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Clipping Diário - 30/11/2016

Publicado em 30/11/2016
Clipping Diário - 30/11/2016

Quarta-Feira - 30/11

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Prefeitura Municipal de Florianópolis /  Diário Catarinense / A Notícias / Hora de Santa Catarina / De Olho na Ilha / Jornal de Santa Catarina

 

Geral

Fonte: Diário Catarinense
  Resolução da ANTT prevê tarifa inteira em linhas interestaduais mesmo se o passageiro descer antes
  Quem usa ônibus para se deslocar dentro de Santa Catarina pode ver modificações em linhas e tarifas a partir desta quinta-feira. Uma resolução da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) diz que as linhas interestaduais devem cobrar tarifas inteiras, mesmo se o passageiro descer do ônibus antes do destino final, dentro do Estado. Assim, se alguém for se deslocar de Florianópolis a Joinville, por exemplo, mas pegar uma linha que siga viagem até Curitiba, terá de pagar o valor correspondente ao trecho até a capital paranaense. As mudanças podem ser revertidas caso o Departamento de Transportes e Terminais (Deter) de SC firme convênio com a ANTT, mas até agora o órgão estuda posição quanto à norma. A ANTT afirma que não houve alteração na forma de cobrança das passagens interestaduais. "Caso algum passageiro queira utilizar o transporte interestadual para um deslocamento dentro de um mesmo Estado, terá que pagar a tarifa correspondente à seção interestadual", disse em nota. Se a medida valesse hoje, seguindo o mesmo exemplo citado anteriormente, em uma cotação feita pelo Diário Catarinense em um ônibus leito, o passageiro que até então pagava R$ 84 pelo trecho passaria a pagar R$ 154. O diretor de transportes do Deter, Amarildo Matos de Souza, argumenta que os passageiros não serão afetados pela medida porque o que muda é que as empresas de ônibus devem ofertar mais linhas dentro de SC. Ou seja, a medida visa fazer com que os usuários troquem as linhas interestaduais pelas municipais, assim aumentaria a arrecadação do Estado, já que o valor do imposto sobre as passagens interestaduais vai para a União. As concessionárias dizem que ainda vão analisar a demanda e que têm estrutura para atender às mudanças. _ Várias empresas já possuem os trechos que são dentro do Estado. O que acontecerá (se houver a mudança) é que o passageiro que viajava com a empresa X vai começar a viajar com a Y. As empresas têm interesse em suprir a necessidade, aumentando a oferta de horários _ diz o diretor, acrescentando que não tem prazo para definição do tema. Souza afirma que a mudança está em análise há três semanas. — Hoje o Estado deixa de arrecadar e existe uma possibilidade de reversão. Nós vamos criar faixas de horário específicas. Vamos atender com as concessões intermunicipais. Se o cliente quiser ainda viajar na linha interestadual, terá que pagar a passagem inteira — completa o supervisor do Deter, Osvaldo Martins. As linhas intermunicipais não sofrem alteração e o Deter pode autorizar, provisoriamente, novas linhas de um dia para o outro, acrescenta o diretor. Empresas garantem que têm estrutura para mudanças O Grupo Reunidas, que possui 149 linhas intermunicipais em SC e 18 linhas interestaduais e internacionais, garante que vai seguir o definido pela resolução da ANTT. — Quanto ao aumento de linhas, isso vai demandar um estudo de mercado para verificar a real necessidade do aumento de horários — explica o gerente de Linhas e Agências do grupo, Jerry Weber. A Auto Viação Catarinense disse, através da assessoria de imprensa, que já fez estudos e que tem linhas suficientes para "suprimir essa mudança". Segundo a empresa, os passageiros terão que se programar melhor para realizar as viagens porque "talvez não tenham mais tanto horário" disponível. Sobre quando as mudanças devem iniciar, a Catarinense não falou em prazo, "porque é comum a ANTT prorrogar", mas garante que estão organizados internamente. O Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Santa Catarina e a Associação Brasileira das Empresas de Transporte Terrestre de Passageiros não quiseram se pronunciar, mas disseram que as empresas irão seguir a resolução da ANTT. Conforme o diretor do Procon estadual, Maycon Baldessari, o passageiro tem o direito de pagar pelo que realmente está utilizando, porém cada situação deve ser analisada individualmente. — Se ele tiver menos opções terá que se adequar ao que está sendo ofertado, infelizmente. Mas a partir do momento que ele não tem opções e tem que contratar um serviço que ele não precisa, deve procurar o Procon mais próximo — reforça o diretor.

Fonte: Notícias do Dia
  Prefeito Cesar Souza garante repasse de R$ 5,8 milhões às entidades sociais e de educação
  O prefeito de Florianópolis Cesar Souza Junior confirmou na tarde desta terça (29) que vai repassar R$ 5,8 milhões no mês de dezembro às ONGs (Organizações Não Governamentais) que prestam serviços à prefeitura nas áreas de assistência social e de educação. Desde a última quinta, as entidades estão paralisadas como forma de protesto por conta da falta de repasses da prefeitura. Na reunião realizada nesta tarde com representantes das entidades, o prefeito confirmou o que havia divulgado em coletiva de imprensa na semana passada. “Não fecharei o ano em débito. Não vou deixar vocês pendurados no que é da minha responsabilidade”, disse o prefeito. No caso da assistência social, as 46 ONG - que têm convênio firmado com a Secretaria de Assistência Social - vão receber em 1º de dezembro a parcela que deveria ser paga em novembro. Já a parcela com pagamento previsto para dezembro será repassada dentro do mês, em data a ser informada pela prefeitura até o dia 20. As duas parcelas somam R$1.891.440,55. As 167 ONGs com convênios firmados junto à Secretaria da Educação vão receber a parcela atrasada (que também deveria ter sido paga em novembro) entre 2 e 9 de dezembro. Enquanto o pagamento da parcela seguinte terá encaminhamento idêntico ao que será dado aos conveniados da área da assistência social. As duas parcelas das entidades prestadoras de serviços educacionais totalizam cerca de R$ 3,9 milhões. Na reunião, o prefeito ainda atendeu à outra reivindicação das entidades: se comprometeu em formalizar os aditivos aos convênios, que garantem a prorrogação dos prazos de vigência pelos primeiros dois meses da próxima gestão. Protesto mais cedo Antes do início da reunião, no início da tarde desta terça, representantes e usuários das ONGs protestam em frente à prefeitura da Capital, no Centro. A iniciativa foi coordenada pelo FPPF (Fórum de Políticas Públicas de Florianópolis) para garantir o repasse dos valores em atraso para não comprometer o atendimento a mais de 2,5 mil crianças e adolescentes, além de pessoas com deficiência e idosos. A prefeitura já havia sinalizado na semana passada que suspenderia os investimentos nas festas de fim de ano e no Carnaval de 2017 para pagar os convênios com as entidades sociais e de educação.

Fonte: Floripa News
  TRF4 decide pela permanência dos beach clubs durante temporada 2016/17
  Por unanimidade, a 3ª Turma do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), em Porto Alegre, decidiu, nesta quarta-feira (23), manter suspensos os efeitos da decisão do juiz Marcelo Kras Borges, da 6ª Vara Federal em Florianópolis, que, em maio, decidiu pela demolição dos cinco beach clubs de Jurerê Internacional. A derrubada havia sido determinada por sentença de primeiro grau da Justiça Federal em Florianópolis e o TRF4 analisava se manteria ou não liminar que concedeu posteriormente, em junho desse ano, suspendendo a demolição. "Com isso, o funcionamento dos beach clubs está mantido para a próxima temporada de verão", explica o advogado Rafael de Assis Horn, que acompanhou a sessão de julgamento em Porto Alegre nesta tarde. Nessa última sessão os desembargadores justificaram que seria precipitada qualquer derrubada ou restrição de atividade dos clubes de praia, pois o julgamento do mérito da ação que questiona a permanência dos estabelecimentos deve ocorrer em breve. "O Tribunal entendeu o risco de insegurança jurídica que uma derrubada provocaria antes do julgamento do mérito. A demolição dos beach clubs traria prejuízos irreparáveis não apenas aos empreendedores, mas também às famílias que têm pessoas empregadas nos postos de praia, aos moradores e frequentadores de Jurerê Internacional e ao turismo de Santa Catarina", destaca Horn. Para o diretor da Habitasul, Carlos Leite, a decisão atesta a regularidade dos empreendimentos e o papel de sustentabilidade que possuem. "Sempre confiamos no bom senso da justiça. Além de termos todas as licenças, tanto de construção, como de operação, o entorno da área é ainda mais sustentável hoje do que há 30 anos, conforme se observa nos registros fotográficos", explica. O próximo passo será a análise do mérito pelos desembargadores, que deve ocorrer no início de 2017. Valor econômico e sustentável Os beach clubs iniciaram suas atividades em Jurerê Internacional na década de 1990. São estruturas que oferecem serviço sanitários, de recolhimento de lixo e que promovem o uso da praia com respeito a natureza. Os empreendimentos são responsáveis pela geração R$ 5,5 milhões em arrecadação de impostos e mais de mil empregos diretos e indiretos. Pesquisas realizadas pelo Instituto Mapa em 2014 e 2016 revelaram que a maioria dos moradores quer a permanência dos beach clubs, seguindo regras de silêncio e harmonia. O levantamento de 2016 aponta que 60% do público pesquisado não tem conhecimento de que os postos de praia tivessem sido construídos e instalados em local previsto e licenciado desde a aprovação do Masterplan de Jurerê e 43% costumam frequentar os beach clubs ou tem alguém na família que frequenta; 64,3% são favoráveis ao oferecimento dos sunsets (festas de tarde/ noite), obedecendo as normas municipais e; somente 8% concordam que os beach clubs deveriam ser definitivamente fechados.

