Consumidor da classe C agora manda no varejo
Publicado em 11/09/2012
Consumidor da classe C agora manda no varejo
Na hora de escolher entre dois produtos, 91% dos entrevistados apontaram o preço como fator principal
O “consumidor mais por menos” – aquele que ascendeu socialmente nos últimos cinco anos, tem condições de comprar, exige tratamento VIP, mas quer pagar menos – é quem está dando as cartas agora no varejo, segundo estudo realizado pela GS&MD-Gouvêa de Souza e reproduzido pelo jornal Valor Econômico. Na hora de escolher entre dois produtos, 91% dos entrevistados apontaram o preço como fator principal para determinar a opção; em seguida, vêm a marca (com 61%) e as formas de pagamento, com 39%.
“Esse consumidor sabe valorizar o preço que paga em cada produto ou serviço. Quem abandonou a loja em que comprava há cinco anos teve entre os principais motivos o aumento do preço e a baixa qualidade no atendimento”, diz Luiz Goes, sócio da GS&MD.
Quem quer ganhar a confiança da nova classe média deve acompanhar de perto seu comportamento e perceber que o lar é o centro de lazer desse novo consumidor. Segundo a pesquisa, 49,5% dos entrevistados dizem passar o tempo com a família em casa. Por isso, cada vez mais compram produtos e serviços destinados ao lar, como TV por assinatura, telefone celular e internet.
Fonte: FCDL-SC
Mais informações sobre o comércio varejista.