CDL

menu

Coordenador da Juventude tenta atrair jovens à vida política

Publicado em 11/04/2013
Coordenador da Juventude tenta atrair jovens à vida política

Guilherme Pontes pede apoio à CDL Jovem de Florianópolis para seu projeto

O coordenador da Juventude da Prefeitura da Capital, Guilherme Pontes, pediu o apoio dos integrantes da CDL Jovem de Florianópolis para um projeto de lei de iniciativa popular com que ele pretende atrair a participação dos jovens na vida política. Pontes quer que os jovens florianopolitanos se engajem na coleta de assinaturas para que o projeto possa ser encaminhado e, com isso, fortaleçam seu conceito de participação política. O pedido de apoio foi feito durante a última reunião da CDL Jovem, na quarta-feira (10), para a qual ele foi convidado para falar sobre a Coordenadoria – segmento ligado ao gabinete do prefeito – e sobre o Conselho da Juventude.

Coordenador Geral da CDL Jovem, André Sakai e Coordenador da Juventude da Prefeitura, Guilherme Pontes.

O projeto de lei tem a ver com a saúde: pretende criar uma lei municipal que proíba a exposição de cigarros nos estabelecimentos comerciais na forma como vem sendo feita hoje – próximo de chocolates e doces – para evitar que “o fumo seja confundido com uma coisa boa”. Mais que a intenção de conseguir uma lei antitabagista, porém, o projeto tem o intuito de despertar o interesse do jovem em participar ativamente da realidade política brasileira, independentemente de sua tendência partidária, e isso pode ser conseguido “se o jovem sentir que faz parte do processo”.

Guilherme Pontes disse que, apesar de ter um orçamento bastante reduzido, a Coordenadoria da Juventude vem fazendo um trabalho incansável, promovendo reuniões temáticas, reunindo entidades representativas dos jovens e tentando construir políticas públicas com foco na juventude.

Sobre o Conselho da Juventude, o coordenador disse que, apesar de ter sido criado em 2010, só agora ele se reuniu, está elaborando seu estatuto e promovendo audiências públicas para tornar-se conhecido. O Conselho está promovendo também debates mensais, no Plenarinho da Assembleia Legislativa, a respeito de temas como “A atuação policial e a juventude da periferia”, “O uso de drogas lícitas e ilícitas e a internação compulsória” e “Criminalidade e maioridade penal”.

Confira as fotos da reunião

galeria de imagens

Compartilhar: