Dinheiro da compra dos 200 respiradores ainda não foi ressarcido para SC

Publicado em 08/10/2020
Dinheiro da compra dos 200 respiradores ainda não foi ressarcido para SC

A compra por R$ 33 milhões de 200 respiradores que nunca chegaram – feita pelo governo do Estado – abalou a política catarinense nos últimos meses.

Uma CPI, processos de impeachment e uma real possibilidade de afastamento do governador Carlos Moisés (PSL) fazem parte do enredo formado em plena pandemia.

E até agora o dinheiro repassado à empresa Veigamed não foi ressarcido aos cofres públicos. Em entrevista ao Grupo ND em 28 de setembro, o governador havia dito que até 6 de outubro haveria novidades sobre o restante do dinheiro, mas até agora nada. Só R$ 13,7 milhões foram recuperados.

Educação especial em pauta
Dois colegiados da Assembleia Legislativa de Santa Catarina vão realizar uma audiência pública para debater o decreto federal 10.502/2020, que pretende alterar a política nacional sobre a educação especial.

A decisão foi tomada em reunião virtual da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência nesta quarta-feira (7), quando foi definido que a Comissão de Educação, Cultura e Desporto também participará da discussão.
Contras
O processo de cassação do governador gerou uma explícita guerra de acusações que estão partindo do grupo pró Carlos Moisés (PSL) para atacar não somente a pessoa do presidente da Alesc, mas também os deputados estaduais.
A manifestação de todos os parlamentares e bancadas em favor de Julio Garcia (PSD) mostrou que a Casa não está sentindo, nem um pouco, a pressão construída nestes dias.
Deverá piorar até o próximo 23 de outubro quando os votos do tribunal de cassação, composto por desembargadores e os representantes dos cidadãos, aqueles eleitos na eleição de 2018, serão protagonistas do eleitorado nas prerrogativas que decidirem.
Seja qual for o desfecho desta crise política, fica claro que, tudo o ocorre fora daquelas paredes do Parlamento, também é da democracia. É do jogo.
Marcos Schettini
Preparativos
A despeito de toda a polêmica envolvendo já seu nome, o desembargador Kassio Nunes está confiante e faz media training para encarar sua sabatina dia 21 no Senado.
Um entendedor do Judiciário avisa que o ‘interesse geral’ em torno de Kassio não é a vaga no STF, mas a que será aberta no TRF da 1ª Região. Há muita demanda ali.

Fonte: ND Mais
Foto: Anderson Coelho/ND