Comitiva da CDL visita Câmara de Vereadores
Publicado em 30/09/2013
Liderado pelo presidente João Batista Lohn, grupo foi conhecer e discutir projetos de interesse do varejo
Em visita ao presidente da Câmara Municipal, vereador Cesar Faria, uma comitiva da CDL de Florianópolis apresentou suas considerações ao projeto de lei Cidade Limpa, manifestando-se favorável à despoluição visual, mas preocupada com os efeitos de algumas modificações que teriam forte impacto sobre o comércio varejista. A proposta – em tramitação no legislativo municipal – pretende disciplinar a publicidade no município.
O grupo de dirigentes lojistas – formado pelo presidente da CDL, João Batista Lohn, a vice, Sara Camargo, e o diretor Célio Salles, acompanhados do gestor de negócios, Hélio Leite, e o assessor jurídico, Anderson Ramos Augusto – deixou claro que “parte do apoio, não do antagonismo” para ajudar a construir uma legislação equilibrada.
Célio Salles listou alguns itens do projeto que, na visão da CDL, podem vir a prejudicar boa parte dos varejistas. Um deles é a exclusão do principal meio de divulgação dos pequenos estabelecimentos comerciais: painéis e outdoors próximos ao estabelecimento. “Sem esta opção ficariam dependentes de publicidade em rádio, TV e jornal”, ressaltou o diretor. Outro aspecto preocupante é a limitação da sinalização nas fachadas e e uso das vitrines dos estabelecimentos “A restrição de sinalização e visualização pode ser mortal para quem não está nos melhores pontos, fora de vias principais”, exemplificou Salles, que também questionou outros aspectos da lei, como o processo de fiscalização, as penalidades e o direito de defesa.
João Batista Lohn frisou a necessidade de encontrar a dose adequada para deixar as ruas bonitas, sem poluição, mas que permita a atividade comercial. “O desafio é buscar o equilíbrio, que a cidade melhore o visual sem inviabilizar os pequenos negócios ou onerar o custo final”, afirmou.
O presidente da Câmara destacou o importante papel que a CDL exerce na cidade e convidou a entidade para a audiência pública que discutirá o tema nesta sexta-feira. “A CDL é uma grande parceira da cidade e sua opinião é fundamental, pois o projeto reflete diretamente no comércio”, disse Faria.
Os vereadores Coronel Paixão e Vanderlei Farias também participaram do encontro que discutiu o projeto, hoje em tramitação na comissão de Meio Ambiente, após ter sido aprovado nas comissões de Justiça e de Viação e Obras Públicas – onde foi apresentado um substitutivo global, um texto que emenda totalmente o projeto original. A próxima comissão é a de Orçamento. Se aprovado nas comissões, o projeto vai para votação em plenário.
Vagas para bicicletas
Após a visita ao presidente, a comitiva da CDL esteve no gabinete do vereador Edmilson Pereira, o Ed, para conhecer melhor o projeto que prevê a instalação de vagas para estacionamento de bicicletas nas ruas do Centro e de alguns bairros. O vereador explicou que a intenção é implantar gradualmente e, em quatro anos, disponibilizar 400 vagas.
Ele garantiu que não há previsão de desativar pontos de zona azul para abrigar as bicicletas. “Ainda estamos determinando onde podemos instalar, mas não precisaremos tirar vagas de carros”, afirmou. As imediações da Catedral Metropolitana e do Camelódromo do Centro são alguns dos locais em estudo. “A CDL pode ajudar indicando locais”, completou.
galeria de imagens
destaques
-
Carnaval 2025: Sindilojas de Florianópolis e Região orienta sobre o funcionamento do comércio
Por Assessoria Sindilojas em 20.02.2025
-
CDL Florianópolis promove o primeiro encontro do Papo Inova no Centro
Por Marketing CDL em 11.02.2025
-
CDL Florianópolis apresenta projeto-piloto para otimizar a coleta de lixo no Centro com carro coletor motorizado elétrico
Por Assessoria CDL em 28.01.2025