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Clipping Diário - 25/08/2016

Publicado em 25/08/2016
Clipping Diário - 25/08/2016

Quinta-Feira - 25/08

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Fonte: Portal da Ilha




Geral

Fonte: Diário Catarinense
 
  Pequenas e médias empresas de SC têm avanço de 150% nas exportações em 2015
 
  As grandes empresas catarinenses representam a maior fatia do comércio exterior no Estado, mas as pequenas e médias avançam. No ano passado, o valor negociado por elas com clientes no exterior cresceu 150%, enquanto as grandes declinaram. O resultado reflete um trabalho de redução das barreiras à exportação. – Esse resultado mostra claramente uma efetividade dos programas com cursos, workshops e feiras internacionais para abrir mercados. A empresa que atua no comércio internacional tem mais capacidade de atender às demandas do mercado interno. Ela se torna preparada para enfrentar qualquer concorrência – diz Maria Teresa Bustamante, presidente da Câmara de Comércio Exterior da Fiesc. A Natupalm, de Porto Belo, é uma das empresas catarinenses que deu início ao processo de internacionalização no ano passado. Fundada em 2004, a marca produz conservas e produtos derivados, como o patê de palmito. Sem glúten ou lactose, a fórmula chamou atenção no mercado internacional pelo apelo da saúde. – Aparecemos em um programa de televisão em 2013 e alguns clientes nos Estados Unidos entraram em contato interessados em importar. Então, fomos selecionados para o programa do Sebrae e em fevereiro do ano passado montamos um plano para começar a exportar – conta Edson Fantini, fundador da empresa. Os primeiros embarques ocorreram em maio de 2015. Desde então, foram seis vendas para os Estados Unidos. Hoje, o mercado internacional representa de 5% a 10% do faturamento, mas o objetivo é chegar a 25%. – Até o final do ano, queremos enviar um contêiner fechado para os EUA – diz Paola Fantini, gerente administrativa da Natupalm. Ao lado do pai, Edson, e da irmã, Glória, que é responsável pelo desenvolvimento dos produtos, a família planeja os próximos passos da empresa. Até o fim do ano, a Natupalm vai lançar um hambúrguer de palmito e outras conservas de berinjela. Douglas Luiz Três, analista técnico do Sebrae/SC e gestor do programa Exporta SC, afirma que houve um aumento na demanda por informações de pequenas e médias empresas interessadas em exportar. Ele acredita que esse crescimento é reflexo de um cenário de retração no mercado interno e câmbio favorável, mas alerta: é importante pensar na internacionalização como um plano de médio a longo prazo, não apenas circunstancial: – A empresa pode fazer uma ação mais simples, com venda pelo Correio, por exemplo, ou montar uma estrutura específica. O primeiro passo é buscar informação. Feira do Empreendedor
Informação para a empresa que quer exportar faz parte da programação da Feira do Empreendedor, amanhã a sábado no CentroSul, em Florianópolis, das 13h às 21h. Ingresso: R$5. www.feiradoempreendedor.com.br

Fonte: Diário Catarinense
Aposentados, pensionistas e segurados do INSS recebem a primeira parcela do 13º nesta quinta
O pagamento da primeira parcela do 13º dos segurados da Previdência Social começa nesta quinta-feira, quando se iniciam os depósitos da folha de agosto. A segunda parte será paga na folha de novembro, na qual, se for o caso, incide o desconto do Imposto de Renda. Por lei, tem direito ao 13º quem, durante o ano, recebeu benefício previdenciário como aposentadoria, pensão por morte, auxílio-doença, auxílio-acidente, auxílio-reclusão ou salário-maternidade. No caso de auxílio-doença e salário-maternidade, o valor do abono anual será proporcional ao período recebido. Os segurados que recebem até um salário-mínimo (R$ 880) e têm cartão com final 1, desconsiderando-se o dígito, terão o pagamento liberado a partir desta quinta. Já os segurados que recebem acima do salário-mínimo terão os benefícios creditados a partir do dia 1º de setembro. O pagamento da folha de agosto e a antecipação do 13º serão depositados até o dia 8 de setembro. A Previdência Social vai usar mais de R$ 18 bilhões para o pagamento da primeira parcela da gratificação a mais de 29 milhões de benefícios. Aqueles que recebem benefícios assistenciais (Benefício de Prestação Continuada da Lei Orgânica da Assistência Social – BPC/LOAS e Renda Mensal Vitalícia – RMV) não têm direito ao benefício. Para a Região Sul, está previsto o pagamento do benefício a 5.455.560 de segurados, totalizando R$ 3,3 bilhões. Somente para Santa Catarina, são 1.322.536 de usuários e um total de R$ 837 milhões a serem depositados.

Fonte: Diário Catarinense
  Empreendedora catarinense cria serviço de assinatura de pão artesanal em Florianópolis
  Quando Júlia Macedo escolheu cursar administração, tentava fugir da cozinha. Ao longo da vida, ela não consegue pinçar na memória uma fase em que não tenha cozinhado. Criada em uma família de ascendência italiana, cresceu cercada de gente fazendo massa. Até dois anos atrás, levava isso como hobby, mas resolveu tentar fazer da culinária sua profissão. — Quando chegou a hora do meu TCC (trabalho de conclusão de curso), decidi fazer um plano de negócios para montar uma panificadora. Foi uma forma de fazer um teste comigo mesma – conta. Viajou para São Paulo e fez um curso de um mês de panificação com fermentação natural (levain) com Rogério Shimura, um dos maiores especialistas do ramo no país. O restante do conhecimento de Júlia foi o acumulado ao longo de anos de cozinha caseira e leitura de livros. Para não arcar com a abertura de uma loja, a assinatura parecia uma boa solução: os clientes podem pagar uma mensalidade e receber a cada semana um pacote com pães especiais. Um quarto sem uso na própria casa se transformou em padaria após investimento de R$ 20 mil em três equipamentos básicos para poder começar o negócio. A divulgação foi feita toda pela internet. O único material físico é o cartão de visitas. Deu certo. Depois de um ano da estreia da Pão à Mão Comfort Bakery, Júlia já não dá conta das entregas. Tem uma base de 85 clientes por assinatura, mas há outros que fazem pedidos avulsos semanais. Ao todo, são 25 encomendas toda a semana. Ainda cozinha e administra sozinha, mas as entregas já não são feitas por ela. – Tive que contratar um motoboy para dar conta. Depois, contratei um segundo e já estou quase precisando de um terceiro – diz. Além da praticidade de receber o produto em casa, as fornadas de Júlia têm um diferencial: a fermentação natural. O pão feito assim tem sabor mais complexo e é mais aromático do que o feito com batimento rápido e fermento biológico seco. Ela também garante que os pães feitos por ela não dão aquela sensação de estufamento, comum quando se come um produto com conservantes, acidulantes e espessantes. – O pão cresce no frio. Assim, os sabores ficam mais balanceados. É como um molho que você faz e deixa para o dia seguinte, quando os sabores estão mais misturados e intensos. Meu pão leva 24 horas para ficar pronto. É o jeito mais antigo de se fazer a receita no mundo. A padeira de 22 anos planeja a abertura de uma loja no bairro Santa Mônica, em Florianópolis, ainda este ano. As assinaturas continuarão existindo. – Quero abrir um lugar onde as pessoas possam ir e se sentir bem, que não seja muito caro, com alimentação de qualidade acessível a todos. Uma das coisas que me deixam feliz é receber as fotos das pessoas satisfeitas assim que a entrega é feita. Quero que elas se sintam como se estivessem comendo um pão feito pela avó. A assinatura mensal da Pão à Mão varia de R$ 96 a R$ 126 para uma entrega na semana, feita às sextas-feiras, com dois pães e um doce, que, segundo Júlia, são suficientes para todo o final de semana. Também é possível fazer pedidos avulsos, por R$ 25 o pequeno e R$ 35 o grande. A entrega é feita praticamente em toda a Ilha e em alguns bairros do continente. Além disso, a Pão à Mão trabalha com encomendas para eventos.

