Comércio vende menos em maio, mas registra queda na inadimplência
Publicado em 00/00/0000
Comércio vende menos em maio, mas registra queda na inadimplência
Com aumento da inflação e alta nos juros, consumidor preferiu limpar o nome e restringir compras
O aumento da inflação e a alta nas taxas de juros levaram o consumidor a optar por pagar suas contas atrasadas e evitar novas compras. Com isso, o comércio varejista catarinense registrou queda de 2,79% nas vendas em maio na comparação com o mesmo mês de 2012. A notícia boa foi que a inadimplência – que em abril estava em 3,64% – caiu para 2,41%.
A análise é de Sergio Medeiros, presidente da Federação das CDLs de Santa Catarina (FCDL/SC), para quem há uma correlação entre os índices. “Quando viram que a inflação subiu e os juros estão mais altos, as pessoas resolveram pagar as contas e segurar novas compras”, analisa o presidente.
Medeiros lembra que as datas especiais do comércio – como o dia das Mães e dos Namorados – em 2013 vêm registrando fenômeno semelhante ao que ocorreu em 2012: um bom volume de vendas na semana anterior à data e uma queda expressiva no restante do mês. “Isto aconteceu em todo o ano passado e agora neste mês do dia das Mães”, recorda o dirigente lojista.
Mesmo com a queda registrada, o resultado do período janeiro-maio ainda apresentou ligeiro aumento de 0,98%, em comparação com o mesmo período de 2012, reflexo dos bons índices obtidos pelo comércio varejista no primeiro quadrimestre.
Fonte: FCDL/SC