CDL

menu

Conversa Empresarial: Os 64 anos da Gerber Móveis e Decoração

Publicado em 25/06/2015
Conversa Empresarial: Os 64 anos da Gerber Móveis e Decoração

Case da empresa foi apresentado no Núcleo Continente da CDL

Fundada em 1951, a Gerber Móveis e Decoração é a mais tradicional empresa de móveis e decoração de Santa Catarina. Está localizada em uma ampla área de vendas no bairro Estreito, Capital. Para apresentar a trajetória da empresa, o Núcleo Continente da CDL de Florianópolis promoveu em sua sede do Estreito uma Conversa Empresarial com o empresário Giovanni Lemhkuhl Gerber, filho do fundador e atual diretor administrativo.

A história da Gerber se confunde com a história de vida do fundador, Antonio Jonas Gerber, hoje com 87 anos, que chegou a Florianópolis na década de 50 e utilizou sua habilidade manual para confeccionar estofados numa casa abandonada no bairro Estreito. A vizinhança era apenas uma loja da Tyresoles e a sede do Samdu (antiga denominação do serviço de atendimento de emergência de saúde). Os sofás eram expostos na calçada e as vendas começaram a acontecer.

Um incêndio ocorrido na loja de pneus da Tyresoles levou a casa do seu Antonio junto. Ele perdeu tudo, menos a caderneta de anotações de débitos e a imagem de Nossa Senhora num quadro de papelão, que resistiu ao incêndio e até hoje está com ele. Giovanni conta que este episódio ficou sem explicação. Essa imagem em papelão não queimou junto com toda a casa.

A sede foi reconstruída e o processo de fabricação de colchões ganhou folego. Produzia-se na época colchões de mola. Por conta deste insumo, a Gerber era a maior compradora da Belgo Mineira em Florianópolis e vendia os produtos para os três Estados do Sul. Só que aí vieram os colchões de espuma e a empresa teve que dar uma guinada, passando a focar na produção de móveis estofados.

Precocemente integrado ao trabalho na empresa da família, Giovanni seguiu os estudos e formou-se em Administração de Empresas. Levou novas ferramentas de gestão para modernizar a empresa e logo apareceram as oportunidades de informatização de processos. Giovanni convidou um amigo que cursava faculdade nessa área da computação para trabalhar e assim foi possível ir acompanhando a evolução dos processos do mercado.

Giovanni confessadamente é avesso ao computador e às novas tecnologias, mas recentemente se rendeu às facilidades do canal Whatts App, que passou a usar com frequência. Ele é adepto do contato pessoal, da conversa "olho no olho" na hora de conduzir negócios.

A principal guinada da empresa foi a partir da Constituição de 1988. Os sócios da Gerber fizeram contas em função de um aumento brutal da carga tributária da nova situação e chegaram à conclusão que o negócio de fabricar móveis teria duas opções daí para frente, ou se transformar num gigante, para ganhar em escala, ou acabar. A cautela da administração familiar, que nunca se endividou em bancos, fez decidir pela opção dois e o negócio passou a focar no varejo de móveis e decoração.

Giovanni também registrou nesta trajetória outro momento tenso, que foi a travessia pelos planos econômicos, principalmente o Plano Collor que levou 40% dos recursos da empresa que ficaram retidos em uma aplicação no mercado financeiro. De lá para cá, outro marco na Gerber foi uma grande reforma de modernização da área de vendas, em 2013, que retirou do piso o revestimento em carpê que já tinha 30 anos de uso e trouxe outras modernidades com a iluminação em Led.

A principal qualificação da Gerber, "nosso maior tesouro", enfatiza Giovanni, é o que ele considera o tripé da excelência, os valores da sua marca, dos quais a empresa nunca abriu mão.

- Trabalhamos pela qualidade de nossos produtos e também na qualidade de nosso atendimento, isso no ambiente de loja. Depois disso vem o cuidado na operação de entrega na residência do cliente. Este ciclo, quando se completa, nos garante um cliente satisfeito e fidelizado, recomendando nossos produtos e serviços para que possamos sempre receber novos consumidores na nossa loja. Clique aqui para abrir a galeria

galeria de imagens

Compartilhar: