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Consumidores de Florianópolis preferem roupas para presentear no dia dos namorados

Publicado em 03/06/2016
Consumidores de Florianópolis preferem roupas para presentear no dia dos namorados

Pesquisa de intenção de compras para a data aponta recuo de 1,3% Florianópolis deve ter o segundo maior gasto médio do estado com presentes e serviços (R$ 178,26), atrás somente de Criciúma (R$ 188,48), conforme pesquisa de intenção de compras realizada pela Fecomércio SC e Federação das CDLs de SC (FCDL/SC). Além do vestuário (35%), líder de vendas em todo o estado, os setores de perfumes/cosméticos (16%), calçados/bolsas (10,7%), flores (5,7%) e joias (4,3%) também ganham destaque na lista de presentes.

Os restaurantes também serão bastante procurados na data: 43,7% dos entrevistados pretendem sair para almoçar ou jantar. Segundo o levantamento 41,7% das famílias de Santa Catarina declararam estar em situação financeira pior do que o mesmo período do ano anterior, 32,7% melhor e 25,7% igual.

De acordo com Bruno Breithaupt, presidente da Fecomércio SC, os lojistas precisam desenvolver estratégias para garantir o faturamento este ano, visto que o consumidor está bastante retraído. “Esta é uma das principais datas do calendário varejista brasileiro e cabe a nós, empresários, flexibilizar as condições de pagamento e colocar em prática ações para chamar a atenção do consumidor, aproveitando também a chegada do inverno”.

Para Ivan Tauffer, presidente da FCDL/SC, a data ganha mais importância para o consumidor a cada ano e, desta vez o recuo na expectativa de compras é menor do que o esperado pelos lojistas. “A troca de comando no governo federal e por consequência nos rumos da economia influencia no otimismo do catarinense para voltar às lojas”, pondera o dirigente. Perfil do consumidor Para garantir o presente sem estourar o orçamento, 63,7% devem fazer pesquisa de preço antes de sair às compras. Os principais destinos serão o comércio de rua (54,7%), shopping (30,7%) e internet (5,0%).
A maioria pagará em dinheiro (65,7%) e um grupo menos expressivo optará pelo débito (13%) e parcelamento no cartão de crédito (12,7%). Preço (33%), atendimento (28%) e variedade de marcas (23%) serão os principais atrativos.
A pesquisa foi realizada com consumidores em Lages, Chapecó, Blumenau, Joinville, Criciúma, Itajaí e Florianópolis.

Fonte: FCDL/SC - Palavra Comunicação. 

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