Clipping Diário - 29/11/2016
Publicado em 29/11/2016
Clipping Diário - 29/11/2016
Terça-feira - 29/11
CDL
Entrevista
RIC – Jornal do Meio-dia
Data: 29/11
Fonte: Lidomar Bison/Giorgio
Pauta: Segurança no Comércio
Geral
Fonte: Notícias do Dia
Governo finaliza consulta pública sobre projeto do BRT da Grande Florianópolis
O governo do Estado de Santa Catarina finalizou ontem a parte de consulta pública sobre o projeto de infraestrutura do BRT (Bus Rapid Transit) que deve ser implantado na Grande Florianópolis. Cerca de 50 pessoas participaram da audiência pública, ontem, realizada no CIC (Centro Integrado de Cultura). De acordo com o superintendente da Suderf (Superintendência de Desenvolvimento da Região Metropolitana da Grande Florianópolis), Cássio Taniguchi, todas as contribuições feitas no último mês pelo site serão respondidas e analisadas.
O próximo passo será encaminhar o documento ao TCE (Tribunal de Contas do Estado). “Agora vamos complementar os dados necessários e submeter o edital ao TCE. Eles vão fazer uma análise completa dos editais, de toda a modelagem e dizer se pode liberar a licitação ou se precisa complementar com algo”, afirma Taniguchi. Caso o projeto seja aprovado pelo TCE, a expectativa, de acordo com Taniguchi,é lançar a licitação, que estará aberta internacionalmente, entre janeiro e fevereiro do próximo ano. A empresa escolhida deverá sair em, no mínimo, 45 dias após a publicação do edital.
Na tarde de ontem, a Suderf e a secretaria de Infraestrutura apresentaram o edital e seus anexos, o que inclui o contrato, na modalidade de concessão administrativa. A empresa vencedorá irá implantar, operar, conservar e fazer a manutenção da infraestrutura do sistema de BRT. Esse edital diz respeito somente à infraestrutura do sistema. Uma outra licitação será lançada posteriormente e escolherá o consórcio que irá efetivamente operar o sistema, com a frota de veículos, tarifação, entre outros.
As obras de infraestrutura custarão R$ 1,1 bilhão em forma de PPP (Parceria Público-Privada). O consórcio vencedor pagará 50% do valor total e o governo arcará com a outra metade (R$ 550 milhões). A expectativa é de que o sistema minimize uma série de problemas do atual sistema de transporte público da Grande Florianópolis, como a sobreposição de linhas e o grande tempo de deslocamentos.
Obras até 2021
Em uma primeira etapa, até 2021, serão implantados 57,5 km do BRT, com 36 estações e quatro terminais de integração, além do sistema de controle operacional, que vai supervisionar toda a operação do sistema, por meio do CCO (Centro de Controle Operacional), que será instalado no Centro da Capital. A expectativa é que os primeiros trechos do BRT estejam prontos em novembro de 2017, e liguem São José até o Centro da Capital.
O projeto que sairá do papel para mudar a mobilidade urbana da Grande Florianópolis leva em conta os diagnósticos feitos pelo Plamus (Plano de Mobilidade Urbana Sustentável) e as avaliações do Observatório de Mobilidade da UFSC. Por ser de menor custo de operação, de implementação e gerar menos tempos de deslocamentos, o Plamus indicou que o meio adequado de transporte para a região seria o BRT.
O objetivo é que, na média, os tempos de viagem sejam reduzidos de 29 minutos para 22 minutos no transporte individual e de 60 minutos para 40 minutos no transporte público. As obras que serão de responsabilidade do governo do Estado dependem oficialmente de liberações de órgãos nacionais, como Ministério dos Transportes, ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) e o Dnit (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes).
Fonte: Notícias do Dia
Defesa Civil emite alerta para vendavais em Santa Catarina nesta terça-feira
A secretaria de Estado da Defesa Civil de Santa Catarina emitiu alerta de atenção para rajadas fortes de vento nesta terça-feira (29). A previsão indica ventos de quadrante Sul a Sudeste, moderado com fortes rajadas, de 50 a 70 km/h.
Conforme a Epagri/Ciram, os vendavais devem ocorrer entre o Planalto e o Litoral a partir da noite desta segunda-feira (28), madrugada e decorrer desta terça.
Os ventos fortes ainda deixarão o mar agitado, com ondas de Sudeste de 1,5 a 2,0 m e picos de 2,5 m na costa, oferecendo risco a navegação de pequenas embarcações.
Orientações da Defesa Civil
Ventos fortes: Proteja-se em local abrigado, longe de placas, de árvores, de postes de energia e de objetos que podem ser arremessados.
Mar agitado: perigo a navegação e a atividades de pesca.
Temperatura em declínio
Ainda segundo a Defesa Civil, a previsão para esta quarta-feira (29) é de sol com muitas nuvens no Sul do Estado. Na Grande Florianópolis, deve haver chuva no início do dia, com sol no restante do período.
Nas demais regiões, permanecem muitas nuvens e chuva isolada, especialmente em áreas próximas ao Paraná, melhorando no final do dia. A temperatura fica em declínio à noite devido ao avanço de uma massa de ar mais frio para Santa Catarina. O vento deve ficar de fraco a moderado.
Fonte: Notícias do Dia
Equipamento criado em Florianópolis facilita o aprendizado em braille
Alunos do curso de engenharia de automação do Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) Florianópolis criaram um aparelho que auxilia deficientes visuais no processo de alfabetização em braille. Por meio de estímulos táteis e sonoros, o protótipo Fala Braille é uma ferramenta intuitiva e que estimula a interação de crianças e adultos na fase inicial de alfabetização.
No método tradicional de aprendizagem em braille, o aluno utiliza caixas de madeira, papel ou de ovos para simular as seis “bolinhas” que, em diferentes combinações, formam as letras do alfabeto, números, acentos e sinais. No projeto feito pelos alunos Roberto Lustosa de Andrade, 37 anos, e Vinicius Bigoni Perozzi, 30, com o professor Ronaldo Carlos Rohloff, 28, pinos em alto relevo são comandados eletronicamente por meio de botões, que também emitem som e luzes (para alunos que têm baixa visão). “Ele pode ser utilizado pelo professor para ensinar, pelo aluno para treinar ou como brinquedo com modos de jogos instalados”, explica Vinicius.
O projeto está em desenvolvimento pela equipe desde 2012, quando eles começaram a ouvir e testar o equipamento com integrantes da ACIC (Associação Catarinense para a Integração do Cego). “Um dos grandes problemas que eles têm é o interesse das crianças em aprender, então precisam de uma ferramente que os alunos consigam interagir. Com este equipamento, o professor pode só estar direcionando o ensino e colocando exercícios para fazer ao mesmo tempo”, comenta Roberto.
Feita de plástico ABS, a estrutura do Fala Braille foi confeccionada em uma impressora 3D. A parte eletrônica possui um microcontrolador com alguns drivers de potência para fazer funcionar o motor, que faz a movimentação dos pinos. Há ainda alto-falantes, luzes de LED e os botões de acionamento. O tamanho do aparelho é indicado para o início da alfabetização. Conforme o aluno vai avançando, ele tateia pinos cada vez menores até chegar a bolinhas que possam ser lidas na ponta do dedo. Desta forma, o Fala Braille também pode ter as dimensões reduzidas para atender mais cegos.
Equipe vai aprimorar o equipamento
Com o projeto Fala Braille, a equipe obteve o primeiro lugar na categoria Tecnologia Inclusiva na etapa estadual da Mostra Inova Senai 2015. Neste ano, eles ficaram entre os 30 melhores da mostra nacional. A expectativa agora é conseguir viabilizar a produção comercial do protótipo. Para isso, eles pensam em dois caminhos: oferecer o projeto para alguém produzir, como a ACIC, ou conseguir um investidor para a produção.
Uma máquina de escrever em braille sai por cerca de R$ 4 mil e um notebook que possui ferramentas para o aprendizado pode custar U$ 6 mil. O custo para a produção de cada unidade do Fala Braille deve sair, inicialmente, por R$ 900. De acordo com Ronaldo Carlos Rohloff, que é coordenador do Senai Florianópolis e professor do curso de automação, a equipe também deve aprimorar a ferramenta com a implantação de fones de ouvido, bateria, comando de voz e jogos.
Forma lúdica de conhecimento
A professora da ACIC Inês Berlanda Seidler testou o Fala Braille com os alunos, que aprovaram o equipamento. Inês é professora de elaboração conceitual e letramento, disciplina que precede a alfabetização em braille, para crianças de três a dez anos. Em uma primeira fase, os alunos aprendem a conceituar objetos e a nomeá-los. Depois é trabalhado o tato e a identificação do que é tocado para, posteriormente, trabalhar o braille efetivamente. Nas aulas, a professora utiliza equipamentos mecânicos, como a máquina de escrever em braille e as celas de braille ampliadas, que são caixas com os seis espaços que recebem manualmente as bolinhas para preenchê-los e formar os símbolos.
De acordo com Inês, o Fala Braille proporciona uma forma lúdica e interativa aos alunos na hora do aprendizado. “Os que enxergam e estão na fase de se apropriar do letramento têm à disposição jogos online, letras ampliadas em EVA e vários outros recursos. Então para a criança cega, um equipamento como esse é um diferencial muito importante. É uma forma lúdica de acessar o conhecimento”, ressalta ela.
O que é o Sistema Braille?
Processo de leitura e escrita em relevo com base em 64 símbolos resultantes da combinação de seis pontos, dispostos em duas colunas de três pontos. O Sistema é utilizado universalmente por pessoas cegas e foi inventado na França por Louis Braille, um jovem cego. O ano de 1825 é reconhecido como o marco dessa conquista para a educação e a integração dos deficientes visuais na sociedade.
Como funciona o Fala Braille?
- Dentro da “cela braille” (espçao retangular onde se produz o braille) cada botão vermelho acionado faz com que um pino branco se eleve;
- As diferentes combinações de pinos brancos em relevo configuram uma letra, número, acento ou símbolo do alfabeto. (Na foto, está a letra ‘D’ – CONFIRMAR ISSO).
- Ao apertar o botão vermelho do meio, o aluno irá ouvir qual símbolo foi formado.
Fonte: Notícias do Dia
Celesc lança programa que subsidia mil painéis fotovoltaicos em Santa Catarina
Mil casas de Santa Catarina vão poder participar do projeto Bônus Fotovoltaico, em que a Celesc (Centrais Elétricas de Santa Catarina) e a empresa Engie Geração de Energia Fotovoltaica vão oferecer subsídios de 60% na compra de painéis fotovoltaicos. De acordo com o presidente da Celesc, Cleverson Seiwert, hoje o país tem 5.500 painéis instalados e, em Santa Catarina, são 350. Com o acréscimo de mil painéis, o Estado será o primeiro em número de equipamentos instalados.
A assinatura do contrato para o início do projeto foi realizada nesta segunda-feira (28), no gabinete do governador Raimundo Colombo, com a presença do vice Eduardo Pinho Moreira, do presidente da Celesc e do presidente da Engie, Eduardo Sattamini. O Bônus Fotovoltaico faz parte do Programa de Eficiência Energética da Celesc.
Assim como o projeto Bônus Eficiente, que viabilizou a substituição de mais de 77 mil eletrodomésticos antigos por modelos novos e eficientes com 50% de desconto, a proposta deste novo projeto é possibilitar a redução do custo de energia no orçamento das famílias e conscientizar para o uso racional de energia. “A sustentabilidade tem sido um tema presente na Celesc, com foco em desenvolvimento social, ambiental e econômico. Com isso, esperamos levar cada vez mais energia e mais competitividade aos nossos lares e indústrias”, afirma Seiwert.
Dentro de 60 dias, a Celesc disponibilizará um site em que o cidadão poderá fazer o cadastramento para receber o subsídio. Em fevereiro, devem começar as instalações. Uma equipe técnica da Celesc fará visitas às residências para a escolha final das mil casas que participarão do programa.
Durante o evento, o governador Raimundo Colombo destacou o bom histórico do Estado no setor elétrico e os investimentos que têm sido feitos, principalmente, para o uso racional de energia. “Acho importante entrar nesse mundo de alternativas, de buscar desenvolvimento e de criar mecanismos tecnológicos. A energia solar é de fato o caminho mais importante para se consolidar”, ressaltou Colombo.
R$ 17 milhões de investimento
Os sistemas fotovoltaicos de 2,6 kWp poderão ser instalados em unidades consumidoras residenciais com determinadas especificidades. A Engie será responsável por instalar o sistema fotovoltaico, monitorar o desempenho e prestar a assistência técnica especializada. Em condições ideais, os sistemas oferecidos pelo projeto deverão gerar, aproximadamente, 280 kWh/mês por unidade. A instalação dos mil sistemas fotovoltaicos representa investimento total de R$ 17 milhões, sendo R$ 11,3 milhões provenientes do Programa de Eficiência Energética da Celesc e R$ 6,7 milhões como contrapartida dos clientes que adquirirem o sistema. Cada consumidor irá investir R$ 6,68 mil para instalar o sistema, que no mercado chega a custar R$ 20 mil.
Para participar do projeto, o consumidor deve estar adimplente com a Celesc e fazer a inscrição pela internet. O telhado precisa ter uma área mínima disponível de 20m², livre de sombreamentos, e com inclinação de 15º a 25º em relação ao plano horizontal. A residência deve ter um consumo médio superior a 350 kWh nos últimos 12 meses e disponibilidade de acesso à rede de internet/WiFi.
Fonte: Diário Catarinense
50% dos protetores solares para o rosto oferecem proteção abaixo da anunciada em rótulo, avalia ONG
Metade dos protetores solares faciais possuem desempenho abaixo do informado no rótulo. Os dados são de uma análise da Associação Brasileira de Defesa do Consumidor, a Proteste, feita com 10 marcas. Em uma delas, os exames constataram que o fator de proteção solar (FPS) era 42% menor do que o anunciado.
Para a ONG, essa discrepância prejudica o consumidor, que acaba pagando mais por um produto de qualidade inferior — quanto maior o FPS, mais caro é um protetor solar. A metodologia da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) permite uma diferença de até 17% em relação ao anunciado no rótulo.
As cinco marcas que apresentaram qualidade inferior à anunciada foram: Sundown, L'Oreal, ROC, Sunmax e La Roche Posay. Esta última possuía um valor de FPS 42% menor do que o informado na embalagem. As outras quatro apresentaram uma diferença acima da permitida pela Anvisa.
Também foi avaliada a proteção contra radiação ultravioleta (UVA, responsável principalmente pelo envelhecimento precoce e câncer de pele) dos produtos, que desde 2012 são obrigados a cumprir uma nova exigência da Anvisa: a proteção UVA deve ser um terço do FPS. Ou seja: um protetor com FPS 60 precisa ter proteção UVA igual a 20, no mínimo. O protetor da L'Oreal foi considerado ruim por apresentar 26% do FPS rotulado ao invés dos 33% exigidos para UVA.
A Proteste comunicou aos fabricantes sobre a discrepância, recomendando que a informação dos rótulos seja corrigida. Também solicitou à Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) que peça obrigue as empresas a pedirem recall dos produtos.
Fonte: Exame
Na onda do Nubank, bancos turbinam aplicativos de cartões
O sucesso da administradora de cartões Nubank e seu conceito de maior transparência e controle de gastos no plástico, disponíveis em um aplicativo no celular, fez os grandes bancos se mexerem para oferecer funcionalidades semelhantes em seus apps.
O movimento mais recente foi anunciado pelo Santander, que lançou o aplicativo Way. Mas Itaú, Banco do Brasil, Bradesco e Caixa também vêm, de modo mais discreto, seguindo essa tendência.
Para adicionar mais funcionalidades e permitir um maior gerenciamento de gastos, os bancos criam um novo aplicativo apenas para cartões, separados dos serviços e informações da conta corrente.
O Way, por exemplo, é o primeiro app do Santander específico para os cartões do banco, diz Rodrigo Cury, superintendente executivo da área de cartões. “A tecnologia incentivou a necessidade de dar informações mais rápidas e de forma amigável aos clientes, sem que ele precise ir até a agência ou ligar na central de atendimento”.
Já o Itaucard, do Itaú, foi recentemente reformulado com o objetivo de torna-lo mais semelhante aos aplicativos das empresas de tecnologia. Entre as funcionalidades adicionadas, está o acompanhamento de compras em tempo real, através de uma linha do tempo mais organizada e com mais detalhes, com informações sobre a data e o estabelecimento onde a compra foi realizada, além do valor em real, no caso de compras internacionais
O aplicativo para cartões do Bradesco foi lançado em outubro, conta Rita Castro, superintendente executiva da Bradesco Cartões. “A ideia é que o cliente, correntista ou não do Bradesco, consiga ter controle de todos os seus cartões em um mesmo lugar”.
O Banco do Brasil chegou na versão definitiva do Ourocard em setembro. De acordo com o diretor de meios de pagamento do BB, Rogério Panca, o objetivo é dar todas as informações para o cliente, na hora que precisar. “Ele consegue consultar o saldo da fatura em tempo real e, ao mesmo momento, ver quantos pontos são gerados no programa de fidelidade do banco”. Uma funcionalidade oferecida pelo app Ourocard é a contestação de compras feitas com o plástico. Ao clicar nas informações sobre a transação, o cliente encontra a opção. Basta então explicar o motivo para abrir o processo.
A Caixa iniciou este mês os testes da primeira versão do aplicativo Cartões Caixa, que já pode ser baixado em aparelhos com sistema iOs e Android.
Conheça abaixo os aplicativos para cartões de crédito dos grandes bancos e compare quais funcionalidades oferecidas pelo Nubank já estão disponíveis para usuários de cartões tradicionais:
Santander
Aplicativo: Santander Way (iOs e Android)
Lançamento: novembro de 2016
Mostra valores das próximas faturas até a última parcela da compra mais longa? Não
Mostra gastos em tempo real? Sim
Permite bloquear o cartão? Sim
Mostra a pontuação no programa de fidelidade? Sim
Permite trocar pontos acumulados no cartão fidelidade? Sim
Mostra valores de taxas, como IOF e câmbio, além do número de parcelas? Sim
Mostra o limite de crédito disponível? Sim
Permite gerenciar o limite de crédito? Sim
Mostra o melhor dia para realizar compras? Sim
Permite atendimento pelo aplicativo? Não
Gera gráfico de gastos? Sim
Envia notificações de compras? Não
Dá detalhes para identificar as compras? Sim. Divide operações por segmento, como transporte, saúde e alimentação
Itaú
Aplicativo: Itaucard (iOs e Android)
Lançamento: 2013
Mostra valores das próximas faturas até a última parcela da compra mais longa? Não
Mostra gastos em tempo real? Sim
Permite bloquear o cartão? Sim. O cliente pode solicitar o bloqueio pelo chat e informar o motivo.
Mostra pontuação no programa de fidelidade? Sim, na tela da página principal e no menu de serviços “Programa de pontos”. Mostra o extrato atual e os pontos a expirar.
Permite trocar pontos acumulados no cartão fidelidade? Não
Mostra valores de taxas, como IOF e câmbio, além do número de parcelas? Sim
Mostra o limite de crédito disponível? Sim, na página principal do aplicativo, tanto o disponível como o utilizado.
Permite gerenciar o limite de crédito? Não
Mostra o melhor dia para realizar compras? Sim, na página principal do aplicativo.
Permite atendimento pelo aplicativo? Sim, pelo chat
Gera gráfico de gastos? Não
Bradesco
Aplicativo: Bradesco Cartões (Android)
Lançamento: outubro de 2016
Mostra valores das próximas faturas até a última parcela da compra mais longa? Não
Mostra gastos em tempo real? Sim
Permite bloquear o cartão? Não
Mostra pontuação no programa de fidelidade? Não, mas redireciona para o app do programa de fidelidade
Permite trocar pontos acumulados no cartão fidelidade? Não, mas redireciona para o app do programa de fidelidade
Mostra valores de taxas, como IOF e câmbio, além do número de parcelas? Sim, no ícone “Taxas mensais” da fatura
Mostra o limite de crédito disponível? Sim, por meio de barras coloridas
Permite gerenciar o limite de crédito? Não
Mostra o melhor dia para realizar compras? Sim
Permite atendimento pelo aplicativo? Não
Gera gráfico de gastos? Sim, por segmento de despesa
Envia notificações de compras? Sim, por SMS
Dá detalhes para identificar as compras? Sim. Divide operações por segmento, como transporte, saúde e alimentação
Banco do Brasil
Aplicativo: Ourocard (iOs e Android)
Lançamento: setembro de 2016
Mostra valores das próximas faturas até a última parcela da compra mais longa? Sim. Em uma linha do tempo
Mostra gastos em tempo real? Sim
Permite bloquear o cartão? Sim
Mostra pontuação no programa de fidelidade? Não, apenas pontos gerados por compra
Permite trocar pontos acumulados no cartão fidelidade? Não
Mostra valores de taxas, como IOF e câmbio, além do número de parcelas? Sim
Mostra o limite de crédito disponível? Sim
Permite gerenciar o limite de crédito? Não
Mostra o melhor dia para realizar compras? Não
Permite atendimento pelo aplicativo? Não
Gera gráfico de gastos? Não
Envia notificações de compras? Sim, por SMS
Dá detalhes para identificar as compras? Sim. Mostra fotos tiradas com o celular no dia
Caixa
Aplicativo: Cartões Caixa (Android)
Lançamento: novembro de 2016
Mostra valores das próximas faturas até a última parcela da compra mais longa? Não
Mostra gastos em tempo real? Sim
Permite bloquear o cartão? Sim
Mostra pontuação no programa de fidelidade? Não
Permite trocar pontos acumulados no cartão fidelidade? Não
Mostra valores de taxas, como IOF e câmbio, além do número de parcelas? Sim
Mostra o limite de crédito disponível? Sim. A informação é dividida por cartão na tela principal.
Permite gerenciar o limite de crédito? Não
Mostra o melhor dia para realizar compras? Sim, na tela principal.
Permite atendimento pelo aplicativo? Não
Gera gráfico de gastos? Não
Envia notificações de compras? Sim, por SMS.
Dá detalhes para identificar as compras? Não
Fonte: Varejista
Vendas no varejo físico crescem 11% no fim de semana Black Friday
No fim de semana da Black Friday (dias 25 a 27 de novembro), as vendas no comércio de rua e em shopping centers aumentaram 11% em todo o país, em comparação ao fim de semana da promoção do ano passado (27 a 29 de novembro). Os dados são do Indicador Serasa Experian de Atividade do Comércio - Black Friday 2016.
No ano passado, as vendas tiveram crescimento menor, de 9%, segundo o indicador. Para os economistas da Serasa Experian, o crescimento de 11% revela que o evento ganha relevância em comparação com outras datas importantes do comércio. Os economistas também informaram que um movimento mais forte na Black Friday tende a antecipar as vendas de Natal, enfraquecendo a última data relevante do ano para o varejo.
A consultoria Ebit também informou nesta segunda-feira que o comércio eletrônico atingiu vendas de R$ 1,9 bilhão na Black Friday, 17% acima do registrado na mesma data de 2015. O número de pedidos cresceu 5%, para 2,23 milhões. O gasto médio por compra foi de R$ 653, valor 13% maior do que no ano passado. Esses dados referem-se a compras realizadas apenas na sexta-feira.
Incluindo as vendas de quinta-feira, o valor chega a R$ 2,06 bilhões. A estimativa da Ebit era que chegasse a R$ 2,1 bilhões. Na internet, as categorias mais vendidas em volume de pedidos foram eletrodomésticos, telefonia/celulares, moda e acessórios, eletrônicos e informática.
Fonte: Varejista
Problemas em vendas no cartão incomodam comerciantes
É muito comum ver comerciantes e prestadores de serviços reclamando de algum tipo de insatisfação ao realizarem vendas nos cartões ou por meio de pagamentos online. Muitos problemas são encontrados e causam dores de cabeça para esses empresários.
Pensando nisso, o SPC Brasil e pela CNDL fez um levantamento nas capitais e no interior do país. Segundo os dados pesquisados, cerca de 30% de comerciantes e prestadores de serviços já enfrentaram dificuldades nesse sentido.
Para ajudar, basicamente o pequeno e micro varejista, a resolver muitos problemas do cotidiano, o Serviço de Proteção ao Crédito (Brasil) lançou o 'SPC Conciliador', uma nova tecnologia que facilita a comunicação entre as operadoras de cartões em todas as suas transações.
A função fundamental da nova ferramenta é permitir a conferência automática das transações efetuadas em diversos tipos de cartões de quase todas as bandeiras, gerando mais rapidez e segurança a todos. O presidente do SPC Brasil, Roque Pellizaro, a nova ferramenta, vai ajudar nos pequenos erros que, em grande volume, causam bastante prejuízo aos comerciantes.
A não conferência automática das vendas e bancária, fraudes das operadoras e de vendedores, não pagamentos realizados por operadoras, cobrança de taxas maiores do que as combinadas, cobranças indevidas, débitos duplos, entre outras coisas, são alguns dos riscos que os empresários estão sujeitos diariamente e que o 'SPC Conciliador' pretende ajudar a diminuir e até resolver.
Como se não bastasse a crise, que diminui as vendas e causam prejuízos a muita gente, eles ainda se deparam com esses tipos de dificuldades que, aos poucos, vão levando micro empresários até a fecharem as portas.
O SPC Brasil faz constantes estudos na busca de conhecer a rotina e ajudar a melhorar a vida e o dia a dia dos micro e pequenos varejistas do país para que eles se mantenham em atividade da melhor forma possível.
O surgimento do 'SPC Conciliador', com certeza, será um grande ganho de produtividade e, consequentemente de agilidade para esses empresários.
Fonte: Varejista
Vendas no comércio eletrônico crescem 17% na Black Friday
Vendas no comércio eletrônico crescem 17% durante a Black Friday e somam quase R$ 2 bilhões. Os números foram divulgados no fim de semana pela Ebit, empresa que acompanha os dados do e-commerce no Brasil.
Ao longo de toda a sexta-feira (25), foram feitos cerca de dois milhões 230 mil pedidos no varejo virtual, um aumento de 5% em relação a 2015.
O volume de negócios total foi de R$ 1,9 bilhão e o tíquete médio do brasileiro foi de R$ 653.
O presidente da Ebit, Pedro Guasti, afirma que neste ano muitos consumidores do varejo físico esperaram a Black Friday para comprar pela internet.
"Foi um ano muito difícil. Muitos consumidores deixaram de comprar ao longo do ano e, a partir de outubro, muito consumidor que pretendia gastar o 13º salário ou fazer investimento, acabaram postergando e deixando para a Black Friday", explicou.
Entre os produtos mais vendidos na Black Friday deste ano estão os eletrodomésticos, smartphones, eletrônicos e de informática.
Segundo a Ebit, as empresas se prepararam melhor neste ano e o volume de reclamações de consumidores foi mais baixo.
Fonte: Floripa News
CIC ganha novo espaço para leitura e eventos culturais
Mais uma opção cultural à disposição do público abrirá suas portas no Centro Integrado de Cultura (CIC). O novo espaço da Biblioteca de Artes será inaugurado na terça-feira, 29, às 19h30.
O espaço conta com um jardim de inverno anexo que será usado para apresentações musicais, saraus literários e outros eventos culturais.
A biblioteca possui um acervo de aproximadamente dois mil exemplares, entre livros e dicionários de artes e cultura. O público encontrará obras com informações sobre cinema, teatro, música, design, arquitetura e artes visuais.
O horário de atendimento ao público será de segunda a sexta-feira, das 13h às 19h, e os exemplares estarão à disposição para pesquisa no local.
Fonte: Floripa News
Santa Catarina terá o primeiro Plano Estadual de Enfrentamento ao Homicídio de Jovens Negros e Pobres do Brasil
São poucas as situações que causam tanto sofrimento quanto a morte e, quando ela inverte o curso da vida e uma mãe enterra o filho, como ocorreu com a costureira Marcilene de Jesus, é ainda mais dolorosa. Moradora da comunidade de Monte Cristo, região continental de Florianópolis, convive com o luto de ter sepultado Cristian de 20 anos, há pouco mais de um mês. Ele perdeu a vida ao ser atingido por dois tiros no peito. Dados divulgados pela Câmara dos Deputados indicam que Cristian soma-se à uma triste estatística: mais da metade das vítimas de homicídios ocorridos no Brasil são pobres, negros e do sexo masculino.
Para mapear a situação local, Santa Catarina sai na frente e lança na quarta-feira, 30 de novembro, na Assembleia Legislativa, em Florianópolis, a proposta do projeto do Plano Estadual de Enfrentamento ao Homicídio de Jovens Negros e Pobres. À frente dos trabalhos, está o Governo do Estado, por meio Coordenadoria da Promoção da Igualdade Racial de Santa Catarina, o Conselho Estadual das Populações Afrodescendentes e o Conselho Estadual da Juventude, todos vinculados à Secretaria de Assistência Social, Trabalho e Habitação.
Morte por dez reais
“Ele e o amigo de infância se desentenderam e ocorreu o crime, aqui próximo de casa”, recorda Marcilene. A discussão, segundo ela, foi por uma dívida de R$ 10. “Eles estavam bêbados”, completa a mãe enlutada. Cristian deixou um filho de nove meses, que teve com uma namorada ainda mais jovem que ele.
Marcilene sofreu um acidente de moto e está com a perna esquerda imobilizada, por isso não poderá participar do evento agendado para o dia 30 de novembro, na Assembleia Legislativa. Ela, entretanto, torce pelo sucesso da proposta para tirar os jovens das ruas. Além de Cristian, a costureira também viu morrer outros três sobrinhos, apenas um deles tinha mais de 20 anos. Todos, de acordo com ela, por envolvimento com drogas ilícitas. “Nas comunidades é assim: o jovem tem que ostentar com roupas de marca. Do contrário, é rejeitado”, conta.
O Plano
A proposta é que instituições como o Ministério Público e secretarias de Estado da Segurança Pública; Saúde; Educação; Justiça e Cidadania; e Assistência Social; Tribunal de Justiça; Assembleia Legislativa e sociedade civil integrem um comitê. “No decorrer de 2017, vamos aprofundar o debate e elaborar o plano” lembra o coordenador de Promoção da Igualdade Racial, Sandro Silva.
O trabalho do comitê será realizado com base no relatório da Comissão Parlamentar de Inquérito da Câmara dos Deputados. Deverão ser apuradas as causas, razões, consequências, custos sociais e econômicos da violência, morte e desaparecimento de jovens negros e pobres. Entre as conclusões e propostas, consta a elaboração de projetos de lei e recomendações às instituições relacionadas ao tema.
Fonte: Floripa News
Equipe de Florianópolis entre as medalhistas do Campeonato Brasileiro de Ginástica Rítmica
A equipe Adiee, de Florianópolis, está entre as campeãs do Campeonato Brasileiro de Ginástica Rítmica Ilona Peuker 2016. A competição encerrou neste sábado, no ginásio do Instituto Estadual de Educação, na Capital catarinense, com a participação de 12 clubes nacionais e cerca de 150 ginastas nas categorias adulto, juvenil, infantil e pré-infantil.
A técnica da seleção brasileira, Camila Ferezin, acompanhou as apresentações de perto afim de garimpar novos talentos para brilhar na seleção.
Confira o resultado das duas principais categorias:
Categoria adulto geral
1- sadia PR
2- unopar PR
3- ADIEE - Florianopolis
Categoria adulto
Conjunto 3 bolas, 2 cordas
1 - ADIEE - Florianópolis
2- unopar PR
3- Colibri SP
Categoria juvenil geral
1- ADIEE - Florianopolis
2- serc - PR
3- Unopar - PR
Categoria juvenil
Conjunto 5 cordas
1- ADIEE - Florianopolis
2- Serc - PR
3- Unopar - PR
Fonte: Portal No Varejo
O produto é você quem cria
Ao assistir a uma série de TV, o designer gráfico Rafael Boni Ruschel, de 42 anos, enxergou uma possibilidade de negócio: a personagem conseguiu customizar a roupa de bebê durante uma festa. Em setembro de 2014, Ruschel e sua esposa abriram, assim, o Pinta Bebê, e-commerce de roupinhas estampadas de criança que poderiam ser coloridas de forma customizada.
“Com o e-commerce, ganhamos confiança e ouvimos muito o que os clientes diziam”, conta o empreendedor. No início, o casal investiu em torno de R$ 60 mil para iniciar o negócio, que se tornou outro (Você Q Faz), não se limitou ao online e abriu loja física.
Fonte: Portal No Varejo
Confiança do comércio sobe e inadimplência desacelera
Em novembro, a confiança do empresário do comércio cresceu, tanto na relação com outubro (1,2%) quanto na relação com novembro do ano passado (23,5%). Segundo dados da CNC (Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo), apesar disso, o nível de confiança dos empreendedores do setor ainda segue baixa, abaixo dos 100 pontos, que é a zona de indiferença.
“Embora haja a percepção de que a crise econômica esteja lentamente perdendo a força, as condições do mercado de trabalho, o crédito caro e a restrição de renda das famílias permanecem como um entrave para a recuperação do comércio varejista”, afirmou em nota Izis Ferreira, economista da Confederação. “Por outro lado, a desaceleração da inflação influencia positivamente o comércio”.
Para definir a confiança do empresário do comércio, a CNC analisa a percepção dos empresários em relação às condições atuais, as perspectivas e o nível de investimentos.
A pesquisa mostra que o componente que mede as condições correntes subiu 50% na comparação com novembro de 2015, a maior variação positiva da série histórica, iniciada em março de 2011. Já em relação ao mês passado, o acréscimo foi mais tímido, de 3,2%.
O índice que mede as perspectivas é o único que está acima da zona de indiferença, mas cresceu apenas 0,8% na relação mensal e 24,3% na comparação anual.
Já o índice que mede as condições de investimento apresentou crescimento de 0,3% em novembro, frente a outubro, e de 9,4%, na relação com o mesmo mês do ano passado.
Inadimplência em ritmo menor de crescimento
Enquanto a confiança sobe, a inadimplência das empresas desacelera, segundo dados do SPC Brasil e da CNDL. A pesquisa mostra que em outubro, o número de empresas inadimplentes desacelerou em relação ao mês anterior, porém segue apresentando taxas expressivas.
A alta foi de 7,27% na comparação com outubro do ano passado – em setembro a variação anual havia sido de 9,61%. Além do aumento no número de empresas inadimplentes, houve também um crescimento da quantidade de dívidas em atraso em nome de pessoas jurídicas: 7,49% maior em outubro frente ao mesmo mês de 2015.
Segundo o indicador, a região onde mais aumentou o número de empresas inadimplentes no último mês foi o Nordeste, com avanço de 10,24% na comparação com igual período de 2015. Em seguida aparece o Norte, que registrou avanço de 9,62%, o Sul (6,80%), o Centro-Oeste (6,70%) e o Sudeste (5,65%).
“Depois de acelerar no segundo semestre de 2015, a inadimplência de pessoas jurídicas voltou a desacelerar a partir março de 2016. Admitindo-se que a recuperação da economia se inicie no próximo ano e que o mercado de crédito ainda levará algum tempo até mostrar expansão novamente, a inadimplência das empresas, mesmo que continue crescendo, deverá manter a tendência de desaceleração em 2017”, explicou o presidente da CNDL, Honório Pinheiro.
De acordo com o indicador do SPC Brasil, no mês de outubro o principal crescimento do número de empresas inadimplentes foi no setor de serviços, com variação de 10,40%. Em seguida, aparecem a indústria (7,38%), o comércio (6,30%) e a agricultura (-9,73%).
Fonte: De Olho na Ilha
Iluminação de Natal está sendo instalada em diversos bairros de Florianópolis
A prefeitura, por meio do Consórcio SQE LUZ, já está finalizando a instalação de mais de 136 arabescos em LED branco nos postes da Via Expressa Continental e Via Expressa Sul e das avenidas Beira-Mar Norte, Paulo Fontes, Governador Gustavo Richard e da Saudade.
As pontes Pedro Ivo Campos e Colombo Salles, por sua vez, exibirão enfeites com luzes de LED fio cristal azul, além das tradicionais frases, “Sejam Bem-Vindos” e “Boas Festas”, nas cabeceiras. Outras figuras luminosas em forma de sinos, anjos, estrelas, árvores e travessas serão espalhadas por 14 bairros, entre eles Barra da Lagoa, Estreito, Capoeiras, Coqueiros e Coloninha.
Além disso, cerca de 120 peças de lâmpadas de efeito estroboscópico e mais de mil quatrocentos metros de cordas luminosas vão ser distribuídos nos 30 postes da Avenida Beira-Mar Continental. Na Praça XV de Novembro, vasos, ramalhetes, cascatas e uma árvore iluminada com diferentes cores irão compor a decoração natalina.
É importante lembrar que, durante a instalação dos enfeites luminosos, o trânsito das regiões próximas pode ser afetado, com lentidão.
Fonte: De Olho na Ilha
Novo modelo de ônibus entra em operação em Florianópolis
Seis ônibus com 15 metros de comprimento entraram em operação no sistema de transporte coletivo de Florianópolis nesta segunda-feira. Com capacidade para até 107 passageiros, os veículos usam o chassi Scania K310 e carroceria Marcopolo Viale BRT, e contam com terceiro eixo direcional, que torna as manobras mais fáceis, além de garantir mais conforto e segurança para o usuário. O Consórcio Fênix é a primeira operadora de Santa Catarina a adquirir este modelo de chassis e a desenvolver o projeto de carroceria em parceria com a montadora Marcopolo.
“O chassi foi testado por mais de 90 dias, durante o primeiro semestre deste ano e estamos entregando o que existe de mais moderno em transporte urbano, elevando a qualidade dos deslocamentos diários de passageiros em Florianópolis”, comenta Rodolfo Guidi, coordenador Técnico do Consórcio Fênix. Estes veículos inicialmente circularão nas linhas entre o Norte da Ilha, Centro e UFSC, com possibilidade de expansão.
Marcos Lopes, staff técnico do Consórcio, detalha as características dos novos ônibus. “Na prática estes veículos tem raio de giro menor nas manobras, o que permite o uso em praticamente todas as linhas do sistema”. A configuração de chassi resulta em menos ruído e maior sustentabilidade operacional. Outro ponto importante é que o equipamento tem diversos recursos de segurança ativa, como freios inteligentes e suspensão regulável, por exemplo.
“O usuário do transporte coletivo também perceberá outras novidades desta versão, como o espaço interno mais amplo, área envidraçada adicional e interior com uso de materiais mais agradáveis. Contando com três renovadores de ar, o modelo é moldado para as necessidades das diversas linhas de Florianópolis", completa Lopes. “Com esta renovação o Consórcio reforça seu foco na qualidade de vida e na inovação do transporte coletivo, por meio da aplicação de veículos diferenciados”, frisa Guidi.
Cada veículo conta com computador de bordo multifuncional, ambiente de operação diferenciado, regulagem de painel, profundidade e altura de volante, banco pneumático e comandos satélite, com grande enfoque na ergonomia para o motorista. Mas não é apenas na circulação que a tecnologia mostra sua faceta. “Até na hora da inspeção, uma função do chassi pode ser acionada pelo motorista onde todas as luzes do ônibus são testadas, incluindo a de marcha ré, facilitando o processo”, comenta Lopes.
Ele ainda explica que os novos ônibus contam com a inovadora caixa de mudanças ZF Ecolife, que ‘lê’ o relevo da via em que o veículo está trafegando, verifica se é um aclive ou declive, e gerencia as marchas para obter o melhor desempenho possível. “Até a relação de diferencial foi adequada para a realidade operacional de Florianópolis, o que ajuda a reduzir o impacto ambiental em algumas toneladas anuais de emissões poluentes”, finaliza Lopes.
Fonte: De Olho na Ilha
Santa Catarina registra maior taxa de doações de múltiplos órgãos da história
Antes mesmo de fechar o ano, Santa Catarina alcançou a maior taxa de doações de múltiplos órgãos da sua história. Até a primeira quinzena de novembro foram registradas 217 doações,14 a mais do que em 2015, até então considerado o maior índice no Estado. Os dados são do Registro Brasileiro de Transplantes (RBT), veículo oficial da Associação Brasileira de Transplante de Órgãos.
De acordo com os dados do terceiro trimestre de 2016, a média nacional ficou em 14,4 doadores efetivos de órgãos por milhão de população (p.m.p), enquanto, no mesmo período, Santa Catarina registrou um índice de 36,2 doadores p.m.p.
No decorrer deste ano, Santa Catarina também se destacou, pela segunda vez consecutiva, entre os cinco melhores resultados do mundo. No ranking dos cinco países com os melhores resultados, Croácia e Malta possuem uma população menor que a do Estado.
O coordenador da SC Transplantes, Joel de Andrade, atribui os números a um planejamento de longa data. "Este números foram obtidos, principalmente, pelo cumprimento de um plano elaborado há anos. Em 2008, a nossa equipe realizou um treinamento na Espanha – que é o país com os melhores índices – e nós voltamos de lá com um projeto para adequar o nosso modelo ao modelo deles. Assim, nós fomos progressivamente obtendo melhores resultados aplicando cada uma das etapas do processo. ", comenta Andrade.
No Estado, mais de 6 mil famílias já permitiram a doação de órgãos de parentes. E o resultado reflete-se no dia a dia de 11,8 mil catarinenses que vivem com algum tipo de transplante. E os números aumentam: estima-se que, mantida a média atual de 20 doadores por mês, o RBT deve fechar o ano registrando cerca de 240 doações. Sendo assim, Santa Catarina também atingirá a importante marca de 13 mil transplantes realizados no período entre 1999 e 2016.
Segundo Andrade, as equipes de captação de órgãos têm grande importância no processo de convencimento das famílias. "Nós possuímos um modelo de captação de órgãos inédito na América Latina: cada hospital de Santa Catarina possui um grupo de profissionais de saúde responsável pela procura de doadores e que fazem isso de maneira remunerada. Estas equipes passam por um treinamento muito forte no preparo para lidar com as famílias de possíveis doadores. Parece simples, mas não é", explica o coordenador da SC Transplantes.
Neste ano, cerca de 800 transplantes já foram realizados. Córnea, rim, fígado, esclera e medula óssea ocupam, respectivamente, os primeiros lugares no ranking de tecidos e órgãos mais transplantados. O fígado teve número recorde de transplantes, com 123 procedimentos realizados até o dia 31 de Outubro deste ano. O recorde anterior foi registrado em 2013, com 116 transplantes.
Mesmo com os excelentes números, Andrade aponta que eles ainda podem melhorar. "Nós ainda possuímos uma taxa de, mais ou menos, 36% de não autorização familiar, mais do que o dobro do que o país modelo, a Espanha, onde a taxa fica por volta de 15%. Por isso, temos perseguido, cada vez mais, aprimorar os mecanismos de aproximação das equipes de captação."
Não Doadores
Além da maior taxa de doadores do país, Santa Catarina possui a segunda menor taxa de Não Doadores, com 58%, ficando atrás apenas do Rio Grande do Sul, com 57%. A taxa nacional é de 72%. Este índice decorre de uma série de fatores, entre eles a recusa dos familiares e de pessoas que não podem doar devido contra-indicação médica, parada cardíaca e outros problemas de saúde.
Quem pode doar
Todos podem doar órgãos e tecidos. Não é necessário deixar nada por escrito, basta comunicar sua família sobre o desejo da doação. A doação de órgãos só ocorre após autorização familiar.
Fonte: Exame
IGP-M tem recuo de 0,03% em novembro, diz FGV
O Índice Geral de Preços-Mercado (IGP-M) registrou deflação de 0,03 por cento, depois de subir 0,16 por cento no mês anterior, diante da queda dos preços no atacado, informou a Fundação Getúlio Vargas (FGV) nesta terça-feira.
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O resultado ficou abaixo da expectativa em pesquisa Reuters, de avanço de 0,06 por cento, de acordo com a mediana das estimativas.
A FGV apontou que o Índice de Preços ao Produtor Amplo (IPA), que mede a variação dos preços no atacado e responde por 60 por cento do índice geral, registrou recuo 0,16 por cento no mês, ante alta de 0,15 por cento em outubro.
No IPA, o destaque ficou para Bens Finais, cujos preços recuaram 0,82 por cento em novembro, após alta de 0,07 por cento em outubro.
Os preços ao consumidor mostraram maior pressão, com o Índice de Preços ao Consumidor (IPC), que tem peso de 30 por cento no IGP-M, avançando 0,26 por cento neste mês, contra alta de 0,17 por cento mês anterior.
A FGV ressaltou o grupo Educação, Leitura e Recreação, que teve o maior peso ao avançar 0,32 por cento, após recuo de 0,24 por cento em outubro.
Já o Índice Nacional de Custo da Construção (INCC) subiu 0,17 por cento neste mês, estável sobre o mês anterior.
O IGP-M é utilizado como referência para a correção de valores de contratos, como os de energia elétrica e aluguel de imóveis.