CDL

menu

Confira o que muda com as novas liberações em Santa Catarina

Publicado em 29/09/2020
Confira o que muda com as novas liberações em Santa Catarina

Novas portarias firmam medidas baseando-se no mapeamento de risco estadual; Secretaria da Educação publicou plano de contingência que deve influenciar retorno em outubro

A segunda-feira (28) começou com serviços e espaços tendo novas regulamentações após uma série de medidas do governo de Santa Catarina.

As medidas se dão em um contexto que não apresenta nenhuma região em risco potencial gravíssimo no mapeamento estadual.

O mapa atualizado semanalmente, às quartas, aponta que todas as regiões estão em risco potencial grave, o segundo mais crítico da escala. A exceção é o extremo Oeste, que ainda fica um nível abaixo, com risco alto.

Esse mapeamento serve, inclusive, como parâmetro para as portarias e demais medidas, considerando que algumas restrições podem ser mais ou menos brandas conforme o risco.

Por exemplo, os hotéis devem ter 30% dos leitos com possibilidade de serem utilizados se a sua região estiver em estado gravíssimo. Em risco grave, passa para 60%, depois 80%, e por fim, 100%.
Confira as medidas por tópicos:
Shoppings e hotéis
Uma portaria de sexta-feira (25) mudou o limite de shoppings e hotéis e também firmou que mercados e farmácias não terão limites de capacidade.
Apesar disso, continua obrigatório que cada estabelecimento fiscalize medidas como o distanciamento de 1,5 metro entre as pessoas, o uso de máscaras e a disponibilidade de álcool em gel.
Hotéis em regiões com risco gravíssimo só poderão usar até 30% de sua capacidade. Já nas regiões com risco grave, este limite é de 60%. Nas cidades que fazem parte de regiões em risco alto, está liberado a hotéis, pousadas e similares ocupação até 80%. Por fim, os empreendimentos deste setor que estão em uma região de risco moderado, ou menor, poderão oferecer todos os leitos.
Shoppings e galerias ficam com 50% de capacidade máxima liberada quando o risco for gravíssimo, 70% em grave e 100% em alto ou moderado.
Futsal
Também na sexta (25), foi publicada portaria que regulamenta o retorno dos jogos, e a Federação Catarinense deve iniciar o campeonato estadual já na semana do dia 28, com previsão de término do campeonato entre 10 e 20 de dezembro.
A competição, que geralmente começa em março, será adaptada à nova realidade, e a competição será mantida em turno único com as nove equipes jogando entre si. Os oito classificados para os playoffs seguem a disputa em mata-mata, com jogos de ida e volta.
Além do Campeonato Catarinense, as equipes ainda disputam a Liga Nacional. Além disso, nos próximos meses há a disputa da Taça Brasil, com Tubarão e Joaçaba representando Santa Catarina, e o Jasc (Jogos Abertos de Santa Catarina).
Educação
Apesar de o ensino presencial seguir suspenso até dia 12 de outubro, com expectativa de um retorno, a medida estadual se deu sem firmar novas regras.
A pasta da educação do Estado repassou aos municípios a responsabilidade de elaborar as medidas e exigiu criações de comitês, ou comissões, caso os mesmos já existam, que fiquem responsáveis por isso.
Isso se deu por meio de um Plano de Contingência que foi publicado na sexta (25) e tem caráter consultivo, com dados e orientações, especificando alguns itens abrangentes e abstratos que devem ser seguidos pelas gestões municipais
Segundo apurado pelo nd+, há expectativa de um posicionamento da Secretaria de Saúde na segunda (28), que deve influenciar medidas da pasta da educação.
Até então, sabe-se que a gestão estadual se prepara para um retorno já no dia 13 de outubro, após cessar a medida de suspensão, que vigora desde o dia 19 de março.

Fonte: ND Mais
Foto: Reprodução/NDTV

galeria de imagens

Compartilhar: