CDL

menu

Empresários do Centro da Capital buscam soluções para coleta de resíduos

Publicado em 17/05/2016
Empresários do Centro da Capital buscam soluções para coleta de resíduos

CDL de Florianópolis recebe o diretor presidente da Comcap para orientar os lojistas A disposição adequada para coleta de resíduos pelos estabelecimentos comerciais é fundamental para manter as vias desobstruídas, conservar a higiene e garantir a saúde pública. Entretanto, comerciantes do Centro Histórico de Florianópolis enfrentam dificuldades para acondicioná-los em contentores, devido a grande parte dos imóveis desta região ser tombada. Com isto, não é possível realizar obras de adequações para preparar um local específico de separação e armazenamento dentro de seus estabelecimentos.

Para amenizar o problema e buscar uma solução conjunta, a CDL de Florianópolis, por meio do Núcleo do Centro Histórico, realizou uma reunião na noite desta segunda-feira (16), com Antônio Marius Bagnati, diretor presidente da Comcap (Companhia Melhoramentos da Capital) e mais de 30 empresários das ruas Conselheiro Mafra e Jerônimo Coelho que buscam uma solução acessível para todos.

Segundo Bagnati, a região central histórica receberá 20 conjuntos de contentores na próxima semana para receber resíduos recicláveis secos e vidros. “O contentor é de uso público e qualquer um pode fazer a destinação desses resíduos nesses locais”, afirmou o diretor presidente.

Para Hélio Leite, gerente de articulação e negócios da CDL, somente as unidades oferecidas pela Comcap não suportará o acúmulo de todos. “Cada pessoa é responsável pelos resíduos que produz, mas se não há condição de armazenamento individual de contentores, o ideal é que os lojistas unam-se em até seis estabelecimentos e compartilhem o uso e as reponsabilidades de um único equipamento”, sugeriu o gerente.

Quanto à segurança, Bagnati garantiu o uso de correntes e identificações para evitar roubos. “Para inibir a ação, o proprietário pode utilizar corrente, desde que tenha comprimento suficiente para chegar até o caminhão, caso contrário o resíduo não é coletado e o empresário será notificado”, explicou.

Para aquisição de contentores duradouros, Bagnati sugeriu a preferência pelas marcas homologadas pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) para garantir a qualidade e a vida útil dos equipamentos.

galeria de imagens

Compartilhar: