Conselho Deliberativo recebe prefeito Gean Loureiro para primeira reunião do ano

Publicado em 27/01/2021

Cerca de 50 empresários participaram do encontro que discutiu o futuro da Cidade de Florianópolis

Na noite desta terça-feira (26), o Conselho Deliberativo da CDL de Florianópolis abriu o calendário de reuniões com a presença do prefeito do Município, Gean Loureiro (DEM), do vice-prefeito Topázio Neto, do secretário de Turismo e Tecnologia e Desenvolvimento Sustentável Juliano Pires e do superintendente de Turismo Fábio Queiroz, para discutir assuntos da Cidade neste começo de ano.

No encontro, o prefeito Gean Loureiro fez referência ao ano que assumiu administração como a pior gestão fiscal do Brasil (em 2017) e que hoje, após quatro anos de trabalho, começa 2021 como uma das melhores cidades de gestão fiscal do País. “Somos umas da Capitais com a melhor capacidade de investimento do Brasil”, comenta o gestor.

O prefeito falou por quase uma hora, com cerca de 50 empresários, sobre os projetos para as áreas de educação, saúde e mobilidade urbana. Sobre educação, Loureiro ressaltou que Florianópolis é referência em escola do futuro.

“Neste ano, teremos a inauguração de 30 novas unidades de ensino na Capital. Quando assumimos tínhamos 3.854 crianças na fila de espera para vaga em creche, hoje temos apenas 33. No ensino fundamental somos referência em escola do futuro, que foi o melhor modelo educacional de Santa Catarina e está entre os três melhores do Brasil. Na metodologia temos os ensinamentos de poli-linguagem em que os jovens saem do ensino fundamental qualificados para atuar no mercado de trabalho, principalmente nas empresas de tecnologia”, explica Loureiro.

Sobre a saúde, o prefeito foi enfático ao dizer que ainda estamos no enfrentamento da pandemia e que o plano de vacinação foi apresentado em dezembro. Florianópolis recebeu cinco mil doses e quatro mil pessoas já foram vacinadas, entre elas estão os idosos de asilos, profissionais da saúde como: UTI, emergência, UPAS e SAMU, além de todos aqueles que estão como suspeitos de Covid nas UTIs.

“Embora a pandemia não tenha acabado, a Capital tem a menor taxa de letalidade e está entre as menores taxas de internações no País. Enquanto a média está em 4%, Florianópolis tem somente 2%”, conta o prefeito.

Sobre mobilidade e infraestrutura, o prefeito antecipou que 2021 talvez seja o ano que mais será investido em obras para a Cidade com ordens de serviços já aprovadas e recursos garantidos.

Para finalizar o encontro, o presidente da CDL de Florianópolis, Marcos Brinhosa, agradeceu a disponibilidade dos convidados para uma noite de esclarecimentos e comemorou com as notícias de obras na Cidade, a exemplo da revitalização do Centro Histórico de Florianópolis.

“A região Leste carece de atenção e de infraestrutura e as obras de melhorias além de potencializar o comércio local e potencializar a geração de empregos, devolverá a circulação de pessoas e tornará a área mais humanizada e viva”, avalia Brinhosa.

Ouça o podcast, clique aqui.

Acompanhe a CDL nas redes sociais
Instagram: @cdlflorianopolis
Facebook: CDL Florianópolis