CDL

menu

Clipping Diário - 23 e 24/03/2016

Publicado em 24/03/2016
Clipping Diário - 23 e 24/03/2016

Quinta-feira - 24/03 CDL de Florianópolis 

Diário Catarinense e Hora de SC

Geral Fonte: Diário Catarinense Lista encontrada pela PF mostra nomes de 200 políticos que teriam recebido recursos da Odebrecht Buscas da Operação Lava-Jato na residência do presidente da Odebrecht Infraestrutura, Benedicto Barbosa Silva Júnior, encontraram documentos que apontam possíveis repasses da empresa para mais de 200 políticos de 18 partidos. A informação foi divulgada nesta quarta-feira pelo Blog do Fernando Rodrigues, com apuração de repórteres do UOL, que revelou o material apreendido pela Polícia Federal em 22 de fevereiro, na 23ª fase da Operação Lava-Jato, chamada de Acarajé. Os documentos foram liberados pela Justiça Federal de Curitiba. No início da tarde, o juiz Sergio Moro decretou sigilo sobre a "superplanilha". Até então, as tabelas e planilhas nominais estavam acessíveis mediante senha de acesso fornecida pela Justiça. As planilhas apresentam valores relacionados a nomes de políticos, alguns também identificados por apelidos. Apesar da listagem apontar valores, autoridades da Lava-Jato ressaltam que isso não significa que haja alguma ilegalidade nos eventuais repasses, segundo o jornal Estado de S. Paulo. O motivo do controle em planilhas e de eventuais pagamentos está sendo apurado pela força-tarefa da Lava-Jato. Na lista são citados os seguintes políticos catarinenses: Raimundo Colombo, Cesar Souza Jr., Antonio Ceron, Carlito Merss, Jaison Cardoso e Roberto Carlos de Sousa. A reportagem do Diário Catarinense está tentando contato com os citados para saber sobre eventuais doações que tenham recebido da empreiteira. Os documentos foram apreendidos por equipes da PF em dois endereços ligados a Benedicto Barbosa Jr. no Rio de Janeiro, nos bairros do Leblon e de Copacabana. Além das tabelas, há dezenas de bilhetes manuscritos, comprovantes bancários e textos impressos. Alguns dos bilhetes fazem menção a obras públicas, como a Linha 3 do Metrô do Rio. Um dos textos refere-se, de forma cifrada, às regras internas de funcionamento do cartel de empreiteiras da Lava Jato. O grupo é chamado de "Sport Club Unidos Venceremos". O juiz federal Sergio Moro liberou na terça-feira o acesso ao material apreendido com outros alvos da Acarajé. São públicos os documentos apreendidos com Mônica Moura, mulher do publicitário João Santana, e com o doleiro Zwi Skornicki, entre outros.
Fonte: Diário Catarinense OPERAÇÃO LAVA-JATO COMENTE! "É uma tentativa do PT de melar a operação Lava-Jato", diz Cesar Junior sobre lista da Odebrecht O prefeito de Florianópolis, Cesar Souza Junior, foi um dos políticos catarinenses entre os citados numa lista encontrada pela Polícia Federal na casa de um diretor da Odebrecht. O documento foi divulgado nesta quarta-feira e supostamente relaciona mais de 200 políticos que receberam recursos da empreiteira. Em entrevista, Cesar Souza Junior negou envolvimento com a empresa. Como o senhor vê a citação nessa lista da Odebrecht? Com absoluta indignação. A Odebrecht não tem uma obra em Florianópolis, nunca participou de uma licitação, não tem um contrato. Não tem nenhum interesse. Aqui não tem petróleo, não tem óleo, não tem gás e não tem obra pública de que eles tenham participado. Não reconheço nenhum tipo de doação da Odebrecht à minha eleição e reputo isso a uma tentativa do PT de melar a operação Lava-Jato, de fazer uma geleia geral para emporcalhar a oposição e melar o impeachment que é iminente. Sou o grande interessado em que isso se esclareça e vou tomar todas as providências legais para que isso seja esclarecido. Não conheço ninguém da Odebrecht, nunca vi e nunca tive qualquer relação com essa empresa. Então o senhor avalia que seu nome entrou na lista por uma questão política? Tem ali 22 governadores. Colocaram a oposição inteira às vésperas do impeachment. Eu, esta semana, anunciei que sou favorável ao impeachment da presidente Dilma e que meu pai (deputado federal licenciado Cesar Souza, do PSD) iria reassumir a Câmara Federal para votar favoravelmente ao impeachment. Não vejo uma relação distante entre as duas questões. Para mim, o vazamento é político para pegar a oposição e aqueles que recentemente se aliaram à causa da mudança no Brasil. Acredita que é uma lista forjada pela própria Odebrecht? Não vou fazer ilação, mas não duvido. Vejo o presidente da Odebrecht anunciar delação justamente quando a situação da presidente se deteriora. Vejo uma lista lançada às vésperas do impeachment buscando claramente enlamear a oposição e citando pessoas que não tem nenhuma relação com a empresa, como é o meu caso. Não tem um centavo da prefeitura na Odebrecht. Não tem uma licitação de que eles tenham participado. Vejo meu nome lançado juntamente com o de centenas de outros político, para mim é claramente com o objetivo de melar a Lava-Jato e o impeachment.
Fonte: Diário Catarinense Raimundo Colombo nega relação com Odebrecht e diz que planilha "carece de fundamentação" Em nota oficial, o governo do Estado negou qualquer relação com a empreiteira Odebrecht, investigada na Operação Lava-Jato. O governador Raimundo Colombo (PSD) é um dos mais de 200 políticos de 18 partidos citados como recebedores de recursos da empresa em uma lista encontrada pela Polícia Federal na residência do presidente da Odebrecht Infraestrutura, Benedicto Barbosa Silva Jr. Na nota, o governo ressalta que a Odebrecht não mantém contratos com o Estado e não executou obras durante os mandatos de Colombo. Confira a íntegra. Nota de esclarecimento O Governo do Estado esclarece que, com relação às recentes divulgações de supostos recursos repassados para Santa Catarina pela empresa Odebrecht, alguns pontos precisam ficar claros. 1. A empresa Odebrecht não tem em Santa Catarina nenhum contrato, não executa nenhuma obra pública ou realiza qualquer serviço do Governo do Estado, tampouco não tem, desde 2011, período do atual governo, nada que justificasse a transferência desses recursos. 2. Os valores e a forma da suposta transferência são ainda fruto de divulgação fracionada que carecem de fundamentação, o que será aguardado pela autoridade pública estadual para posicionamento definitivo sobre quem possa ter dado causa a esses fatos, se verdadeiros. 3. Por fim, o governador Raimundo Colombo não reconhece qualquer relação com a empresa Odebrecht, tampouco conhecimento sobre qualquer transferência de valores a Santa Catarina, que não tenham sido fruto de doação direta e oficial ou através do partido nacional. O Governo do Estado apoia todas as investigações e vai colaborar com tudo o que estiver ao seu alcance para que o Brasil supere este momento crítico de sua história.
Fonte: Diário Catarinense OAB vai protocolar novo pedido de impeachment de Dilma Rousseff A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) irá protocolar um novo pedido de impeachment da presidente Dilma Rousseff na próxima segunda-feira à tarde. O protocolo de requerimento será feito pelo presidente da OAB, Claudio Lamachia. Na última sexta-feira, o conselho federal da OAB aprovou, por 26 votos a 2, o apoio ao processo de impeachment. Faltava apenas decidir se a entidade apoiaria o impedimento que já está tramitando na Câmara ou se apresentaria pedido de novo processo. A OAB embasa sua peça com os argumentos das pedaladas fiscais e na delação premiada do senador e ex-líder do governo Delcídio Amaral — que implicou Dilma na compra da refinaria de Pasadena pela Petrobras e em suposta tentativa de obstruir as investigações da Operação Lava-Jato. A entidade entende ainda que Dilma tentou beneficiar o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao nomeá-lo ministro-chefe da Casa Civil. A Ordem avalia que se tratou de uma tentativa de lhe atribuir foro privilegiado, livrando-o das investigações da Lava-Jato em Curitiba. A ordem também cita em seu relatório questões como isenções fiscais dadas à Fifa para realização da Copa do Mundo, o que feriria a lei de responsabilidade fiscal.
Fonte: Diário Catarinense - Estela Benetti Capital atrai turistas para a Páscoa Mesmo com a crise econômica que atinge o Brasil, a agência de planos de viagem catarinense SBTur continua contabilizando bons resultados. Somente no feriadão de Páscoa ela teve 1.834 pedidos de diárias em hotéis, número 11% superior ao registrado no mesmo período do ano passado. Assim, a exemplo da temporada de verão, Florianópolis foi o principal destino procurado via SBTur pelos turistas dos três Estados da Região Sul para este feriadão religioso.
Fonte: G1 Desemprego fica em 9,5% no trimestre encerrado em janeiro É a maior taxa desde o início da Pnad, em 2012. População desocupada atingiu 9,6 milhões - uma alta de 42,3% sobre 2015. O desemprego ficou em 9,5% no trimestre encerrado em janeiro e renovou o maior patamar da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios – Contínua (Pnad Contínua), iniciada em 2012. Os números foram divulgados nesta quinta-feira (24) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). No mesmo período do ano anterior, o índice havia batido 6,8%. O dado de janeiro também ficou acima do registrado no trimestre encerrado em outubro de 2015 (9%). Ao atingir 9,6 milhões de pessoas, a população desocupada mostrou aumento de 6% em relação ao trimestre anterior e de 42,3% frente ao mesmo trimestre de 2015. Na outra ponta, a população ocupada somou 91,7 milhões de pessoas e registrou queda de 0,7% sobre o trimestre de agosto a outubro e de 1,1% diante do mesmo trimestre de 2015. O número de empregados com carteira assinada não mudou em relação ao trimestre de agosto a outubro, mas caiu 3,6% sobre o trimestre encerrado em janeiro do ano passado. Segundo o IBGE, a quantidade de empregadores caiu 4% em relação ao trimestre de agosto a outubro de 2015, mas não mudou sobre o mesmo trimestre de 2015. Com o aumento do desemprego, cresceu o número de trabalhadores por conta própria. A alta foi de 2,8% contra o trimestre anterior e de 6,1% frente ao mesmo trimestre do ano passado. Na comparação com o trimestre de agosto a outubro, caiu o número de pessoas empregadas na indústria geral (-4,1%) e em informação, comunicação e atividades financeiras, imobiliárias profissionais e administrativas (-4,9%). Por outro lado, o número aumentou no setor de construção (3,3%). Rendimento O rendimento médio recebido ficou em R$ 1.939 e não variou em relação ao trimestre de agosto a outubro de 2015, mas caiu 2,4% frente ao mesmo trimestre do ano passado.
Fonte: Economia SC IPCA-15 desacelera em 0,43% e tem taxa mais baixa para março desde 2012 A inflação medida pelo IPCA-15 (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 ) registrou forte desaceleração em março ao fechar com variação de 0,43%, resultado que chega a ser 0,99 ponto percentual abaixo da taxa de 1,42% de fevereiro. Este é o menor resultado para os meses de março desde os 0,25% de março de 2012. O IPCA-15, uma prévia do IPCA – a inflação oficial do país – foi divulgado nesta quarta-feira, dia 23, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Com o resultado deste mês, o Índice de Preços ao Consumidor Amplo Especial (Ipca-e), resultado do indicador acumulado em três meses, fechou em 2,79% no período de janeiro a março deste ano, ficando abaixo da taxa 3,5% registrada nos três primeiros meses de 2015 em 0,71 ponto percentual O IPCA-15 acumulado nos últimos doze meses fechou em 9,95%, com queda em relação aos 10,84% dos 12 meses imediatamente anteriores. Em março de 2015, a taxa havia sido 1,24%. Redução A queda de preços entre fevereiro e março foi praticamente generalizada com retração em sete dos nove grupos de produtos, à exceção de Artigos de Residência (crescimento de 0,86% para 0,88%) e Vestuário (de 0,14% para 0,44%). Os alimentos, que respondem por 46% do índice do mês e exercem impacto de 0,2 ponto percentual na composição do IPCA-15, mostraram, segundo apurou o IBGE, “significativa redução” na taxa de variação, indo de 1,92% de fevereiro para 0,77% em março. Vários produtos apresentaram preços em queda, a exemplo do tomate (-19,21%) e da batata-inglesa (-4,61%). Contudo, os preços de alguns produtos continuaram em alta: cenoura (24,08%), frutas (6,11%) e a farinha de mandioca (5,94%).

galeria de imagens

Compartilhar: