Comércio de SC espera 5,5% de aumento nas vendas para o Dia dos Namorados
Publicado em 05/06/2012
Comércio de SC espera 5,5% de aumento nas vendas para o Dia dos Namorados
Resultado em datas comemorativas vem superando expectativas neste ano, aponta FCDL SC
O comércio catarinense está otimista com o Dia dos Namorados e espera vendas 5,5% superiores às do ano passado, de acordo com estimativa da Federação das CDLs de Santa Catarina (FCDL SC). De acordo com Sergio Medeiros, presidente da entidade, as últimas datas comemorativas (Dia das Mães e Páscoa) apresentaram resultados superiores às expectativas da Federação, o que explica esta confiança. Além do vestuário, tradicionalmente o setor mais aquecido pelo Dia dos Namorados, devem se destacar neste ano os setores de cosméticos e bijuterias. O tíquete médio, porém, deve se manter nos R$ 120 registrados em 2011.
Para Medeiros, as vendas do comércio neste ano estão se concentrando nas datas especiais, mas caíram nos demais períodos. De janeiro a abril, o SPC SC registrou uma queda de 2% nas consultas frente a 2011, mas a tendência é de crescimento até o final do ano. “A queda da taxa básica de juros e a redução do IPI para automóveis apontam para um aquecimento das vendas nos próximos meses”, argumenta o presidente.
Outro fato curioso apontado pela entidade é a tendência de estagnação, por um curto período, logo após o anúncio de redução de juros. “Percebemos que o consumidor fica esperando se não haverá uma nova redução. Mas depois ele percebe que as condições estão melhores do que antes e vai às compras”, diz Medeiros. A Federação das CDLs acredita que o comércio encerra 2012 com um crescimento de 4,5% nas vendas, impulsionado por um segundo semestre melhor do que o primeiro e pelas vendas do Dia das Crianças e do Natal.
Mais informações sobre o comércio varejista.