Dia dos Pais deve elevar em 4% vendas do comércio em Santa Catarina
Publicado em 03/08/2012
Dia dos Pais deve elevar em 4% vendas do comércio em Santa Catarina
Segundo FCDL, desconfiança do consumidor impede crescimento maior
Apesar do comércio estar apresentando resultados mais animadores nas datas comemorativas – ao contrário do movimento fraco nos dias normais (o primeiro semestre fechou com redução de 2,1% em relação ao ano passado) – a Federação das CDLs (FCDL) não arrisca palpite maior do que 4% na expectativa de vendas para o Dia dos Pais. “As medidas governamentais como a redução dos juros e do IPI para a linha branca não estão surtindo efeito. O consumidor está ressabiado”, justifica Sérgio Medeiros, presidente da entidade. “Se atingir 4% está muito bom”, diz.
Embora este crescimento seja 2,5 pontos percentuais inferior ao registrado no Dia dos Pais de 2011, Medeiros crê que os consumidores gastarão individualmente um pouco mais do que no ano passado: os presentes devem oscilar entre R$ 115 e R$ 130, com preferência pelas compras parceladas. Também como no ano passado, roupas e celulares devem ser os artigos mais procurados, estima o dirigente lojista, seguido pelos cosméticos e perfumaria da linha masculina. “Os itens (perfumaria) apresentam um crescimento forte, embora não representem vendas em volume suficiente para fazer frente aos artigos de vestuário e os celulares”, avalia Medeiros.
Mais informações sobre o comércio varejista.