CDL

menu

Comércio de Florianópolis se prepara para as vendas natalinas

Publicado em 04/11/2020
Comércio de Florianópolis se prepara para as vendas natalinas

Apesar do otimismo dos comerciantes, decoração ainda é tímida nas lojas da Capital. CDL Florianópolis diz não acreditar em novo fechamento do comércio, apesar dos casos de Covid-19

Mesmo diante dos efeitos da pandemia da Covid-19 e as consequentes regras sanitárias que provocaram um período de fechamento de estabelecimentos comerciais de Florianópolis, a perspectiva para as vendas de fim de ano continua otimista.

Shoppings e lojas da capital catarinense, ainda de forma tímida, já iniciaram a decoração e implantaram ações para incrementarem as vendas no período natalino.

Nas ruas do Centro, as lojas ainda não entraram no clima natalino. São raras as que colocaram alguma decoração natalina. No Beiramar Shopping a ornamentação especial será inaugurada nesta sexta-feira (6), mas se observa que poucas, das cerca de 190 lojas, decoraram os seus espaços com o tema.

A realização da Black Friday, no próximo dia 11, e as eleições municipais marcadas para o dia 15, são os motivos alegados pelos comerciantes para o atraso na decoração de Natal.

Para o presidente da CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas) de Florianópolis, Ernesto Caponi, mesmo com os efeitos da pandemia do novo coronavírus, o pensamento é positivo para a principal data de vendas do ano.

“O comércio sempre se apresenta de forma positiva para as vendas do Natal. As vendas vão fluir neste mês de novembro e dezembro”, reforçou.

No entanto, Caponi disse temer o crescimento do número de casos da Covid-19 na Capital catarinense e o efeito que pode causar caso a prefeitura de Florianópolis volte a endurecer as regras de isolamento social, após o aumento nos números de casos e mortes em função da doença.

O presidente da CDL pede uma maior compreensão por parte da população em respeitar as medidas sanitárias. “Estamos aumentando os casos nas duas últimas semanas. A população tem que se conscientizar que vivemos um momento diferente. Que siga o que determina as autoridades da saúde para que não haja a proliferação da doença”, afirmou.

O presidente da CDL Florianópolis diz não acreditar em um novo fechamento do comércio, tendo em vista que as lojas e centros comerciais estão seguindo todas as regras sanitárias e, diferente da população, têm entendido que é um momento diferente no mundo.

“Estamos torcendo que não aconteça um lockdown. Não vemos um novo fechamento do comércio. Estamos cumprindo todos os protocolos, se isso acontecer será uma quebradeira geral”, comentou.

Para o gerente de marketing do Beiramar Shopping, Carlos Pamplona Jr, as vendas natalinas serão desafiadoras, porque o comércio local convive ainda com a possibilidade de um novo fechamento.

“É um grande desafio, porque não temos horizontes claros”, avaliou. Ele disse que o centro comercial tem realizado ações para atrair o consumidor, como por exemplo, o sorteio de dois carros de luxo. “Estamos incentivando as compras. Apesar desse desafio vai ter Natal sim”, destacou.

Sem eventos no Centro

A CDL descartou, a princípio, a realização de eventos do Natal da Magia que ocorrem, anualmente, na região central da Capital. Todos os anos ocorrem apresentações musicais na escadaria da Catedral, no Mercado Público, e em algumas ruas do centro.

“A CDL sempre alavancou o Natal da cidade. É um presente que a CDL sempre retribui a Florianópolis o que a cidade nos deu durante o ano, porém este ano, a princípio, não terá eventos para evitar aglomerações”, disse o presidente da entidade.

Segundo Ernesto Caponi, estuda-se a ideia da realização de eventos itinerantes pelos bairros da Capital.

Fonte: ND Mais
Foto: Anderson Coelho/ND

galeria de imagens

Compartilhar: