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Clipping Diário - 26/08/2016

Publicado em 26/08/2016
Clipping Diário - 26/08/2016

Sexta-Feira - 26/08

CDL


Fonte: Notícias do Dia 
 


CBN – Conversas Cruzadas
Data: 23/08
Fonte: Lidomar Bison 
Pauta: Expectativa do comércio
Link: http://videos.clicrbs.com.br/sc/tvcom/video/conversas-cruzadas/2016/08/tvcom-conversas-cruzadas-bloco-230816/165820/
 
  Rádio– Guarujá (10”) 8h
Data: 24/08
Fonte: Lidomar Bison 
Pauta: Fechamento do comércio

Juizado Especial
Data: 25/08
Fonte: Cristiano Alves 
Pauta: PACE

Geral

Fonte: G1
  Justiça decide que terreno do Direto do Campo deve ser devolvido a SC
  Os comerciantes do hortifruti Direto do Campo de Florianópolis terão que sair da Avenida Beira-Mar Norte. O terreno onde funciona o estabelecimento deve ser devolvido ao estado, conforme decisão do Tribunal de Justiça. Por quatro votos a um, os desembargadores da 4ª Câmara de Direito Público rejeitaram na manhã desta quinta-feira (25) o recurso de apelação feito pela Associação de Moradores da Agronômica. A associação informou que vai recorrer ao Supremo Tribunal Federal (STF). Atualmente, o mercado tem 400 funcionários diretos e indiretos e atende 70 mil pessoas por mês. “Estamos sendo injustiçados, porque já tentamos várias vezes uma conciliação e o estado nunca se prontificou a nos ajudar. Em menos de 15 dias, coletamos 20 mil assinaturas protocoladas no processo”, disse o presidente da associação dos Comerciantes do Direto do Campo. Ação desde 2013 A ação vinha sendo movida pelo estado desde 2013. Em outubro do ano passado, a Polícia Militar e um oficial de Justiça estiveram no local para fechar o estebelecimento, mas os comerciantes entraram com um mandado de segurança para reverter a situação. Segundo a Procuradoria Geral do Estado, agora, um mandado de reintegração deve ser emitido em até 30 dias, depois que a decisão for publicada. Conforme o órgão, mesmo que os comerciantes recorram ao STF, a decisão não será suspensa. A Procuradoria geral do estado informou que, embora caiba recurso da sentença, não há efeito suspensivo sobre a reintegração de posse nesse período. “A decisão do Tribunal restaura a legalidade, pondo fim a 17 anos de ocupação abusiva e indevida exploração comercial de área pública”, disse o procurador-geral João dos Passos Martins Neto. Terreno cedido em 1989 O terreno onde fica o mercado tem quase 11 mil metros quadrados e foi cedido pelo estado à associação de moradores da Agronômica em 1989 para a construção de uma creche e uma área de lazer. Mais tarde, o estado entendeu que, com a criação do comércio e a instalação de placas de publicidade, a finalidade da doação foi desviada e pediu reintegração de posse. Os comerciantes entraram com um recurso na Justiça e também pediram ajuda à prefeitura.

Fonte: G1
  SC tem fechamento de 5,8 mil postos de trabalho em julho
  Santa Catarina teve o fechamento de 5.819 empregos formais no mês de julho, segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). Os setores que mais tiveram queda nos postos de trabalho foram o de serviços, com menos 3.765 empregos, e o da transformação, que teve o fechamento de 1.426 postos. Os outros setores que tiveram queda no número de empregos foram o da construção civil, com menos 325 postos, da agropecuária, com menos 316, do comércio, com menos 76, e dos serviços industriais de utilidade pública, com menos 28. Tiveram contratações os setores da administração pública, com mais 115 vagas, e da extrativa mineral, com mais duas. Entre os municípios com mais de 30 mil habitantes, Gaspar, no Vale do Itajaí, foi o que teve maior saldo entre contratações em relação a demissões. Em julho, foram 944 novos empregados contra 783 demitidos, o que resulta em um saldo de 161. Já a capital foi a que teve o maior número de demissões em relação a contratações. Foram contratadas 5.848 pessoas, mas 6.705 foram demitidas. O saldo foi de -857. Em 2016, o estado catarinense apresentou queda de 13.483 postos de trabalho nos primeiros sete meses do ano.

Fonte: Administradores
  Pesquisa sobre varejo on line é apresentada em São Paulo
  A coordenadora da carteira de e-commerce do Sebrae, Karen Sitta, apresentou na quarta-feira (25), em palestra no Latam Retail Show, em São Paulo, a 3ª Pesquisa Nacional de Varejo On Line. Segundo o estudo, realizado em parceria com o E-commerce Brasil, 90% das empresas que atuam somente no e-commerce – sem lojas físicas – são pequenos negócios, sendo que 45% são MEI, e a tributação é, hoje, a principal preocupação dos empresários do setor, superando a logística. Um dos pontos da pesquisa destacados pela coordenadora foi a necessidade de as empresas investirem na fidelização dos clientes. “O estudo apontou que 43% das empresas não possuem estratégia de fidelização, o que é um número preocupante. Afinal, é muito mais barato você investir para manter o seu cliente do que buscar um novo”, observou Karen Sitta. Ao todo, 27% das empresas que fecharam suas portas alegaram como motivo principal a falta de planejamento e conhecimento do negócio, perdendo somente para o baixo faturamento. “Antes de abrir um e-commerce, é essencial que o empresário procure se planejar, estudando o modelo de negócio em que pretende atuar.” Já a principal tendência atualmente é o mobile. “Todo mundo está sempre com o telefone na mão. As lojas virtuais estão cada vez mais se ajustando a essa mobilidade e as compras estão crescendo via esses aparelhos, incluindo os smartphones e os tablets, impulsionadas especialmente pela geração Y.” Os marketplaces, usados por grandes varejistas para vender produtos de outras empresas, também estão mudando o cenário do e-commerce no mundo, “porque coloca o consumidor no centro da sua experiência de compra, oferecendo o acesso a uma diversidade de produtos com estoque ampliado em um mesmo lugar”. A plataforma já é um canal de vendas para 24% das empresas. Os dados mostraram, ainda, que a maioria dos negócios do setor foi aberta nos últimos três anos. Do total de e-commerce no país, 58% deles começaram suas atividades na rede a partir de 2013. Os principais produtos vendidos estão relacionados à moda, casa e decoração, informática e beleza. As empresas atuam principalmente no comércio (73%), seguidas por serviços (18%) e indústria (8%). Apenas 1% é do setor de agronegócio.

Fonte: Administradores
  Simples Internacional vai estimular o pequeno exportador
  Um tratado de livre mercado para os pequenos negócios do Brasil e da Argentina, diminuindo a tributação e criando procedimentos simplificados para a habilitação de empresas, licenciamento, despacho aduaneiro e câmbio. A proposta batizada de Simples Internacional é uma referência ao Simples Nacional e foi apresentada pelo presidente do Sebrae, Guilherme Afif Domingos, durante coletiva de imprensa, seguida de almoço, no evento Tá Na Mesa, que ocorreu nesta quarta-feira (24), na sede da Federasul, em Porto Alegre. Na ocasião, Afif Domingos comentou que os pequenos negócios representam 95% das empresas do país e somente 1% consegue exportar seus produtos e serviços. “A pequena empresa não participa do processo de globalização e, por isso, resolvemos estimular essa caminhada a partir da formatação de um acordo bilateral com a Argentina, um mercado de 40 milhões de pessoas e Produto Interno Bruto (PIB) de US$ 600 bilhões”. Segundo Afif, o tratado de livre mercado entre os dois países está sendo elaborado pelo Sebrae, em parceria com o Ministério das Relações Exteriores, a Secretaria da Micro e Pequena Empresa e a Receita Federal. “Nossa meta é termos os conceitos e as regras finalizadas até o dia 5 de outubro para que possamos dar início às tratativas com o governo da Argentina. O projeto tem o apoio do governo federal por seu caráter inovador e volta à pauta do Congresso Nacional a partir de outubro”, acrescentou. Embora o desenho inicial preveja o lançamento do Simples Internacional na Argentina, futuramente deverá haver a expansão para os demais países do Mercosul. A proposta parte de uma brecha aberta pela lei do Simples Nacional, que criou a figura do ‘operador logístico internacional’, abrindo as portas para uma ofensiva desse nicho do empresariado no mercado de exportações. “Poderão aproveitar essas facilidades empresas que possuem 40 empregados, ou menos, e que faturam até cerca de R$ 10 milhões, segundo regras do Mercosul”, explicou Afif. O Simples Internacional promete atuar em quatro frentes principais. A primeira será a criação do operador logístico, o que já está previsto em lei e aguarda a regularização do governo. Esse operador lidará com contêineres e embarques, prestando serviços para pequenas firmas que não têm condições de arcar com um setor exclusivo para vendas externas. A segunda frente é o uso de moedas locais para transações, sem a necessidade de conversão em dólar. Assim, as vendas do Brasil para a Argentina, por exemplo, poderiam ser efetuadas usando-se reais e pesos, diretamente. A terceira frente é a discussão de sistemas de aceitação mútua do licenciamento em aduanas. Ou seja, o estabelecimento de tratamentos iguais entre alfândegas. A última frente é a criação de uma plataforma eletrônica de negócios, que deve atuar como uma espécie de rede social empresarial, facilitando o intercâmbio entre quem compra fora do país e quem vende aqui dentro. “Criamos uma estrada de via rápida, agora os exportadores vão se encontrar nela”, diz Afif Domingos. “Para a pequena empresa tem que ser tão fácil vender para Rosário, na Argentina, quanto para Belém do Pará”, acrescenta. Mobilização popular Durante o almoço para uma plateia de lideranças políticas e empresariais gaúchas, Afif defendeu a realização de um plebiscito a fim de convocar uma Assembleia Nacional Constituinte específica para a reforma política que pode mudar a atual forma de escolha de governantes e parlamentares brasileiros, entre outros pontos. “É chegada a hora de uma segunda grande mobilização popular, agora a favor de uma Constituinte exclusiva para fazer a reforma política, já no ano que vem, antes da eleição presidencial de 2018”, afirmou. Em Porto Alegre, Afif também mergulhou em seu arquivo pessoal e exibiu trechos do vídeo de uma palestra proferida por ele em 1988. “O que eu disse há 28 anos permanece atual. Nós não evoluímos, mantivemos a mesma estrutura do começo do processo de democratização do nosso país”, constatou. “A reforma política é uma alternativa para a crise atual porque o problema não está na base e sim no topo da pirâmide”, disse. O presidente do Sebrae finalizou sua agenda no estado visitando a Junta Comercial do Rio Grande do Sul (JUCERGS) e a Sala do Empreendedor de Porto Alegre. Na JUCERGS, Afif conheceu detalhes do andamento do projeto Junta Digital, parceria do Governo do Estado com o Sebrae no Rio Grande do Sul, que está viabilizando a digitalização de 24 milhões de documentos.

Fonte: Tudo sobre Floripa
  Evento traz a Floripa 30 workshops sobre empreendedorismo e inovação
  Promover a inovação por meio de ações concretas e da conexão entre pessoas. Esse é o objetivo da quarta edição da Hub Escola Florianópolis, festival organizado pelo Impact Hub, que ocorre entre os dias 2 e 7 de setembro, em Florianópolis. Ao todo, serão realizados 30 workshops, divididos em cinco temáticas: maneiras de criar, maneiras de impactar, motivos para se descobrir, jeitos de inovar, formas de crescer. O evento será sediado no Centro de Inovação ACATE (CIA) Primavera. O diferencial desta edição são os espaços para a integração dos participantes. Além das atividades de abertura e encerramento, voltadas para todos, a programação conta com momentos de conexão, como sessões de meditação, sarau e coffe&chat. Para Amanda Putti, coordenadora da Hub Escola, a troca de experiências entre os participantes de diferentes workshops ajuda a fomentar um ambiente inovador. - Queremos proporcionar aos congressistas uma jornada de descobertas, para isso incentivamos a troca de percepções e experiências -, destaca. Além do desenvolvimento profissional, por meio de capacitações técnicas, as 129 horas de programação da Hub Escola contam com trilhas voltadas ao desenvolvimento pessoal, inteligência emocional e liderança. A Hub Escola é um festival de aprendizado sobre educação, empreendedorismo, inovação e impacto que ocorre anualmente em cinco capitais brasileiras. Organizado e promovido pelo Impact Hub, o evento acontece desde 2010 e já teve 22 edições no país, impactando mais de oito mil pessoas. Em Florianópolis, esta será a quarta edição e contará com 30 workshops e mais de 40 facilitadores, em 129 horas de programação.

Fonte: Tudo sobre Floripa
  Operação apreende toneladas de produtos clandestinos em Floripa
  Duas operações realizadas simultaneamente na região central de Florianópolis no início da tarde desta quarta-feira (24) resultaram na apreensão de cerca de duas toneladas de produtos clandestinos. Parte deste material já estava sendo comercializado no entorno do Mercado Público. A maioria da mercadoria, entretanto, estava escondida em duas casas nas proximidades da avenida Mauro Ramos. As ações foram realizadas em parceria pela Secretaria Executiva de Serviços Públicos (Sesp), Guarda Municipal e Policia Militar, com apoio da Receita Federal e da Polícia Cívil. Durante a operação na região do Mercado Público, foram detidos oito estrangeiros que estavam atuando no comércio irregular, a maioria deles por falta de documento e um por tentativa de agressão a um fiscal da SESP. Entre o material apreendido nas duas ações, estão celulares e outros componentes eletrônicos de procedência duvidosa, roupas de marcas famosas sem a devida comprovação de origem e outras mercadorias. Todos os produtos serão avaliados pela Receita Federal. Caso se confirme a existência de crime, será dado prosseguimento às investigações. Já os estrangeiros detidos serão encaminhados à Polícia Federal, que se encarregará de checar a situação dos mesmos no Brasil. Esta é a primeira vez que este tipo de procedimento é tomado no combate ao comércio clandestino na Capital. Para o secretário da Sesp, Wilson Vergílio Rabelo, a participação da Policia Militar e da Guarda Municipal de Florianópolis nestas operações foi de fundamental importância para seu sucesso. Ele destacou também o fato de a Receita Federal e a Polícia Civil passarem a fazer parte do grupo de combate ao comércio clandestino. - Agora, estes ilegais e seus fornecedores sabem que nossa ação será firme e permanente - garantiu o titular da pasta de Serviços Públicos.

Fonte: De olho na Ilha
  Florianópolis pode ser sede do maior evento da área médica do país
  Pela primeira vez Santa Catarina poderá receber o Congresso Brasileiro de Cardiologia, maior evento da área médica do país, reunindo mais de seis mil participantes. O segmento é responsável por movimentar, segundo dados de 2013, R$ 209 bilhões, correspondente a uma fatia superior a 4% do PIB nacional. Com o início dos preparativos para o Congresso Brasileiro de Cardiologia de 2019, o CentroSul, em Florianópolis, é um dos cotados para receber o evento. Um comitê com médicos da sociedade brasileira de cardiologia realizou recentemente uma visita técnica ao centro de convenções para definir o local da próxima edição do encontro. Entre os grandes atrativos da capital catarinense estão a ampla rede hoteleira, facilidade de acesso e também as recentes melhorias realizadas no CentroSul que, nos primeiros seis meses deste ano, contabilizou 12% de crescimento com relação ao ano passado. Nos próximos semestres o espaço irá receber mais de 15 congressos médicos, atraindo profissionais de todas as regiões.

Fonte: Portal no Varejo
  6 atitudes que as empresas podem adotar diante da crise
  São muitos os desafios enfrentados desde a chamada crise econômica se estabeleceu no Brasil. A inflação em dois dígitos, o dólar ultrapassando os R$ 4,00 e o consumo das famílias despencando: os últimos meses tem sido extremamente desafiadores para o varejo brasileiro. De acordo com análise divulgada pela consultoria Bain&Company, em termos de crescimento real, trata-se da maior contração do setor nos últimos quinze anos. Tendo em vista a similaridade desse cenário com a crise norte-americana de 2008, a consultoria desenvolveu o estudo “Superando a Tormenta: lições da crise americana para o varejo brasileiro” em que apura quais foram as estratégias vencedoras nos Estados Unidos naquela época e que poderiam ser aplicadas no Brasil. Apesar de não existir um consenso sobre os setores ou propostas de valor a serem adotadas para que as empresas sobrevivam a tempos difíceis – uma vez que empresas de diversos tamanhos e objetivos foram capazes de passar por essa fase – a Bain&Company concluiu que alguns fatores são fundamentais para impulsionar o sucesso das companhias de qualquer porte ou atuação dentro do varejo. São eles: 1 – Gestão eficiente dos estoques
Um exemplo citado no artigo é a L Brands (que detém as marcas Victoria’s Secret e Bath & Body Works ), que buscando a redução nos níveis de estoque, implementou uma série de mudanças no modelo de sourcing e abastecimento, atingindo redução de lead times, maior renovação do sortimento em loja e aumento do giro das mercadorias. 2 – Busca constante por redução de despesas
No pilar de operação, a L Brands focou fortemente no controle de despesas operacionais, com foco nas despesas administrativas e em tudo o que não tem impacto direto no consumidor final. Assim, conseguiu reverter resultados ruins durante a crise e hoje figura no quadrante mais desejado. 3 – Contínuo investimento em inovação
A Starbucks, maior rede de cafés do mundo, precisou reinvestir em sua proposta de valor e conseguiu emergir da crise com sucesso. Para isso, focou na inovação tanto de produ¬tos—lançamentos em café, reforço da oferta de chás e melhoria de qualidade em alimentos—quanto de ser¬viços, como a expansão de seu programa de lealdade e investimento na plataforma digital. 4 – Foco na busca pela execução consistente
De nada adian¬ta um plano bem desenhado se a execução falhar. Para minimizar o risco da execução é importante fazer uma avaliação correta das capacidades da organização, antecipar os possíveis riscos de execução e planejar iniciativas para contorná-los. A tecnologia é um aliado importante. 5 – Foco no consumidor-alvo
É justamente num ambiente de gastos mais seletivos que a solidez da proposta de valor e do relacionamento com os con¬sumidores é mais testada. Se a empresa apresentar uma proposta de valor atrativa e adequada às mudanças de consumo trazidas pela crise, conseguirá fidelizar seus consumidores-alvo, preservando ou aumentando seu share of wallet, e até crescer atraindo novos consumidores da concorrência. 6 – Foco no conceito de value for Money (custo-benefício)
É importante oferecer um bom custo-benefício, mas sem abrir mão da qualidade dos produtos e serviços oferecidos. Um exemplo de sucesso nesse quesito é a TJX—dona das redes T.J. Maxx e Marshalls. A loja de departamentos, adequou sua proposta de valor ao comportamento do consumidor na crise. O foco da empresa foi reter os con¬sumidores conquistados durante o período, via ações de marketing focadas na valorização de sua proposta custo-benefício e na experiência do consumidor. Assim ele se fortaleceu mesmo diante do cenário de crise que os Estados Unidos atravessaram no período.

Fonte: Diário Catarinense
  Mostra apresenta o legado de Gaudí, um gênio da arquitetura mundial, em Florianópolis neste sábado
  Pela primeira vez o Brasil poderá conhecer parte do legado de Antoni Gaudí, um dos maiores gênios da arquitetura mundial. A exposição Gaudí, Barcelona 1900 começa por Florianópolis e apresenta no Museu de Arte de Santa Catarina (Masc) o universo artístico de uma época e os processos de criação do arquiteto que instaurou uma estética moderna única, marcou definitivamente a cidade de Barcelona e transcendeu o tempo. É de Gaudí, por exemplo, o desenho do Templo Expiatório da Sagrada Família, em Barcelona, cujo projeto assumiu em 1883 e a execução da obra está prevista para terminar só em 2026, centenário da morte do arquiteto. A mostra no Masc abre ao público neste sábado (27) e os ingressos, ao valor de R$ 10 e R$ 5 (meia-entrada), já estão à venda a partir desta sexta-feira. Em todas as terças, a entrada é gratuita. O agendamento para visitas mediadas poderá ser feito para grupos com pelo menos 15 e no máximo 20 pessoas pelo telefone (48) 3664-2633. As visitas mediadas serão realizadas de quarta a sábado. Às terças-feiras e domingos não haverá mediação. Grupos de escolas públicas e projetos sociais terão entrada gratuita mediante agendamento.

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