Conselho Deliberativo recebe Presidente do SPC Brasil em encontro quinzenal

Publicado em 12/08/2020
Conselho Deliberativo recebe Presidente do SPC Brasil em encontro quinzenal

Roque Pellizzaro conversa com empresários sobre o momento atual da economia brasileira

O Conselho Deliberativo da CDL de Florianópolis recebeu na noite desta terça-feira (11), o presidente do SPC Brasil, Roque Pellizaro. O dirigente que já esteve a frente da FCDL/SC e da CNDL, abordou o panorama nacional da economia neste período de pandemia.
De acordo com Pellizzaro, para compreender este momento em que vivemos, é preciso conhecer que tipo de crise que o País enfrenta e porque ela está impactando tanto nos negócios e na economia.
O novo Coronavírus se alastrou em todo o mundo, mas de acordo com alguns países já estão retomando as atividades e o Brasil ainda não? Para entender isso precisamos voltar no tempo e saber que enquanto os demais locais vivem apenas duas crises: saúde e economia, o Brasil sofre com uma terceira que é a política.
“A falta de confiança nas lideranças faz com que não avancemos. Existe uma desconfiança muito grande porque não existe uma informação com coerência nos meios de comunicações e nos meios oficiais divulgados. Com isso, o brasileiro não entende o planejamento adotado pelos governantes pela obscuridade dos dados”, comentou o dirigente.
Outro ponto que Pellizzaro frisou foi sobre a base econômica de cada região. Santa Catarina por exemplo, possui diferentes bases com distinção muito grande entre elas. O empresário comentou de duas cidades que tiveram impactos distintos na pandemia: Curitibanos e São João Batista.
Segundo ele, Curitibanos possui quatro pilares na base econômica, sendo o agronegócio, indústria madeireira, aposentados/pensionistas e estudantes.
“Na pandemia, somente os estudantes pararam por conta do fechamento das universidades, impactando os setores de serviço, os demais continuaram produzindo. Neste tipo de perfil, o impacto sobre a economia foi bem menor”, explicou.

Agora, quando comparado com São João Batista, os impactos foram altíssimos porque a base econômica daquela região é indústria de calçados e o varejo sofreu e continua sofrendo com os impactos da crise.
Além disso, Pellizzaro comentou que o meio digital aumentou substancialmente, pois as empresas viram a necessidade de renovar e de vender online para continuar no mercado.
Após o bate-papo, o presidente da CDL de Florianópolis, Ernesto Caponi, parabenizou Roque pelas explanações e o rico conhecimento transmitido no encontro.

Acompanhe a CDL nas redes sociais
Instagram: @cdlflorianopolis
Facebook: CDL Florianópolis