CDL

menu

Coronavírus: Florianópolis começa a testar casos suspeitos em drive-thru nesta quarta-feira

Publicado em 15/04/2020
Coronavírus: Florianópolis começa a testar casos suspeitos em drive-thru nesta quarta-feira

Testes também serão feitos no Aeroporto Hercílio Luz a partir de quinta-feira (16)

Florianópolis vai passar a testar um número maior de moradores com suspeita de coronavírus a partir desta quarta-feira (15). O município comprou 25 mil testes rápidos e 10 mil testes tradicionais (PCR) e implementará um modelo de testagem em drive-thru no Terminal de Integração da Trindade (Titri).

Os testes rápidos no Titri serão feitos das 9h às 16h, sempre atendendo as pessoas dentro dos carros. Serão examinas pessoas com sintomas respiratórios a partir do sétimo dia de infecção, e que tenham encaminhamento para testagem feitos pela Vigilância Epidemiológica. Inicialmente, a prefeitura diz que irá testar 400 pessoas que já estavam na fila. Serão feitos 100 exames por dia.

A prefeitura projeta aumentar exponencialmente a capacidade de testes na população para aprimorar as medidas de controle da pandemia em Florianópolis. Segundo a Secretaria de Saúde, o modelo adotado na Capital tem capacidade de testagem maior que o da Coreia do Sul - país que foi referência no combate à Covid-19.

Além do drive-thru no Titri, os testes também serão feitos nos centros de saúde e, a partir de quinta-feira (16), no Aeroporto Hercílio Luz. Os passageiros serão testados na hora do desembarque, conforme avaliação clínica no local. Somente pessoas com sintomas e recomendação médica farão o exame.

Segundo a prefeitura, os resultados dessa primeira fase de testes rápidos na população de Florianópolis vão basear as próximas ações - inclusive a avaliação da necessidade de compra de mais testes.

Os testes rápidos trazem o resultado de coronavírus em cerca de 20 minutos. Eles só podem ser feitos em pacientes que já apresentam sintomas a cerca de uma semana, pois medem os anticorpos que o organismo produz para enfrentar a infecção.
Fonte: NSC Total
Foto: Leonardo Sousa / Prefeitura de Florianópolis

galeria de imagens

Compartilhar: