Clipping Diário 22/09/2013
Publicado em 22/09/2013
SC na CNDL
Discursando na abertura do 15o Encontro Catarinense dos Dirigentes Lojistas, o deputado estadual Darci de Matos (PSD) lançou a candidatura do presidente da Federação, Sérgio Medeiros, à presidência da Confederação Nacional.
Fonte: Diário Catarinense – Moacir Pereira - 22-09
Frustração
Dirigentes de federações empresariais estão decepcionados com a manutenção do veto de Dilma Rousseff ao projeto que cancelava a multa de 10% do FGTS nas demissões. Os deputados votaram pela aprovação e depois por sua rejeição.
Fonte: Diário Catarinense – Moacir Pereira - 22-09
Estratégia
Bancos usam rede para atrair cliente
Grandes instituições bancárias fazem batalha de rimas em rede social para conquistar correntista
A disputa de dois bancos brasileiros por um novo cliente acabou se transformando em uma “batalha de rimas” na rede social.
Vyktor Berriel, de 24 anos, publicou uma mensagem no Twitter em que dizia estar em dúvida entre abrir uma conta no Banco Santander ou no Itaú. “Vou ficar com quem vencer uma batalha de rima entre os dois”, desafiou o internauta.
Ambos os bancos responderam a mensagem com versos, cada um destacando vantagens oferecidas aos clientes. Na manhã de sexta-feira, o Banco do Brasil – que não havia sido citado na primeira mensagem – também entrou na brincadeira. Ao se apresentar, o banco estatal pediu “desculpas pela intromissão”.
– Embora ele não tenha citado o Banco do Brasil, consideramos que seria interessante [interagir] por ter uma menção ao segmento – explica o gerente executivo da Diretoria de Marketing e Comunicação do banco, Omar Barreto Lopes.
O jovem criador da brincadeira é designer, mora no Rio de Janeiro, e tem mais de 38 mil seguidores no Twitter. Ele diz ter se surpreendido com a repercussão da pergunta.
– Só queria brincar com os perfis das empresas para testar essa descontração, que hoje em dia a maioria dos perfis tentam demonstrar na internet.
A mensagem que deu início ao duelo foi repassada 700 vezes. Já nos cálculos do Santander, a brincadeira alcançou um milhão de pessoas.
Berriel, que já é cliente do banco espanhol, afirma que andou comparando as vantagens oferecidas por cada banco, mas que não tomou nenhuma decisão. Os dois bancos garantiram que não hesitaram em entrar no desafio proposto pelo designer.
Segundo o superintendente de marketing institucional do Itaú, Eduardo Tracanella, o banco responde a 100% dos casos que envolvem interação com clientes em redes sociais.
– Só discutimos a forma para entrar na brincadeira de um jeito legal.
Fonte: Diário Catarinense – Economia - 22-09
Governo revê para 2,5% a estimativa
O Relatório de Receitas e Despesas do quarto bimestre, divulgado pelo Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, prevê crescimento de 2,5% do Produto Interno Bruto (PIB) em 2013. O documento do terceiro bimestre previa crescimento de 3% . O relatório bimestral continua trabalhando com inflação a 5,7% e taxa de câmbio média a R$ 2,09.
Fonte: Diário Catarinense – Economia - 22-09
Lagoa da Conceição enche os olhos dos investidores
Com abertura de novas negócios, moradores não precisam mais sair do bairro para ir às compras
Todos os turistas que vêm conhecer as belezas da Ilha de Santa Catarina querem desfrutar da Lagoa da Conceição. Um dos cartões postais da cidade, o bairro é o espaço mais cosmopolita e democrático de Florianópolis. Criado em 7 de junho de 1750, o distrito da Lagoa da Conceição é formado pela sede, o “centrinho”, e diversas localidades como a Praia Mole, a Praia da Joaquina, a Barra da Lagoa, o Canto da Lagoa, o Canto dos Araçás e a Praia da Galheta. Com uma área total de 55,28 km², abriga pouco mais 11 mil moradores, segundo o Censo de 2010, número que quadruplica durante a temporada de verão.
As amigas Beatriz e Marcella se surpreenderam com a qualidade das lojas na Lagoa
A Lagoa é ponto de atração para pessoas de todo o Brasil e até estrangeiros que buscam qualidade de vida. O crescimento de toda a região se reflete no desenvolvimento do bairro, que vem melhorando a infraestrutura e oferecendo mais opções de comércio e lazer para atender não somente ao turista, mas também a todos que moram na região. Um equilíbrio delicado que leva à questão: como sobreviver mantendo uma vida própria durante o ano inteiro, com o cuidado de não perder as características que tanto agradam aos visitantes?
Para o presidente da Abrasel-SC (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes de Santa Catarina), o empresário Fábio Queiroz, Florianópolis ainda depende do movimento sazonal dos turistas. Porém, esse cenário está mudando por dois fatores: há um número maior de empreendimentos, não só na área da gastronomia, mas nos setores de tecnologia e saúde, por exemplo. O segundo motivo está na distribuição mais regular de visitantes durante o ano, em eventos e encontros. “A Lagoa já passou por algumas mudanças. Há um tempo, ela concentrava os acontecimentos da cidade. Isso se deslocou para Jurerê Internacional. Mas a Lagoa se reinventa. Hoje ela conta com estabelecimentos que misturam todas as tribos, desde os com altíssimo padrão até outros que vivem de servir as pessoas que ali trabalham”, arremata Queiroz.
Crescimento desordenado preocupa
A paulista Maria Gabriela Jovelli, 26, é corretora de imóveis no Campeche, e moradora há dois anos da Barra da Lagoa. Gabi, como gosta de ser chamada, adotou Florianópolis há quatro anos e não pensa em deixar a cidade. Ela se preocupa com a forma que o desenvolvimento está afetando a cara da Lagoa. “Quando se constrói, deve-se seguir um padrão, procurar adotar energia eólica, fazer uma captação de água da chuva. Na Barra, vejo os nativos fazendo ‘puxadinhos’, sem qualquer critério. Isso desvaloriza o bairro como um todo”, condena Gabi. A corretora e paisagista aponta que os problemas de mobilidade ainda são o maior entrave para os habitantes da Lagoa. “Estou considerando mudar para o Campeche pois no verão sair da Barra da Lagoa fica quase impossível”.
As mestrandas de Antropologia na USP (Universidade de São Paulo), Beatriz Almeida, 27, e Marcella Betti, 25, optaram em se hospedadar no centrinho da Lagoa pelas facilidades encontradas. Elas vieram para Florianópolis para apresentarem um trabalho em um congresso na UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina), e aproveitaram o dia de folga para passeio e compras pela Lagoa. “Ficamos em dúvida entre o Centro e aqui, pois há facilidade em se deslocar até a UFSC. Mas a Lagoa é mais charmosa”, afirma Beatriz. “Nem sou de fazer compras quando viajo, mas hoje acabei comprando uma blusa”, confessa. Marcella extrapolou mais um pouco, sem culpa: “Eu comprei várias maquiagens de marca própria que eu não encontro em São Paulo”, conta a sorridente turista paulista.
Movimento o ano inteiro
Um passeio pela Lagoa da Conceição e as praias dos arredores começa cedo, devagar, quase preguiçoso. Por ser um lugar de prática de esportes como o surfe, o windsurf, o kitesurf e o voo livre, o movimento pelas ruas inicia nas primeiras horas do dia. Em seguida, abre o comércio, e a Lagoa vai ganhando um colorido, formado pela gente que vive lá, vinda de todos os continentes e que carrega todos os estilos. A movimentação não para, pois à tarde abrem os cafés, depois os bares, restaurantes, pubs e casas noturnas.
Em poucos metros, é possível ter aulas de línguas estrangeiras, cortar o cabelo, tomar um espresso, descolar um relógio ou óculos de marca internacional e fazer uma tatuagem. Um roteiro que pode ser feito em algumas horas. No meio de todo esse agito há um espaço para o morador, ou turista, entrar em contato consigo, relaxar, receber uma bela massagem ou até mesmo uma consulta espiritual. Foi essa a ideia trazida pelo Shambala Spa. Os donos, o californiano Eric Thompson, 50, e a goianiense Lisa Rossi, 35, vieram para Florianópolis há cinco anos, conheceram a Lagoa e se identificaram na mesma hora.
