edgar Lopes.

Leal confirma a versão de Edgar Lopes. Maurício Leal foi candidato a prefeito, em 2016, pelo PEN. Ele era presidente da sigla – que em 2018 mudou de nome para Patriota – e deixou o comando do partido para ser candidato a vereador nesta eleição.

“Helio Bairros está há mais de 40 anos em Florianópolis, conhece a cidade, participou de quase todas audiências do plano diretor, foi procurador do município. É advogado e empresário. Edgar tem identidade bolsonarista, mas não conhece nossa cidade. Eleição municipal é diferente de federal”, aponta Leal.

Reunião nos Ingleses

Edgar Lopes aceitou ser o vice e iniciou a campanha ao lado de Helio Bairros, mas outro motivo de desavença entre os dois é que o candidato a prefeito se apresenta como alguém de direita, porém, segundo Edgar Lopes, Helio nunca esteve nas manifestações pró-Bolsonaro.

Mas foi após uma reunião de campanha nos Ingleses, no Norte da Ilha, que a relação do candidato Helio Bairros e seu antigo vice desmoronou.

Segundo Edgar Lopes, o encontro foi organizado pelo candidato Coronel Jader, com empresários e lideranças dos Ingleses.

“Ele [Helio Bairros] falou que seria viável que até pessoas que tivessem obtido dinheiro de forma ilícita e não tivessem sido condenadas, poderiam gastar seu dinheiro em Florianópolis. Eu falei: negativo! Eu nunca aceitaria uma pessoa envolvida com dinheiro espúrio de forma tranquila onde sou vice-prefeito”, conta Edgar Lopes.

Helio Bairros nega que tenha dito isso e diz que não esteve em muitos compromissos políticos com Edgar Lopes. “Esse cara nem andou comigo. Não andou do meu lado. Andou um dia só no Centro. Eu não falei isso. Está maluco, esse debiloide. Ele quer aparecer. Viu que perdeu espaço. Muito vaidoso”, disse Helio Bairros.

O candidato a prefeito do Patriota também disse que a troca do seu vice é uma página virada e que a renúncia de Edgar Lopes foi por motivos pessoais dele.

“Não tenho tempo pra estar me preocupando com um cara que desiste da caminhada. Temos projeto. Página virada, nem sei porque esse cara saiu, simplesmente ele comunicou que estava fora. Temos outro vice, eu só olho pra frente”, disse Bairros.

Escolha do partido

Helio Bairros confirmou que a decisão de trocar o candidato da majoritária veio do partido Patriota. Bairros disse, ainda, que Edgar Lopes foi quem se colocou à disposição para ocupar o cargo de vice. Helio Bairros também disse que a relação com seu novo vice, Paulinho Severo, do Avante, está fantástica.

“Um cara com outra visão, com outra pegada. Estou muito feliz. Um rapaz de futuro, não um cara que fica olhando pelo retrovisor. Deus escreve certo por linhas tortas”, disse Helio Bairros sobre a mudança de vice.

Após abandonar a disputa, Edgar Lopes disse que não vai apoiar nenhum candidato a prefeito nesta eleição, exceto se o presidente Jair Bolsonaro (sem partido), que visita a Capital nesta sexta-feira (6), referendar algum nome.

Fonte: ND Mais
Foto: Divulgação/ND