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Empresário Mauro Izolani conta experiência como empreendedor para membros da CDL Jovem

Publicado em 09/08/2012
Empresário Mauro Izolani conta experiência como empreendedor para membros da CDL Jovem

Bate-papo realizado nesta terça-feira (7/08) rendeu boas dicas para obter sucesso nos negócios

Para conscientizar sobre as dificuldades do mundo dos negócios e trocar experiências entre empresário experientes e jovens empreendedores, a CDL Jovem de Florianópolis promove com frequência um bate-papo com empresários de sucesso. Na última terça-feira (7/08), o convidado Mauro Izolani, proprietário da Hair Master e coordenador do Núcleo de Salões de Beleza e Estética, tirou dúvidas de quem está começando a empreender, durante encontro na sede da entidade.

Izolani iniciou a conversa contando das dificuldades de quem exerce a profissão de cabeleireiro por não ser regulamentada e não possuir um sindicato que defenda os interesses da categoria. “O mercado está totalmente desregrado, se prostituiu e não tem controle. Como não há fiscalização, qualquer um que não tem emprego abre um salão de beleza e os ganhos financeiros são imediatos”, explicou o empresário. Estima-se que em Santa Catarina existam 15 mil salões, 7,4 mil só na Grande Florianópolis. Outro grande problema é que esse tipo de negócio não consegue legalizar os seus funcionários. “Um cabeleireiro com rendimentos de R$ 5 mil/mês não aceita assinar a carteira por R$ 1,2 mil, que é o piso”, argumentou.

Para driblar a concorrência e as adversidades da profissão, Izolani aplicou no seu estabelecimento técnicas que desenvolveu na Varig, onde trabalhou por mais de 20 anos como administrador. “No salão eu só ajustei os conceitos. Aprendi também nesses oito anos de experiência aqui na capital, que o importante mesmo é deixar a cliente feliz e satisfeita, por mais estranho que seja o desejo dela”, revelou. Para conseguir esse feito é preciso ter sensibilidade para lidar com as pessoas.

A fidelização dos clientes se dá pela qualidade dos produtos e atendimento e pala utilização de tecnologia de ponta. “Com a chegada dos sites de promoções, o mercado se banalizou e vende verdadeiras barbaridades. Não fideliza ninguém, atraí um público ávido por preços baixos e sem qualidade”, destacou. Outro método utilizado é preparar a equipe com o pensamento e atitude de proprietário. O segredo para atingir esse objetivo é ter reuniões diárias para avaliar os problemas e apresentar o faturamento aos colaboradores. “Desta forma consigo unir mais a equipe, mostro também que o empresário além de ter o seu salário, precisa pagar as contas”, afirma Izolani.

Para ele, a tendência dos salões de beleza é se dividir por especialidades, como já acontece nos Estados Unidos e Austrália, por exemplo, onde há estabelecimentos só com atendimento de manicures.

Mais informações sobre o comércio varejista.

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