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Conceitos fundamentais de uma boa iluminação

Publicado em 30/01/2015
Conceitos fundamentais de uma boa iluminação

Evento abordou aspectos que interferem na decisão de compra, consumo de energia e responsabilidade ambiental

Na palestra ministrada nesta quinta-feira (29) por Maria Pilar Martins Diez Arantes, os participantes fizeram uma imersão pelos principais aspectos que envolvem a iluminação em uma loja, desde os tipos adequados de lâmpadas, os efeitos estéticos para valorizar os produtos, até o correto descarte. De acordo com a arquiteta, uma das maiores experts em projetos de design de interiores para estabelecimentos de grandes shoppings catarinenses, a luminosidade interfere em três pontos essenciais: decisão de compra, consumo de energia e responsabilidade ambiental. “Um erro muito comum, por exemplo, é não utilizar a temperatura de cor certa. Alguns ambientes são brancos, claros demais, e não é o perfil do público. Outras, por sua vez, são muito amarelas.
Também existem locais extremamente iluminados, outros escuros demais. Ou seja, muitos lojistas não compreendem a importância da luz ideal para o resultado das suas vendas e isso é compreensível, pois é um estudo especializado e é preciso ter o apoio profissional.”, explica.

Outro aspecto importante é a economia de energia elétrica, já que a iluminação adequada proporciona um gasto menor. Com os graves problemas de abastecimento enfrentados em grande parte do Brasil, essa é uma responsabilidade do governo e de toda a sociedade. No entanto, alguns empresários acham que economizar significa comprar produtos baratos, o que acaba sendo um péssimo custo x benefício. “Como as lojas usam muitas lâmpadas, a tendência é escolher pelo preço. Só que ao longo do ano, acaba sendo uma furada. Além da má qualidade de luz, de reprodução de cores e de eficiência energética, terão pouca durabilidade.”, alerta a arquiteta.

Também existe a questão ambiental e todos os aspectos desde a fabricação, até o descarte. Algumas lâmpadas têm processo fabril mais poluente, como as fluorescentes. Elas contaminam o lençol freático e podem ocasionar uma série de doenças. Já as lâmpadas de LED são menos poluentes, pois a maior parte dos seus componentes é reciclável. “O lojista precisa saber quais produtos poluem menos e os que serão mais bem aproveitados na reciclagem. Conhecendo essas informações básicas e tendo consciência, será possível fazer a melhor escolha.”, ensina Maria Pilar.

Ao fim do evento, os participantes levaram um questionário para aplicar em seus estabelecimentos. Na opinião da empresária Maristela dos Reis, proprietária de uma loja de aluguel de fantasias no Estreito, chamou a sua atenção constatar o peso decisivo desse quesito na hora da compra. “São vários pontos que os comerciantes normalmente desconhecem e que interferem na decisão do cliente, desde a luz certa para a entrada, para os provadores, para os produtos em exposição e no ambiente como um todo.”, comenta. “Ao promover essa palestra, a CDL de Florianópolis ajuda a instrumentalizar o lojista, através dos tópicos abordados, a ele mesmo poder fazer uma avaliação prévia sobre como está a iluminação em seu ponto de venda, tendo o conhecimento do que deverá ser feito para melhorar. Caso contrário, ele nunca saberia.”, complementa Maristela.

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