Consumidores pretendem gastar mais do que no ano passado neste Dia dos Pais
Publicado em 06/08/2012
Consumidores pretendem gastar mais do que no ano passado neste Dia dos Pais
As empresas do comércio de Santa Catarina devem ficar atentas para conquistar os clientes nesta semana que antecede o domingo do Dia dos Pais (12). Pesquisa Fecomércio SC sobre Intenção de Compras para a data revela que as famílias estão em melhor condição financeira do que em 2011, e por isso pretendem gastar mais na hora de comprar o presente.
Para chegar aos resultados, foram entrevistadas 3.584 pessoas nas seis cidades que melhor representam o Estado: Blumenau, Chapecó, Criciúma, Florianópolis, Joinville e Lages.
Perfil do Consumidor
A Fecomércio apurou que a maioria dos consumidores é composta por mulheres (65,2%), com predomínio de jovens e adultos (72,9%) na faixa etária entre 18 e 35 anos. Na divisão por renda familiar, aqueles que se consideram incluídos na chamada classe C (que recebe entre R$ 1.126,00 e R$ 4.854,00 por mês) aparecem como os principais clientes do comércio para a data, com 63,1% dos consumidores catarinenses. A principal fonte de rendimentos é o trabalho assalariado com carteira assinada (59,5%).
Assim, esse perfil majoritário de consumidor declarou ter uma expectativa de gasto médio (tíquete médio) na compra do presente de R$ 109,69 em Santa Catarina. Dentre as seis cidades pesquisadas, Chapecó apareceu com o maior tíquete (R$ 122,79), e Blumenau com o menor (R$ 93,40). Na comparação com o Dia dos Pais de 2011, este valor cresceu em torno de R$ 13, pois no último ano a expectativa de gasto médio havia sido de R$ 96,81.
O crescimento no tíquete médio é resultado de uma melhora na economia sentida pelas famílias. Em quase todas as cidades, a maioria dos entrevistados afirmou que está em situação financeira mais favorável do que no ano passado. No resultado de Santa Catarina este número foi de 50,9%, menor do que nas cidades de Joinville (58,4%), Chapecó (58%) e Lages (56,7%); mas superior a Florianópolis (50,10%) e Blumenau (49%). Na cidade de Criciúma, o resultado foi diferente: 52,7% afirmaram que a situação financeira está igual a de 2011 (para 35,8% está melhor).
O melhor momento financeiro das famílias tem relação justamente com outro fato apontado pela pesquisa: os consumidores estão fugindo do endividamento na hora de adquirir novos produtos. Desta forma, a propensão a gastar mais deve se dar somente nas compras à vista, sendo que as compras a prazo devem seguir tímidas neste Dia dos Pais.. A preferência vai ser pelas compras à vista, com 59,9% projetando pagar as compras em dinheiro, 14% no cartão de crédito, em apenas uma parcela, e 10,7% no cartão de débito. Somente 19,3% pretendem parcelar suas compras.
E para economiza ao máximo, 52,8% dos entrevistados afirmaram que vão fazer pesquisa de preços, 15,4% vai comprar presentes de preço menor e 10,3% vai dividir a compra com outros familiares.
Comércio
Para os empresários se prepararem, a pesquisa apurou as ações para atrair os clientes à loja e seus interesses de compra. Os consumidores demonstraram preferência por lojas que ofereçam descontos (61,3%), atendimento personalizado (50,9%) e promoções para clientes fiéis (14,8%) — este questionário é de múltipla escolha, o que faz o somatório das respostas ser maior do que 100%.
Em relação ao tipo de presente, os artigos de vestuário despontam na preferência, com 51,8% das escolhas. É seguido por calçado, carteira e cinto (17,7%) e perfume e cosmético (12,2%). Uma parcela de 13,5% não soube ou não respondeu à questão.
A pesquisa Fecomércio SC também apurou quais os principais locais de compras de Santa Catarina. Todas as cidades, em diferentes proporções, seguiram a tendência estadual, que mostrou a preferência pelo comércio de rua (68,3%), shoppings (30,5%) e internet (3%).
Além do presente, é costume que os familiares levem os pais a programas especiais nessa data comemorativa. Apesar de a pesquisa ter apontado uma parte significativa de catarinenses que não pretendem mudar sua programação habitual (38,7%), a maior parte afirmou que tem algo planejado para a data: 35,6% farão um almoço ou jantar em família e 13% disseram que vão levar o pai para comer em um restaurante.
Entre os que afirmaram realizar uma programação especial, o principal fator determinante para a escolha foi a comodidade para os familiares (61,69%), seguido da preferência do pai (14,37%), do atendimento do local (5,46%) e dos preços (5,18).
Fonte: Fecomércio SC
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