“No começo não deu certo, demorou um pouco, mas insistimos na experiência de tratar bem a pessoa”, diz Eric. “Agora segue bem, corresponde à nossa expectativa. Não queríamos depender de duas semanas, de um mês do ano. Queremos é cuidar da comunidade”, revela, satisfeito, o “life coach” californiano.
Para todos os gostos
Na rua paralela ao Spa, está o estúdio Leco Tattoo Mania, do mais conhecidos tatuadores de Floripa, o Leco, 47. Natural de Laguna, ele começou a desenhar na infância. “Tenho 30 anos como tatuador, quase 15 aqui neste local da Lagoa. É minha terceira loja, mas sempre nesta mesma rua, no centrinho. As pessoas vêm aqui pelo reconhecimento, pelo nome que fiz, mas mesmo assim não é fácil. Em julho, agosto, eu me jogo pra Europa, aproveito o verão deles”, conta Leco.
O casal Allison Miranda, 24, e Natasha Kern, 18, mora no bairro Estreito e foram até a Lagoa para fazer novas tatuagens. Para Allison, “Leco é o cara, o trabalho dele é fantástico”, e por essa razão eles saíram do continente numa tarde de quinta-feira para se submeterem a algumas horas de dor.
Marcas escolhem a Lagoa
Grandes marcas nacionais e até de alcance internacional também elegeram a Lagoa da Conceição como um ponto estratégico. A Chilli Beans, empresa brasileira que atua há 18 anos no ramo de óculos e relógios, quando entrou em Santa Catarina, em 2005, abriu a sua primeira loja bem no centrinho da Lagoa. Hoje são 30 pontos no Estado. Segundo o gerente da unidade Alison Fagundes, 35, a Chilli Beans é uma marca muito dinâmica, que apresenta lançamentos toda semana. Os óculos custam entre R$ 98 e R$ 258, e os relógios vão de R$ 198 a R$ 398. “Temos um movimento excelente, que dura o ano inteiro. Para uma loja de 52 m², são quatro funcionários. Essa é a medida do nosso sucesso”, atesta Alison.
De acordo com ele, a Lagoa tem vida própria, diferente do que ocorre com outros balneários. Ela agrega o movimento dos bairros próximos pela estrutura que oferece, lotérica, agências bancárias, além, é claro, dos bares, cafés e hostels. “Quem vem para Florianópolis, visita a Lagoa e gasta aqui. Mas também quem vive em Florianópolis, acho que por não ter tanta opção nos demais bairros, vem frequentar o comércio da região. Recebemos clientes de São José, do continente, de Jurerê. No inverno, temos nossos fãs, que acompanham a marca, querem ver os lançamentos, e no verão, são muitos os europeus aqui na loja, eles amam a Lagoa”, revela o gerente da Chilli Beans.
Fonte: Notícias do Dia – 22-09
Mediana
Santa Catarina fica em quinto lugar na lista da CNI/Sebrae sobre ambiente tributário para micro e pequena empresa. Com alíquota média de ICMS de 5,6% sobre o faturamento das empresas enquadradas no Simples Nacional. Pratica carga acima da média nacional (5,2%), perde para o Paraná (4,66%), Rio de Janeiro (5,3%), Rio Grande do Sul (5,32%) e Goiás (5,48%). Isso que voltou atrás na equalização das alíquotas interestaduais sobre compra de matérias-primas ou mercadorias para revendas.
Fonte: Notícias do Dia – Panorama -22-09
Na rua
Bela iniciativa dos lojistas da rua Conselho Mafra, que na terça-feira, na Semana de Abertura da Primavera da ACIF, promovem uma apresentação do Grupo Trâmite com poesias do modernista Manoel de Barros. Às onze da manhã, gratuito.
Fonte: Notícias do Dia – Paulo Alceu -22-09
Arte na rua
O som do saxofone vai encantar a Rua Conselheiro Mafra nesta segunda-feira (23), das 11h30 às 13h30. A apresentação musical cheia de charme é uma das atrações culturais da Semana de Abertura da Primavera, promovida pela Câmara de Lojistas das Ruas Conselheiro Mafra e Francisco Tolentino da ACIF. A programação segue até dia 28 e conta também com teatro de rua, oficinas de artesanato, exposição de fotos , boi de mamão e muita música.
Fonte: Notícias do Dia – Damião -22-09
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