Empresária Sara Camargo conta experiência como empreendedora para membros da CDL Jovem
Publicado em 11/07/2012
Empresária Sara Camargo conta experiência como empreendedora para membros da CDL Jovem
Bate-papo realizado nesta terça-feira (10), rendeu boas histórias e dicas para obter sucesso nos negócios
Sara Camargo, fala sobre o sucesso nos negócios.
A troca de experiência entre empresários experientes e os jovens que já empreendem é um dos melhores meios para tirar dúvidas de quem está começando e conscientizar sobre as dificuldades do mundo dos negócios. Com este propósito, os membros da CDL Jovem de Florianópolis realizam com frequência um bate-papo com empreendedores de sucesso. Sara Camargo, que junto com o marido Victor administra 34 lojas das redes Videoteca e Megamil, foi a convidada do encontro realizado nesta terça-feira (10), na sede da entidade.
Na conversa, Sara contou história desde a abertura da primeira loja, quando ambos estudavam na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) – ela, com 21 anos, cursava Engenharia Sanitária, e ele com 23, acadêmico de Engenharia Elétrica. “Na época teve uma greve na universidade que durou três meses e eu e o Victor, ainda namorados, ficamos sem ter o que fazer. Com o incentivo do pai dele, inventamos de filmar eventos e casamentos em Florianópolis. Foi assim que começamos”, relatou. Segundo ela, após formados eles não conseguiram empregos na área de formação e decidiram montar algo no ramo de videolocadoras: “compramos 300 filmes velhos em VHS, alugamos um espaço de 30 metros no Córrego Grande e partimos dali”.
Para se manter em atividade, eles procuraram se diferenciar dos concorrentes. “Enquanto a maioria fechava aos domingos e feriados, nós abríamos”, destacou Sara. O negócio deu tão certo que ela e o marido queriam expandir, mas antes resolveram vender o bem mais valioso que tinham conquistado e foram ao exterior conhecer as tendências mundiais do segmento. “Vendemos o carro para viajarmos para os Estados Unidos. Fomos chamados de loucos pelos familiares, mas valeu a pena. Voltamos com outra visão, que nos ajudou muito naquele tempo”, observou.
Além de ter iniciativa e persistência, Sara ressaltou que um bom empreendedor deve acreditar no potencial da sua ideia. “Sempre tivemos que trabalhar lutando contra crises e preconceitos, mas fomos persistentes, acreditamos no nosso negócio e não desistimos, ao contrário de muitos concorrentes”, expôs. A pirataria e o download ilegal são atualmente um dos principais problemas enfrentados por quem tem um negócio como o deles, mas, segundo ela, o relacionamento com os clientes é um dos diferenciais para seguir firme. “Perdemos muito com essa concorrência desleal, que está tirando empregos de muitas pessoas e afetando o mercado de vídeo no Brasil e no mundo. Para driblarmos isso, procuramos conhecer cada vez mais nossa clientela e fidelizá-la”, concluiu.
Mais informações sobre o comércio varejista.
Confira as fotos do bate-papo