Consumidores pretendem gastar mais do que no ano passado neste Dia dos Pais
Publicado em 06/08/2012
As empresas do comércio de Santa Catarina devem ficar atentas para conquistar os clientes nesta semana que antecede o domingo do Dia dos Pais (12). Pesquisa Fecomércio SC sobre Intenção de Compras para a data revela que as famílias estão em melhor condição financeira do que em 2011, e por isso pretendem gastar mais na hora de comprar o presente.
Para chegar aos resultados, foram entrevistadas 3.584 pessoas nas seis cidades que melhor representam o Estado: Blumenau, Chapecó, Criciúma, Florianópolis, Joinville e Lages.
Perfil do Consumidor
A Fecomércio apurou que a maioria dos consumidores é composta por mulheres (65,2%), com predomínio de jovens e adultos (72,9%) na faixa etária entre 18 e 35 anos. Na divisão por renda familiar, aqueles que se consideram incluídos na chamada classe C (que recebe entre R$ 1.126,00 e R$ 4.854,00 por mês) aparecem como os principais clientes do comércio para a data, com 63,1% dos consumidores catarinenses. A principal fonte de rendimentos é o trabalho assalariado com carteira assinada (59,5%).
Assim, esse perfil majoritário de consumidor declarou ter uma expectativa de gasto médio (tíquete médio) na compra do presente de R$ 109,69 em Santa Catarina. Dentre as seis cidades pesquisadas, Chapecó apareceu com o maior tíquete (R$ 122,79), e Blumenau com o menor (R$ 93,40). Na comparação com o Dia dos Pais de 2011, este valor cresceu em torno de R$ 13, pois no último ano a expectativa de gasto médio havia sido de R$ 96,81.
O crescimento no tíquete médio é resultado de uma melhora na economia sentida pelas famílias. Em quase todas as cidades, a maioria dos entrevistados afirmou que está em situação financeira mais favorável do que no ano passado. No resultado de Santa Catarina este número foi de 50,9%, menor do que nas cidades de Joinville (58,4%), Chapecó (58%) e Lages (56,7%); mas superior a Florianópolis (50,10%) e Blumenau (49%). Na cidade de Criciúma, o resultado foi diferente: 52,7% afirmaram que a situação financeira está igual a de 2011 (para 35,8% está melhor).
O melhor momento financeiro das famílias tem relação justamente com outro fato apontado pela pesquisa: os consumidores estão fugindo do endividamento na hora de adquirir novos produtos. Desta forma, a propensão a gastar mais deve se dar somente nas compras à vista, sendo que as compras a prazo devem seguir tímidas neste Dia dos Pais.. A preferência vai ser pelas compras à vista, com 59,9% projetando pagar as compras em dinheiro, 14% no cartão de crédito, em apenas uma parcela, e 10,7% no cartão de débito. Somente 19,3% pretendem parcelar suas compras.
E para economiza ao máximo, 52,8% dos entrevistados afirmaram que vão fazer pesquisa de preços, 15,4% vai comprar presentes de preço menor e 10,3% vai dividir a compra com outros familiares.
Comércio
Para os empresários se prepararem, a pesquisa apurou as ações para atrair os clientes à loja e seus interesses de compra. Os consumidores demonstraram preferência por lojas que ofereçam descontos (61,3%), atendimento personalizado (50,9%) e promoções para clientes fiéis (14,8%) — este questionário é de múltipla escolha, o que faz o somatório das respostas ser maior do que 100%.
Em relação ao tipo de presente, os artigos de vestuário despontam na preferência, com 51,8% das escolhas. É seguido por calçado, carteira e cinto (17,7%) e perfume e cosmético (12,2%). Uma parcela de 13,5% não soube ou não respondeu à questão.
A pesquisa Fecomércio SC também apurou quais os principais locais de compras de Santa Catarina. Todas as cidades, em diferentes proporções, seguiram a tendência estadual, que mostrou a preferência pelo comércio de rua (68,3%), shoppings (30,5%) e internet (3%).
Além do presente, é costume que os familiares levem os pais a programas especiais nessa data comemorativa. Apesar de a pesquisa ter apontado uma parte significativa de catarinenses que não pretendem mudar sua programação habitual (38,7%), a maior parte afirmou que tem algo planejado para a data: 35,6% farão um almoço ou jantar em família e 13% disseram que vão levar o pai para comer em um restaurante.
Entre os que afirmaram realizar uma programação especial, o principal fator determinante para a escolha foi a comodidade para os familiares (61,69%), seguido da preferência do pai (14,37%), do atendimento do local (5,46%) e dos preços (5,18).
Fonte: Fecomércio SC
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