Clipping Diário - 26/05/2015
Publicado em 26/05/2015
Clipping Diário - 26/05/2015
Fonte: CDL de Florianópolis - 26/05
Distribuição de bolo contra carga tributária e corrupção
Entidades se manifestaram no Dia Nacional de Respeito ao Contribuinte
Várias entidades de representação setorial e classista de âmbito estadual e regional participaram de um ato contra o alto peso da carga tributária no Brasil e também contra a corrupção, na manhã desta segunda-feira, (25), em frente à Catedral de Florianópolis. A CDL de Florianópolis foi representada pelo seu Núcleo Jovem. A realização do evento chamado Bolo Tributário foi do Sescon - Sindicato dos Contabilistas da Grande Florianópolis.
O corte e a distribuição de 250kg de bolo à população em geral simbolizou este protesto contra a carga tributária, um evento que está na sua terceira edição. Um grande painel eletrônico instalado ao lado da estrutura do evento mostrou à população a contagem do impostômetro nacional – que já ultrapassou R$ 800 bilhões – como do município, que está em cerca de R$ 362 milhões em 2015. Nos panfletos distribuídos ao público a campanha relacionou o custo da corrupção no Brasil a exemplos de investimentos públicos que deixam de ser realizados.
Fonte: CDL de Florianópolis - 26/05
Intercâmbio ampliado
Núcleo de Beleza e Estética da CDL de Joinville faz visita técnica na Capital
Uma comitiva de 12 integrantes do Núcleo de Beleza e Estética da CDL de Joinville fez uma visita técnica em Florianópolis nesta segunda-feira, (25), para novo contato com a CDL de Florianópolis e sua estrutura de núcleos, bem como fizeram visitas a parceiros locais, como o Senac e o Centro de Treinamento da marca Keune. O coordenador do Núcleo de Salões de Beleza e Estética da CDL de Florianópolis, Mauro Izolani, foi o anfitrião e guia oficial da comitiva Joinvilense.
Depois de uma reunião com a coordenação de Núcleos e da assessoria na sede da CDL de Florianópolis, ocorreram as visitas ao centro de capacitação do Senac e também ao centro técnico da fabricante holandesa de produtos para estética Keune, localizada no bairro Estreito.
Esta visita à Keune, particularmente, deixou os proprietários dos salões de Joinville muito impressionados. A Keune é uma marca holandesa presente em 90 países e este ano o centro de técnico de Florianópolis foi escolhido como o melhor do mundo. Até o ano passado, já tinha sido escolhido o melhor do Brasil.
O Vice-Presidente da CDL de Joinville, Erick Bleck, acredita que o grupo está no caminho certo. “Estamos ganhando muito tempo com o apoio do Mauro, queimando etapas e deixando de perder tempo em discussões para a correta estruturação do nosso núcleo, pois esse intercâmbio nos antecipa os procedimentos que já deram certo por aqui”, disse Bleck.
Mauro Izolani afirmou que sentiu o grupo visitante muito unido e focado no objetivo de fazer o núcleo da CDL de Joinville dar certo. “O ponto forte de uma visita como essa é que eles puderam abrir horizontes com base em experiências bem sucedidas por aqui e isso anima o grupo para que o núcleo dê certo”.
Fonte: SPC Brasil - 26/05
SPC Brasil participa da Ação Global
População poderá consultar, gratuitamente, o CPF e aderir ao Cadastro Positivo
Pelo segundo ano seguido o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) vai integrar as atividades da Ação Global, realizado pelo SESI (Serviço Social da Indústria) em parceria com a TV Globo, neste sábado (30/5), em 11 capitais e outras seis cidades espalhadas pelo país. O evento ocorrerá simultaneamente entre 08h e 17h - o internauta pode confirmar o horário exato do evento na sua região por meio do site http://www.portaldaindustria.com.br/sesi/canal/acao-global-home.
Os participantes que passarem pelo evento terão a oportunidade de fazer uma consulta gratuita de CPF. Por meio dela, o cidadão poderá saber se está com o nome registrado no cadastro de inadimplentes. Ao realizar a consulta, o consumidor receberá um extrato com os dados dos credores tais como telefone, endereço e valor dívida para iniciar uma negociação direta, sem a necessidade de intermediários.
Adesão ao Cadastro Positivo
Além disso, o SPC Brasil vai promover a captação de adesões ao Cadastro Positivo - um banco de dados que reúne informações sobre o histórico de bom pagamento dos consumidores. Para o cidadão, uma das vantagens do novo serviço é a agilidade na aprovação de crédito, uma vez ele que poderá ser reconhecido como bom pagador a partir dos pagamentos que são feitos em dia. A expectativa é de que o processo de avaliação e concessão de crediários e de linhas de financiamentos seja desburocratizado para quem aderir ao banco de informações, podendo incidir até mesmo em redução das taxas de juros e na flexibilização dos prazos para pagamento.
As pessoas interessadas nos dois serviços prestados pelo SPC Brasil durante a Ação Global devem levar documentos pessoais como carteira de identidade ou outro documento oficial com foto e o CPF.
Agenda
O quê: SPC Brasil (Serviço de Proteção ao Crédito) na Ação Global
Quando: sábado (30/5), das 8h as 17h
Onde: Em 17 cidades brasileiras, como Rio de Janeiro, Rio Branco, Manaus, Macapá, Goiânia, São Luis, Campo Grande, Belém, Teresina, Natal, Aracajú, Caucaia (CE), Cariacica ( ES), Congonhas (MG), Cáceres (MT), Paulista (PE), Cocoal (RO).
Fonte: Diário Catarinense - Estela Benetti - 26/05
Mais consultas
Atento à falta de serviços médicos com preços mais acessíveis na Grande Florianópolis, um grupo de médicos deve abrir mês que vem, no Centro de Palhoça, a Clínica Médica Mais Consultas. A proposta é oferecer consultas por preços acessíveis a quem quer fugir dos altos custos dos PLANOS DE SAÚDE E das longas esperas das filas do SUS. A clínica terá 13 consultórios e atenderá nas especialidades de ortopedia, cardiologia, pediatria, ginecologia, dermatologia e outras.
Fonte: Diário Catarinense - Visor - 26/05
Sim para o peixe limpo
Representantes da prefeitura e donos de peixarias se reuniram ontem à tarde com a promotora Sonia Maria Piardi para discutir as exigências sanitárias para manipulação de peixes no novo Mercado Público. O encontro foi considerado positivo por todos os envolvidos. Foi sugerida a elaboração de um termo de ajustamento de conduta para que o Instituto de Geração de Oportunidades de Florianópolis capacite os comerciantes na manipulação correta dos pescados até a implantação do Serviço de Inspeção Municipal (SIM), para certificação.
Fonte: Diário Catarinense - Geral - 26/05
Funcionários dos ônibus de Florianópolis seguem em estado de greve mas sem paralisar os serviços
Após segunda reunião com as empresas, uma nova conversa foi agendada para esta terça-feira
Após a segunda rodada de negociação entre funcionários e empresas de ônibus de Florianópolis, os motoristas e cobradores seguem em estado de greve mas sem paralisar os serviços. Uma nova conversa foi agendada para esta terça-feira, às 15h30min. Em comunicado divulgado na página do Sindicato dos Trabalhadores do Transporte Urbano (Sintraturb), o dirigente Deonísio Linder afirma que a categoria espera sair desta nova reunião com uma proposta definitiva para apresentar em assembleia.
No comunicado, Linder confirma que, caso não haja acordo, será iniciada uma greve de cobradores. Neste caso, os ônibus circulam normalmente e a população tem acesso livre aos terminais e pela porta de trás dos veículos. Se após esta paralisação não houver avanços, a categoria pode iniciar uma greve geral. Os funcionários estão em estado de greve oficial desde a última quarta-feira, dia 20 de maio.
O presidente do Sindicato das Empresas de Transporte Urbano de Passageiros de Florianópolis (Setuf), Waldir Gomes da Silva, diz que as negociações não avançaram muito mas, por enquanto, foi possível evitar a paralisação com a nova conversa agendada para esta terça-feira.
De acordo com o secretário de Mobilidade Urbana da Capital, Vinícius Cofferi, a prefeitura não está participando das negociações, mas acompanha o processo. Na semana passada, as empresas do transporte foram autorizadas a colocarem em discussão com os funcionários a manutenção dos postos de trabalho dos cobradores.
Este era um dos principais pontos de reivindicação. Na primeira rodada de negociação, que aconteceu na última sexta-feira, dia 22, ficou acordado que o cargo seria mantido. Agora, a categoria deseja avançar em outros pontos como reajuste real dos salários, aumento do vale refeição e a exigência de um plano de saúde que assegure acompanhamento médico aos trabalhadores, que, de acordo com o Sintraturb, são constantemente submetidos a tensões como trânsito, filas e atentado aos veículos.
Fonte: Exame - 26/05
Confiança do consumidor volta a se deteriorar em maio
O Índice de Confiança do Consumidor (ICC) voltou a cair em maio após uma pausa no mês anterior, recuando 0,6 por cento, informou a Fundação Getulio Vargas nesta terça-feira.
O índice foi a 85,1 pontos neste mês ante 85,6 pontos em abril, quando havia subido 3,3 por cento e interrompido três meses seguidos de quedas.
"O resultado positivo de abril não se sustentou... O movimento foi determinado pela diminuição da satisfação com a situação presente principalmente no que se refere à situação financeira das famílias", destacou a coordenadora da sondagem, Viviane Seda Bittencourt.
Segundo ela, a avaliação ruim da situação financeira familiar está associada à piora do mercado de trabalho, aceleração da inflação e aumento do nível de endividamento dos consumidores.
O Índice da Situação Atual (ISA) caiu 1,5 por cento em maio, para 79,1 pontos. Já o Índice de Expectativas avançou 0,3 por cento, para 88,4 pontos.
Fonte: Exame - 26/05
Dólar reduz ímpeto e termina sessão em leve alta sobre real
O dólar fechou em ligeira alta nesta segunda-feira, com a defesa do ajuste fiscal pelos ministros da Fazenda e da Casa Civil afastando a divisa das máximas da sessão.
A moeda norte-americana teve variação positiva de 0,09 por cento, a 3,0979 reais na venda, em um dia marcado por baixo volume, com importantes praças financeiras globais fechadas por feriado.
Na máxima do dia, o dólar foi negociado a 3,1341 reais. Segundo dados da BM&F, o giro financeiro no mercado à vista ficou em torno de 703 milhões de dólares.
Na sexta-feira, o ministro do Planejamento, Nelson Barbosa, anunciou corte de 69,9 bilhões de reais nos gastos do governo em 2015. Um dos mentores da disciplina fiscal no Brasil, o ministro da Fazenda, Joaquim Levy, não compareceu à entrevista, alimentando especulações sobre possíveis discordâncias dentro do governo.
"O mercado não trabalha com a hipótese de o Levy sair do governo, mas há indícios de que houve uma briga interna", afirmou o superintendente de câmbio da corretora Intercam, Jaime Ferreira.
No entanto, entrevista coletiva nesta segunda-feira no fim da manhã de Levy e do ministro-chefe da Casa Civil, Aloizio Mercadante, atenuou os ânimos de investidores.
Os dois defenderam o ajuste fiscal e prometeram intensificar os esforços para aprovar as medidas de reequilíbrio das contas públicas no Congresso.
"Toda vez que há alguma dúvida sobre o comprometimento com o ajuste fiscal, o governo faz questão de defender as medidas de ajuste em público. Pelo menos sabemos que ele não desistiu", disse o operador de uma corretora internacional, sob condição de anonimato.
A pressão cambial vista na sessão refletiu também expectativas de que os juros comecem a subir ainda neste ano nos Estados Unidos, o que poderia atrair para a maior economia do mundo recursos atualmente aplicados no Brasil. Na sessão passada, dados mostrando aceleração do núcleo da inflação ao consumidor norte-americano e discurso da chair do Fed, Janet Yellen, reforçaram essas apostas.
Nesta manhã, o BC brasileiro vendeu a oferta total de swaps para rolagem dos contratos que vencem em junho. O BC já rolou o equivalente a 6,301 bilhões de dólares, ou cerca de 65 por cento do lote total, que corresponde a 9,656 bilhões de dólares.
Fonte: Economia SC - 26/05
Catarinense protesta contra alta carga tributária
Terceira edição da campanha de conscientização tributária teve a distribuição de 250 quilos de bolo.
O Sescon GF (Sindicato das Empresas Contábeis da Grande Florianópolis) promoveu nesta segunda-feira, dia 25, o corte do 3º Bolo Tributário em Florianópolis. O evento foi promovido em parceria com demais entidades representativas da economia catarinense. O impostômetro de Florianópolis marcava mais de R$ 360 milhões arrecadados nos cinco primeiros meses do ano somente em Florianópolis.
Nesta 3º edição da campanha de conscientização tributária e manifesto contra a corrupção teve a distribuição de 250 quilos de bolo, servido em fatias à população que passava pelo Largo da Catedral Metropolitana. Cada fatia alusiva aos impostos pagos diariamente pelo contribuinte até esta data, 25 de maio – Dia Nacional de Respeito ao Contribuinte.
Mesmo com chuva o público compareceu para pegar gratuitamente sua fatia do bolo. De acordo com o presidente do Sescon GF, o contador Fernando Baldissera, é muito importante a população manter a consciência do quanto paga de impostos no seu dia a dia. “Cada imposto tem a sua aplicação e o contribuinte deve saber de que forma o imposto é criado e como deveria ser aplicado nos serviços públicos. Importante destacar que passamos por um processo político com diversos casos de corrupção. Neste sentido devemos ter consciência do quanto a corrupção interfere na carga tributária brasileira”, diz.
Gincana
Estudos indicam que a corrupção tem alcançado 2,30% do PIB brasileiro, o que representa aproximadamente R$ 111 milhões desviados para contas particulares. De acordo com o Sescom, com este valor poderiam ser feitas 2.782 casas populares, 120 escolas de ensino médio, 111 creches, 14 policlínicas e 4 hospitais.
Para conscientizar também os jovens, neste ano o Sescon GF promoveu a gincana contra a corrupção nas redes sociais com a hashtag #chegadecorrupção. Duas turmas de escolas municipais, na hora do evento compraram alimentos, produtos de limpeza e de higiene. Ao final foi realizada a contagem de pontos com os respectivos tributos de cada compra. Ganhou quem acumulou mais pontos. A turma da Escola Municipal Lauro Müller foi a vencedora e foram presenteados com uma viagem ao Beto Carrero World.
Fonte: Economia SC - 26/05
Começa nesta terça-feira o 29º Encatho & Exprotel
A ABIH-SC (Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de Santa Catarina) realiza a partir desta terça-feira, dia 26, a 29ª edição do Encatho & Exprotel, maior encontro de hoteleiros do Sul do Brasil. Com o tema Tecnologia na Hotelaria, o evento segue até sexta-feira, dia 29, no CentroSul, em Florianópolis, com as últimas novidades do setor.
O Sebrae/SC terá um espaço para workshops gratuitos aos hoteleiros. No total, serão seis workshops, com temas de sustentabilidade, gestão e vendas. “Ao participar de um evento desse porte, o Sebrae/SC cumpre parte da sua missão, que é capacitar os empresários catarinenses para estimular o desenvolvimento socioeconômico do Estado”, afirma a coordenadora regional do Sebrae/SC na Grande Florianópolis, Soraya Tonelli.
Referência no cenário nacional, o evento reúne profissionais da área, empresários, agências de viagens, restaurantes, fornecedores, entidades, estudantes e imprensa especializada para discutir, trocar experiências, conhecer novos produtos e serviços para qualificar seus profissionais e aprimorar seus empreendimentos. Em sua última edição circularam mais de três mil pessoas de 70 cidades e dez Estados. A feira contou com 64 expositores, um aumento de 20% em relação ao ano anterior.
O Encatho & Exprotel este ano ganha um dia a mais para visitação. “Pela primeira vez aberto ao público em geral, o evento promete trazer uma grande variedade de produtos e marcas consagradas que abastecem a hotelaria, podendo ser comercializados diretamente pelo público, com condições especiais”, salienta o diretor-presidente da ABIH-SC, Samuel Koch.
Simpósio de governança
O Simpósio de Governança e Manutenção Hoteleira aborda nesta edição os aspectos humanos e tecnológicos na operação diária nos meios de hospedagem. O objetivo das palestras, de acordo com a relações públicas do simpósio, Lara Perdigão, é tratar estes aspectos com lucidez, atenção, profissionalismo e situações reais que permitam aos participantes a troca e o enriquecimento pessoal e profissional.
O presidente do Instituto Rennove, Márcio Schultz vai mostrar a importância de saber lidar com as emoções quando se quer autorealização no trabalho em equipe e apresenta um quadro de situações em que as emoções são responsáveis pelo vínculo e identificação do indivíduo à função. Dois cases serão apresentados pela manhã, sendo o primeiro, apresentado pela Lava Sul, uma demonstração real do ciclo ideal da rouparia focando os aspectos da tecnologia no processo de lavação e suas implicações.
O segundo case vem do Hotel Jaraguá Real, de Joaçaba, que apresentará seu projeto de sustentabilidade na prática, envolvendo desde a economia até a utilização da tecnologia para minimizar impactos da operação no meio ambiente e como todos envolvidos podem ser beneficiados e valorizados.
A consultora Carla Trindade, apresentará um painel com exemplos reais da implantação de planejamentos em governança hoteleira e finaliza o painel com a apresentação de depoimentos de colaboradores sobre a conquistas no setor. Já a
especialista em Gestão de Qualidade Ana Karina Lessa fará uma abordagem dos paralelos e interdependência da governança e da manutenção.
O gerente de Infraestrutura ,Paulo Correa, apresentará um case especial abordando o trabalho de manutenção no Hotel Il Campanário. Presenteando os participantes, Tony Correia traz a sensibilidade do ator e o pragmatismo do executivo, numa palestra envolvente sobre a arte de comunicar,desenvolvendo a criatividade, o improviso e a inovação no mundo corporativo.
As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo site www.encatho.com.br. Confira a programação:
Programação
Espaço SEBRAE/SC
Dia 27 (quarta-feira)
- 14h30 às 17h – Workshop Como aumentar a eficiência energética em tempos de crise (SENAI)
- 18h30 às 21h – Workshop Como gerar clientes potenciais qualificados usando o Marketing Digital (Qual é Digital)
Dia 28 (quinta-feira)
- 14h30 às 17h: Workshop Como aumentar a eficiência das vendas usando o conceito de Pré-Venda Digital (Exact Sales)
- 18h30 às 21h: Workshop Como aumentar a eficiência energética em tempos de crise (SENAI)
Dia 29 (sexta-feira)
- 13h30 às 15h: Workshop Como gerar clientes potenciais qualificados usando o Marketing Digital (Qual é Digital)
- 16h às 18h30: Workshop Como aumentar a eficiência das vendas usando o conceito de Pré-Venda Digital (Exact Sales)
Serviço
O que: Encatho & Exprotel
Quando: De 26 a 29 de maio
Onde: Centro de Convenções de Florianópolis CentroSul
Inscrições e programação: www.encatho.com.br
Fonte: Economia SC - 26/05
Trade turístico se prepara para Ironman
No próximo domingo, dia 31, os homens e mulheres de ferro irão invadir Florianópolis. Pela 15ª vez consecutiva, a capital catarinense será o palco do maior evento de triathlon do mundo, o Ironman. “O trade turístico está preparado para receber os cerca de dois mil participantes que irão mobilizar restaurantes, hotéis e prestadores de serviços”, ressalta o presidente do Floripa e Região Convention & Visitors Bureau, Marco Aurélio Floriani.
O evento desafia os atletas a percorrerem 3,8 km de natação, mais 180,2 km de ciclismo e 42,2 km de corrida em percursos de tirar o fôlego. Este é mais um grande evento realizado fora da temporada de sol e mar. Do total de atletas, cerca de 90% são de fora do Estado, sendo que cada um costuma trazer consigo, em média, cinco pessoas que permanecem aproximadamente cinco dias na cidade.
Segundo informações da organizadora do evento, a Latin Sports, cada pessoa gasta em média R$ 350 por dia, o que resulta em um montante aproximado de R$ 20 milhões no fim do período. O Ironman 2015 tem inscrições confirmadas de atletas de 41 países, entre eles Canadá, Chile, Uruguay, Venezuela, México, Argentina, Estados Unidos, Peru, França, Irlanda e Japão.
Fonte: Veja online - 26/05
Cunha ignora comissão e leva reforma política ao plenário
Após três meses de trabalho, relatório do deputado Marcelo Castro, com quem Cunha entrou em atrito, será descartado; votação começa nesta terça-feira
O presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), conseguiu convencer os líderes partidários a ignorar o trabalho de mais de três meses da comissão da reforma política e levar o tema para votação diretamente em plenário. A previsão era de que o colegiado deliberasse sobre o relatório final, de autoria do deputado Marcelo Castro (PMDB-PI), nesta segunda-feira. Após os dois peemedebistas entrarem em rota de colisão, o parecer foi descartado.
A decisão foi tomada durante um almoço nesta segunda-feira entre líderes do PMDB, Leonardo Picciani (RJ), do PSDB, Carlos Sampaio (SP), e do DEM, Mendonça Filho (PE), além do líder do governo, José Guimarães (PT-CE). "A melhor oportunidade para discutir e deliberar sobre a reforma política é no plenário. Amanhã [terça-feira] já votaremos vários itens", disse Mendonça Filho.
O cronograma estipulado pelo grupo prevê o sistema eleitoral como o primeiro item da reforma política a ser votado. A ideia de Cunha é inicialmente pautar projetos do modelo de lista fechada e do distrital misto - que devem ser derrubados - para ganhar tempo e tentar encontrar um acordo pelo chamado "distritão", modelo defendido pelo PMDB, no qual o candidato mais votado é eleito. No sistema atual, o cálculo é baseado em um quociente eleitoral calculado com base no somatório dos votos recebidos pelas legendas.
Com a definição do sistema eleitoral, entrará em pauta o financiamento de campanha, o fim da reeleição e propostas sobre a duração e a coincidência de mandatos.
Relator da matéria, o deputado Marcelo Castro soube da decisão pela imprensa. "Por que pegar três meses de estudos e jogar fora? Porque o relatório não está do jeito que o presidente esperava? É um atropelo claro, não há justificativa para isso", criticou. Ele terá a função substituída em plenário pelo presidente da comissão da reforma política, deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ).
Fonte: Portal IG - 26/05
Mudança no abono salarial ameaça votação do ajuste no Senado
Senadores ligados à base governista exigem compromisso do Planalto a respeito da manutenção das regras para votar primeira medida provisória de contenção.
O Planalto terá de negociar as alterações no Abono Salarial previstos na Medida Provisória 665/14 se quiser ver o texto aprovado no Senado. Além de mudanças no abono, o texto também altera regras do Seguro Desemprego e do seguro-defeso, pago a pescadores na época da reprodução dos peixes. O grupo quer do governo o compromisso de que, uma vez aprovado o texto, a presidente Dilma Rousseff vete o artigo 9ª constante no artigo 1º da MP 665/14, justamente o que muda o Abono Salarial.
Além dos petistas que já declararam que votarão contra a matéria, Paulo Paim (RS) e Lindbergh Farias (RJ), outro senador do PT, Walter Pinheiro (BA) subscreveu um requerimento pedindo a votação do artigo que trata do abono de forma destacada, ou seja, separada do restante do texto. A votação do artigo em destaque aumenta a possibilidade de que o trecho seja derrubado no Plenário. A esse grupo se juntou outro parlamentar da base, Otto Alencar (PSD-BA).
Governo vetará carência maior para abono salarial integral, diz líder no Senado
Votação de medidas provisórias mobiliza Senado
Se não bastasse esse grupo, o PMDB também deverá tensionar na mesma direção. Ou o governo se compromete a vetar o artigo inteiro ou não poderá não ter acordo para votação. Na semana passada houve um movimento do Planalto no sentido de vetar parte do artigo, aquele que prevê carência de 90 dias de atividade remunerada no ano-base para o pagamento do benefício. Mas o 2º parágrafo desse artigo fala em pagamento na proporção 1/12 avos do valor do salário mínimo vigente. É isso que alguns petistas querem fora do texto.
Na prática é manter as regras atuais do Abono Salarial. A estratégia é considerada a única viável, uma vez que qualquer alteração no texto da MP 665/14 provocaria nova apreciação na Câmara. Essa possibilidade é inviável em função do prazo de validade da medida, que expira no final deste mês.
“O governo já fez todos os acordos possíveis e imagináveis. Os relatores das Medidas Provisórias já modificaram bastante, retiraram qualquer coisa que pudesse ser interpretada como inconstitucional ou algo que pudesse gerar prejuízo aos trabalhadores”, disse o líder do PT no Senado, Humberto Costa (PE). “Creio que o limite do governo já foi estabelecido”, acrescentou ele.
Apesar de o líder petista sinalizar que o governo não deve ceder, um café da manhã marcado para esta terça-feira (26) com todos os líderes de bancadas da base no Palácio do Jaburu, sede da vice-presidência, deverá azeitar as condições para a votação. Além dos líderes, participarão do encontro o vice-presidente da República e articulador oficial do governo, Michel Temer, e os ministros Carlos Eduardo Gabas (Previdência), Joaquim Levy (Fazenda), Nelson Barbosa (Planejamento) e Aloizio Mercadante (Casa-Civil).
O próprio líder petista no Senado admitiu que a estratégia para aprovação da primeira MP do ajuste fiscal a ser apreciada no Senado será “muita conversa”. Segundo Costa, até o momento da votação, o governo estará empenhado no trabalho de convencimento da base.
Costa descartou fechamento de questão no PT a respeito do tema, enterrando a possibilidade de punição aos senadores que declararam intenção de votar contra o texto. O governo precisa de 41 dos 81 votos em disputa para conseguir aprovar a MP 665/14 no Senado.
Fonte: Portal Tudo Sobre Floripa - 26/05
Coronel Marcineiro assume a direção da Força Nacional Brasileira
Depois de 35 anos de serviços prestados à Polícia Militar de Santa Catarina
Já na reserva, o coronel Nazareno Marcineiro será o novo diretor da Força Nacional Brasileira, depois de 35 anos de serviços prestados à Polícia Militar de Santa Catarina. O convite foi feito pela Secretaria Nacional da Segurança Pública, sendo que o nome do coronel foi bem aceito também pelo Ministério da Justiça.
— É um reconhecimento e um desafio que veio para coroar minha carreira pública. Deixo o momento de descanso e vou pra mais uma grande missão com todo o entusiasmo e dedicação — afirma Marcineiro.
Segundo Marcineiro, o efetivo da Força Nacional conta com 1.500 homens e é acionado toda vez que um governador ou um ministro de Estado pede auxílio federal para conter atos que podem sair do controle das forças de segurança locais. Atualmente, de acordo com o coronel, a Força Nacional desenvolve 29 missões pelo país, só em situações altamente críticas.
O novo diretor prevê que essa será sua grande tarefa e que para os jogos, o efetivo deverá aumentar para oito mil homens e caberá ainda gerenciar o recrutamento, a capacitação e a aquisição de equipamentos e armamento, bem como a alocação do efetivo no Rio de Janeiro, local dos jogos.
Marcineiro afirma que o Estado possui os melhores índices de segurança do país, graças à determinação de todos os envolvidos nesse trabalho, às boas condições socioeconômicas do Estado e à boa índole dos catarinenses.