Conseg do Centro de Florianópolis será pioneiro em projeto da Polícia Militar
Publicado em 24/02/2012
Conseg do Centro de Florianópolis será pioneiro em projeto da Polícia Militar
Grupo comunitário de segurança levantará informações que nortearão ‘Procedimento de Operações Padrões’
Após três meses de instalação, o Conselho Comunitário de Segurança (Conseg) do Centro da Capital se prepara para participar de um projeto pioneiro da Polícia Militar, que pode se tornar referência para o Estado. Reunidos na última quinta-feira (23/02), na CDL de Florianópolis, diretores do conselho e o tenente-coronel Araújo Gomes, do 4º Batalhão da PM, discutiram a metodologia do trabalho de levantamento de dados que irá nortear o ‘Procedimento de Operações Padrões’ (POP’s).
Com o objetivo de diminuir a insegurança na região central, principalmente no comércio, os integrantes do Conseg irão coletar informações sobre os principais problemas registrados na região e qualificar as prioridades. As respostas obtidas servirão de base para a Polícia Militar desenvolver o plano de ação contra o avanço da criminalidade. Ricardo Campos, presidente do Conseg do Centro e membro da CDL Jovem de Florianópolis, está otimista com relação à parceria entre o grupo comunitário e a polícia.
“Vamos elencar o que deve ser combatido e começar a atuar junto com a PM a fim de minimizar e eliminar alguns dos problemas”, afirma. Ele acrescenta que o respaldo policial para as ações do Conseg recém criado ajuda a fortalecer a importância do mesmo perante a população.
O que é um Conseg - Os Conselhos de Segurança são grupos de pessoas de mesmo bairro ou região que se reúnem para planejar ações preventivas e combater problemas comunitários de segurança. Desenvolver campanhas educativas e estreitar laços de entendimento e cooperação entre as várias lideranças locais também fazem parte das ações do Conseg.
Mais informações? Clique aqui.