Fonte: G1
  Novo período para saque do abono PIS/Pasep começa nesta quinta
  Os trabalhadores podem sacar, a partir desta quinta-feira (28), o abono salarial do PIS/Pasep com ano-base 2015. Quem nasceu de julho a dezembro recebe o benefício neste ano (2016), e os nascidos entre janeiro a junho, no primeiro trimestre de 2017. De acordo com o MTE, em qualquer situação, o recurso ficará à disposição do trabalhador até 30 de junho de 2017, prazo final para o recebimento. Quem perdeu o prazo para saque do abono do ano-base 2014 também pode fazê-lo a partir desta quinta. O novo período de saque será de um mês e terminará no dia 31 de agosto. O governo federal anunciou no início deste mês a prorrogação do prazo para que trabalhadores fizessem o saque do abono salarial do PIS/Pasep, referente ao ano-base de 2014. O prazo havia terminado em 30 de junho e, de acordo com o ministro do Trabalho, Ronaldo Nogueira, na ocasião, cerca de 1,2 milhão de pessoas que possuíam direito ao benefício não haviam feito o saque. Nogueira não soube informar quantos trabalhadores fizeram o saque do benefício no prazo previsto, mas disse que foram 95% do total. Há uma semana, 22,2 milhões haviam feito a retirada, num total de R$ 18,4 bilhões. Para ter direito ao abono salarial de 2016 (ano-base 2015), o trabalhador precisa: - estar cadastrado no PIS/Pasep há pelo menos cinco anos;
- ter recebido remuneração mensal média de até 2 salários mínimos em 2015;
- ter exercido trabalho remunerado por pelo menos 30 dias em 2015;
- ter os dados atualizados pelo empregador na Relação Anual de Informações Sociais
Para ter direito ao abono salarial de 2015 (ano-base 2014), o trabalhador precisa:
- estar cadastrado no PIS/Pasep há pelo menos cinco anos;
- ter recebido remuneração mensal média de até 2 salários mínimos em 2014;
- ter exercido trabalho remunerado por pelo menos 30 dias em 2014;
- ter os dados atualizados pelo empregador na Relação Anual de Informações Sociais
Como sacar o PIS/Pasep
- Antes de sacar o PIS, o trabalhador deverá verificar se o benefício não foi depositado diretamente na conta. Caso contrário, deve comparecer com o Cartão do Cidadão e senha cadastrada nos terminais de autoatendimento da Caixa ou em uma Casa Lotérica. Se não tiver o Cartão do Cidadão, o beneficiado pode receber o abono em qualquer agência da Caixa mediante apresentação de um documento de identificação.
- Já os participantes do Pasep (Banco do Brasil), após verificar se houve depósito na conta, devem procurar uma agência e apresentar um documento de identificação. 
- As informações sobre o direito ao saque também podem ser obtidas pela Central de Atendimento Alô Trabalho – 158; pelo 0800-7260207, da Caixa; e pelo 0800-7290001, do Banco do Brasil. O valor equivale a um salário mínimo vigente na data de pagamento, atualmente em R$ 880. Os recursos que não forem sacados retornam para o Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT). PIS e Pasep O governo lembrou que o Programa de Integração Social (PIS) e o Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep) são contribuições sociais de natureza tributária, devidas pelas pessoas jurídicas, com objetivo de financiar o pagamento do Seguro-Desemprego e Abono Salarial. De acordo com o Ministério do Trabalho, o PIS é destinado aos funcionários de empresas privadas regidos pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) e o Pasep é devido aos servidores públicos.

Fonte: Varejista
  Ligeiro recuo na confiança da indústria não muda tendência de melhora
  O ligeiro recuo no otimismo do empresário industrial registrado pela prévia da Sondagem da Indústria foi apenas uma acomodação, não muda a tendência de melhora nem há motivo para preocupação. A avaliação é de Aloisio Campelo, superintendente adjunto para Ciclos Econômicos do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (Ibre/FGV). Se o resultado da prévia se confirmar, o Índice de Confiança da Indústria (ICI) terá ligeiro recuo, de 87,1 pontos em julho para 86,9 pontos em agosto. "A alta foi bastante expressiva nos últimos meses", ressaltou Campelo. Embora interrompa uma sequência de cinco altas consecutivas, o ICI vinha de um ganho acumulado de 12,4 pontos entre os meses de março e julho. "O Índice de Situação Atual avança mais, o que é um bom sinal. O que calibrou o resultado e fez o índice cair agora foram as expectativas. Então o indicador está mais condizente com o que está acontecendo", avaliou o superintendente do Ibre/FGV. A prévia de agosto mostra que as avaliações sobre a situação atual melhoraram 0,9 ponto, enquanto as expectativas do setor industrial para os meses seguintes pioraram 1,2 ponto. O Nível de Utilização da Capacidade Instalada (Nuci), se confirmada a prévia, passará de 74,3% em julho para 74,1% em agosto. Esse recuo foi avaliado também como um pequeno ajuste. "A recuperação não ocorre de forma tão forte como em 2009. Está devagar, porque ainda há risco. O câmbio estava bem mais favorável na virada do ano do que agora. A recuperação estava mais impulsionada pela demanda externa do que pela interna", justificou Campelo. No entanto, o responsável pela sondagem da indústria garante que, por enquanto, a interpretação ainda é de crescimento na confiança do setor. "A melhora dos últimos meses foi bem intensa. A demanda parou de cair e em alguns casos está até em terreno positivo", lembrou. A prévia dos resultados da Sondagem da Indústria abrange a consulta a 782 empresas entre os dias 1º e 16 de agosto. O resultado final da pesquisa para agosto será divulgado no próximo dia 29.

Fonte: Varejista
  Mercado prevê menos inflação e expansão maior da economia em 2017
  Os analistas do mercado financeiro baixaram sua estimativa de inflação para o ano que vem e também passaram a esperar uma expansão maior do Produto Interno Bruto (PIB) em 2017. Para este ano, as previsões não se alteraram. As expectativas foram coletadas pelo Banco Central na semana passada e divulgadas nesta segunda-feira (22), por meio do relatório de mercado, também conhecido como Focus. Mais de 100 instituições financeiras foram ouvidas. A estimativa do mercado para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) deste ano permaneceu estável em 7,31% na semana passada. Assim, permanece acima do teto de 6,5% do sistema de metas e bem distante do objetivo central de 4,5% fixado para 2016. Recentemente, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) informou que o IPCA - considerado a inflação oficial do país - atingiu 0,52% em julho, ganhando força. Considerando os últimos 12 meses, o índice é de 8,74%. Para 2017, a estimativa do mercado financeiro para a inflação recuou de 5,14% para 5,12%, informou o BC. Deste modo, permanece abaixo do teto de 6% - fixado para 2017 - mas ainda longe do objetivo central de 4,5% para o IPCA no período. O BC tem informado que buscará "circunscrever" o IPCA aos limites estabelecidos pelo Conselho Monetário Nacional (CMN) em 2016 (ou seja, trazer a taxa para até 6,5%), e também fazer convergir a inflação para a meta de 4,5%, em 2017. Produto Interno Bruto Os economistas do mercado financeiro mantiveram sua estimativa para o nível de atividade neste ano em uma contração de 3,20%. Para o comportamento do Produto Interno Bruto em 2017, os economistas das instituições financeiras elevaram sua previsão de uma alta de 1,1% para um crescimento de 1,2%, informou o BC. O PIB é a soma de todos os bens e serviços feitos em território brasileiro, independentemente da nacionalidade de quem os produz, e serve para medir o comportamento da economia brasileira. Com a previsão de um novo "encolhimento" do PIB neste ano, essa também será a primeira vez que o país registra dois anos seguidos de queda no nível de atividade da economia – a série histórica oficial, do IBGE, tem início em 1948. No ano passado, o recuo foi de 3,8%, o maior em 25 anos. Taxa de juros O mercado financeiro manteve na semana passada sua previsão para a taxa de juros no fim de 2016 em 13,75% ao ano. Atualmente, os juros estão em 14,25% ao ano - maior nível em 10 anos. Com isso, estimativa do mercado é de um corte menor na taxa até o fim de 2016. Já para o fechamento de 2017, a estimativa para a taxa de juros ficou estável em 11% ao ano - o que pressupõe a continuidade da queda dos juros no ano que vem. A taxa básica de juros é o principal instrumento do BC para tentar conter pressões inflacionárias. Pelo sistema de metas de inflação brasileiro, a instituição tem de calibrar os juros para atingir objetivos pré-determinados. As taxas mais altas tendem a reduzir o consumo e o crédito, o que pode contribuir para o controle dos preços. Quando julga que a inflação está compatível com as metas preestabelecidas, o BC pode baixar os juros. Câmbio, balança e investimentos Nesta edição do relatório Focus, a projeção do mercado financeiro para a taxa de câmbio no fim de 2016 ficou estável em R$ 3,30. Para o fechamento de 2017, a previsão dos economistas para o dólar recuou de R$ 3,50 para R$ 3,45. A projeção para o resultado da balança comercial (resultado do total de exportações menos as importações) em 2016 ficou estável em US$ 50 bilhões de resultado positivo. Para o próximo ano, a previsão de superávit recuou de US$ 49,8 bilhões para US$ 48,4 bilhões. Para 2016, a projeção de entrada de investimentos estrangeiros diretos no Brasil ficou inalterada em US$ 65 bilhões e, para 2017, a estimativa dos analistas continuou estável também em US$ 65 bilhões.

