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Clipping Diário - 25/01/2017

Publicado em 25/01/2017
Clipping Diário - 25/01/2017

Quarta-feira - 25/01

Geral

Fonte: Notícias do Dia
  Tempestade causa estragos e deixa mais de 50 mil unidades sem luz na Grande Florianópolis
  Os ventos fortes que atingiram a Grande Florianópolis na noite desta terça-feira (24) deixaram diversos estragos pela região. Por volta das 18h49, uma descarga atmosférica deixou mais de 50 mil unidades consumidoras sem luz em Florianópolis, principalmente na região continental da cidade. Em São José o vendaval fez com que árvores caísem em cima de carros e telhados fossem destruídos, e em Águas Mornas um motociclista morreu após ser atingido por um pinheiro, na BR-282. De acordo com a Epagri/Ciram, a previsão para a noite era de pancadas de chuva com descarga elétrica na Grande Florianópolis, Oeste, Planalto Norte, Planalto Sul e Litoral Sul. Segundo a Defesa Civil, 40 pessoas foram afetadas pelo vendaval em São José. Mais de 50 mil sem luz A descarga atmosférica ocorreu na Avenida Ivo Silveira, no Centro da Capital, no início da noite, e rompeu a cadeira de isoladores de uma torre da Celesc. A previsão inicial da companhia indicava que o fornecimento de energia seria restabelecido até as 21h, o que não ocorreu. A situação só se normalizou por volta das 21h45. A linha de transmissão que teve funcionamento interrompido liga a subestação de Coqueiros à subestação do Roçado. Uma das áreas mais afetadas foi o bairro Estreito, na região continental de Florianópolis. A queda de energia também afetou os bairros Abrãao, Bom Abrigo, Coqueiros, e Jardim Atlântico, além do Centro, onde as sinaleiras deixaram de funcionar temporariamente. Chuva e ventos fortes Um dos locais mais afetados em São José foi o Centro Histórico, onde ocorreu a queda de algumas árvores e o Ginásio da Praça teve o teto destruído. No Hospital Regional de São José, outra árvore caiu sobre três carros, sem deixar vítimas. Na Beira-mar de São José, próximo à Prefeitura, um semáforo caiu na pista por volta das 18h. Já em Coqueiros, o vento fez o teto de uma academia voar para o prédio ao lado. Algumas ruas da região continental de Florianópolis, como a Rua Coronel Pedro Demoro, no Estreito, ficou alagada.

Fonte: Notícias do Dia
  Ministério Público cobra explicações de Gean sobre ‘pacotão’ e atraso de salários
  A 12ª Promotoria de Justiça da Comarca da Capital, que atua na área da moralidade administrativa, instaurou dois procedimentos para apurar supostas ilegalidades na prefeitura de Gean Loureiro (PMDB), em Florianópolis. Os procedimentos foram instaurados na sexta-feira (20). O primeiro é em relação a atrasos no pagamento de salários dos servidores do município, e o outro é relativo à reforma administrativa que está para ser implementada com o “pacotão” de medidas – as votações tiveram início nesta terça-feira (24). Improbidade administrativa Os procedimentos foram instaurados a partir de representações que servidores municipais fizeram perante o Ministério Público, dando conta de possíveis irregularidades. No caso dos salários atrasados, servidores públicos municipais reclamam que não receberam integralmente suas remunerações referentes ao mês de dezembro de 2016. Assim, o promotor de Justiça Rogério Ponzi Seligman já requereu informações ao prefeito. De acordo com Seligman, o atraso pode configurar ato de improbidade administrativa se for indevido, e também pelo potencial dano ao erário, considerando os encargos resultantes do atraso. "No entanto, é necessário verificar as razões do não pagamento em sua integralidade, assim como acompanhar o cumprimento do cronograma divulgado", explica o promotor. Suspensão de conquistas dos servidores Segundo o MPSC, em relação à reforma administrativa, entre as medidas propostas está a suspensão de diversas indenizações, as gratificações e os adicionais, “conquistadas pelos servidores públicos municipais nos últimos anos, que não serão mais incorporados ao vencimento ou provento para qualquer efeito”. "Argumentam os representantes em seus relatos que, se aprovadas as medidas, as remunerações dos servidores não irão corresponder às atividades diárias que executam, tendo em vista serem servidores públicos municipais que diariamente enfrentam situação de risco, vulnerabilidade e violência", acrescenta Seligman. Neste caso, Seligman requisitou esclarecimentos ao prefeito Gean Loureiro e ao presidente da Câmara Municipal de Vereadores, Gui Pereira (PR), além do encaminhamento de cópia integral do projeto de Lei Complementar 0159/2017, bem como informações sobre sua tramitação. O prazo de resposta é de 10 dias no procedimento que trata do atraso nos salários e de cinco dias no que trata da reforma administrativa, contados a partir do recebimento dos ofícios.

Fonte: Notícias do Dia
  Boleto vencido poderá ser pago em qualquer banco a partir de março
  A partir de março, o cliente que atrasar uma conta poderá pagar o boleto vencido em qualquer banco, e não só naquele que emitiu a cobrança. A novidade faz parte de um sistema de registro de boletos, que está em fase de implementação pela Febraban (Federação Brasileira de Bancos), chamado de Nova Plataforma de Cobrança. O calendário de implementação dessa ferramenta se estende até dezembro, conforme o valor do título. Os boletos serão registrados na plataforma na hora da emissão. Ao pagar o débito, o banco consultará essa base para conferir se as informações estão corretas. Se os dados do boleto que estiver sendo pago coincidirem com os do sistema, a operação é validada. Se houver divergência de informações, o pagamento não será autorizado e o consumidor poderá realizar o pagamento exclusivamente no banco que emitiu a cobrança, explica a Febraban em nota. O comprovante de pagamento também será mais completo, com informações de juros, multa ou descontos aplicados sobre o valor da cobrança. Não entram na plataforma contas de consumo (como luz e água) e nem tributos (IPTU e IPVA). CALENDÁRIO A simplificação no pagamento de boletos terá implementação gradual até dezembro, conforme o valor da cobrança. Veja abaixo. Valor igual ou superior a R$ 50.000,00 - Implementação a partir de 13 de março Entre R$ 49.999,99 e R$ 2.000,00 - A partir de 8 de maio Entre R$ 1.999,99 e R$ 1.000,00 - A partir de 10 de julho Entre R$ 999,99 e R$ 500,00 - A partir de 18 de setembro Entre R$ 499,99 e R$ 200,00 - A partir de 23 de outubro Igual ou inferior a R$ 199,99 - A partir de 11 de dezembro

Fonte: Notícias do Dia
  A partir do dia 7 de fevereiro, catarinenses receberão alertas do tempo pelo celular
  Santa Catarina será o primeiro estado a participar de um projeto-piloto da Defesa Civil em parceria com a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) que avisará por meio de mensagem de celular um alerta em caso de iminência de desastres naturais. Os avisos serão enviados pelo Cnad (Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres) e pela Defesa Civil do Estado. A previsão é que outros estados também recebam a tecnologia. Defesa Civil define número para alertas via SMS de desastres naturais em SC O projeto-piloto será ativado inicialmente em 20 municípios de Santa Catarina, onde moram cerca de 500 mil habitantes. Estas cidades foram escolhidas por causa de eventos meteorológicos com potencial de acidentes, entre eles, ressacas, vendavais, alagamentos, enxurradas e granizo. A partir de 1º de fevereiro, os usuários da telefonia móvel que moram nas cidades selecionadas receberão uma mensagem convocando para adesão ao projeto-piloto: "Defesa Civil Nacional informa: novo serviço de envio de SMS gratuito com alertas de área de riscos. Para se cadastrar responda para 40199 com CEP de interesse". Além disso, será realizada campanha de divulgação nos meios de comunicação destas cidades. O serviço de alerta via SMS ficará a cargo das empresas de telecomunicações, sem ônus para os cofres públicos. Os SMS começarão a ser enviados em caso de alertas de desastres naturais a partir de 7 de fevereiro. O projeto-piloto terá duração de 120 dias e, em maio, será feita uma avaliação. Se necessário, será feita uma revisão do projeto. Em julho, o serviço começará a ser disponibilizado para outros municípios de todo o país. O Cenad vai montar um cronograma para a sua implantação.

Fonte: Varejista
  Venda da linha branca cai pelo quarto ano seguido
  As vendas de fogões, geladeiras, lavadoras da indústria para o comércio deram marcha à ré no ano passado e caíram pelo quarto ano consecutivo em número de unidades. Nas projeções da Associação Nacional de Fabricantes de Produtos Eletroeletrônicos (Eletros), as vendas dos eletrodomésticos da linha branca somaram 12,9 milhões de unidades em 2016, o menor nível desde 2010, quando as estatísticas começaram a ser compiladas. O pico de vendas de geladeiras, fogões e lavadoras ocorreu em 2012, quando foram comercializadas 18,9 milhões de unidades. Esse grande volume de vendas foi resultado de benefícios fiscais concedidos pelo governo aos fabricantes, que reduziram os preços dos eletrodomésticos. De lá para cá, as vendas só caíram ano a ano e, em 2016, recuaram cerca de 10% nas projeções do presidente da entidade, Lourival Kiçula. No entanto, há fabricantes que acreditam que a queda pode ter sido maior, da ordem de 20%. "Chegamos no fundo do poço e não dá para cair mais", afirma o presidente da Eletros. Ele explica que as empresas já enxugaram a produção, reduziram o número e funcionários e trabalham hoje com alto nível de ociosidade. "O ajuste já foi feito em 2016", observa. Kiçula diz que este ano será um período de recomeço para o mercado de eletrodomésticos. No entanto, ele ainda não enxerga condições objetivas para que ocorra uma melhora. "Estamos torcendo para que haja uma retomada", diz o presidente da Eletros. No momento, as fichas estão depositadas na redução dos juros e da inflação para injetar ânimo no consumo.

Fonte: Varejista
  Indústria de materiais de construção vê estabilidade nas vendas
  A indústria de materiais de construção do Brasil prevê estabilidade nas vendas para 2017, após amargar em 2016 o terceiro ano consecutivo de retração, informou nesta segunda-feira a Associação Brasileira da Indústria de Materiais de Construção (Abramat). O presidente da entidade, Walter Cover, diz que um resultado possivelmente negativo no primeiro semestre deste ano deve ser compensado por uma performance um pouco melhor na segunda metade. “O segundo semestre tem algumas variáveis de recuperação que não são suficientes para reverter o resultado negativo do primeiro, então imaginamos um zero a zero para o fim do ano”, disse Cover. Segundo ele, as vendas de produtos de acabamento tendem a se sair melhores, ajudadas por trabalhos obrigatórios de manutenção, enquanto as de materiais de base devem mostrar fraqueza por dependerem das novas obras residenciais e de infraestrutura. “As vendas para construtoras são afetadas pela confiança dos empresários, e as obras previstas nos leilões de infraestrutura só devem ser sentidas mais para o fim do ano”, afirmou. Em 2016, a indústria de materiais de construção reportou queda de 11,5 por cento no faturamento deflacionado ante 2015, amargando o pior resultado de vendas desde 2008. De acordo com o presidente da Abramat, o setor acumula retração de 33 por cento desde 2014. “Um terço do nosso mercado se foi.” Conforme o levantamento, as vendas de materiais de base encolheram 12,9 por cento em 2016 na comparação com 2015, e as de acabamento cederam 9,2 por cento. Já nível de emprego no setor retrocedeu 9,4 por cento no segmento de base, e 9,2 por cento no de acabamento, ante 2015, informou a Abramat. Na semana passada, a associação que representa os fabricantes de cimento, Snic, afirmou que espera que a indústria do insumo tenha em 2017 uma terceira queda consecutiva nas vendas, depois sofrer baixa de cerca de 12 por cento em 2016. A previsão é de queda nas vendas de cimento de 5 a 7 por cento este ano.

Fonte: Varejista
  Estoques estão inadequados em 49% dos estabelecimentos varejistas
  O indicador de estoques, logo após o Natal, voltou a cair, mostrando que os empresários não conseguiram reduzir seus excessos de produtos com as vendas de final de ano. Em janeiro, o Índice de Estoques (IE) alcançou 102 pontos, queda de 3,8% na comparação com dezembro. A retração do indicador no mês foi motivada pelo aumento de 5,4% no número de empresários que afirmam estar com estoques acima do adequado e pelo crescimento de 1,2% dos estabelecimentos que contêm produtos abaixo do ideal. Com isso, quase 35% dos empresários estão vendo seus estoques acima e 14% abaixo do que consideram o nível ideal. Esse patamar de adequação continua muito abaixo do histórico de antes de 2015, quando o indicador rondava os 60%. Os dados são do Índice de Estoques (IE) da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), que capta a percepção dos comerciantes sobre o volume de mercadorias estocadas nas lojas, e varia de zero (inadequação total) a 200 pontos (adequação total). A marca dos cem pontos é o limite entre inadequação e adequação. Em relação a janeiro de 2016, quando o IE registrava 90,8 pontos, o indicador se mantém melhor em 2017, com alta de 12,4%. No primeiro mês do ano passado, 37,6% dos empresários do varejo afirmaram que seus estoques estavam acima do adequado (-7,1% na comparação com janeiro deste ano) e 16,9% apontaram que tinham estoques abaixo do ideal (-18,2%).
De acordo com a assessoria econômica da FecomercioSP, os indicadores, compostos pela confiança de empresários, consumidores, índice de estoques, propensão a investir e a contratar, ainda indicam que o País está pavimentando o caminho para a recuperação em 2017, porém, todos esses números acabaram por decepcionar, de certa forma, no início do ano. A Entidade pondera que essa decepção é efeito do exagero de otimismo do final de ano, mais do que efetivamente um processo de interrupção definitiva da recuperação. Existe também um aspecto novo no País que se acentua com a crise: os consumidores passam a esperar as datas de promoções, comprando só o indispensável no Natal (por exemplo) e aguardando melhores oportunidades para fazer suas compras. De acordo com a Federação, esse comportamento tem mudado a sazonalidade das vendas do varejo brasileiro, com o mês de dezembro perdendo um pouco da sua importância (ainda que se mantendo o mês mais relevante para o comércio) e o mês de janeiro ganhando um patamar de consumo que não ocorria no passado. Se isso se confirmar, em janeiro, a FecomercioSP acredita que pode ocorrer o inverso: estoques caírem e confiança voltar a subir. De qualquer maneira, a Federação não acredita que o ajuste de estoques, como o de produção e do emprego no País seja rápido ou mesmo homogêneo. Não sendo possível, por exemplo, um ajuste de estoques baseado nas vendas de Natal ou de promoções de janeiro para segmentos como o de concessionárias ou de móveis e decorações, mas para vestuário, calçados, e até alguns eletroeletrônicos mais simples e baratos, as promoções de início de ano podem surtir um bom efeito.

Fonte: Floripa News
  Ministério da Saúde orienta população a se vacinar contra febre amarela
  A doença tem maior número de casos no período de dezembro a maio em regiões silvestres, rurais ou de mata. A vacina está disponível em toda a rede pública de saúde

Toda pessoa que reside ou vai viajar para regiões silvestres, rurais ou de mata, que são Áreas com Recomendação da Vacina contra febre amarela, deve se imunizar. A orientação do Ministério da Saúde se justifica porque a doença tem maior número de casos nos meses de dezembro a maio e a transmissão é considerada possível em grande parte do Brasil. A vacina contra a febre amarela é ofertada no Calendário Nacional do Sistema Único de Saúde (SUS) e é enviada, mensalmente, para todo o país. Em 2016, foram enviadas aos estados mais de 16 milhões de doses, sendo 2,7 milhões para o estado de São Paulo.

A vacina é altamente eficaz e segura para o uso, a partir dos nove meses de idade, em residentes e viajantes a áreas endêmicas ou, a partir de seis meses de idade, em situações de surto da doença. Todos os estados, nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), estão abastecidos com a vacina contra febre amarela e o país tem estoque suficiente para atender toda a população nas situações recomendada. 

O vírus da febre amarela se mantém naturalmente num ciclo silvestre de transmissão, que envolve primatas não humanos (hospedeiros animais) e mosquitos silvestres. O Ministério da saúde realiza a vigilância de epizootias (doenças que atacam animais) desde 1999, com o objetivo de antecipar a ocorrência da doença. Assim é possível fazer a intervenção oportuna para evitar casos humanos, por meio da vacinação das pessoas e também evitar a urbanização da doença por meio do controle de vetores nas cidades.
No último mês de dezembro foi registrado um óbito por febre amarela, no município de Ribeirão Preto no estado de São Paulo. O caso foi acompanhado pelo Ministério da Saúde que verificou que a pessoa morava próxima à área de mata e, consequentemente, de recomendação da vacina.

Desde os primeiros casos suspeitos em macacos, no estado de São Paulo, no ano passado, o Ministério da Saúde mantem permanente articulação com a vigilância do estado para aplicação de medidas de prevenção e controle adequadas, oferecendo apoio técnico, capacitação de profissionais, suporte a investigações de casos, envio de vacinas. Vale ressaltar que 70% da população da cidade de Ribeirão Preto está vacinada contra a febre amarela. 

VACINAÇÃO - A Organização Mundial da Saúde considera que apenas uma dose da vacina já é suficiente para a proteção por toda a vida. No entanto, como pode haver queda na imunidade com o tempo de vacinação, o Ministério da Saúde definiu a manutenção de duas doses da vacina Febre Amarela no Calendário Nacional, sendo o esquema vacinal uma dose aos noves meses de idade com reforço aos quatro anos. Para pessoas de 2 a 59 anos, a recomendação é de duas doses.
Além da vacinação, as pessoas que planejam turismo rural, pescaria, visitação de reservas naturais, parques ecológicos, cachoeiras, rios, florestas, parques urbanos, bem como aqueles que praticam atividades laborais relacionadas ao extrativismo, à fauna e à flora em ambientes rurais e silvestres, devem adotar outras medidas de prevenção, tais como: utilizar roupas que protejam todo o corpo (sapato fechado, camisa de manga longa e calça comprida), usar repelentes e evitar ou reduzir a exposição no horário de maior risco (9h às 16h).

Apesar da alta eficácia do imunobiológico, o Ministério da Saúde alerta que nos casos de pacientes com imunodeficiência, a administração desta vacina deve ser condicionada a avaliação médica individual de risco-benefício, não devendo ser realizada em caso de imunodepressão grave.

Indivíduos com história de reação anafilática relacionada a substâncias presentes na vacina (ovo de galinha e seus derivados, gelatina e outros produtos que contêm proteína animal bovina), assim como pacientes com história pregressa de doenças do timo (miastenia gravis, timoma, casos de ausência de timo ou remoção cirúrgica), também devem buscar orientação de um profissional de saúde.

SOBRE A DOENÇA - Os sintomas iniciais incluem febre, calafrios, dor de cabeça, dores nas costas, dores no corpo em geral, náuseas e vômitos, fadiga e fraqueza. Em casos graves, a pessoa pode desenvolver febre alta, icterícia (coloração amarelada da pele e do branco dos olhos), hemorragia e, eventualmente, choque e insuficiência de múltiplos órgãos. Cerca de 20-50% das pessoas que desenvolvem doença grave, podendo vir a óbito.

Às pessoas que identifiquem alguns destes sinais, o Ministério da Saúde recomenda procurar um médico na unidade de saúde mais próxima e informar sobre qualquer viagem para áreas de risco nos 15 dias anteriores ao início dos sintomas. Essa orientação é importante, principalmente, àqueles que realizaram atividades em áreas rurais, silvestres ou de mata como pescaria, acampamentos, passeios ecológicos, visitação em rios, cachoeiras ou mesmo durante atividade de trabalho em ambientes silvestres.

Acesse no portal do Ministério da Saúde na internet a lista de municípios com recomendação da vacina contra febre amarela:

http://portalsaude.saude.gov.br/images/pdf/2015/novembro/19/Lista-de-Municipios-ACRV-Febre-Amarela-Set-2015.pdf

Fonte: De Olho na Ilha
  Vereadores aprovam reforma administrativa e mudança no estatuto dos servidores
  A Câmara Municipal realizou nesta terça-feira, 24 de janeiro, Sessão Extraordinária para analisar projetos que integram o pacote de medidas encaminhado pelo prefeito Gean Loureiro. As 38 matérias começaram a tramitar na Casa no dia 12 de janeiro. No mesmo dia, foi constituída Comissão Especial para analisar as matérias. Após avaliação, a Comissão definiu pela retirada de nove projetos, por considerar que é necessária a tramitação normal dos mesmos. Entre as matérias que saíram de pauta estão quatro que se referem a Plano Diretor, os projetos da Previdência Complementar, da Nota Manezinha, e o arquivamento da proposta que tratava sobre a taxa de resíduos sólidos. Além destes, o juiz federal Marcelo Krás Borges, da 6ª Vara Federal de Florianópolis, determinou a retirada de pauta dos Projetos de Lei nº 1.605/2017, nº 1.607/2017 e 1.610/ 2017. Por volta das 13h30 o presidente Guilherme Pereira (PR) abriu a discussão do primeiro projeto em pauta, o Projeto de Lei Complementar nº 1.590/2016 que trata sofre a Reforma Administrativa da Prefeitura Municipal de Florianópolis. Entre as principais medidas da matéria destacam-se a redução das Secretarias Municipais, a redução do número de cargos comissionados e funções gratificadas, e extinção de gratificações de atividade especial. O projeto foi amplamente debatido e criticado pela oposição. Contudo, a matéria foi aprovada por 14 votos a favor, um contrário e oito vereadores consideraram-se impedidos de votar. Simultaneamente houve tumulto nas partes interna e externa da Casa Legislativa. Um princípio de confronto levou o presidente da Câmara, Guilherme Pereira (PR), a suspender a Sessão. O conflito levou a Guarda Municipal a jogar spray de pimenta contra os manifestantes. Na confusão, móveis e janelas da Galeria dos ex-presidentes, localizada próximo ao Plenário, foram quebrados. Aos poucos a segurança conseguiu retomar o prédio, mas os servidores e demais cidadãos que acompanhavam a apreciação das matérias foram retirados do prédio.
Com a situação mais amena, o presidente Guilherme Pereira recebeu o presidente do Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal de Florianópolis, Alex dos Santos, para negociar pontos do segundo projeto da pauta, o qual impactava diretamente os servidores do Município. Durante uma hora e meia, vereadores e trabalhadores dialogaram, mas não houve acordo. Às 18h37 a Sessão foi reiniciada e imediatamente aberta a discussão do Projeto de Lei Complementar nº 1.591/2016 que altera a Lei Complementar nº 63/2003 (Estatuto dos Servidores Públicos do Município de Florianópolis). Esta proposta é a que gerou mais debate entre os parlamentares por afetar diretamente os servidores. A proposta foi criticada por vários parlamentares. Seguindo regimento interno, inicialmente foi aberta votação das emendas apresentadas pelos vereadores Afrânio Boppré (PSOL), Gabriel Meurer (PSB), Maikon Costa (PSDB), João Luiz da Silveira (PSC) e Professor Felipe (PDT), sendo que todas foram rejeitadas. Já as emendas apresentadas pela Comissão Especial, a que “assegura a incorporação das indenizações, gratificações e adicionais ao servidor adicionais ao servidor que na data da publicação da lei possua, no mínimo, dois terços do tempo necessário para sua incorporação” e a “garantia do servidor receber gratificação por produtividade” foram aprovadas. Após ocorreu a votação do PLC 1.591/16 que foi aprovado, com emendas incorporadas, por 12 votos favoráveis e 11 contrários.

Fonte: De Olho na Ilha
  Autopista Litoral Sul inicia nova etapa nas obras do Contorno viário da Grande Florianópolis
  A Autopista Litoral Sul está dobrando a área de trabalho nas obras do Contorno Viário de Florianópolis com o início de atividades em novos 16 quilômetros nos municípios de Biguaçu e São José. Assim, a concessionária passa a trabalhar em 32 dos 50 quilômetros totais da nova rodovia, representando quase 70% da extensão do Contorno. Nas próximas semanas, terão início as atividades de limpeza da área, construção de cercas, além dos trabalhos ambientais que acompanham o processo de início de novos trechos, como resgate de flora, monitoramento de fauna e supressão de vegetação. Em seguida, serão os trabalhos de engenharia, como a geotecnia (fundações de aterros e geodrenos) e terraplenagem. Mais 550 empregos diretos serão criados para realizar essas tarefas. A agilidade das desapropriações de áreas e indenizações, assim com um esforço conjunto entre a concessionária e outras entidades representativas da sociedade, estão entre as ações que viabilizaram o início dos trabalhos neste novo trecho. “A ampliação das obras confirma o comprometimento da Autopista Litoral Sul em cumprir os prazos do projeto. Estamos confiantes que os trabalhos seguirão em ritmo acelerado. O início das novas frentes de obra é decorrente de uma atuação conjunta entre a Autopista, Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania, o Cejuscon , Fórum Parlamentar Catarinense e ANTT”, afirma Marcelo Modolo, Superintendente de Investimentos do Contorno. Em Biguaçu, as obras se concentrarão nos bairros Fazenda de fora, Fazenda de dentro, Fazendinha, Três Riachos, Rússia, Sorocaba e Santa Catarina. Já em São José, o único bairro na área de abrangência será o de Alto Forquilhas.
“Seguiremos sempre com a nossa política de minimizar as interferências para as comunidades. Temos consciência que em alguns pontos, a rotina pode ser alterada temporariamente por conta das obras, mas é importante compreender a relevância do Contorno”, completa Modolo. Nos novos 16 quilômetros serão construídos dois trevos e seis passagens em desnível. Os trevos estarão localizados na interseção com a Estrada Geral de Três Riachos e na interseção da antiga SC-408, atual SC-407. O Contorno de Florianópolis O Contorno Viário de Florianópolis é importante não só para a região da Grande Florianópolis, mas também para o Sul do País e para o Mercosul. A nova rodovia terá 50 quilômetros de pista dupla e, segundo estudos, irá desviar 20% do tráfego de longa distância da BR-101/SC na região da Capital Catarinense. Paralelamente à obra, a Autopista Litoral Sul desenvolve ações que minimizam os impactos sobre a natureza e também sobre as comunidades no local e entorno das obras. A concessionária tem como meta principal o cuidado com as atividades que possam afetar o meio ambiente e executa ações para evitar danos e mitigá-los. No total, 13 Programas Ambientais serão executados na região.

Fonte: Exame
  Ministério Público do Trabalho condena reforma trabalhista
  O Ministério Público do Trabalho (MPT) afirmou nesta terça-feira, 24, que são “inconstitucionais” as mudanças na legislação trabalhista propostas pelo governo federal, que tramitam no Congresso. O estudo, elaborado por 12 procuradores do Trabalho, pede a rejeição por completo de dois projetos de lei e a alteração na redação de outros dois. Para os procuradores, as mudanças contrariam a Constituição Federal e as convenções internacionais firmadas pelo Brasil. Além de gerarem insegurança jurídica, têm impacto negativo na geração de empregos e fragilizam o mercado interno. Ao final da reunião do MPT com centrais sindicais, associações que atuam no âmbito da Justiça do Trabalho e outras entidades, os integrantes assinaram um documento, intitulado “Carta em defesa dos direitos sociais”. O texto de duas páginas teve, segundo o MPT, a assinatura de 28 entidades, entre elas, a Central Única dos Trabalhadores (CUT), a Força Sindical e a Associação Nacional dos Magistrados do Trabalho (Anamatra). O texto diz que “é da maior importância que as propostas não tramitem sem que seja promovido um grande e profundo debate com toda a sociedade”. Segundo o documento, todas as entidades concordaram que não pode haver discussão em regime de urgência dessas propostas. “Foi deliberado que haja uma prévia discussão à tramitação destas propostas”, afirmou o procurador-geral do trabalho, Ronaldo Fleury. Outra resolução da reunião foi a criação do Fórum de Defesa do Direito do Trabalho. “Se há necessidade ou não de alteração da CLT, que haja efetiva participação da sociedade nessas discussões. O fórum está sendo criado hoje e a partir daí a ideia é que possamos discutir com o governo, o Legislativo e o Judiciário sobre as reformas”, afirmou. O procurador-geral do Trabalho disse também que “o intuito não é qualquer atuação político-partidária, mas, sim, a atuação na defesa dos direitos sociais e na defesa dos direitos dos trabalhadores”. As quatro notas técnicas que compõem o estudo do MPT abordam a prevalência do negociado sobre o legislado, a flexibilização da jornada, o regime de tempo parcial, a representação de trabalhadores no local de trabalho, a terceirização da atividade-fim, o trabalho temporário e a jornada intermitente. Segundo o texto dos procuradores, tudo isso está sendo “imposto de forma a provocar um grande desequilíbrio nas relações entre empregados e empregadores no país”. Os dois projetos que os 12 membros do MPT querem ver descartados são o PL 6787/2016, que, segundo os procuradores, impõe a prevalência do negociado sobre o legislado, e do PLS 218/2016, que permite a terceirização da atividade-fim por meio do chamado “contrato de trabalho intermitente”.

Fonte: Portal No Varejo
  16 tendências de atendimento para 2017
  Experiência do consumidor, atendimento e relacionamento com clientes: as empresas que não estiverem com o cliente centralizado em suas estratégias, irão perder cada vez mais espaço. Pelo menos 50% dos investimentos nos próximos anos serão dedicados à experiência do consumidor, segundo previsão do Gartner. O NeoTeam, da NeoAssist, se reuniu em um mega brainstorm e saiu com 16 previsões sobre atendimento e relacionamento com clientes para 2017. Confira: 1 – Conveniência
Mais que rápido, precisa ser conveniente. Em 2017, o consumidor não quer se esforçar para ser bem atendido. Na verdade, ele está esperando receber as coisas de mão beijada – e isso é um grande diferencial. Curiosidade
Qual o nosso bem mais valioso? Tempo!
A Amazon está investindo fortemente em conveniência. São serviços de entrega via drones (aumentando a velocidade da entrega de produtos, eliminando problemas com o trânsito, etc), atendimento 24 horas por dia, 7 dias por semana, ao vivo, para ajudar os usuários nas funcionalidades do Kindle e até o cadastro de usuários para fazerem suas próprias entregas. Spotify te entrega todas as músicas que você quer diretamente no seu celular, a Netflix te possibilita ver filmes e séries de maneira totalmente digital, por uma assinatura mensal com preço bem abaixo do que você pagaria nas mídias físicas ou no cinema (considerando também a economia em recursos intangíveis). Esses são alguns dos grandes exemplos do mercado. Mas o que você pode fazer? 2 – As empresas boas em atendimento serão referência
O atendimento está ficando melhor: tem mais empresa fazendo atendimento bom, e as que não acompanharem esse ritmo vão ficar com a imagem mais arranhada. Curiosidade: Atendimento ruim faz empresas perderem dinheiro e isso não é novidade. No entanto, talvez nem sempre tenhamos a dimensão do quanto isto custa. Estudo realizado pela Newvoice revela que aproximadamente 62 bilhões de dólares em receita foram perdidos por conta de uma experiência ruim em 2015. 3 – Atendimento vs Preço
Valor, experiência e atendimento são mais importantes que preço: especialmente no Brasil, quanto melhor o atendimento, mais chances de continuar competitivo! Curiosidade: Os consumidores admitem que a personalização é fundamental para fazer negócios. Estudo da Infosys aponta que 86% dos consumidores dizem que a personalização cumpre uma função importante em suas decisões de compra. 4 – Autoatendimento: o consumidor sabe se virar
As empresas vão expandir os canais de autoatendimento finalmente. Vão perceber que isso é uma demanda real. Curiosidade: O autoatendimento no Brasil ainda não é majoritário entre as empresas, mas os consumidores brasileiros demandam isso mais do que podemos imaginar: segundo último estudo da Microsoft, 98% dos brasileiros já esperam que as empresas ofereçam algum canal de autoatendimento. 5 – Relacionamentos reais
A gente vai ter mais operadores empoderados pra relações reais, que vão conhecer muito bem do que tão falando. Enquanto a tecnologia faz o trabalho chato, as pessoas vão fazer relacionamento. Curiosidade: De acordo com pesquisa da American Express, a Customer Service Barometer, 99% dos consumidores entrevistados disseram que ter uma resposta satisfatória ou estar conectado com alguém que tenha conhecimento sobre o assunto (98%) são requisitos importantes para uma ótima experiência. Quando esses requisitos são cumpridos, os entrevistados dizem que personalização e apreciação são chaves para a experiência evoluir de ótima para excelente. 6 – Máquinas vão ajudar na construção de relacionamentos
Máquinas e Inteligência Artificial estão cada vez mais presentes no atendimento. Às vezes, vão substituir o trabalho humano, mas o principal é que vão ajudar operadores e gestores na tomada de decisões. 7 – Satisfação vai ser a métrica-chave
Métricas de produtividade (TMA, nível de serviço, etc) vão perder espaço para a métrica que realmente importa no final: a Satisfação dos Clientes. Curiosidade: Apesar de ser a métrica mais importante, a satisfação dos clientes tem caído constantemente ao longo dos anos. Um estudo chamado Customer Rage, realizado nos Estados Unidos, confirma isso. Em 1976, estudo da Casa Branca revelou que 23% dos consumidores se sentiam completamente satisfeitos ou receberam mais do que esperavam. Esse número caiu para 17% em 2015. 8 – Customer Success: buscando o sucesso do cliente
Mais foco em Sucesso do Cliente: apesar de ser um conceito conhecido, Sucesso do Cliente vai ganhar mais popularidade. Vamos nos empenhar em fazer os clientes alcançarem seus objetivos e vencerem seus desafios! 9 – Todo mundo vai falar de atendimento
Atendimento ao cliente e experiência do consumidor vão ser assuntos falados e discutidos amplamente em todos os campos de negócios. 10 – Marketing ♥ Relacionamento
Marketing e relacionamento vão estar cada vez mais mesclados, conforme o consumidor 3.0 vai ter cada vez mais poder de espalhar informações positivas e negativas sobre as empresas. 11 – Atendimento proativo
Atendimento proativo vai ser diferencial. Se você quiser se diferenciar em 2017, chegue no seu cliente com a solução antes que ele perceba o problema. Curiosidade: Estudo conduzido pela Ameyo mostra algumas vantagens estatísticas do atendimento proativo. • Aumenta a fidelidade dos consumidores. Tomar a iniciativa para prestar suporte pode aumentar a taxa de retenção de clientes de 3% a 5%.
• Diminui o número de chamadas. Você vai conseguir identificar problemas mais rápido, resolvendo-os com mais eficiência e conseguindo aplicar as soluções em escala, evitando que novos contatos sobre aquele problema sejam realizados.
• Você pode controlar a comunicação. Os clientes falam de você, seja no privado, em alguma situação específica ou, com o poder da Internet, publicamente. Ser proativo vai te dar uma chance de controlar a conversa e direcioná-la de um jeito mais favorável. 12 – Menos telefone
O consumidor vai usar cada vez menos o telefone. Canais alternativos, como mídias sociais, chat, email e atendimento inteligente estão ficando mais populares e até mais efetivos. 13 – Agilidade!
A gente quer respostas rápidas! Uma das principais tendências de atendimento pra 2017 é que o tempo médio de resposta das boas empresas vai diminuir drasticamente. Mas o consumidor quer mesmo é que seja instantâneo – e sem perder a qualidade. 14 – Atendimento personalizado
A tecnologia vai permitir mais interações e atendimentos personalizados. Pensa nisso: como você pode criar uma experiência personalizada pro seu cliente? Isso vai ser diferencial em 2017. 15 – Revolução Omnichannel
As empresas vão começar a integrar todos os seus canais e pontos de contato em um único software, uma única plataforma que consiga registrar o histórico de cada consumidor e prover suporte para relacionamento com clientes. Tecnologia integrada, todos os canais, uma só experiência. 16 – Jornadas de Relacionamento
O conceito de jornadas de relacionamento vai ser cada vez mais utilizado. Ao invés de pensar em interações pontuais com cada cliente, as empresas vão precisar pensar em toda a jornada de relacionamento, considerando os momentos antes, durante e depois da venda.

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