Congresso reúne jovens futuros empreendedores na última terça-feira
Publicado em 24/10/2012
Congresso reúne jovens futuros empreendedores na última terça-feira
Coordenador da CDL Jovem de Florianópolis fala sobre as atividades de seu segmento dentro do universo lojista
“Todo empreendedor tem de tomar uma decisão, num determinado momento”, afirmou Emerson Andrade, sócio do site de compras coletivas Peixe Urbano, na abertura do II Congresso Universitário de Empreendedorismo (Unicongres) – que conta com apoio da CDL de Florianópolis – na manhã desta terça-feira (23). Ele morava nos Estados Unidos em março de 2010, trabalhava na Microsoft, e tinha de decidir se continuava por lá ou aceitava o convite de Júlio Vasconcellos e Alexsander Tabor para associar-se ao empreendimento (que hoje tem, entre os sócios, o apresentador Luciano Huck).
“Se não viesse, poderia perder uma boa oportunidade; se viesse, no mínimo ia me divertir muito e aprender bastante. É uma dica que deixo a todos os futuros empreendedores: mesmo que o negócio fracasse, você vai aprender muito e se divertir bastante.”
Emerson Andrade, sócio do site de compras coletivas Peixe Urbano.
Hoje, todos sabem que, além de aprender muito e se divertir bastante, Emerson e seus sócios alcançaram o sucesso: têm 20 milhões de clientes cadastrados, forneceram algo em torno de 20 milhões de cupons de desconto, disponibilizaram 50 mil ofertas de produtos oferecidos por cerca de 25 mil parceiros e possibilitaram, através das compras coletivas, que seus clientes economizassem R$ 2 bilhões. O site recebe mais de 20 milhões de visitas por mês, segundo o empreendedor.
“Nós ajudamos o usuário a explorar sua cidade, oferecendo descontos agressivos, e ajudamos os negociantes a vender centenas e até milhares de produtos e a fidelizar clientes”, resumiu Emerson. Ele ilustrou essa informação com dados estatísticos a respeito dos clientes que utilizaram os cupons do Peixe Urbano: 63% disseram não conhecer anteriormente o estabelecimento onde foi feita a compra coletiva, 83% afirmaram que voltariam a consumir no estabelecimento e 85% garantiram que indicariam o estabelecimento a seus amigos.
CDL Jovem ganha espaço
Os jovens futuros empreendedores foram, à tarde, apresentados à imagem viva do empreendedorismo jovem: Flávio Philippi, coordenador da CDL Jovem de Florianópolis, mostrou em cinco minutos como seu segmento vem se tornando, a cada ano, o exemplo de uma geração preocupada com os problemas de sua cidade, procurando acompanhá-los no dia a dia para ter condições de sugerir as melhores soluções.
Os jovens lojistas, segundo Flávio, preocupam-se com a capacitação de líderes e de gestores, mas têm um engajamento especial nas questões que envolvam ações de importância social e econômica. Ele explicou aos atentos congressistas que a CDL Jovem tem uma atuação complementar em relação às ações da CDL de Florianópolis, no tocante à identificação e desenvolvimento de futuras lideranças lojistas, além de difundir entre seus integrantes o espírito associativo e a necessidade do comportamento ético.
Desenvolver e criar líderes para que se tornem os futuros empresários lojistas é a missão da CDL Jovem, informou Flávio Philippi.
Mais informações sobre o comércio varejista.