Comunicado Coronavirus
Publicado em 00/00/0000
Comunicado Coronavirus
COMUNICADO
Devido à preocupação com a disseminação dos casos de Coronavírus – (COVID-19), a CDL de Florianópolis orienta algumas precauções para evitar a proliferação do vírus.
No dia de hoje - segunda-feira (16/03), o município de Florianópolis se enquadra no alerta tipo 2, quando é recomendado reduzir o contato social para evitar a propagação da doença.
A orientação é que todas as pessoas que chegam de viagem internacional possam ficar em casa pelo período de sete dias para evitar transmitir o vírus.
As medidas gerais de prevenção que o Ministério da Saúde indica são:
- Evitar aperto de mãos;
- Evitar beijos e abraços;
- Evitar dormitórios compartilhados;
- Evitar compartilhar alimentos ou bebidas;
- Manter a distância de dois metros entre pessoas;
- Cancelar festas ou eventos e eliminar buffet de self-service comendo em reuniões sociais ou religiosas;
- Apoio à higiene das mãos, fornecendo dispensadores de desinfetantes para as mãos em locais de destaque;
- Ampliar a limpeza dos ambientes com maior fluxo de pessoas com água sanitária pura.
Em casos de gripe forte e febre, não se deve procurar a rede hospitalar pública ou UPAs. O ideal nestas situações é ligar para os números 190, 192 ou 199, que são os contatos de resposta imediata ou fazer contato com o programa Alô Saúde Floripa, pelo número 0800.333.3233. Caso necessário, procurar um posto de saúde municipal mais próximo.
O deslocamento para os hospitais deve ser somente para aquelas pessoas que sentirem dificuldade respiratórias.
Para atualização das informações, utilizem o canal oficial da Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina, pelo site: http://www.saude.sc.gov.br/coronavirus/
Fique atento às medidas governamentais
1) Conselho Monetário Nacional anunciou medidas para ajudar a economia brasileira a enfrentar os efeitos adversos da epidemia de Covid-19. A decisão permite que os bancos facilitem a renegociação de dívidas de pessoas físicas e jurídicas e aumentem a capacidade de utilização do seu capital. (Link)
2) Prefeitura de Florianópolis suspende aulas na rede pública e privada de ensino por 14 dias, bem como determina o fechamento de todos os museus, cinemas, teatros e bibliotecas da Capital por igual período. (Link e link)
Observação: Decreto editado hoje pelo prefeito Gean Loureiro (ainda não publicado no Diário Oficial) especifica as medidas anunciadas pela Prefeitura na tarde de hoje. Tão logo publicado o Decreto, será ele disponibilizado para conhecimento
3) PROCON municipal está nas ruas, fiscalizando abusos na fixação de preços dos materiais de Equipamento de Proteção Individual - EPI, como álcool em gel, máscaras e luvas. (Link)
Canal de denúncia: (48) 3131-5300, das 12 às 17 horas
4) Governo Federal analisa a adoção de medidas para adiar o recolhimento de tributos federais, de modo a dar maior liquidez às empresas. Essas e outras medidas estão sendo estudadas pelo Ministério da Economia. (Link)