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Clipping Diário - 27/12/2016

Publicado em 27/12/2016
Clipping Diário - 27/12/2016

Terça-Feira - 27/12

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Entrevista
  Ric Record – Balanço Geral
Data: 26/12
Fonte: Lidomar Bison 
Pauta: Vendas de Natal Rádio Guarujá – Rádio Livre
Data: 26/12
Fonte: Lidomar Bison
Pauta: Vendas de Natal

Diário Catarinense / Notícias do Dia / A Notícia / Hora de Santa Catarina / Jornal de Santa Catarina / Jornal Floripa





Jornal Norte da Ilha




Geral

Fonte: G1
  UFSC inaugura laboratório de captura de movimento para games e esportes
  A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) acaba de inaugurar em Florianópolis um laboratório para captar movimentos, imagens e sons para serem usados em animações, games e na avaliação do esporte de alto rendimento. Os trabalhos são parte da pesquisa do Mestrado e Doutorado em Design, e podem ser aplicados em áreas como medicina, educação, engenharia, entre outras. A estrutura também pode ser alugada por empresas que submeterem projetos a um comitê avaliador. O investimento aproximado é de R$ 15 milhões obtidos com recursos da Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP) e de entidades parceiras do desenvolvimento da ciência e tecnologia. São 32 pesquisadores trabalhando em uma iniciativa que coloca a UFSC na vanguarda da pesquisa e produção audiovisual. Vanguarda “Na América do Sul, ninguém tem uma infraestrutura deste tamanho, só em Oxford, na Inglaterra, e em Los Angeles, nos Estados Unidos. Embora eles tenham um estúdio menor, o número de câmeras nesses ambientes é superior”, explicou o coordenador do Designlab Milton Luiz Horn Vieira. Resposta à sociedade Conforme Horn Vieira, um exemplo da aplicabilidade da nova estrutura é o desenvolvimento de técnicas para avaliações de amputados eaprimoramento de próteses, do ponto de vista ergonômico. “Este trabalho, especificamente, é de pós-doutorado em Mídia, focado na Ergonomia, dentro do Programa de Pós-graduação em Design da UFSC”, explicou. A estrutura também pode ser usada por empresas da comunidade mediante o pagamento de um aluguel, após a apresentação de um projeto a um comitê avaliador que faz a seleção. “O custo é infinitamente inferior à aquisição do material para captura de movimentos e também diminui o tempo de produção de um game, por exemplo”, disse. Com a gravação de atores em um estúdio em "chrome key", o movimento é transposto para os personagens dos filmes de animação ou de jogos. Um dos maiores ganhos com o projeto é a redução do tempo de produção. “Um animador sênior produz por dia de 3 a 5 segundos. No nosso laboratório, o equivalente ao trabalho de cinco deles pode ser executado em um dia. Com o cromaqui, colocamos as ações do ator em qualquer lugar do mundo, este sistema é muito usado para capturar imagens de dublês, na produção de efeitos especiais, na área da produção audiovisual”, complementou. Aplicação ao ensino O designlab dispõe de scanner 3D, capaz de capturar imagens de cinco milhões de pontos, em uma área de 15X15cm, tecnologia empregada, por exemplo, na criação do game “caixa de ossos”, como está sendo chamada uma pesquisa para apoiar o ensino de alunos do curso de Medicina. Outro trabalho é a dissecação de peças anatômicas, por meio do vídeo, que também é aplicado aos futuros médicos. “Hoje, a universidade federal tem uma grande dificuldade de conseguir essas peças (o corpo humano para estudo), então uma tese de doutorado defendida agora, apresentou uma alternativa para o problema. O aluno usa um óculos e visualiza a peça em 3D e executa a dissecação”, exemplificou. Erros em hospitais Conforme o professor, outra pesquisa feita no laboratório para uma tese de doutorado usou a identificação por radiofrequência (RFID) para uso na gestão hospitalar. O trabalho propôs um software aplicado também à enfermagem, no caso da administração de remédios a pacientes internados em quartos com vários leitos. “A enfermeira leva para o quarto uma bandeja com remédios para vários pacientes. Quando ela pega o medicamento e se aproxima da pessoa acende uma luz verde se o remédio for para aquele paciente em particular, se não for o remédio daquele indivíduo, acende uma luz vermelha. A proposta é reduzir erros e aumentar a qualidade no atendimento em saúde”, complementou. Surf e ortopedia “Outra tese de doutorado de um de nossos alunos, em fase de conclusão, pesquisa o movimento humano para simular o movimento de animais. Por exemplo, tenho que animar um tiranossauro rex, então desenvolvemos um software que captura o movimento humano e o leva para o animal", explicou Milton. Conforme o professor, o aplicativo também serve para avaliar os movimentos humanos, por exemplo, o caso de um surfista. "O software seria o quinto árbitro em um campeonato de surf, ajudaria a avaliar movimentos. Dentro disso, estamos desenvolvendo uma roupa específica para surfistas, que poderá ser usada para avaliações de pacientes em clínicas ortopédicas, com baixo custo”, afirmou. Mais câmeras Atualmente, o designlab tem 14 câmeras, mas, em breve, terá 35, quando receber 21 equipamentos financiados pela Fundação de Apoio à Pesquisa Científica e Tecnológica do Estado de Santa Catarina (Fapesc). “Queremos chegar a 200 câmeras, porque assim poderemos capturar os movimentos de um número ainda maior de pessoas ao mesmo tempo. Hoje, capturamos imagens de cinco pessoas, a meta é captar imagens de 25 pessoas ao mesmo tempo”, disse o coordenador. O laboratório está em funcionamento desde 1994, mas o espaço construído próximo ao Centro de Comunicação e Expressão (CCE) do campus Trindade foi inaugurado em 26 de outubro de 2016.

Fonte: G1
  Câmara de Florianópolis aprova projeto que pune discriminação sexual
  Vereadores de Florianópolis aprovaram, no último dia 19, um projeto de lei que prevê multas e outras punições para estabelecimentos que discriminarem pessoas por preconceito de sexo ou orientação sexual. O projeto 16.904/2016, de autoria do vereador Tiago Silva (PMDB), segue para sanção do prefeito. Entre as punições que poderão ser aplicadas a agentes públicos e estabelecimentos privados, entidades, representações, associações, sociedades civis ou de prestação de serviços estão multa de R$ 5 mil, na primeira autuação, e de até R$ 60 mil, em caso de reincidência. No caso de empresas privadas, o texto prevê suspensão do alvará por até 60 dias, caso a prática continue após a aplicação das multas, seguida de cassação da licença. O projeto prevê ainda a proibição de fazer contratos com o município por cinco anos.

Fonte: Notícias do Dia
  Coleta de resíduos em Florianópolis já passou de 800 toneladas por dia
  A Comcap iniciou a Operação Verão, que torna diária a coleta de resíduos sólidos e a limpeza da nos principais balneários da Ilha de Santa Catarina, neste domingo (25). A produção diária já ultrapassou as 800 toneladas, segundo o presidente da Comcap, Marius Bagnati, e a previsão é que siga aumentando até os primeiros dias de janeiro. Para o Réveillon, a empresa programa limpeza e coleta seletiva de vidro para as avenidas Beira-Mar Norte e Continental. De acordo com o gerente do Departamento de Limpeza Pública, Adriano Marques, serão instalados 10 contentores, cada um com capacidade para uma tonelada de vidro, para que as pessoas depositem as garrafas. Na virada, trabalharão na limpeza das festas 90 pessoas à noite e 30 durante o dia. Limpeza diária Com o reforço de 121 trabalhadores em contrato temporário, a Companhia Melhoramentos da Capital torna diária a limpeza urbana nos principais balneários da Ilha de Santa Catarina. Nos balneários Daniela e Jurerê Internacional, Cachoeira do Bom Jesus (praia), Lagoinha, Ponta das Canas e Praia Brava a coleta passa a ser feita de dominto a sexta, no período da noite. Nas demais, incluindo parte de Jurerê Tradicional, à direita da Rodovia Jornalista Maurício Sirotski (SC-402), será diária, mas no período da manhã. A coleta convencional noturna será realizada, portanto, de domingo a sexta, a partir do dia de Natal. A coleta seletiva será mantida nos mesmos dias e horários em todos os balneários. Lixo zero na praia De acordo com o gerente do Departamento de Coleta da Comcap, Ulisses Bianchini, o empenho da Comcap nesta temporada será para conseguir a colaboração do usuário. Tanto para acondicionar adequadamente os resíduos em contentores e para que estes equipamentos sejam dispostos na rua no horário certo, quanto para que seja reduzida a produção na orla. ‘Não faz sentido o veranista ir à praia com uma sacola cheia de bebidas e alimentos e, depois de consumi-los, largar lá as embalagens que deveriam ser encaminhadas à coleta seletiva”, aponta ele. A logística de coleta seletiva na faixa de areia seria muito onerosa ao poder público, por isso a Comcap orienta o morador e o turista a levar de volta e separar em casa os resíduos recicláveis, dando-lhes destino adequado. >> Dicas para o Verão - Respeitar dias e horários da coleta de resíduos sólidos.
- Produzir menos lixo, reduzindo o consumo de embalagens e encaminhando os recicláveis (papel, plástico, vidro e metal) para a coleta seletiva da Comcap.
- Retornar da praia com as embalagens vazias para encaminhá-las à coleta seletiva.
- Só deixar na lixeira da praia o que não puder separar melhor em casa. Nunca deixar lixo na areia.
- Nunca jogar lixo no chão. Na orla, usar as lixeiras indicadas pela Comcap. Na rua, usar as papeleiras azuis da Comcap para microlixo como papeis de bala ou ponta de cigarro. Garrafas e outras embalagens levar de volta para casa e destinar à coleta seletiva.
- Jamais atirar lixo pela janela do carro. Usar uma sacolinha retornável acoplada ao câmbio.
- Estabelecimentos que comercializem bebidas engarrafadas em embalagens de vidro não retornáveis deverão acondicioná-las em caixas de papelão ou sacos só com embalagens de vidro e dar destino conforme a Lei 8657/2011 e Decreto 14.945.
- Resíduos volumosos devem ser levados até os Ecopontos da Comcap.

Fonte: Notícias do Dia
  Câmara de Florianópolis vota pacote de medidas que mexem no bolso do contribuinte
  Os vereadores de Florianópolis sairão do recesso nesta quarta-feira (28) para votar um pacote de medidas encaminhadas pelo Executivo municipal. A quatro dias do fim da gestão, a maioria das medidas tem cunho financeiro, algumas com impacto ainda no governo de Cesar Souza Júnior (PSD), enquanto outras deverão ter impactos mais visíveis no próximo ano. O volume de projetos ao apagar das luzes de 2016 deve mobilizar boa parte dos vereadores, principalmente as bancadas do atual e futuro prefeito. Em um único projeto, o PLC 1584/2016, serão votados seis matérias distintas, desde alterações na cobrança do ITBI ao pedido de parcelamento da dívida previdenciária. O PLC 1.572/2016 pretende desvincular a Taxa de Lixo do IPTU e corrigir os valores da tabela de cobrança. Este mesmo projeto prevê o fim do IPTU Social. Já o PLC 1.571 poderá autorizar o município a usar verbas do Fundo Municipal do Consumidor e do Fundo Municipal do Meio Ambiente para o pagamento de pessoal e encargos sociais. O que vai mudar Taxa do lixo: Três mudanças importantes poderão ocorrer na aplicação e nos valores da taxa do lixo. A principal alteração é a desvinculação da cobrança do carnê do IPTU. A segundo mudança corrige os valores de acordo com frequência da coleta e área de ocupação dos imóveis, o que também revoga isenções dadas a 23 mil imóveis com inscrições imobiliárias comerciais no município. A última mudança é a destinação exclusiva da taxa para a Comcap e que seu valor seja equilibrado com os custos do sistema: coleta, transporte e destinação final, algo em torno de R$ 160 milhões ano. Parcelamento da previdência: Os vereadores de Florianópolis terão que decidir mais uma vez sobre o parcelamento de da dívida do município com a previdência. Ao longo dos últimos quatro anos, apenas a parte dos servidores municipais foi depositada nos fundos de Previdenciário e Financeiro , a Prefeitura de Florianópolis parcelou todo o valor devido da contrapartida. Se somados os parcelamentos nos últimos seis anos, cerca de R$ 380 milhões deixaram de ser depositados e foram parcelados em planos de 120 meses. ITBI: Com a nova lei, os valores para cobrança do ITBI (Imposto sobre a Transmissão Onerosa de Bens Imóveis) serão fixados em 2% do valor do imóvel para pagamentos até 120 dias e de 3,5% para pagamentos superiores a 180 dias. A lei não especifica, no entanto, qual é o valor que se aplica para quem paga depois de 120 dias e antes de 180 dias. Aqueles que adquiriram imóveis antes da publicação na nova lei pagam alíquotas de 2%. Retirada dos fundos para pagar folha: O PLC 1.571 autoriza o município a retirar recursos dos fundos do Consumidor e do Meio Ambiente para utilizar no pagamento de pessoal e encargos sociais. Atualmente, os valores depositados em tais fundos têm destinação específica e só poderiam ser utilizados para políticas ligadas ao Meio Ambiente ou ao Consumidor. No artigo 4 do projeto, o município ainda pede que sejam convalidados eventuais pagamentos já efetuados com verbas dos fundos, o que daria a entender que tal medida já venha sendo praticada. IPTU Social: No mesmo projeto que prevê as mudanças da taxa de lixo, PLC 1.572/2016, o município pede a revogação do artigo 479 da lei 007/1997, que estabelece os critérios para isenções e IPTU Social. Atualmente, são 57 mil imóveis cadastros no IPTU Social e que pagam R$ 20 de imposto, além de uma série de isenções para imóveis que não atingem valor venal de R$ 6 mil, e em áreas de risco. Procuradoria aponta vícios A Procuradoria da Câmara de Vereadores emitiu parecer sobre os projetos que serão votados na próxima quarta. O procurador Marcelo Machado chamou a atenção para a liberação dos recursos do Fundo do Consumidor e do Fundo do Meio Ambiente para o pagamento de pessoal e apontou vício de ilegalidade: “Nos parece também, que a referida proposta fere a Lei de Responsabilidade Fiscal, uma vez que permite que esse gasto com pessoal não seja computado dentro dos 70% permitido com gastos dessa natureza”, diz o procurador. O procurador ainda aponta que a diferenciação entre alíquotas para a cobrança do ITBI pode ser entendida como ilegalidade, por “tratar os iguais de forma diferente”. Ele também observa o pedido de parcelamento da dívida da Previdência. Segundo o procurador embora o município sustente os pedidos de parcelamento para conseguir manter o CRP (Certificado de Regularidade Previdenciária) e que não esteja estabelecido quantas vezes o município pode pedir tais parcelamentos —a atual administração parcelou todos os valores da contrapartida patronal desde o início da gestão— “a intenção do legislador não foi o de permitir que os ordenadores de despesas viessem a cometer verdadeiros estelionatos, fraudando reiteradamente os Fundos de Previdência”. Prefeito afirma que pacote é benéfico ao município Por meio de nota, na semana passada, o prefeito Cesar Souza Júnior (PSD) criticou a divulgação de informações sobre as dívidas do município e afirmou que os valores não são reais. “Os projetos que hoje estão tramitando na Câmara de Vereadores foram enviados com objetivo comum a nova gestão e visam o benefício da cidade”, diz a nota.

Fonte: Notícias do Dia
  Última semana do ano é decisiva quando se fala em poluição do rio do Brás, em Canasvieiras
  A poluição evidenciada na última temporada de verão no rio do Brás, em Canasvieiras, volta à tona na última semana deste ano – a mais crítica pela grande quantidade de pessoas na cidade. Em janeiro de 2016, a contaminação do mar espantou turistas e o excessivo mau cheiro de esgoto no local levou os frequentadores a usarem máscaras para suportar o cheiro. Desde então, a Casan (Companhia Catarinense de Águas e Saneamento) investiu ao longo do ano R$ 14 milhões em uma uma série de medidas para contribuir para a despoluição do rio. Nesta segunda-feira (26), o rio passou por uma nova limpeza, com recolhimento de lixo, corte de grama e poda de vegetação. Além da limpeza, a Casan apostou prioritariamente em outras quatro ações: ampliação da capacidade da estação elevatória do rio, a construção de uma nova ETE (Estação de Tratamento de Esgoto), a implantação da URA (Unidade de Recuperação Ambiental) e o monitorando de caminhões limpa-fossa. “Isso faz parte de um conjunto de ações com o objetivo de despoluição do Norte da Ilha, com ênfase no rio do Brás. Nenhuma ação isolada vai ser responsável pela despoluição, mas cada uma está contribuindo para o todo”, afirma o engenheiro sanitarista Lucas Barros Arruda, superintendente da região metropolitana da Casan. Todas as ações são relatadas em uma Ação Civil Pública, feita pelo Ministério Público Federal, com a Justiça Federal. A estação elevatória triplicou a capacidade de bombeamento de água em relação ao ano passado. A URA, que fará um processo de filtragem de 600 litros de água diariamente para deixá-la mais clara, está em testes e deve começar a operar efetivamente nesta semana. A nova ETE, que custou R$ 8 milhões, amplia em 50% a capacidade de tratamento atual em Canasvieiras, e está em fase de pré-operação. “O local ainda está em obras, mas se der um dia de chuva somada à grande quantidade de população, que sobrecarrega o sistema, a ETE vai estar pronta para operação. Estamos tranquilos este ano, a gente tomou todas as providências de responsabilidade da Casan”, afirma Arruda. “É o primeiro ano de muitos que não sinto o cheiro do esgoto” A aposentada Vanilda Machado, 73 anos, mora em frente ao rio do Brás há mais de 50 anos. Quando pequena, ela costumava andar de canoa sobre o rio, pescar peixe e siri, mas nos últimos anos viu o esgoto e o mau cheiro tomarem conta do local. Este ano, pela primeira vez, ela garante que o mau cheiro foi embora. “É o primeiro ano de muitos que não sinto o cheiro do esgoto. Eu não podia nem sentar na área de casa para pegar um ar de tanto cheiro ruim”, garante ela. Para Vanilda, houve uma mudança signiticativa nesta ano, mas ela acredita que é preciso continuar com as ações. “Quando der chuva forte, o rio vai desembocar no mar de novo. Por isso, acho que ele tem que ser limpo e desassoreado para, quando correr para o mar, não poluir”, diz ela. De acordo com Lucas Arruda, da Casan, o próximo ano será para avaliar se as ações tomadas pelo órgão foram realmente efetivas. De acordo com ele, é preciso também a conscientização da população com relação à ligação correta na rede de esgoto. Pelos próximos 90 dias, a Casan vai assumir o programa Se Liga na Rede até que o próximo prefeito, Gean Loureiro, possa se organizar. “As atividades foram suspensas em dezembro pela prefeitura, então vamos assumir de forma transitória agora. Ainda há cerca de 10 redes de esgoto ligadas na drenagem, que é o problema mais grave”, afirma Lucas. Há ainda os casos de ausência de caixa de gordura e de moradores não ligados na rede de esgoto, que acabam contribuindo para a poluição. Macrodrenagem deve custar R$ 26 milhões Para garantir a efetiva despoluição de Canasvieiras, a macrodrenagem da região é uma das soluções. Para 2017, esta deve ser a prioridade, de acordo com Lucas Arruda, superintendente da Casan. A macrodrenagem é uma responsabilidade da prefeitura, mas a Casan fez um projeto para a região de Canasvieiras, que custaria R$ 26 milhões para sair do papel. “Entre licitar e executar a obra levaria 18 meses. É importante termos um sistema de drenagem projetado e eficiente para a cidade”, afirma ele.

Fonte: Notícias do Dia
  Trânsito será alterado na avenida Beira-Mar Norte para as comemorações de Réveillon
  O trânsito na avenida Beira-Mar Norte terá alterações neste sábado (31), a partir das 20h, por causa das comemorações do Réveillon. A previsão de início do som é a partir das 21h, com término previsto para 1h. Desta forma, a Guarda Municipal de Florianópolis alerta para o fechamento das pistas no sentido centro e bairro, durante o período de maior concentração de pessoas. Motoristas que precisarem se deslocar na região central da cidade, durante este período, devem ter atenção redobrada já que algumas vias terão acesso alterado e outras serão bloqueadas. O acesso à Beira-Mar Norte, sentido bairro, estará bloqueado a partir do elevado Rita Maria. A saída da Ilha, só será permitido pela avenida Paulo Fontes. Estarão liberadas para circulação no Centro, as avenidas Bocaíuva, Almirante Lamego e Mauro Ramos. >> Confira a programação de Réveillon na Beira-Mar Norte O comandante da Guarda Municipal, Alex Silveira, alerta que o fechamento das vias será gradual, a partir das 20h, conforme a movimentação de pessoas. “O primeiro fechamento ocorre no sentido Trindade - Centro, na rua Alves de Brito e depois na altura da Praça Celso Ramos, onde o fluxo será desviado pela rua Bocaíuva. No sentido bairro, primeiramente a avenida Beira-Mar Norte será fechada nas proximidades da ponte Hercílio Luz, onde o trânsito será desviado pela marginal. Mais tarde ocorre o fechamento total já a partir do elevado Rita Maria”, explica. A Guarda Municipal será responsável pelo monitoramento do trânsito e a Polícia Militar ficará responsável pela segurança do evento. A orientação para a população que pretende acompanhar a queima de fogos no trapiche da Beira-Mar é o acesso por meio de transporte público que terá horários especiais para o evento. Não será permitido o estacionamento nos canteiros centrais da avenida Beira-mar Norte. Para mais informações a Guarda Municipal estará disponível no telefone 153.

Fonte: Portal No Varejo
  Como gerenciar fornecedores na era digital
  Nenhuma empresa funciona sozinha. Todas precisam de parceiros, consultorias ou de fornecedores. Por mais independente que uma organização possa ser é impossível trabalhar sem ao menos os fornecedores de produtos e serviços. Precisamos deles para comprar materiais de trabalho, fazer uma reforma, deixar a casa em ordem. Fazer o controle de toda essa operação é algo trabalhoso, mas extremamente necessário.
A revista NOVAREJO digital está com conteúdo novo. Acesse! Sempre somos surpreendidos com perguntas como: Estamos sendo atendidos com qualidade? Os produtos comprados são exatamente os mesmos que chegaram em nossas filiais? Os valores e as datas conferem com o que foi combinado? Isso pode ser relativamente simples de controlar se estivermos pensando em pequenas empresas, mas para organizações que possuem diversas filiais e que trabalham com centenas, até mesmo milhares de colaboradores, parece impossível conseguir manter esse controle de qualidade em apenas um local. Já vi isso acontecer em mais de uma companhia: na sede, todo o trabalho feito com os fornecedores acontece sem problemas, tudo chega no prazo, com preço e qualidade conforme combinados. Mas para as filiais que ficam mais distantes dos grandes centros, a realidade fica mais complicada. Nem todos os fornecedores da sede conseguem atender localidades distantes, os prazos de entrega acabam ficando mais flexíveis e muitas vezes é preciso contratar fornecedores diferentes para cada região. Se já era difícil controlar um fornecedor, imagina quando passam a ser cinco ou mais. Claro, é sempre possível (e necessário) ter essa organização por filial, mas para garantir que todas estejam sendo atendidas com a mesma qualidade e rendimento eu acredito que a unificação desse controle seja a solução. E a melhor maneira para fazer isso sem dores de cabeça, informações desencontradas ou gastos desnecessários é investir em tecnologia. Já encontramos no mercado soluções construídas para otimizar a administração e execução de ordens de serviço e gestão de terceirizados. As melhores soluções desse tipo foram desenvolvidas não apenas para ser um checklist a ser consultado pelos administradores, mas possuem funções estratégicas que permitem tanto o acompanhamento em tempo real dos trabalhos quanto a consulta e pesquisa de dados de meses ou anos anteriores. Essas soluções permitem tanto a visão macro quanto micro do setor. Por meio de dashboards com indicadores de desempenho e despachos automáticos inteligentes, por exemplo, essa tecnologia possibilita aumento na produtividade da empresa atrelada a redução de tempo ocioso e custos. Algumas funções que são essenciais para conseguir realizar um gerenciamento quase infalível seria apostar na otimização do fluxo de trabalho e no monitoramento real-time das equipes de campo, tanto da própria empresa quanto terceirizadas. Isso deve se tornar um procedimento comum, necessário para melhorar os processos como um todo. Ao reunir os dados e avaliações dos clientes sobre os serviços prestados por terceiros, o próprio software poderia se tornar uma fonte de indicações e contratações de serviços terceirizados. A lógica é simples: o software de gestão poderia enviar informações que não são confidenciais – como o tipo de serviço prestado e o feedback do cliente – para uma central, que passaria a funcionar como uma referência confiável para a contratação de serviços. Ganha a empresa contratante, que passa a ter mais uma fonte de informações sobre os prestadores de serviço, e ganham os fornecedores, que com a realização de trabalhos de qualidade passam a se destacar no meio em que atuam. A ideia aqui seria criar uma comunidade semelhante ao sistema de transporte como Uber, só que para prestadores de serviços de uma grande empresa. Esse tipo de solução já está disponível no mercado. Conheça a fundo as necessidades da sua empresa e pesquise qual seria a solução ideal para o seu negócio. Com o gerenciamento de forma digital é possível adaptar e organizar as maiores demandas sem dificuldades, diminuindo tarefas e aumentando a produtividade.

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