Fonte: Floripa News
  Casan fiscaliza ligações clandestinas de esgoto no Itacorubi
  Com o objetivo de conter o mau cheiro e vazamentos de esgoto na rede de coleta que ainda não está em operação no bairro Itacorubi, em Florianópolis, a Casan realizará uma ação de fiscalização e orientação nesta quarta-feira, 30. A ação ocorrerá nas ruas Antônio Joaquim de Freitas, Professor Airton Roberto de Oliveira, Antônio Costa, Acelon Pacheco da Costa e Jornalista Manoel de Menezes. "Vamos abrir as caixas de inspeção e verificar de onde vem o esgoto clandestino. No momento em que uma situação desse tipo for identificada, vamos notificar o infrator e lacrar a saída clandestina de esgoto para a rede pública", explica o engenheiro Sanitarista e Ambiental Francisco Pimentel, chefe do Setor Operacional de Esgotos da Casan em Florianópolis. Esta vistoria tem respaldo da Resolução 046 da agência reguladora ARESC, que permite à Casan aplicar sanções a usuários que estiverem realizando alguma infração ou intervenção indevida no sistema público. A Companhia, porém, não tem poder de polícia para acessar os imóveis, o que deve ser feito pelo Programa Floripa Se Liga na Rede, coordenado pela Prefeitura e Vigilância Sanitária. Em paralelo à fiscalização e aos lacres, profissionais da Companhia estarão à disposição de moradores do Itacorubi para prestar informações, sanar dúvidas técnicas e orientar sobre a impossibilidade de ligar os imóveis à rede implantada no bairro, que ainda não está pronta para operar. Para colocar em operação esta rede a Casan possui projeto de ampliação da Estação de Tratamento de Esgotos (ETE) Insular, localizada no aterro da Baía Sul, que terá capacidade para atender também os bairros Itacorubi, Santa Mônica, Parque São Jorge, Córrego Grande e José Mendes. A expectativa da CASAN é poder lançar esse edital ainda neste Verão, prevendo recursos de aproximadamente R$ 80 milhões para ampliação da Estação. "O morador só poderá fazer sua ligação à rede da Casan quando esta unidade estiver ampliada e receber autorização da Companhia. Antes disso, cada imóvel deve possuir tratamento individual, como por exemplo, fossa e sumidouro. Ligações às redes que não estão em operação trazem sérios prejuízos à qualidade de vida na cidade, além do mau cheiro que se espalha pela região", complementa Pimentel. Além disso, pode gerar extravasamentos de esgoto nos pontos mais baixos da rede. Ação no Campeche Ação semelhante de fiscalização na rede pública de esgoto será realizada no Campeche na próxima semana. Também nesse bairro há constantes problemas de vazamentos na rede que aguarda a construção da Estação de Tratamento de Esgotos do Rio Tavares para entrar em operação. Para implantação dessa ETE a Casan já realizou licitação e a empresa vencedora é a Infracon, de Minas Gerais. Atualmente o resultado da licitação e o contrato para execução das obras estão em análise pela Caixa Federal (órgão financiador do projeto) e Ministério das Cidades. A unidade que será construída em terreno da Casan no Rio Tavares receberá investimento de R$ 34,8 milhões, permitindo que entrem em operação, em uma primeira etapa, quase 45 quilômetros de redes já implantadas no Campeche. O tratamento será do tipo terciário, considerado o mais completo. O prazo de construção será de 24 meses, e somente depois os moradores receberão orientação da Casan para fazer sua ligação à rede coletora. Orientações para regiões com redes de esgotos que não estão em operação: > Moradores devem ter seu tratamento individual de fossa e sumidouro
> Faça periodicamente a manutenção de seu sistema individual. No caso de fossa, limpeza com auxílio de caminhão auto vácuo devidamente regularizado
> A caixa de gordura também deve ser limpa periodicamente, no máximo a cada 6 meses ou menos dependendo do uso
> No caso de serviço por caminhões limpa-fossa, o prestador pode limpar também a caixa de gordura
> No caso de limpeza manual, o material sólido retirado da caixa de gordura deve ser colocado em um saco de lixo e descartado junto aos demais resíduos coletados pela Comcap
> No caso de estabelecimentos como restaurantes, a frequência de limpeza deve ser bem maior, em alguns casos até toda semana.

Fonte: Floripa News
  Governo federal e governo de Santa Catarina decretam luto oficial de três dias
  O governador Raimundo Colombo lamentou profundamente a tragédia ocorrida, na madrugada desta terça-feira (29), com a delegação da Chapecoense que se deslocava para Medelin, na Colômbia, onde amanhã disputaria o primeiro jogo da final da Copa Sul-Americana contra o Atlético Nacional. O governo do Estado decretou luto oficial de três dias em razão da tragédia ocorrida. Consternado, Colombo lembrou que a Chapecoense, além de levar o nome de Chapecó e de Santa Catarina para todo o Brasil e a América Latina, estava fazendo história ao ser o primeiro clube catarinense a disputar a final de uma competição internacional. Ainda chocado com as primeiras informações vindas da Colômbia, o governador manifestou solidariedade aos familiares dos jogadores, dirigentes e jornalistas, que estavam na delegação, e aos torcedores da Chapecoense neste momento de muita dor para o esporte de Santa Catarina e do Brasil. O presidente Michel Temer telefonou às 8h15 para o governador Raimundo Colombo prestando solidariedade pela tragédia ocorrida com a delegação da Chapecoense na Colômbia. Temer informou que um avião da FAB deverá ir para Chapecó de onde transportará familiares dos jogadores, comissão técnica, dirigentes e de jornalistas para a Colômbia para a identificação dos mortos. O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Gelson Merisio, e o deputado federal João Rodrigues estão reunidos neste momento com o governador na Casa da Agronômica, na Capital. Temer decreta luto oficial e determina ajuda imediata às famílias O presidente da República, Michel Temer, decretou luto oficial de três dias em função da queda da aeronave que levava jogadores da Chapecoense e jornalistas brasileiros à cidade de Medellín, na Colômbia. O presidente também determinou que a Aeronáutica disponibilize aeronaves para as famílias e para translado das vítimas. Confira a íntegra da nota: "Nesta hora triste que a tragédia se abate sobre dezenas de famílias brasileiras, expresso minha solidariedade. Estamos colocando todos os meios para auxiliar familiares e dar toda a assistência possível. A aeronáutica e o Itamaraty já foram acionados. O governo fará todo o possível para aliviar a dor dos amigos e familiares do esporte e do jornalismo nacional." Entidades emitem nota de pesar Nota oficial da Associação Catarinense de Imprensa Em face da terrível tragédia com a delegação da Associação Chapecoense de Futebol ocorrida na Colômbia, vitimando jogadores, técnicos, dirigentes e jornalistas, a Associação Catarinense de Imprensa (ACI) manifesta seu profundo pesar com a imensa e irreparável perda que abala a sociedade catarinense e as famílias enlutadas. O clube de Chapecó notabilizou-se no Brasil pela determinação com que galgou posições no cenário esportivo nacional, chegando, com muito mérito, à elite do futebol brasileiro. Essa jornada foi construída pela dedicação de dirigentes, jogadores, apoiadores e patrocinadores. Parcela essencial desse retumbante sucesso deve-se aos profissionais de imprensa que, com fidelidade jornalística, registraram para o mundo e para a História a edificante trajetória da Associação Chapecoense de Futebol. Nesse momento de dor e luto, a Associação Catarinense de Imprensa – em nome de todos os profissionais da mídia barriga-verde – quer homenagear a memória dos profissionais do Rádio, da Televisão, dos jornais, das agências de notícias e da assessoria de comunicação que pereceram no cumprimento do sagrado dever de informar a sociedade brasileira, ao tempo em que se solidariza com todos os seus familiares. Nota da Federação Catarinense de Futebol O futebol catarinense sofreu um forte golpe do destino na madrugada desta terça-feira (29). O avião da Lamia Corporation SRL, que transportava a delegação da Associação Chapecoense de Futebol, no qual estava presente também o presidente da Federação Catarinense de Futebol, Delfim Pádua Peixoto Filho, para a disputa da primeira partida das finais da Copa Sul Americana, sofreu um acidente no Valle de San Nicolas, na Cordilheira Central dos Andes e caiu na localidade de Cerro Gordo, entre os municípios de La Ceja e La Unión, na Colômbia, cerca de 50 quilômetros distante do Aeroporto José María Córdoba, na Cidade Rionegro, próxima a Medellin. O avião partiu de São Paulo e fez escala em Santa Cruz de La Sierra, na Bolívia, conforme o registro fotográfico do presidente da Federação Catarinense de Futebol, Delfim Pádua Peixoto Filho. A bordo há 81 pessoas, 72 passageiros, entre atletas, comissão técnica, dirigentes, convidados, sendo 21 membros da imprensa e ainda 9 tripulantes. O Corpo de Bombeiros de La Unión efetua os resgates, complicados pelas condições adversas do clima e de acesso ao local. Os feridos estão encaminhados para o hospital em La Ceja.

Fonte: Exame
  Comissão do Senado aprova limite no juro do cartão de crédito
  A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado aprovou nesta terça-feira um projeto que define um teto para o juro do cartão de crédito ao equivalente ao dobro do CDI, próxima à Selic, hoje em 14 por cento ao ano.
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Fullscreen Ou seja, caso a proposta já estivesse em vigor, o limite da taxa cobrada pelos bancos no chamado rotativo, quando o cliente financia parte da fatura, seria equivalente a cerca de 28 por cento ao ano. O senador Ivo Cassol (PP-RO), autor do projeto, disse que os juros abusivos exigem limites regulatórios. Com a aprovação na CAE, o projeto seguirá para votação em plenário. Na semana passada, o Banco Central informou que o juro médio do rotativo do cartão de crédito em outubro ficou em 475,8 por cento ao ano. Mesmo o crédito com desconto em folha de pagamento, o consignado, teve taxa média de 29,5 por cento em outubro, acima do nível proposto pelo projeto aprovado pela CAE. Consultada, a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) não se manifestou de imediato. Um porta-voz da Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito (Abecs) não foi encontrado para comentar.

Fonte: Exame
  Mercado vê espaço para corte de 0,5 ponto na Selic
  A maioria dos economistas e analistas tem duas convicções quando relê as atas do Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central, responsável pelos rumos da taxa básica de juros (Selic). A ata explica a decisão de cada reunião do Copom e, na gestão de Ilan Goldfajn, vem deixando claro que o foco é levar a inflação a 4,5%, o centro da meta, em 2017. Diante disso, a primeira certeza é que, na reunião desta quarta-feira, 30, existe a forte tendência de que o corte, novamente, será de apenas 0,25 ponto porcentual. Para a maioria, porém, a segunda certeza é que há espaço para o Copom acelerar essa queda, aplicando uma redução de 0,5 ponto porcentual. Hoje, a Selic está em 14% ao ano. Apesar da concordância de que deter a inflação é a prioridade, há quase um consenso de que a fraqueza da economia para sair da recessão e a piora de indicadores importantes, como emprego e renda, exigem um alívio mais rápido dos juros. O economista Sergio Vale, da MB Associados, por exemplo, faz um paralelo entre a postura do BC hoje com a da instituição em 2008. Naquele ano, lembra, a crise global jogou a economia para baixo, havia incerteza em relação aos impactos do câmbio na inflação e, por isso, o BC só começou a reduzir os juros no começo de 2009. Para ele, há um ambiente similar agora, para justificar o conservadorismo, adicionando o fato de a inflação ter se mostrado resistente e a incerteza ter aumentado, com a eleição de Donald Trump e o agravamento da crise política no Brasil. No entanto, Vale pondera: “Agora não há ataque especulativo, a essa altura o efeito Trump e a piora recente na política não são novidades e, na economia, temos uma recessão muito longa, de quase três anos, e a demora em reduzir os juros ainda pode acelerar o processo de falências e recuperações judiciais. Assim, haveria espaço para acelerar a queda, apesar de não acreditarmos que o BC fará isso agora”. A economista-chefe da XP Investimento, Zeina Latif, segue na mesma linha, reforçando que os indicadores da economia estão piorando muito. Na sua avaliação, o resultado da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua), divulgada nesta terça-feira, 29, é “desastroso” no aspecto social. Não apenas porque o número de desempregados ultrapassou a casa de 12 milhões e porque no último ano quase 1,5 milhão engrossou as fileiras do chamado desalento – simplesmente desistiram de procurar trabalho. Ela entende que o BC tem espaço para reavaliar a velocidade do corte. “Se aplicasse um corte de 0,5 ponto, o BC ainda sinalizaria que a economia segue para a normalidade – o conservadorismo pode realimentar a desconfiança e ter o efeito inverso ao esperado.” ‘Janela’ Para Evandro Buccini, economista da Rio Bravo Investimentos, outro componente que abre espaço para o BC acelerar a queda é a tramitação da chamada PEC do Teto, projeto que limita os gastos do governo federal. Buccini lembra que a tramitação superou as melhores expectativas e que a reforma da Previdência virá em seguida, com boas chances de que os itens mais importantes sejam aprovados. “O BC tem uma janela no fiscal para acelerar o corte da Selic.” Ele também projeta redução de 0,25 ponto, mas diz que “alimenta a esperança” de o BC acrescentar à sua análise os últimos indicadores – incluindo o resultado do PIB, que será divulgado hoje e, ele estima, deve surpreender para pior. No grupo que endossa uma redução mais conservadora dos juros está a economista Alessandra Ribeiro, da consultoria Tendência. Ela lembra que o BC estabeleceu o compromisso de colocar a inflação no centro da meta em 2017 e que agora precisa mirar nesse resultado, principalmente porque as projeções ainda não mostram que vai conseguir alcançar esse objetivo.

Fonte: Exame
  PIB do Brasil cai 0,8% no 3º trimestre
  O PIB (Produto Interno Bruto) do Brasil caiu 0,8% no 3º trimestre de 2016 em relação ao trimestre anterior, informou hoje o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). A previsão de bancos e órgãos econômicos era de uma queda ligeiramente maior. O IBRE/FGV previa 0,99% e o Itaú Unibanco esperava -1,1%. É o sétimo trimestre seguido de queda, sendo que uma recessão técnica já se configura após duas quedas consecutivas. Em relação ao mesmo período do ano passado, a queda foi de -2,9% – nessa medida, foi o décimo tombo consecutivo. Na comparação do acumulado do ano, de janeiro a setembro, a queda do PIB é de 4% em relação ao mesmo período de 2015. Um tombo assim não acontecia desde que o IBGE começou a série histórica há duas décadas, em 1996. O PIB fechou 2015 com queda de 3,8%. Setores Na comparação trimestral, a queda no 3º trimestre foi generalizada nos três setores: agropecuária (-1,4%), indústria (-1,3%) e serviços (-0,6%). Dentro da indústria, o destaque positivo foi o setor de extração mineral, que cresceu 3,8% puxado pela extração de petróleo e gás natural. Não foi o suficiente para compensar quedas grandes na indústria de transformação (-2,1%) e na construção (-1,7%), enquanto a parte de eletricidade e gás, água, esgoto e limpeza urbana caiu 0,2%. Nos serviços, houve estabilidade em atividades imobiliárias e alta de 0,1% na administração, saúde e educação pública e de 0,5% em serviços de informação. Mas a queda foi forte em transporte, armazenagem e correio (-2,6%), outros serviços (-1,0%), intermediação financeira e seguros (-0,6%) e comércio (-0,5%). O investimento, que havia tido uma pequena recuperação de 0,5% no trimestre anterior, voltou a cair (-3,1%). As importações caíram 3,1% e as exportações caíram 2,8%

Fonte: Varejista
  E-commerce brasileiro fatura R$ 1,9 bilhão na Black Friday
  Mesmo com o consumo em retração, a Black Friday brasileira bateu a última edição, com um faturamento total de R$ 1,9 bilhão e 2,92 milhões de pedidos realizados em sites de e-commerce. As compras online apresentaram crescimento de 17% na comparação com 2015, enquanto o número de pedidos aumentou 4%. Os dados são referentes ao monitoramento da Ebit. O tíquete médio – estimativa de valor gasto pelos consumidores – foi de R$ 653, 13% superior ao registrado no ano passado. O levantamento levou em conta as compras feitas entre às 0h e 23h59 da última sexta-feira (25). Cerca de 20% das compras online realizadas durante a Black Friday foram feitas por meio de dispositivos móveis (celulares e tablets), aponta o monitoramento da Ebit, referência em informações sobre o e-commerce brasileiro. O percentual representa R$380 milhões dos R$1,9 bilhão faturado pelo e-commerce na edição de 2016. Na comparação com 2015, o percentual mais do que dobrou. No ano passado, cerca de 9% das compras foram feitas foram feitas por celulares e tablets. De acordo com Pedro Guasti, CEO da Ebit, o crescimento do uso dos dispositivos móveis durante a Black Friday para a realização de compras surpreendeu. “Para um público cada vez maior o smartphone é o meio principal de acesso à internet. As principais lojas passaram a oferecer ou aperfeiçoaram seus aplicativos, tornando a utilização cada vez mais inteligente, isso também impactou positivamente no crescimento deste público”, diz. Quem compra pelo celular gasta mais O monitoramento da Ebit mostra que quem compra pelo celular ou tablet gasta mais: o tíquete médio das compras realizadas utilizando os dispositivos móveis foi de R$759, cerca de 20% maior do que o tíquete médio via desktop. “Grandes lojas apostaram no desenvolvimento de aplicativos e sites responsivos, alavancando assim a venda de produtos de maior valor agregado como Linha Branca, Celulares e Eletrônicos”, explica. Perfil Dados do monitoramento Ebit apontam que o consumidor da Black Friday tem maior presença na região Sudeste (62%), é mais masculino (homens 52%) e possui renda familiar mensal de R$5.590 mil. Em média, na edição de 2016, o consumidor fez 1,5 compras online. Veja o levantamento completo abaixo, no infográfico Ebit. Relevância Nos Estados Unidos, berço da Black Friday, o faturamento do e-commerce no dia 25 foi de US$ 3,3 bilhões, segundo dados da Adobe Digital Index. “Convertendo o faturamento brasileiro em dólares, chegamos s US$554 milhões, seis vezes menor, mas ainda assim muito relevante, já que o mercado norte-americano é 30 vezes maior que o nosso. Isso mostra como a data ganhou em importância nos últimos anos e já é a mais importante do calendário do e-commerce brasileiro”, diz Pedro Guasti.

Fonte: Varejista
  Salesforce divulga pesquisa sobre tendências do mundo comercial
  A Salesforce, líder mundial em soluções de gerenciamento de relacionamento de clientes (CRM), acaba de lançar a segunda edição do relatório anual State of Sales, que entrevistou 3.100 líderes globais em vendas para identificar as prioridades, as tendências e a tecnologia por trás das principais equipes comerciais do mundo. Segundo o relatório, para otimizar seu desempenho e fechar contratos mais rapidamente, as empresas priorizam experiência do usuário, colaboração entre times e inteligência artificial. "Inteligência e automatização são o futuro das vendas, pois permitem que as equipes aumentem sua produtividade em todo o ciclo", revela Adam Blitzer, gerente geral e vice-presidente executivo da Salesforce Sales Cloud. "Com o uso de tecnologias como lógica analítica preditiva, Lead Scoring e CRM móvel, os times de vendas fecham contratos de maneira mais inteligente e encontram formas inovadoras de se conectar aos clientes." As vendas inteligentes vieram para ficar - Entre os times comerciais de melhor desempenho que usam recursos inteligentes, 40% observaram aumento na geração de pipeline, enquanto 43% viram aumentar o número de novos contratos fechados.
- A venda preditiva é o futuro da experiência do usuário: 76% das equipes de vendas afirmam focar a prestação de serviços proativos e 78% concentram-se em antecipar as necessidades dos clientes.
- Nos próximos três anos, espera-se um grande aumento na adoção de recursos de vendas inteligentes: projeta-se um crescimento de 118% na adoção de inteligência preditiva; 115% em automatização de processos de pagamento e 139% na adoção de inteligência artificial. A experiência do usuário agora é o principal benchmark de vendas - Para 76% dos consumidores, é muito importante interagir com representantes focados em suas necessidades e não apenas em fechar negócios rapidamente.
- Segundo 51% dos times de vendas de alto desempenho, aumentar a retenção de clientes por meio de relações profundas está entre seus objetivos mais importantes.
- 70% dos times de vendas passaram a focar mais em responder a seus clientes e fornecer feedback em tempo real devido às mudanças nas expectativas dos clientes. As melhores equipes se apoiam na tecnologia para aumentar a produtividade - Os representantes de vendas não passam a maior parte de seu tempo vendendo. Na verdade, eles gastam uma média de 64% do tempo em tarefas não relacionadas, como atividades administrativas e de serviço, viagens e treinamentos.
- 64% dos consumidores esperam que as empresas interajam com eles em tempo real e 80% dizem que sua fidelidade a uma marca é influenciada por respostas imediatas do suporte. No entanto, somente 29% das equipes fornecem aplicativos móveis a seus representantes.
- Tecnologia móvel é elemento essencial do kit de vendas moderno: 53% dos melhores representantes usam a tecnologia para se conectar de qualquer lugar e a qualquer momento. Colaboração global: a nova cara das vendas - Ter uma visão holística do cliente é essencial para o sucesso: entre os times de alto desempenho, 79% classificam sua capacidade como excepcional ou muito boa.
- Um processo de vendas conectado vai além da colaboração tradicional e exige um ecossistema de parceiros muito bem organizado: 76% dos melhores times de vendas classificam os recursos de colaboração de seus parceiros como excepcional ou muito bom. 
- Os principais times de vendas usam canais de autoatendimento para capacitar seus representantes a atender às expectativas dos clientes em tempo real: 75% das equipes usam bases de conhecimento e 69% usam comunidades on-line para se conectar com clientes.

Fonte: Tudo Sobre Floripa
  Celesc inaugura nova Subestação no bairro Ingleses terça (29)
  A Celesc inaugura na manhã de terça-feira (29) a nova Subestação Ingleses, que promete garantir fornecimento de energia adequado aos bairros Ingleses, Santinho e Rio Vermelho. A solenidade de inauguração ocorre às 10h, no local do empreendimento, com a presença do governador Raimundo Colombo e do presidente da Celesc, Cleverson Siewert. Os investimentos foram de R$ 10,8 milhões. A nova subestação amplia em 25% a oferta de energia para cerca de 60 mil unidades consumidoras concentradas principalmente na região Norte da Ilha, mas o benefício também se estende indiretamente para outras localidades. - O sistema elétrico é todo interligado, então, quando uma nova unidade é implantada, podemos transferir cargas de uma subestação para outra em caso de acidentes ou de obras, o que nos traz eficiência e agilidade na operação -, explica o presidente da Celesc. O foco da obra é dar mais confiabilidade ao sistema, especialmente durante o verão. Até então, a região era alimentada pela Subestação Ilha Norte que, durante o ano, operava com aproximadamente 50% de sua capacidade, valor que se aproximava dos 100% de dezembro a março. A nova subestação promove assim alívio de cargo para a unidade antiga, entre outros benefícios, que se estendem também para o longo prazo, conforme aponta Siewert: - Além do aumento de qualidade na energia distribuída, a obra viabiliza melhores condições técnicas para atender a futuros empreendimentos de uma das regiões que mais crescem na Capital -, finaliza. A Subestação Florianópolis Ingleses opera com tensão de 138.000 Volts e capacidade instalada inicial de 26,6 MVA, com saída para quatro alimentadores – redes-tronco por onde se transporta a energia da subestação até os ramais que compõem a malha de distribuição. A unidade está planejada para futuras ampliações, prevista para comportar até 80 MVA e oito alimentadores. Serviço:
O quê: Inauguração da nova Subestação Florianópolis Ingleses
Quando: Terça-feira, 29 de novembro 
Onde: Avenida Internacional, junto ao trevo da Rua Elias Daux (Rua do Futuro) - Bairro Ingleses - Florianópolis

Fonte: De Olho na Ilha
  Ruas do Kobrasol, em São José, terão mudança de sentido a partir deste sábado
  Os motoristas que trafegam pelo bairro Kobrasol, em São José, na Grande Florianópolis, precisam ficar atentos. A partir deste sábado, 3, três ruas passarão a ter sentido único com o objetivo de reduzir o número de conflitos em cruzamentos. As ruas Lídio Antônio de Matos, José Aurino de Matos e Célio Weber passarão a ter sentido único. Um dos objetivos da mudança é evitar que os motoristas furem a fila que se cria em horários de pico na Rua João Grumiche, que dá acesso ao túnel do bairro Roçado. A Secretaria Municipal de Segurança, Defesa Social e Trânsito também realocou o ponto de ônibus instalado na segunda quadra para a terceira quadra. Segundo o engenheiro do Departamento de Trânsito de São José, Gilberto Bianchini de Souza, a alteração permitirá que os transportes coletivos tenham um trecho maior para fazer o deslocamento lateral da faixa da direita para a esquerda.

Fonte: Portal No Varejo
  29% dos comerciantes já tiveram problemas com vendas no cartão
  Se o cartão de crédito e débito são ferramentas que trazem conveniência aos consumidores, do lado dos empresários a coisa não é tão bem assim. Estudo do SPC Brasil (Serviço de Proteção ao Crédito) e pela CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas) mostra que 29% dos comerciantes e prestadores de serviços já enfrentaram problemas com a moeda de plástico. A revista NOVAREJO digital está com conteúdo novo. Acesse agora! Segundo os empresários ouvidos pelas instituições, as principais queixas são cobranças indevidas (11,1%) e pagamentos não creditados após a transação da venda, constatado por 9,2% dos empreendedores. Apesar de ser uma ferramenta comum de pagamento, os cartões ainda não são aceitos por todos os estabelecimentos: 72,3% aceitam a moeda de plástico de crédito. Além disso, 28,7% desses empresários não realizam qualquer controle ou mecanismo de conciliação de vendas feitas no cartão. A conciliação de cartões, consiste, basicamente, em verificar se o valor recebido pela venda a débito ou crédito corresponde ao valor correto a ser repassado pela operadora. Segundo a pesquisa, 66,7% dos comerciantes e prestadores de serviços que não fazem conciliação bancária se veem em desvantagem por não adotar esse tipo de controle interno em suas empresas, principalmente por não saberem o quanto recebem com cada meio de pagamento (22%) e estarem expostos a fraudes das operadoras e de vendedores mal intencionados, que podem simular vendas para depois cancelá-las (13,6%). Nova tecnologia
De olho nesses dados, o SPC Brasil lançou nesta semana o ‘SPC Conciliador’, solução que simplifica a comunicação entre as operadoras de cartões de crédito, débito e também de benefícios e os lojistas e prestadores de serviços de todo o país. A solução permite a conferência automática das transações efetuadas em diversos tipos de cartões e bandeiras, facilitando as conciliações bancárias com rapidez e segurança.

Fonte: Meio e Mensagem
  75% dos profissionais não conhecem MarTechs
  O DOT digital group, especializado em soluções digitais para Educação e Marketing, divulgou esta semana um estudo que mapeia a importância da tecnologia entre profissionais brasileiros. Para 96% dos profissionais de marketing no Brasil, o uso de tecnologia é essencial para conquistar consumidores, mas apenas 25% conhecem o conceito de “MarTech”: projetos de tecnologia associados à análise de grandes volumes de dados, para elaboração de campanhas de marketing customizadas e adaptadas em tempo real. O levantamento foi feito com 170 profissionais de marketing em empresas de pequeno, médio e grande portes, entre os meses de agosto e setembro. Para 41% dos profissionais, as ferramentas de marketing utilizadas hoje por suas empresas são insuficientes para atingir os resultados esperados. Entre as principais barreiras para adoção destes projetos é a falta de verba, de acordo com 36% dos entrevistados, seguida do desconhecimento sobre os benefícios de MarTechs. Ainda, quase 10% dos entrevistados acreditam que a falta de habilidade, a resistncia interna à mudança e desinformação são empecilhos para o desenvolvimento na área. Ainda, 37% dos entrevistados admitem que costumam buscar por novas ferramentas quando não atingem os resultados esperados. Somente 5% aportam mais de 50% das verbas para soluções tecnológicas, enquanto a grande maioria destina até 5% do orçamento. Já as prioridades para os próximos três anos são a análise e monitoramento competitivo, big data e fidelização. Entre as ferramentas e serviços mais utilizados pelos entrevistados para ações de marketing estão redes sociais (31%), automação de e-mail marketing (29%), marketing de conteúdo (14%), análise de métricas digitais (13%), geolocalização (7%), uso de algoritmo de aprendizado de máquina (3%) e microtargeting (2%). “Esse estudo confirma nossa percepção de que, apesar de o uso de MarTech ser ainda tímido no Brasil, os profissionais do setor começam a acordar para o fato de que o uso de tecnologias avançadas para análise de informações e comportamentos dos clientes representa um caminho sem volta para garantir os resultados das ações de marketing. Trata-se de uma tendência bastante difundida em países como Estados Unidos e que aos poucos começa a chamar a atenção das empresas no mercado brasileiro”, disse em comunicado Luiz Alberto Ferla, CEO do DOT digital group.

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