Fonte: AdjoriSC
  Doador de sangue pode pedir isenção na taxa de inscrição do Vestibular da Udesc até sexta
  Até sexta-feira (26), a Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) receberá pedidos de doadores de sangue para isenção no pagamento da taxa de inscrição do Vestibular de Verão 2017. Já o prazo para requerimentos pelo critério socioeconômico terminou em 4 de agosto. As inscrições nos cursos ficarão abertas entre 5 de setembro e 7 de outubro, enquanto as provas ocorrerão em 27 de novembro. A isenção pode ser pedida por interessados que já tenham finalizado o ensino médio ou estejam em fase de conclusão até a data da matrícula na universidade. Quem obtiver o benefício deverá efetivar a participação no vestibular durante o período geral de inscrições. De acordo com o edital, a isenção pode ser requerida pelos candidatos que tenham doado sangue em órgão oficial ou em entidade credenciada pela União, pelo Estado ou por município, conforme determina a Lei Estadual nº 10.567/1997. Os interessados devem preencher o requerimento e entregá-lo pessoalmente, por representante legal ou pelo correio, via Sedex, à Coordenadoria do Vestibular da Udesc, das 13h às 18h. O setor fica no Prédio da Reitoria, em Florianópolis. Além disso, é necessário apresentar declarações para comprovar que houve, no mínimo, três doações no período de um ano, que precisam ser firmadas pelo hemocentro. A universidade anunciará as solicitações aprovadas na página do vestibular a partir de 1º de setembro. Livros, cursos e edital Os candidatos já podem verificar os livros do Vestibular de Verão 2017, que são: "As fantasias eletivas", de Carlos Henrique Schoereder (Record); "Esaú e Jacó", de Machado de Assis (obra de domínio público); "Olhos d'água", de Conceição Evaristo (Pallas); "Quarenta dias", de Maria Valéria Rezende (Alfaguara); e "Vitória Valentina", de Elvira Vigna (Lamparina). Já a relação dos cursos e o edital serão publicados pela universidade no primeiro dia do prazo geral para se inscrever, em 5 de setembro. Mais informações podem ser obtidas com a Coordenadoria do Vestibular pelos telefones (48) 3664-8089, 8090, 8091 e 8092, das 13h às 19h, e pelo e-mail vestiba@udesc.br.

Fonte: Administradores
  Sua empresa produz muito ou é produtiva?
  Produção e produtividade, faturamento e lucratividade, para alguns parece a mesma coisa, mas é o que faz toda a diferença. Vamos ao ambulatório e observamos um médico que em uma hora faz seis diagnósticos e outro que na mesma hora fez dois. Uma empresa que fatura em um mês R$ 2 milhões e a concorrente, que fatura R$ 3 milhões. Resultados soltos não querem dizer absolutamente nada. Nem sempre produzir muito significa ser produtivo. Se um time de basquete bate recorde de pontos no campeonato e fica em 2º lugar, estes pontos só significaram que eles sabem fazer cestas. É o famoso “nadar e morrer na praia”. Se o médico que atendeu seis pessoas errou em três diagnósticos, ele não foi produtivo. Se a empresa que fatura R$ 2 milhões tem despesas de R$ 1,1 milhão, enquanto a empresa que fatura R$ 3 milhões tem despesas de 2,1 milhões, em qual se ganhou mais dinheiro? Em qual houve mais produtividade? Estamos assistindo um espetáculo do globo da morte onde bons motociclistas arriscam suas vidas, gastam quantidades absurdas de peças e combustível, fazem um barulho danado e não saem do lugar, quem vê de fora fica maravilhado, mas, quem está fazendo o espetáculo se benze a cada dia na esperança que o pior não aconteça. Há alguns meses, em um encontro de microempresários, ouvi de um “dono de empresa” que estava muito orgulhoso, pois sua companhia havia batido o recorde de vendas, desbancando assim seu maior concorrente, que também ouvia sorrindo a conversa. Este mês o feliz ouvinte abriu sua segunda unidade, já o “dono da empresa” recordista em venda, fechou. Sua empresa é muito mais do que um resultado puro, é fruto da razão entre o que se gasta em relação ao que se ganha e, caso nesta conta não sobre ou falte recurso, você já era. Em tempos onde o consumo está mais consciente, ou seja, os volumes de compras diminuíram, apresentar melhores resultados por meio da redução dos custos e despesas passou a ser ponto fundamental. Se seu faturamento não for suficiente para repor a mercadoria vendida e cumprir com todas as suas despesas e obrigações, você está se enganando. Você está morrendo. Como diria o ditado popular, nem tudo que reluz é ouro, nem tudo que balança cai. Esteja atento. Ouvir da sua equipe de vendas que este mês vocês faturaram 15% a mais em relação ao mesmo período do ano ou mês anterior, sem observar o mercado e verificar que este cresceu 20%, ou que a margem de contribuição das suas vendas diminuiu em 5%, pode não ser um bom sinal. Conheça seu mercado, conheça suas despesas, conheça seus custos e calcule sua produtividade. Só com ela você poderá constatar sua real efetividade, muitos falam em input (entradas dos processos produtivos) e output (saídas dos processos produtivos), chame da forma que quiser, mas conheça o resultado desta relação e comemore resultados sadios. Não se engane. Conheça seus processos, suas perdas, seus gargalos, seus desperdícios. Seja produtivo. Produza mais com menos. Pequenas melhorias trazem grandes resultados. Este é o princípio da melhoria contínua. Tudo que já está bom pode ser melhorado e ficar excelente. Dizer para a equipe de produção, seja colaboradores de uma fábrica ou vendedores de varejo, que ontem eles foram muito bons, mas que hoje eles podem ser melhores, mostrar o resultado alcançado ontem e afirmar que hoje podem ser melhores, faz toda a diferença. Acredite, ser produtivo é algo contagiante, motivador. O nadador não bate seu próprio recorde porque a cada recorde batido ele aumenta o valor do patrocínio, o ganhar mais é consequência. Ele bate o próprio recorde porque o desafio em ser melhor a cada dia é dele com ele mesmo, a superação nos torna seres humano melhores. Nossa produtividade é o que nos dá força.

Fonte: Portal no Varejo
  15 ferramentas gratuitas de marketing digital para PMES
  O marketing digital é cada vez mais importante para as empresas, principalmente em fase inicial. Pesquisar sobre o mercado em que atua, a concorrência e o que é falado na mídia sobre a sua empresa e as outras, podem ser estratégias de sobrevivência, De acordo com dados da IAB Brasil, os investimentos em mídias digitais em 2015 foram em torno de R$ 9,3 bilhões, o que mostra a força que o mercado de digital vem ganhando. Atualmente, o segmento de search e classificados é o responsável pelo maior volume de verbas publicitárias, com R$ 5,169 bilhões. No entanto, para quem está começando um negócio, muitas vezes com orçamento apertado, existem diversas ferramentas gratuitas que permitem uma análise do mercado e da concorrência, e podem ser grandes aliadas de empreendedores que estão começando um negócio. Seja para coletar dados e análises de buscas pagas e orgânicas, fazer SEO de websites, social media e link-building. Ferramentas free ou freemium podem ajudar nessa tarefa. A SEMrush, por exemplo, é uma ferramenta de busca competitiva e business intelligence que entrega dados e análises de buscas orgânicas, SEO de websites, social media e link-building. Há várias funcionalidades freemium na plataforma, que podem ajudar a empresa nos primeiros passos na análise do desempenho da marca online. Confira 15 ferramentas que podem auxiliar em toda a presença da marca online: 1 – WordPress.org| WordPress.com: ajuda a criar um novo website gratuitamente.
2 – Hostgator – hospedagem de sites.
3 – Graphics Hiver – design de logos.
4 – The Name App: encontrar um nome disponível para o aplicativo da empresa.
5 – Google Trends: mostra termos mais buscados.
6 – Google Keyword Planner: possui as palavras-chave mais buscadas.
7 – Open Site Explorer: ferramenta para análise de links.
8 – Google Analytics: monitorar as atividades do site em tempo real.
9 – Google Pagespeed Insights: verificação da performance do site.
10 – Broken Links: encontrar links quebrados, redirecionamentos e outros problemas.
11 – GetResponse– ferramenta de e-mail marketing.
12 – Sumome Scroll Box– captura de e-mails para enviar informações sobre uma empresa.
13 – Survey Monkey – criação de formulários de pesquisa.
14 – HootSuite – Gerenciamento de redes sociais.
15 – Social Analytics: verificar as interações geradas nas mídias sociais por um URL.

Fonte: Portal no Varejo
  Inadimplência com cheques tem o menor índice do ano em julho
  A inadimplência com cheques registrou, em julho, o menor índice do ano no Brasil, 2,26%. De acordo com Indicador Serasa Experian de Cheques Sem Fundos, o percentual de devoluções de cheques pela segunda vez por insuficiência de fundos foi o menor percentual do ano. Foram 1.042.209 devolvidos e 46.134.886 cheques compensados. No mês anterior, o indicador registrou 2,36% de devoluções, com 1.142.456 cheques que voltaram e 48.445.972 compensados. Um ano antes, em julho de 2015, o percentual de devoluções havia sido de 2,29%, com 1.295.541 cheques devolvidos e 56.618.376 compensados. De acordo com os economistas da Serasa Experian, apesar do mês de julho ter atingido o menor patamar da inadimplência com cheques no ano, ainda assim representou o segundo pior mês de julho desde 1991. O que significa que ainda é cedo para se falar em estabilização da inadimplência com cheques já que fatores que proporcionaram a tendência da elevação desta inadimplência (desemprego, recessão e inflação) ainda se encontram presentes no cenário econômico. Segundo o levantamento, no recorte por regiões, o Sudeste do país registrou o menor percentual de devolução nos primeiros sete meses de 2016: 1,97%. Já o Nordeste ficou em primeiro lugar em devoluções, com 4,64% de cheques devolvidos entre janeiro e julho deste ano. Na região Sudeste, a devolução de cheques somente em julho deste ano foi de 1,86% do total de cheques compensados, menor que a devolução de 1,94% registrada no mês anterior. Em julho/15, a devolução de cheques pela segunda vez por falta de fundos na Região Sudeste havia sido de 1,82% do total de cheques compensados. Em São Paulo, a devolução de cheques em julho/16 foi de 1,72% do total de cheques compensados, menor que a devolução de 1,79% registrada em junho/16. Em julho/15, a devolução de cheques pela segunda vez por falta de fundos em São Paulo havia sido de 1,69% do total de cheques compensados.

Fonte: Notícias do Dia
  Feira do Empreendedor em Florianópolis é um laboratório para ter o próprio negócio
  Para empreender não é necessário ter muito dinheiro, mas é preciso aproveitar as oportunidades. Quem deseja trabalhar por conta e administrar o próprio negócio não pode perder a 11ª edição da Feira do Empreendedor, de sexta-feira (26) a domingo (28), no CentroSul, em Florianópolis. A realização é do Sebrae/SC (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), que disponibiliza analistas técnicos para consultorias individuais e 33 palestras, em três grandes auditórios. O evento também reúne empresários, que trocam experiências e estudam outros segmentos. O coordenador de negócios do Sebrae/SC, Spyros Diamantaras, explica que existem negócios com investimento inicial de R$ 500. “Um exemplo é o Dog Walking, pessoas especializadas em realizar atividades com animais domésticos, porque seus donos não têm tempo. Isso prova que existem empreendimentos para todos os bolsos, o importante é ter uma boa ideia e conhecer o mercado”, afirma. Durante os três dias, uma programação extensa vai garantir ao empresário e ao futuro empreendedor informações sobre aceleração de negócios, abertura de empresas, gestão, alternativas de comércios, inovações tecnológicas e acesso a mercados. O objetivo é criar oportunidades para a geração de transações comerciais e aceleração de vendas. Com a intenção de driblar a retração econômica pela qual passa o país, que também atinge os micro e pequenos empresários, a Feira do Empreendedor oferece um novo olhar sobre as exportações. “Teremos um espaço dedicado à internacionalização de empresas, que pode ser uma alternativa estratégica em momentos de crise. Outro destaque promete ser a Feira de Franquias, que tem se mostrado uma oportunidade para os empresários catarinenses”, conta a gestora da feira, Juliane Schveitzer da Silva. Diamantaras alerta que o empreendedor precisa ser esforçado para manter a disciplina e ter a cabeça aberta para novos desafios. “Essa edição da feira tem como mote ajudar o empresário a vender mais. Em virtude disso, as palestras voltadas ao trabalho de marketing terão uma atenção especial. Aliás, aumentamos os espaços dos auditórios e escolhemos as palestras de maior interesse pela nossa experiência”, diz. Opção por uma franquia Quem não pretende arriscar e quer adquirir a experiência de empresas consolidadas pode optar pelas franquias. A 11ª Feira do Empreendedor terá um espaço exclusivo para os empresários que pretendem investir em projetos estruturados. Foi o que aconteceu com a empresária Carolina Kruger, que mudou a rotina do seu empreendimento após visitar a feira em 2012. Proprietária de uma escola de idiomas, Carolina não pretendia mudar de segmento, mas queria revolucionar o negócio. “Tive a minha marca própria durante 12 anos e percebi o quanto é difícil você ser responsável por tudo. Desde as ações de marketing até a idealização do projeto pedagógico. Foi quando conheci a franquia da escola Academia de Inglês Washington, do Paraná, que me disponibilizou esse suporte estrutural. Também agregamos mais credibilidade, porque somos parte de um grupo. A feira oportunizou esse contato, porque teria que visitar outros Estados para conhecer as opções de franquias”, destaca. Spyros Diamantaras, coordenador de negócios do Sebrae-SC, lembra que a franquia é um investimento mais seguro. ”O empreendedor pagará pela transferência de know-how e terá uma visão mais clara sobre o negócio. A vantagem é que ele receberá o treinamento e a divulgação que as franquias fazem para a rede”, ressalta. SERVIÇO Quando: Sexta-feira, sábado e domingo (26 a 28 de agosto)
Horário: Das 13h às 21h
Quanto: R$ 5 no local ou gratuito com inscrição pelo site www.feiradoempreendedor.com.br
Estacionamento: R$ 15 por dia Palestras Entenda custos, despesas e preço de venda
Atendimento a clientes – como satisfazer e encantar seus clientes
Aumente suas vendas com criatividade
Comunicação empresarial – construindo relacionamentos com o mercado"
Como ter uma loja virtual de sucesso
Empreendedorismo
Como o marketing pode aumentar e qualificar suas vendas Atrativos Ilha exclusiva de franquias
Bazar outlet multissetorial
Parque food truck
Consultoria individual
33 palestras
Atendimento para internacionalização

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