CDL

menu

Encontro da CDL Jovem aborda sucessão em empresas familiares

Publicado em 08/05/2014

Reunião do núcleo teve a participação do advogado Gustavo Miranda Schlösser, especialista em Direito Empresarial Nas empresas familiares, o assunto sucessão muitas vezes vem acompanhado de problemas: mal estar entre os herdeiros, incertezas quanto ao futuro do negócio e dos membros da família que atuam, ou não, no dia a dia, etc. O certo é que sem um planejamento detalhado para este momento, os rumos do empreendimento podem ficar comprometidos. A sucessão nestes casos foi o principal ponto de pauta da reunião desta terça-feira da CDL Jovem de Florianópolis. Convidado para falar do tema, o advogado Gustavo Miranda Schlösser, explicou detalhadamente diversos passos a serem observados para que esta fase seja vencida sem maiores traumas – ou com o mínimo possível deles. “O planejamento previne e ajuda a eliminar ou, pelo menos, diminuir os conflitos”, disse o advogado. Schlösser deu exemplos de empresas centenárias e de sucesso – principalmente no setor têxtil – que passaram por problemas na hora em que a nova geração teve que assumir o negócio. E também deu exemplos de grupos que planejaram com antecipação e foram bem sucedidos nesta missão. Na conversa, integrantes da CDL Jovem também expuseram como o tema é tratado nas empresas familiares das quais fazem parte. Cursos de trainee para filhos de sócios que pretendem entrar para os quadros das empresas, exigência de capacitação e muito rigor na seleção foram alguns dos exemplos citados.

Veja algumas dicas do advogado para uma sucessão sem traumas 1)    A família tem que estar disposta a aceitar que os herdeiros têm perfis diferentes e que nem todos têm interesse ou capacidade de tocar o negócio. Então, não adianta forçar para que alguém sem perfil assuma, pois vai dar errado; 2)    O mercado exige profissionalização. O critério para colocação de alguém no comando de uma empresa tem que ser a eficiência; 3)    A transição é mais suave se feita enquanto houver um membro com ascendência sobre os outros, enquanto as relações estão harmoniosas. Quando não há mais esta figura e as relações entre os sócios são mais horizontais, sem uma figura acima de todos, fica mais difícil; 4)    As relações patrimoniais de Direito de Família têm que ser analisadas e planejadas para que não ocorram traumas na hora da sucessão; 5)    Por fim, que esta sucessão seja conduzida por profissionais como contadores, administradores, advogados, etc.

Novos integrantes Na reunião, a CDL Jovem também empossou cinco novos integrantes. Diogo Bonelli Paulo, Fábio Abrahão Nicolau Salim, Gustavo Gomes Soares, Philipp Martins e Samuel Blazius de Oliveira receberam o pin e o estatuto do núcleo. Além disso, o encontro discutiu a nova edição do Dia da Liberdade de Impostos, marcada para 22 de maio. Novamente o Posto Nienkotter, no Estreito, receberá a promoção. Serão 1,5 mil litros de gasolina – 15 litros para cada carro – vendidos sem impostos. “Também estamos negociando uma promoção em outro segmento, mas ainda não está fechado”, revelou Giovanni Kazuo, coordenador geral da CDL Jovem. Clique aqui para abrir a galeria

galeria de imagens

Compartilhar: