CDL

menu

Covid-19: os casos suspeitos de reinfecção em Camboriú

Publicado em 05/11/2020
Covid-19: os casos suspeitos de reinfecção em Camboriú

O município tem dois casos com suspeita de reinfecção. Em Santa Catarina, são quatro casos investigados pela Vigilância Epidemiológica do Estado

Camboriú tem dois casos suspeitos de reinfecção por Covid-19. São quatro casos suspeitos em Santa Catarina, que são avaliados pela Vigilância Epidemiológica do Estado. Segundo a Vigilância Epidemiológica de Camboriú, o governo estadual ainda não deu nenhuma resposta sobre os dois casos na cidade.

Os dois casos suspeitos são de servidores públicos, uma servidora da Prefeitura e um servidor do legislativo. Ambos tiveram o primeiro exame positivo em junho, e o segundo no final de outubro. Os dois também afirmam que, da segunda vez, os sintomas foram mais fortes.

A primeira suspeita, Mary Lúcia Pereira Olegário, de 57 anos, é servidora pública. Ela testou positivo para a doença pela primeira vez em junho, e pela segunda vez no último dia 24. Mary conta que tem certeza da reinfecção, já que tem todos os sintomas, ainda piores do que da primeira vez.

Ela começou a sentir muita tosse, a garganta inflamou e o corpo e a cabeça começaram a doer. Ela conta que também teve uma infecção no intestino. A fraqueza também acompanha, e Mary tem dificuldade de falar e caminhar sem auxílio.

Na primeira infecção, a servidora pública conta que demorou cerca de 30 dias para se recuperar completamente, entre idas e vindas do Hospital de Camboriú, onde ficou sob observação diversas vezes. Depois de quatro meses, os sintomas voltaram de forma mais intensa.

“A tosse era fora do comum, e foi a principal causa de procurar um hospital”, relata. Mas, segundo ela, a melhora é diária, e ela espera logo voltar com o trabalho na Defesa Civil de Camboriú, onde atua.

O segundo caso suspeito de reinfecção é de um servidor do legislativo municipal. Jean Carlos Martins da Silva tem 29 anos. Ele positivou para a Covid-19 no início de junho, e novamente no último dia 23.

Na primeira infecção, Jean conta que se recuperou mais rapidamente, e teve poucos sintomas fortes. Já na segunda vez, os sintomas foram mais intensos. Ele teve o pulmão comprometido em 25% e precisou fazer um tratamento com medicamentos mais fortes e ficar em repouso absoluto. “Passei uns dias de grande luta, fiquei com bastante medo”, relata.

Apesar disso, ele conta que se sente melhor. Jean segue em isolamento, afastado do trabalho, assim como Mary Lúcia.

Reinfecção

No Brasil ainda não há confirmação de reinfecção pela doença, mas 100 casos suspeitos são investigados, em cinco estados brasileiros. Além de Santa Catarina, São Paulo, Sergipe, Ceará e Pernambuco.

A primeira pessoa que testou positivo duas vezes para a Covid-19 é de Hong Kong, na China. A informação foi divulgada em 24 de agosto.

Fonte: ND Mais
Foto: Reprodução

galeria de imagens

Compartilhar: