Contrariando a onda de consumo, há quem prefira poupar
Publicado em 22/08/2012
34% dos entrevistados preferem poupar dinheiro e 91% priorizam o preço do produto
Pesquisa envolvendo 360 paulistanos que “migraram” nos últimos cinco anos da classe D para a C e da C para a B2 apontou um dado interessante, na contramão do crescente endividamento das famílias: um de cada três pesquisados, com renda familiar entre R$ 1.200 e R$ 4.000, conhece suas limitações financeiras e, ainda que possa gastar mais, prefere economizar. A conclusão do trabalho, apresentado no 14º Fórum de Varejo da América Latina, contraria parcialmente a visão de que consumidores com poder de compra aumentado tendem a se endividar mais.
Dos entrevistados no levantamento, 34% disseram que preferem poupar dinheiro e 91% deixaram claro que consideram o preço do produto como primeiro critério para decidir pela compra, seguido por marca e formas de pagamento. Além disso, esses consumidores disseram dar atenção especial aos gastos com o lar e a família e veem a educação como pilar essencial para o crescimento pessoal.
Outra tendência que a pesquisa mostrou é a do otimismo: 97% dos entrevistados disseram acreditar que a situação financeira vai melhorar, e 75% contaram confiar numa mudança de emprego ou promoção.
Fonte: Folha de S. Paulo.
Mais informações sobre o comércio varejista.
galeria de imagens
destaques
-
Carnaval 2025: Sindilojas de Florianópolis e Região orienta sobre o funcionamento do comércio
Por Assessoria Sindilojas em 20.02.2025
-
CDL Florianópolis promove o primeiro encontro do Papo Inova no Centro
Por Marketing CDL em 11.02.2025
-
CDL Florianópolis apresenta projeto-piloto para otimizar a coleta de lixo no Centro com carro coletor motorizado elétrico
Por Assessoria CDL em 28.01.2025