Energia e segurança pública na pauta do Núcleo Norte da Ilha
Publicado em 04/02/2014
Energia e segurança pública na pauta do Núcleo Norte da Ilha
Os dois temas foram destaques em reunião de planejamento para as ações de 2014 da unidade avançada da CDL Florianópolis
As questões que envolvem os setores de comércio e serviços no Norte da Ilha de Santa Catarina – um dos locais que mais cresceram na cidade nos últimos anos – estão novamente na pauta do núcleo regional da CDL de Florianópolis que cuida da região. O Núcleo do Norte da Ilha começou o ano planejando ações focando em dois pontos: segurança e abastecimento de energia elétrica.
O forte calor deste início de ano agravou os problemas enfrentados pelos comerciantes na região. Quedas no abastecimento de energia – muitas vezes prolongadas – causaram prejuízos ao setor. “Teve loja que ficou quatro horas sem energia, sem passar cartão, sem ar condicionado”, lamentou a empresária Aurea Maria Batistti de Souza, coordenadora geral do núcleo.
Em reunião de planejamento para 2014, realizada na última quinta-feira, decidiu-se dar prioridade a resolver estas questões. O núcleo vai preparar um ofício a ser entregue à Celesc pedindo providências para diminuir os constantes cortes de energia nos bairros do Norte da Ilha. A CDL estuda a possibilidade de entregar o documento junto com outro, de igual teor, preparado pelo Núcleo do Continente da CDL.
Outro assunto que mereceu atenção foi a segurança nos balneários da região. Os lojistas estão preocupados com o aumento nos índices de roubos e furtos a casas e estabelecimentos comerciais. “Queremos que a polícia intensifique a realização de blitz, pois só assim terão chance de pegar estes bandidos”, afirmou Aurea. Os empresários querem ter acesso às estatísticas de violência da Secretaria de Segurança Pública. Além disso, pretendem fortalecer o relacionamento com o Conselho de Segurança.
Coordenação
Os membros do núcleo decidiram, também, fazer uma ampla campanha para atrair novos associados para a CDL e, mais do que isso, dar a eles a chance de participar da coordenação do núcleo. Um grupo pretende correr o comércio local para conversar com os empresários e mostrar a eles os benefícios da entrada na entidade lojista.