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Clipping Diário - 23/12/2016

Publicado em 23/12/2016

Sexta-Feira - 23/12

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Fonte: Notícias do Dia
  Carteira de motorista ganha novo desenho a partir de 2017
  A CNH (Carteira Nacional de Habilitação) vai mudar a partir de 2 de janeiro. Para coibir falsificações, o documento terá novas cores e itens de segurança, de acordo com resolução do Contran (Conselho Nacional de Trânsito) de maio. As carteiras de motorista solicitadas a partir de janeiro já virão com o novo desenho. Os condutores não precisam trocar os documentos que ainda estão dentro da validade. Uma das principais mudanças será a troca da tinta azul esverdeada da tarja no topo e lateral do documento por outra da cor preta. A impressão continuará em alto relevo e, do lado direito, terá o mapa do Estado emissor do documento. A carteira de motorista também ganha um mapa do Brasil impresso em tinta especial, no alto do lado esquerdo. O fundo do documento ficará mais amarelado e elementos gráficos, como números, poderão ser conferidos com luz ultravioleta. Haverá uma holografia com a sigla CNH repetida várias vezes, e brasões da República vistos apenas em luz negra. Também aparecem fios de microletras para dificultar falsificações. Agentes de trânsito vão validar a carteira de motorista por um código numérico que será lido por um aplicativo do Denatran (Departamento Nacional de Trânsito). Haverá ainda dois números: registro nacional e número do espelho da CNH, além do número de identificação estadual do Renach (Registro Nacional de Condutores Habilitados). Por mês, são emitidas cerca de 800 mil carteiras de habilitação em todo o país.

Fonte: Notícias do Dia
  Primeira pista de pouso de Santa Catarina deve virar parque cultural em Florianópolis
  A transformação em parque do antigo campo de aviação do Campeche, no Sul da Ilha, está mais próxima. A União, Prefeitura de Florianópolis, Ipuf (Instituto de Planejamento Urbano de Florianópolis) e Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), réus em Ação Civil Pública do Ministério Público Federal, foram condenados a tornar o espaço público ambientalmente sustentável. No prazo de 360 dias, devem providenciar estudo ambiental a fim de se garantir a preservação, proteção e uso adequado das áreas com valor natural, cultural, patrimonial e urbanístico. A decisão foi tomada pela juíza federal substituta Marjôrie Cristina Freiberger. Depois da conclusão do estudo, os réus têm 180 dias para colocá-lo em prática. Os imóveis no terreno devem ser desocupados em 60 dias. Em caso de descumprimento, existe a previsão de multa no valor de R$ 100 mil. A Justiça Federal foi provocada pelo Ministério Público Federal, que recebeu a denúncia da construção de um posto de saúde na área. “Como prevê a sentença, vamos participar de todo o processo e não esperamos recursos públicos, porque a solução é o patrocínio da iniciativa privada”, diz Ataíde Silva, vice-presidente da Amocam (Associação de Moradores do Campeche). O terreno com mais de 352 mil m² foi o primeiro campo de pouso de aviação de Santa Catarina, entre 1920 e 1930. A área que hoje margeia a avenida Pequeno Príncipe era um ponto de apoio do correio aéreo entre a Europa e a América do Sul, colocando o Estado na rota internacional. A pista era operada pela Companhia Aérea Societé Latecoére, com destaque para o piloto francês Antoine de Saint-Exupéry, autor da obra “O Pequeno Príncipe”. Caberá ao Iphan, sem redução da responsabilidade dos demais réus, a coordenação dos trabalhos necessários ao atendimento da sentença. Sociedade ainda não conhece a história do correio postal Presidente da Amab (Associação em Memória da Aéropostale no Brasil), a pesquisadora Mônica Cristina Corrêa, foi requisitada pela comunidade para reunir provas da efetiva existência do campo de aviação, que chegou a ser questionado pelo Iphan. Ela reuniu documentos na França comprovando que o bairro do Campeche é uma das 11 bases brasileiras do correio postal. “A história do correio postal não é exclusiva da cidade de Florianópolis, e sim das 26 cidades que formavam o trajeto desde a Europa, passando pela África e chegando a América do Sul. A sociedade precisa conhecer a sua história, de importância singular, para poder preservá-la. Os gestores públicos levaram as informações como se fosse apenas um conto de pescador, sem levar em conta o patrimônio existe no local”, explica a pesquisadora, que estuda o tema há 10 anos. Mônica mantém uma exposição sobre o piloto francês Antoine de Saint­-Exupéry na padaria Recanto dos Pães, na Avenida Pequeno Príncipe. Após o início da ação civil pública do MPF, a Prefeitura de Florianópolis sancionou o decreto 13.707, de 17 de novembro de 2014, tombando parte da área (129 mil m²) como patrimônio histórico, artístico, paisagístico e cultural. Terreno virou depósito de entulho Acompanhado da filha Larissa, o auxiliar operacional Bruno Martins, 31, comemora a decisão judicial que obriga a destinação da área para um parque. Atualmente, o espaço tem uma horta comunitária, um pequeno parque infantil e campos de futebol. Entre as edificações está o antigo Casarão dos Pilotos, utilizada pela prefeitura como Intendência do Campeche, abrigando ainda grupos da comunidade e ocupada, em seu miolo, por uma residência particular. Ainda faz parte da área a Escola Básica Brigadeiro Eduardo Gomes. “Espero que façam uma área de convivência com lago, ciclovia, pista de corrida e espaço para apresentações culturais. Porque o terreno virou um lixão. Tem resto de móveis, materiais de construções e eletrodomésticos. Ninguém fiscaliza e o povo abusa. Vamos torcer para que a comunidade possa criar um espaço de integração”, diz o morador. O professor Ramiro Zinder, 36, destaca a necessidade de também criar alternativas que gerem emprego e renda para a comunidade. Ele acrescenta a importância de parcerias com a iniciativa privada. Já o pedagogo Hilton Pinheiro, 31, se desloca do bairro Tapera até o Campeche para aproveitar o espaço de lazer. “Esse é o único espaço público no Sul da Ilha que as pessoas podem trazer cachorros, crianças e praticar esportes livremente”, destaca. Parque já é da comunidade Nos esclarecimentos prestados neste processo, o município de Florianópolis informou ter editado Decreto Municipal, por meio do qual tombou o antigo Campo de Pouso do Campeche como patrimônio histórico, artístico, paisagístico e cultural do Município. Em sua contestação, a União alega que o Campo é uma área de lazer, com vegetação exuberante e que é utilizada pela população, independentemente da sua transformação em parque. Afirma que os próprios moradores do Campeche vêm pleiteando o Posto de Saúde e que a área dessa construção apenas foi projetada para ocupar 4.000 m², dos 114.000 m² que são de sua propriedade. Explica que, para a cessão gratuita do bem ao município foi realizada audiência pública e que a construção da unidade está sendo financiada com recursos do Ministério da Saúde. Sentença judicial - Elaboração de estudo ambiental, por equipe multidisciplinar, com a identificação das características da integralidade sob todos os aspectos, com a finalidade de manter um espaço público sustentável, e garantida a efetiva participação da comunidade local em todo o processo, no prazo de 360 dias? - Adoção de "todas as medidas administrativas necessárias para garantir a efetivação da proteção legal dos bens identificados no estudo ambiental, e suas relações com as comunidades do entorno, tenham natureza material ou imaterial", no prazo de 90 dias a contar da conclusão do estudo? - Providências para a desocupação dos imóveis em quaisquer das glebas, no prazo de 60 dias a contar da publicação da sentença? - Criação e manutenção, com base no estudo ambiental, de espaço público ambientalmente sustentável, a fim de se garantir a preservação, proteção e uso adequado das áreas com valor natural, cultural, patrimonial e urbanístico, no prazo de 180 dias a contar da conclusão do Estudo.

Fonte: Exame
  SC é o estado com melhor desenvolvimento social no país
  Santa Catarina é o estado com melhor desenvolvimento social no país entre 2004 e 2014, revela um levantamento feito pela consultoria Macroplan com dados do IBGE. O índice com números mais recentes, de 2015, foi divulgado pelo IBGE apenas no mês passado, então a empresa utilizou os dados disponíveis para fazer o balanço no segundo semestre deste ano. O estado está na liderança em dois dos três indicadores que compõem o índice de desenvolvimento social: menor desigualdade e menor pobreza. Embora não seja a unidade da federação com a maior renda per capita, Santa Catarina tem menos disparidades econômicas entre seus cidadãos e, ao mesmo tempo, tem poucas pessoas nas camadas socioeconômicas mais baixas. Além disso, tem a terceira maior renda domiciliar per capita do país, atrás apenas do Distrito Federal e de São Paulo. Os brasilienses ganham, em média, R$ 2.061, os paulistas ficam na faixa dos R$ 1.346 per capita e os catarinenses recebem R$ 1.339. Em um cenário em que todos os estados apresentaram melhora entre 2004 e 2014 nos indicadores de desenvolvimento social, Santa Catarina manteve a liderança porque já estava com uma média bem acima dos demais em 2004 e também porque conseguiu aumentar a renda domiciliar da população. O estado é o terceiro com maior aumento no renda, com crescimento de R$ 513 reais entre 2004 e 2014. Ficou atrás apenas do Distrito Federal e do Mato Grosso do Sul. Segundo uma das coordenadoras da pesquisa da Macroplan, a consultora Adriana Fontes, o sucesso de Santa Catarina tem relação com o modelo de desenvolvimento econômico implantado no estado. “No estudo, quando se observa o desenvolvimento econômico, percebe-se que lá é mais distribuído, também com maior participação de pequenas empresas, menor taxa de desemprego e menor informalidade”, explica Adriana. Destaques Na década, o maior destaque é o estado de Roraima, que avançou 9 posições relativas no índice – saiu do 23º e foi para 14º, em contraposição ao vizinho Amazonas, que perdeu 11 posições no mesmo período, indo de 13º para 24º. O componente que ajudou a elevar o índice do estado foi a distribuição de renda, já que essa foi uma das unidades da federação que apresentaram o maior crescimento de renda per capita. Tem também a menor população do país, com 514 mil pessoas no estado inteiro. Um dos maiores destaques, contudo, foi a evolução dos estados do Centro-Oeste, especialmente Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, que ocupam a 3ª, 4ª e 5ª posição no ranking geral de desenvolvimento social, respectivamente. Segundo Adriana, a melhora na região também aconteceu por causa do desempenho no mercado de trabalho. “Há elevada participação no mercado, elevada taxa de ocupação e baixo desemprego”, explica. Rio e São Paulo Já São Paulo e Rio de Janeiro, os mais influentes estados do país, despencaram no ranking. Eles foram impactados principalmente pela desigualdade de renda, que evoluiu muito pouco na década. São Paulo caiu 5 posições, indo do 2º lugar em 2004 para o 7º em 2014. Já o Rio de Janeiro perdeu 7 posições, saindo do 4º para o 11º lugar no mesmo período. O Rio de Janeiro foi o Estado que teve o menor crescimento no índice: foi de 0,539 para 0,714, seguido por Santa Catarina (de 0,720 para 0,926), que sempre esteve na liderança, e São Paulo (de 0,585 para 0,793).

Fonte: Exame
  Medida que permite saque do FGTS de contas inativas é publicada
  Publicada hoje (23), no Diário Oficial da União, a medida provisória que eleva a rentabilidade das contas vinculadas do trabalhador por meio da distribuição de lucros do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) e dispõe sobre a possibilidade de movimentação de conta do Fundo vinculada a contrato de trabalho extinto até 31 de dezembro de 2015. As mudanças no FGTS foram anunciadas ontem (22) pelo presidente Michel Temer durante café da manhã com jornalistas, no Palácio da Alvorada, em Brasília. Pela medida, o Conselho Curador autorizará a distribuição de parte do resultado positivo auferido pelo FGTS, mediante crédito nas contas vinculadas de titularidade dos trabalhadores. A apuração do resultado auferido pelo FGTS, para fins de distribuição, será iniciada no exercício de 2016. Entre os critérios, a medida estabelece que o valor de distribuição do resultado auferido será calculado posteriormente ao valor desembolsado com o desconto realizado no âmbito do Programa Minha Casa, Minha Vida. O valor creditado nas contas vinculadas a título de distribuição de resultado, acrescido de juros e atualização monetária, não integrarão também a base de cálculo do depósito da multa rescisória. Sobre o saque das contas inativas do FGTS não foi publicado um calendário, mas ontem (22) o Ministério do Planejamento informou que as operações começarão em fevereiro e que um calendário será anunciado com base na data de nascimento de cada um. Com potencial para injetar até R$ 30 bilhões na economia, a decisão do governo permitirá que cerca de 10,2 milhões de trabalhadores retirem todo o saldo das contas inativas até 2015. Saldo do FGTS O acesso à conta pode ser feito na página da Caixa Econômica Federal . Para conferir o extrato de todas as contas do FGTS, ativas e inativas, o trabalhador deve entrar na página, digitar o Número de Inscrição Social (NIS) e cadastrar uma senha. Caso o trabalhador tenha uma senha cadastrada e a tenha esquecido, pode pedir nova senha. Para isso, no entanto, é necessário digitar o número do título de eleitor. A consulta também pode ser feita por meio do aplicativo FGTS Trabalhador, disponível gratuitamente para smartphones e tablets nos sistemas Android, iOS (da Apple) e Windows Phone. Também é necessário digitar o NIS e a mesma senha cadastrada no site. É possível ainda verificar pessoalmente o extrato do FGTS nas agências da Caixa Econômica Federal. Quem tem o Cartão Cidadão pode ir a um posto de atendimento, desde que tenha em mãos a senha. A consulta não pode ser feita por telefone.

Fonte: G1
  Em praias de Florianópolis, lixo será coletado 6 vezes por semana no verão
  A Companhia Melhoramentos da Capital (Comcap) fará, a partir do Natal, coleta de lixo seis vezes por semana nas principais praias de Florianópolis. De acordo com a empresa, a limpeza de orla será feita diariamente. A coleta de resíduos sólidos ocorre de domingo a sexta. Os horários das coletas convencional e seletiva nas praias podem ser encontrados no site da prefeitura. A Comcap também reforçou que tipos de materiais podem ser separados para a coletiva seletiva. Nos balneários Daniela, Jurerê Internacional, Cachoeira do Bom Jesus, Lagoinha, Ponta das Canas e Praia Brava, a coleta muda para o período da noite. Em Jurerê Tradicional, à direita da Rodovia Jornalista Maurício Sirotski (SC-402), ela será diária, mas no período da manhã. A coleta seletiva será mantida nos mesmos dias e horários em todos os balneários, segundo a Comcap.
Para o reforço nos trabalhos, a empresa contratou 121 pessoas em regime temporário. As coletas convencional e seletiva serão mantidas nos feriados de Natal e Ano Novo. Orientações aos moradores e visitantes Para a otimização dos serviços, a Comcap pede que moradores e visitantes coloquem o lixo adequadamente nos contentores na rua nos horários da coleta. Quando forem à praia, as pessoas devem recolher o lixo e separá-lo depois em casa para a coleta seletiva. Aumento de lixo De acordo com a Comcap, a produção de lixo em Florianópolis aumento 56% no pico do verão passado. Durante a temporada, a geração de resíduos é equivalente a uma população de 713 mil pessoas. “Em dias como 28 de dezembro e 4 de janeiro, a produção de resíduos indicou que mais de 1,1 milhão estiveram ao mesmo tempo na cidade”, disse o presidente da Comcap, Marius Bagnati. Ainda segundo a empresa, a produção de lixo já começou a aumentar nas últimas semanas nos Ingleses e na Barra da Lagoa.

Fonte: Administradores
  Governo anuncia medidas de flexibilização trabalhista
  O governo do presidente Michel Temer anunciou nesta quinta-feira (22) a criação do Programa Seguro Emprego (PSE) para tentar preservar postos em meio à profunda recessão econômica, abrindo a possibilidade para redução de jornada de trabalho e de salários em até 30 por cento. Em outra frente, anunciou uma série de medidas que serão tomadas para modernizar a legislação trabalhista. Veja detalhes abaixo: PROGRAMA SEGURO DESEMPREGO (PSE) - será criado por Medida Provisória
- buscará preservar empregos em setores afetados pela crise
- poderão participar empresas de todos os setores em situação de dificuldade econômico-financeira com base no Indicador Líquido de Empregos (ILE)
- percentual do ILE será definido por ato do poder Executivo com base no Caged
- empresas precisarão celebrar acordo coletivo de trabalho específico de redução de jornada e de salário
- adesão até 31/12/2017
- prazo máximo de permanência de 24 meses, respeitada a data de extinção do programa Efeito prático: . redução salarial e de jornada de até 30 por cento para a empresa
. participação do governo como compensação pecuniária equivalente a 50 por cento do valor da redução salarial, limitada a 65 por cento do valor máximo da parcela do seguro-desemprego, enquanto perdurar o período de redução temporária da jornada de trabalho
. redução da jornada de trabalho, que deve ter duração de até 6 meses, podendo ser prorrogada por períodos de 6 meses, desde que o período total não ultrapasse 24 meses
. constituição de comissão paritária, composta por representantes do empregador e dos empregados abrangidos pelo PSE, para acompanhar e fiscalizar o cumprimento do acordo e do programa, exceto nas microempresas e empresas de pequeno porte
. proibição à empresa que aderir ao PSE de dispensar arbitrariamente ou sem justa causa os empregados que tiverem sua jornada de trabalho temporariamente reduzida enquanto vigorar a adesão e, após o seu término, durante o prazo equivalente a um terço do período de adesão
. fundos não são ilimitados, sendo que até o final do mês de fevereiro dos anos de 2017 e de 2018, o poder Executivo estabelecerá o limite máximo anual para as despesas totais do programa, observados os parâmetros econômicos oficiais utilizados na gestão fiscal MODERNIZAÇÃO DA LEGISLAÇÃO TRABALHISTA 1. Valorização da negociação coletiva - buscará conferir maior segurança jurídica às relações de trabalho
- buscará fortalecer negociação coletiva, sob tutela sindical, respeitando limites da Constituição
- empresas com mais de 200 empregados vão eleger representante dos trabalhadores para negociação Poderão ser negociados: . parcelamento do gozo das férias anuais em até três vezes, sendo que uma das frações do referido período deverá corresponder pelo menos a duas semanas ininterruptas de trabalho
. forma de cumprimento da jornada de trabalho
. participação nos lucros e resultados da empresa
. banco de horas, garantida a conversão da hora que exceder a jornada normal de trabalho com acréscimo de no mínimo 50 por cento
. horas in itinere
. intervalo intrajornada, respeitando-se o limite mínimo de trinta minutos
. plano de cargos e salários
. trabalho remoto
. remuneração por produtividade Não poderão ser negociados: . supressão de direito trabalhista constitucional e legalmente assegurado (30 dias de férias, FGTS, 13º, descanso semanal remunerado, verbas rescisórias etc)
. flexibilização de norma relativa a saúde, segurança e higiene do trabalho
. flexibilização de norma relativa a direito de terceiros e norma processual 2. Regime de contratação de trabalho temporário Como fica: . Possibilidade de contratação via empresa de trabalho temporário ou diretamente pelo interessado
. Prazo: 120 dias renováveis por igual período (antes máximo era de 90 dias, renováveis com condições) 3. Regime de contratação jornada parcial Como é hoje: . jornada máxima de 25 horas semanais
. proibição de realização de horas extras
. férias proporcionais de no máximo 18 dias
. impossibilidade de converter parte das férias em pecúnia
. insegurança jurídica relacionada à compensação de horas Como fica: . duas possibilidades de contratação: jornada semanal de 30 horas, sem a possibilidade de horas suplementares semanais ou jornada semanal de 26 horas, com a possibilidade de acréscimo de até 6 horas suplementares semanais
. horas suplementares à jornada de trabalho semanal normal serão pagas com o acréscimo de 50 por cento sobre o salário-hora normal
. horas suplementares da jornada de trabalho normal poderão ser compensadas diretamente até a semana imediatamente posterior à da sua execução, devendo ser feita a sua quitação na folha de pagamento do mês subsequente, caso não compensadas
. é facultado ao empregado contratado sob regime de tempo parcial converter 1/3 do período de férias a que tiver direito em abono pecuniário
. simplificação do marco regulatório e maior atratividade – trinta dias de férias, independente do número de horas trabalhadas (férias do regime de trabalho a tempo parcial serão regidas pelo art. 130 da CLT) 4. Inspeção do trabalho e trabalho informal - empregador que mantiver empregado não registrado ficará sujeito a multa no valor de 6 mil reais, por empregado não registrado, acrescido de igual valor em cada reincidência - valor final da multa aplicada será de 1 mil reais, por empregado não registrado, quando se tratar de microempresa ou empresa de pequeno porte.

Fonte: De Olho na Ilha
  Prefeitura vai regulamentar o Uber em Palhoça
  O aplicativo Uber será regulamentado em Palhoça pelo prefeito, Camilo Martins. A ideia é que comece a operar de forma legal no município a partir de janeiro de 2017. As informações são da Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Palhoça. "Palhoça desde 2015 passou a ser reconhecida pela inovação e escolha de empresas, se tornando um dos principais polos tecnológicos. Diante das transformações, a cidade não poderia ficar sem essa plataforma", disse o prefeito. Ao mesmo tempo, o prefeito vai encaminhar também um projeto de lei para Câmara de Vereadores de Palhoça para reduzir a taxa cobrada aos permissionários de táxi no município. A medida busca permitir competitividade entre os transportes. "Regularizando aplicativos de transporte de passageiros e reduzindo a taxa dos táxis, teremos maior oferta e valores mais baixos, quem ganha é a população", avalia o prefeito Camilo Martins.

Fonte: Tudo Sobre Floripa
  Taxa de ocupação de hotéis tem sensível aumento na Grande Floripa
  Apesar de leve acréscimo em relação ao mesmo período do ano anterior (0,09%), a taxa de ocupação dos hotéis da Grande Florianópolis no mês de novembro não condiz com a realidade do setor na região. Segundo Estanislau Bresolin, presidente do Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares (SHRBS), o resultado é puxado somente pelos estabelecimentos das termas (22,38%) e timidamente pelas empresas do centro da cidade (1,87%). - Não fossem esses números, certamente teríamos um declínio significativo, já que nas praias e no continente os resultados foram negativos -, afirma. A previsão é de um bom desempenho na temporada, que começa a receber turistas de diversos estados brasileiros e outros países, principalmente os vizinhos da Argentina. - Precisamos torcer também para que os gargalos dos anos passados sejam ao menos diminuídos -, aponta Bresolin. A média geral ponderada realizada pelo SHRBS abrange como amostra 5185 apartamentos da rede hoteleira. Destes, estavam ocupados em novembro 3040 unidades.

Fonte: Tudo Sobre Floripa
  Floripa: incubadora abre seleção para ideias inovadoras em negócios
  A MIDI Tecnológico, incubadora com sede em Florianópolis, abre processo seletivo para seis novas startups integrarem sua equipe. As empresas nascentes e empreendedores irão passar por três etapas de avaliação: descrição do projeto, entrevista presencial e banca final. A MIDI é gerida pela Associação Catarinense de Empresas de Tecnologia (ACATE) e mantida pelo Sebrae/SC. As inscrições ocorrem entre 2 e 30 de janeiro e o resultado da seleção sai em março, mas antes os candidatos poderão participar de um treinamento para qualificar as apresentações das propostas, no dia 25 de janeiro, das 14h às 16h. As inscrições devem ser feitas pelo site https://www.eventick.com.br/workshop_midi . Mais informações sobre os critérios de inscrição e avaliação podem ser encontrados no edital do processo seletivo, assim como os documentos exigidos. Gabriel Santos, coordenador do MIDI, ressalta que o empreendedor é o principal avaliado durante o processo: - As soluções podem mudar ao longo do tempo, o que fará a empresa progredir é a vontade e disposição dos empreendedores -, explica Santos. Pré-incubação - A porta de entrada de uma incubadora é a fase de pré-incubação, que pode durar até 12 meses e é quando os empreendedores validam o produto ou serviço minimamente viável ou modelo de negócio, com base na interação com o mercado. Para iniciar no processo de pré-incubação do MIDI não é necessário que a empresa esteja formalmente constituída - se selecionada, ela terá até 90 dias para ser formalizada. Durante o período de pré-incubação, as startups serão alocadas em um espaço compartilhado próprio da incubadora, no Centro de Inovação ACATE (CIA) Primavera. Os empreendedores terão acesso a diversos serviços e benefícios, como contato com rede de empresários e investidores, treinamentos, consultorias especializadas, associação à ACATE e participação nas Verticais de Negócios. A contribuição mensal nesta modalidade é de R$ 550 por posto de trabalho. Após esta fase, a empresa estará apta para ser incubada no MIDI Tecnológico. Para Kamila Bittarello, coordenadora técnica da entidade, o sucesso depende da dedicação dos empreendedores. - É necessário que a equipe esteja envolvida com o projeto, que tenha conhecimento técnico, de gestão e de mercado para que o seu desenvolvimento seja pleno -, destaca. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (48) 2107-2739 ou pelo e-mail midi@acate.com.br.

Fonte: Floripa News
  Agricultores catarinenses recebem documentos para regularizar imóveis rurais
  Uma propriedade rural sem escritura traz insegurança aos agricultores e impede o acesso às políticas públicas de crédito e investimento. Para reverter esse quadro, a Secretaria de Estado da Agricultura e da Pesca oferece gratuitamente aos produtores rurais os documentos necessários para instituir a Ação de Usucapião e escriturar o terreno. Nesta segunda-feira, 19, cerca de 450 agricultores de Lebon Régis, Timbó Grande e Monte Carlo, no Planalto Sul, receberam esses documentos para regularização dos imóveis rurais e estão mais perto de legalizarem a propriedade. “Agora nós podemos ser proprietários das nossas terras, podemos investir e crescer”, é este o sentimento do agricultor Orlando Fragoso, um dos beneficiados pelo Programa de Regularização Fundiária e que acaba de receber as plantas para legalizar o terreno de sua família. Sem a escritura do terreno, Fragoso não tinha acesso aos programas do Governo Federal ou do Governo Estadual que apoiam investimentos e melhorias nas propriedades rurais. Segundo ele, este é um incentivo para que seus filhos fiquem no meio rural. “Nós trabalhamos com a força de nossas mãos porque não conseguíamos financiamentos para compra de equipamentos. Agora nós vamos poder vender nossos produtos e incentivar nossos filhos a permanecerem no campo. O terreno que era do meu avô, hoje volta para nossas mãos”, afirma. Com o Programa de Regularização Fundiária, a Secretaria da Agricultura busca legalizar as áreas rurais e trazer mais segurança jurídica para os agricultores. O secretário da Agricultura, Moacir Sopelsa, explica que o programa traz uma nova vida ao produtor, pois ele tem acesso a programas sociais ou financiamentos com apoio do Governo do Federal ou do Estado, além de ter a segurança de ser dono sua terra. “Uma propriedade sem escritura é como se não existisse. A regularização dos imóveis rurais dá acesso a uma propriedade legalizada, mais segura, e traz tranqüilidade ao agricultor catarinense”, ressalta. Com o programa, a Secretaria da Agricultura atende os produtores que possuem imóveis em situação de irregularidade, devido a posses, partilhas ou contratos de compra e venda antigos, que recebem o levantamento topográfico georreferenciado, planta georreferenciada do imóvel, Memorial Descritivo, certificado no Sigef/Incra, e Anotação de Responsabilidade Técnica (ART). Em posse dos documentos, os agricultores podem instituir a Ação de Usucapião e escriturar o terreno. Segundo dados do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), Santa Catarina possui cerca de 30 mil imóveis rurais irregulares. Desde 2011, o Programa de Regularização Fundiária já beneficiou mais de quatro mil agricultores de todo o estado, sendo 580 na região de Caçador.

Fonte: Floripa News
  Casan divulga novos critérios de credenciamento para caminhões limpa-fossa
  A Casan começou nessa semana a distribuir em Florianópolis folders produzidos para informar os novos critérios de credenciamento para caminhões limpa-fossa. As normas passam a incluir os banheiros químicos usados por motorhomes e ônibus de turismo, que até agora não eram regulamentados nem fiscalizados. A ação envolve a prefeitura, Floram, Vigilância Sanitária, Fatma, Guarda Municipal, Polícia Militar e Polícias Rodoviárias e Policia Ambiental. A publicação resume as exigências que fazem parte do edital para recredenciamento dos caminhões limpa-fossa. Entre as novidades das regras para os caminhões limpa-fossa estão o descredenciamento das empresas que descumprirem em prazos mais ágeis de decisão, a multa por descumprimento contratual no valor de 1.000 x o valor do m³ cobrado para o despejo (atualmente R$ 26.510,00) e a apreensão pela Polícia de veículo flagrado com carga irregular. O folder traz ainda a relação dos postos de combustíveis em Florianópolis aptos a receber os efluentes gerados por ônibus de turismo e motorhomes. O material está sendo entregue nos Centros de Atendimento ao Turista, e entidades do setor. O objetivo é que a própria população identifique e denuncie possíveis irregularidades. O telefone para denúncias é 0800 644 1523.

Fonte: Floripa News
  Falsos e-mails e sites de rastreamento em nome dos Correios
  Os Correios avisam que falsos e-mails e sites de rastreamento, que podem conter vírus ou agentes maliciosos, estão sendo enviados e publicados em nome dos Correios. Para rastreamento, por conta disso eles pedem que seus usuários realizem suas consultas no endereço http://www.correios.com.br/rastreamento ou pelo aplicativo, disponível para iOS e Android. Caso receba alguma mensagem com as características apresentadas abaixo, apague-a imediatamente. Em geral, o conteúdo desses e-mails são: - comunicado sobre suposta dificuldade de entrega devido ao grande movimento de final de ano ou greve, solicitando que entre em determinado link para localizar agência e buscar encomenda; - pedido de atualização de dados cadastrais para retirar encomendas em poder dos Correios; - comunicado de uma suposta encomenda SEDEX, solicitando que entre em determinado link e confirme o número do objeto postado; - comunicado de chegada de um telegrama virtual, geralmente intitulado "Você recebeu um Telegrama Nacional (correios.gov.br)", solicitando configurar a segurança do navegador e com arquivos executáveis anexos (.exe); - pedido citando cadastros ou envolvendo o Sistema de Licitações dos Correios. Outra característica desses falsos e-mails é conterem direcionamento aos links: ftp://licitarcartaconvite:zbxgpb@ftp.netfirms.com/ ou www/pub/licitacoescorreioscartaconvite.cmd, solicitando que o usuário clique para obter mais informações. NUNCA clique em tais links, é por meio deles que os vírus e códigos maliciosos se instalam nos computadores. Os Correios comunica que NÃO enviam e-mails aos usuários para enviar telegramas, solicitar recadastramento de pessoas ou avisar a chegada de encomendas, a menos que seja solicitado. Ressaltamos, também, que os serviços adicionais, pedido de confirmação de entrega e cópia de telegrama somente são enviados via e-mail quando solicitados pelo cliente, sendo encaminhados separadamente.

Fonte: Portal No Varejo
  10 dicas para PMES abraçarem grandes projetos
  O dia a dia do mundo dos negócios é repleto de desafios e sobressaem as empresas que, além da especialização e competência para atuar em seu nicho, conseguem lidar com demandas provenientes das mais diversas áreas, volume e prazos curtos. Estar à frente de uma PME e decidir quando vale à pena aceitar a execução de um projeto inusitado, seja pela complexidade da operação, volume de trabalho ou tempo de entrega pode ser crucial para o sucesso ou declínio do negócio. Afinal, o que precisa ser avaliado nesse momento? Basta apenas querer? Como uma empresa pode ter essa elasticidade e ser capaz de absorver tal demanda? O diretor da DBios, especializada em back office services, Dijalma dos Santos reuniu 10 dicas a partir de experiências vividas em sua empresa e compartilha com os empreendedores que buscam o tão sonhado sucesso. Confira: 1- Conheça a estrutura e a capacidade da sua empresa, mantenha os pés no chão, pois ao aceitar um desafio deve-se chegar até o final para que seu nome seja atrelado a competência e não a aventureiro;
2- Relacionamento é essencial, muitas vezes a ajuda vem por meio de parceiros, então nunca deixe o networking de lado;
3- Tenha um banco de dados atualizado de profissionais qualificados para o caso de surgir a necessidade de ampliação do quadro de colaboradores;
4- Adote boas práticas para ser bem visto pelo mercado de trabalho e ter pessoas interessadas em trabalhar com você, isso pode fazer a diferença na agilidade da contratação;
5- Tenha previamente documentado os processos para atender esses projetos urgentes, isso reduz boa parte do tempo previsto para a execução do trabalho;
6- Ter uma equipe competente é fundamental, desde o RH até a linha de frente da operação;
7- Leve em conta o custo operacional porque muitas vezes o projeto vai exigir mais horas de trabalho e, consequentemente, mais investimento na operação;
8- Entenda que cada projeto é uma negociação e deve-se avaliar o tamanho, empresa, prazo de entrega, volume de trabalho e investimentos;
9- O capital que trará para a empresa é muito importante, mas não é tudo, é preciso avaliar todas as partes envolvidas. Se for o primeiro grande projeto da sua empresa, a imagem que passará ao mercado é o principal;
10- Em nenhum momento afasta-se da equipe, envolva-se ao máximo na operação e se preciso, erga as mangas e dê sua contribuição, pois esse envolvimento motiva o time e te da visão de possíveis melhorias do projeto.

Fonte: Portal No Varejo
  5 motivos para investir em atendimento ao cliente
  A área responsável pelo atendimento ao cliente fundamental para a reputação de uma empresa, mas muitas vezes é deixada em segundo plano, terceirizada ou até mesmo negligenciada. Por outro lado, aqueles que lidam com o público e investem na excelência no atendimento, seja no mundo físico ou no online, percebem que este é um trampolim para alcançar o sucesso. Entenda os motivos: 1. Um mal atendimento é a forma mais fácil de perder o cliente
Quantas vezes você já foi a um restaurante em que a comida era maravilhosa, mas o atendimento era tão ruim que nunca mais quis voltar lá? Ou que já quis cancelar um serviço após a primeira tentativa de resolver algum assunto em uma central de atendimento? Esses são os casos clássicos de empresas que não investem como deveriam em um bom atendimento. Como consequência, tem uma “churn rate” (taxa de desistência) bem elevada. Um bom atendimento marca o consumidor positivamente, fazendo com que ele fique mais propenso a indicar sua empresa. 2. É muito mais caro conquistar um novo cliente do que manter
Uma pesquisa realizada pela agência americana Invesp[i] estimou que o custo para atrair um novo cliente é cerca de cinco vezes maior do que o custo para fidelizar um cliente. Ou seja, é muito mais rentável investir em estratégias de fidelização, contudo, as empresas gastam muito mais esforços com suas áreas comerciais. A estratégias devem ser complementares: investir num bom atendimento é como garantir que não haja furos no seu balde, mas enchê-lo é destinar seu orçamento em marketing. 3. Atendimento personalizado é diferenciação do negócio
Quando as barreiras para novos entrantes é baixa e a competição é acirrada, fica cada vez mais difícil de se posicionar em relação ao mercado. Apostar na excelência do atendimento é um bom diferencial, e sem dúvidas um ponto importante levado em consideração pelos clientes na hora de escolher uma empresa. 4. Um bom atendimento é a forma mais eficaz de fidelizar o cliente
Quando você tem uma experiência de atendimento diferenciada, fora da curva, é bem provável que comente com algum amigo e venha a indicar esse serviço. No mundo virtual isso se potencializa: ter o controle do seu SLA (Service Level Agreement) e tratar o caso dos clientes com a devida importância faz com que eles confiem em você. Como consequência, seus clientes são fiéis e viram embaixadores da sua marca. 5. É uma questão de sobrevivência
No longo prazo, quem tem um mal atendimento não sobrevive. Todo mundo sabe que a melhor propaganda é o boca-boca. E, da mesma forma que as recomendações são feitas, reclamações também são. Com ajuda da Internet, o alcance dessas opiniões é muito maior. A tendência é que os consumidores utilizem cada vez mais canais como o “Reclame aqui” como referências na hora de escolher uma empresa.

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