CDL

menu

Com crescimento histórico, CDL Florianópolis amplia impacto urbano em 2025

Por Assessoria de imprensa

Publicado em 05/01/2026
Com crescimento histórico, CDL Florianópolis amplia impacto urbano em 2025

Balanço anual aponta principais avanços e ações de protagonismo da entidade na capital; projetos sociais e planejamento estratégico foram destaque na agenda 

2025 ficará marcado como um dos anos mais expressivos na história da Câmara de Dirigentes Lojistas de Florianópolis. Ao celebrar 65 anos de atuação em prol do associativismo, da competitividade do comércio e da qualidade de vida na capital catarinense, a entidade realizou uma série de ações que transformaram a presença da CDL na cidade, mobilizando associados, fortalecendo parcerias público-privadas e projetando soluções urbanas profundas para os desafios do Centro e bairros estratégicos.

Ao longo de 2025, a CDL promoveu quase 300 eventos institucionalmente relevantes, envolvendo capacitações, encontros setoriais e ações coletivas que impactaram mais de 9 mil pessoas, entre empresários, profissionais e lideranças comunitárias. A entidade alcançou ainda o marco de mais de 1.000 novos associados, consolidando um crescimento robusto no engajamento da comunidade empresarial local.

“Encerrar 2025 é reconhecer um ano de amadurecimento institucional e de crescimento consistente da CDL Florianópolis. Crescemos em número de associados, ampliamos nossa estrutura e fortalecemos o associativismo, mostrando que quando o setor produtivo caminha unido, os resultados aparecem. Muito além dos números, entregamos projetos com impacto real para a cidade, conectando desenvolvimento econômico, qualificação, inovação e inclusão social”, afirma o presidente da CDL Florianópolis, Eduardo Koerich.

Entre os destaques das ações que ganharam visibilidade na cidade estão:

Projeto Aliança por Floripa: a iniciativa foi construída em parceria com a ACIF, o CONSEG Centro e a prefeitura municipal, e levou para o Centro da cidade uma atuação permanente de zeladoria urbana e reinserção social. O projeto conta, até o momento, com 16 zeladores contratados; pessoas que antes viviam em situação de rua, e que por meio de incentivos junto a empresários e sociedade civil, vêm ganhando uma chance de recomeçar com dignidade e trabalho fixo. 

Revitalização do Centro Histórico: o Núcleo do Centro Histórico conduziu a iluminação do Centro Leste por meio da campanha Viva a Cidade Iluminada, tornando a área mais atrativa, acolhedora e segura para moradores, trabalhadores e visitantes. Além disso, 24 câmeras de segurança com reconhecimento facial foram instaladas em pontos estratégicos da região, fortalecendo a ideia de uma cidade mais segura. Já o projeto do carro coletor de resíduos entrou em funcionamento em janeiro e recolheu, até dezembro, mais de 760 toneladas de lixo das ruas centrais.

Estudo preliminar de requalificação urbana: apresentado pela CDL com foco em espaços públicos mais acessíveis, seguros e ativos, o projeto embasa um futuro plano estratégico de intervenção urbana para o coração da capital. O escritório dinamarquês de Jan Gehl, renomado mundialmente, está conduzindo o projeto e deve apresentar o relatório final no primeiro semestre de 2026. 

Ampliação de núcleos setoriais e regionais: a entidade ultrapassou a meta de 20 núcleos em plena atividade antes do término do ano, com destaque para a inauguração da sede no Sul da Ilha e de uma nova sala de trabalho no Mercado Público, fortalecendo vínculos com setores empresariais locais e ampliando representação territorial. 

Na agenda de qualificação, 2025 consolidou um novo momento do Inova+Ação, agora estruturado em três edições temáticas, voltadas a pessoas, vendas e gestão. Além disso, a entidade viabilizou a realização do maior Dia Livre de Impostos da história de Santa Catarina, e a estreia do Prêmio CDL Mulher e do Prêmio CDL Jovem, reconhecimentos que já se consolidam como marcos de incentivo à diversidade, inovação e protagonismo na economia local. Em todos os campos, milhares de profissionais foram capacitados com foco no futuro dos negócios.

O Tainha Tank, por exemplo, foi uma das inovações que garantiu essa capacitação. O projeto do Núcleo de Inovação e Tecnologia é inspirado no formato de “Shark Tank”, e aproximou startups, investidores e líderes estratégicos em um ambiente de negócios pensado para gerar oportunidades reais.

O impacto das ações da CDL também foi perceptível no cotidiano do Centro da cidade: dados institucionais indicam que iniciativas de revitalização e segurança, como o sistema de câmeras inteligentes implantado pela CDL, contribuíram para um aumento de 50% no fluxo de pessoas nas ruas centrais, sinalizando confiança dos moradores e dinamismo econômico local.  

“Essas ações fazem parte de uma estratégia de longo prazo. O Centro é o coração econômico e cultural de Florianópolis, e precisa ser pensado de forma integrada, com urbanismo, segurança, inovação e inclusão social caminhando juntos”, destaca o vice-presidente da CDL Florianópolis, Rafael Salim. “Em 2026, vamos avançar ainda mais, ampliando projetos urbanos, fortalecendo parcerias e criando um ambiente cada vez mais favorável para quem empreende e vive na cidade.”

Para o novo ano, a entidade projeta consolidar programas urbanos, ampliar o diálogo com poderes públicos e comunidades, promover novas turmas de capacitação e fortalecer ainda mais a representatividade dos associados em toda a capital. “Seguimos para 2026 certos de que investir em pessoas, em diálogo e em projetos coletivos é o caminho mais sólido para um futuro ainda mais vibrante para Florianópolis. Quando a CDL faz, Floripa cresce, e, como sempre, todo mundo ganha e cresce junto nesse desenvolvimento”, conclui Eduardo Koerich.

galeria de imagens

Compartilhar: