Delegação da CDL de Florianópolis traz experiências do maior mercado do mundo
Publicado em 18/01/2011
Delegação da CDL de Florianópolis traz experiências do maior mercado do mundo
Delegação da CDL de Florianópolis traz
experiências do maior mercado do mundo
O varejo dos Estados Unidos representa quase a metade do mercado mundial e, mais do que isso, expressa a vanguarda em tendências de consumo, tecnologia e inovação. Um grupo de dirigentes lojistas de Florianópolis foi conhecer essa realidade, acompanhando a 100ª convenção da NRF (National Retail Federation – a Federação Nacional do Varejo daquele país), encerrada no último dia 12/01, em Nova Iorque (EUA), que reuniu cerca de 4 mil pessoas de 45 países. “Uma excelente oportunidade para intercâmbio e para conhecer as tecnologias que revolucionarão o varejo”, sintetizou Pedro Paulo de Abreu, presidente da CDL da capital catarinense, que esteve acompanhado dos diretores Osmar Silveira, Marco Aurélio dos Santos, Ronaldo Koerich e Alceu Zilli Tasca, além de Solange Kuchiniski, superintendente da entidade e do jornalista Carlos Stegemann (assessoria de comunicação).
A NRF 2011 foi teoria e prática: palestras com os maiores especialistas do mundo em economia, comércio e tecnologias, uma feira com surpreendentes soluções para o varejo do futuro e visitas técnicas às lojas modelo de marcas globalizadas Apple, Victoria Secrets, Disney, entre outras. O evento foi útil para perceber que a economia norte-americana está se recuperando, ainda que lentamente, e que os empresários daquele país tem interesse nos mercados emergentes – e o Brasil é uma das principais apostas. “Os varejistas brasileiros devem se preparar para a concorrência originada nos EUA e investir em inovações tecnológicas e reforçar as ações de relacionamento”, recomendou Osmar Silveira. O presidente Pedro Paulo de Abreu destacou a importância do associativismo: “nossa delegação interagiu todo o tempo e estamos levando grandes experiências”.