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Clipping Diário - 21/11/2016

Publicado em 21/11/2016
Clipping Diário - 21/11/2016

Segunda-feira - 21/11

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Notícias do Dia



Notícias do Dia


G1

Geral

Fonte: Diário Catarinense
  Saiba como garantir descontos verdadeiros e fugir da propaganda enganosa na Black Friday em SC
  Não há crise para a sexta-feira de promoções no comércio eletrônico brasileiro. A expectativa da associação que representa o setor de compra e venda online projeta um faturamento de R$ 2,4 bilhões para a edição de 2016 da Black Friday. A estatística que representa uma alta de 18% em relação ao mesmo período de 2015. Em Santa Catarina, a estimativa é de crescimento de pelo menos 30% de vendas online nesta semana. A expectativa da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm) é de que as lojas virtuais brasileiras recebam 7,63 milhões de pedidos, com valor médio de R$ 280. Vestuário, calçados e celulares devem liderar a lista dos mais vendidos, antecipando as compras de Natal. Conforme a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (Fecomércio) de Santa Catarina, o dia de ofertas deve contribuir para amenizar o desempenho negativo do setor. – A variação pode superar os 30% em Santa Catarina, visto que o e-commerce está bastante consolidado por aqui. No primeiro semestre de 2016, o comércio eletrônico avançou 5,2% no Estado, enquanto as vendas em lojas físicas recuaram 8,8% – avalia o economista da Fecomércio, Luciano Córdova. Apesar de Santa Catarina representar apenas 2,89% do comércio eletrônico do país, nas contas do presidente regional da ABComm, Cristiano Chaussard, o Estado tem papel protagonista na venda online: – O e-commerce é uma modalidade de compra que ocorre entre Estados. Santa Catarina certamente vende mais do que compra de outros Estados. Aos poucos, o termo ¿Black Fraude¿ vai enfraquecendo no Brasil e, assim, a data se assemelha à edição dos Estados Unidos, onde os descontos realmente são aplicados para as vendas limparem os estoques de Natal. Para esta edição da Black Friday, a expectativa é continuar a reduzir as reclamações de consumidores. Em 2015, foram registradas 4,4 mil queixas, ante 12 mil de 2014, principalmente relacionadas a preços, instabilidade nos sites e alto custo do frete. Sócio-fundador da Baixou, ferramenta de monitoramento de produtos vendidos pela internet, Patrick Nogueira explica que o ideal é começar a verificar os preços uma semana antes da data. — Se for deixar para ver no dia, o ideal é que seja bem no início. Algumas lojas liberam os valores antes da meia-noite, pois os produtos que realmente têm desconto acabam logo e são disponibilizados com estoque reduzido. Outra dica é procurar itens com menos saída das lojas, quando a margem é maior para dar desconto. Produtos recém-lançados dificilmente vão receber um desconto vantajoso. O advogado Gilberto de Jesus Bento Junior recomenda prevenir-se contra golpes. O especialista lembra que defeitos em produtos devem ser reclamados, assim como pode haver o arrependimento de uma compra. — O prazo para exigir a reparação dos defeitos varia de 30 a 90 dias, contados a partir da verificação do problema. Caso haja desistência da compra, é importante documentar, ao menos por email, e guardar o pedido. Se ocorrer a cobrança, o consumidor tem direito à devolução do valor em dobro e a uma indenização.

Fonte: Diário Catarinense
  Agropecuária de Santa Catarina deve fechar 2016 com faturamento de R$ 29,07 bilhões
  Devido à recessão econômica e ao alto preço do milho, a agropecuária catarinense deve fechar 2016 com faturamento de R$ 29,07 bilhões, 0,7% mais do que em 2015, quando alcançou R$ 29,04 bilhões. Os valores são quase iguais, mas com a inflação a queda é de quase 8%. As lavouras, que incluem grãos e frutas, terão resultado um pouco melhor: receita bruta de R$ 12,4 bilhões, 6,9% superior à de 2015. A pecuária vai fechar o ano com faturamento de R$ 16,68 bilhões, 4,46% inferior ao obtido no ano anterior, que foi R$ 16,46 bilhões. Essas projeções, com base no mês de outubro e em valores nominais (sem descontar a inflação), integram o Valor Bruto da Produção Agropecuária (VBP) dentro das propriedades rurais e foram divulgadas pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. O desempenho de Santa Catarina é melhor do que o nacional, que deverá ficar em R$ 519, 3 bilhões neste ano, 2,5% menor ao de 2015, (R$ 522,77 bilhões). O valor das lavouras no país terá queda de 1,9% e o da pecuária, de 3,7%. O maior crescimento obtido por produto em SC foi o da cebola, da qual o Estado é líder nacional.

Fonte: Notícias do Dia
  Casarão Hoepcke abre à visitação pública em Florianópolis
  O público poderá conhecer, a partir dsta segunda (21), as instalações e a Mostra Premier de Cultura do Hoepcke Premier, edifício histórico inteiramente restaurado pelo Instituto Carl Hoepcke, na esquina das ruas Conselheiro Mafra com Deodoro. A abertura à visitação será sempre de segunda a sexta, das 10 às 16h, até o dia 3 de dezembro. Nesta sexta (25) a partir das 17h, a Associação Coral de Florianópolis se apresenta nas janelas do edifício voltadas para o Largo da Alfândega Prefeito Dakir Polidoro. O prédio foi a primeira sede do grupo Hoepcke, fundado há 132 anos pelo imigrante alemão Carl Hoepcke. No início dedicada ao comércio, a Hoepcke depois ampliou suas atividades para a indústria e a navegação. Na atualidade, tem forte atuação na construção civil na Grande Florianópolis, destacando-se entre as empresas que primam pela qualidade e modernidade de seus produtos. A restauração do primeiro prédio da companhia, com três pavimentos, demorou dois anos e meio e exigiu um trabalho minucioso das equipes contratadas para a tarefa, que foram coordenadas pelo arquiteto responsável, Leonardo Caldart. Os visitantes poderão apreciar detalhes originais, como o assoalho de madeira (canela), as vigas de madeira, o impressionante pé direito duplo dos ambientes, as ferragens, os materiais utilizados na construção (inclusive telhas originais). Além disso, numa das salas, está montada a exposição de objetos, documentos e fotos históricas, com destaque para o escritório-modelo, com mobília, livros contábeis e equipamentos originais. Patrimônio e modernidade A visita ao Hoepcke Premier é um mergulho na história de Florianópolis, melhor dizendo, de Desterro. Isso porque o grupo Hoepcke é uma das raras empresas da cidade cuja fundação ocorreu (1884) quando a capital catarinense ainda tinha seu nome original. O prédio, que tinha características luso-açorianas, foi reformado e ampliado no início do século 20, com o objetivo justamente de se adequar ao crescimento da empresa. A atual paginação interna e externa, portanto, tem mais de 100 anos. A restauração obedeceu a critérios muito rigorosos, com o objetivo central de resgatar a originalidade por inteiro. “Compatibilizamos patrimônio histórico com a modernidade”, disse a presidente do Instituto Carl Hoepcke, empresário Annita Hoepcke da Silva, bisneta de Carl Hoepcke, durante a abertura do prédio para convidados, no sábado, dia 18. “Os imóveis antigos têm que fazer parte do cotidiano da cidade”, completou, observando que o uso funcional dessas edificações contribui para valorizar o Centro Histórico. Annita lembrou ainda que a localização do prédio seguiu a lógica econômica da época, porque ficava ao lado da Alfândega e de frente para o primeiro cais da região central. Mais adiante, no final do século 19, a sede da Hoepcke ganhou também a vizinhança do Mercado Público, outro entreposto comercial importante e que movimentava Desterro. “Que essa nossa obra sirva de exemplo para que outros imóveis históricos também sejam valorizados e modernizados”, finalizou a presidente do instituto. Uma trajetória vitoriosa Nascido na Alemanha em 1844, Carl Franz Albert Hoepcke chegou a Santa Catarina em 1863, com sua mãe e irmãos, para trabalhar na agricultura, em Blumenau. A família veio a convite do tio de Carl, Ferdinand Hackradt, que era sócio de Hermann Blumenau na implantação da colônia do Vale do Itajaí. De novo estimulada por Hackradt, a família transferiu-se para Desterro, onde o tio de Carl tinha uma casa de comércio. De empregado e braço direito, Carl tornou-se sócio da firma e, em 1884, fundou a lendária Carl Hoepcke & Cia, empresa-mãe do Grupo Hoepcke. Do comércio, que se expandiu para as principais cidades catarinenses, a companhia implantou as primeiras atividades industriais em Desterro e, depois, a Empresa Nacional de Navegação Hoepcke, que operou seus navios de 1895 até a década de 1960. O grupo passou a ser comandado em 1918 pelos filhos de Carl – Carlos Hoepcke Júnior e Max Hoepcke, época em que se estima que o imponente prédio do Hoepcke Premier tenha recebido as atuais características arquitetônicas. O fundador morreu em 1924, aos 79 anos, tendo sido, além de líder empresarial da região Sul, o cônsul da Alemanha em Santa Catarina. SERVIÇO
O quê: Mostra Premier de Cultura 
Onde: Edifício Hoepcke Premier, esquina das ruas Conselheiro Mafra com Deodoro, Centro, Florianópolis
Quando: 21/11 a 3/12, de segunda a sexta
Horário: 10h às 16h >> Show: 25/11, 17h. Apresentação da Associação Coral de Florianópolis nas janelas do edifício voltadas para o Largo da Alfândega Prefeito Dakir Polidoro. A receita deste ano alcançou R$ 887,3 milhões, uma alta de 86% frente a 2015, quando os agricultores faturaram R$ 476,5 milhões. Outro destaque foi a banana. O valor bruto da produção deste ano chegou a R$ 1,017 bilhão, o que significa 64% superior ao de 2015, quando alcançou R$ 618,1 milhões. As receitas com batata inglesa e trigo também subiram mais de 60% neste ano. Setor sofreu com alto preço do milho Uma retração expressiva ocorreu na produção de suínos, da qual Santa Catarina lidera na produção e exportações. Até outubro deste ano, o segmento alcançou R$ 3,66 bilhões, enquanto em 2015 faturou R$ 4,18 bilhões, um recuo de 12,43%. De acordo com o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado (Faesc), José Zeferino Pedrozo, o setor sofreu com o alto preço do milho, porque além do custo elevado para trazer o produto da região Centro-Oeste, teve que pagar caro nas importações. Isso porque muitos produtores do país preferiram exportar o cereal, e aí faltou no mercado interno. O Estado tem um problema antigo: produz cerca de 3 milhões de toneladas de milho, mas, principalmente em função das atividades de avicultura e suinocultura, consome 6 milhões de toneladas por ano. — Este ano de 2016 não vai deixar saudades para os suinocultures catarinenses em função desses altos custos. Para o ano que vem, apesar das expectativas não serem muito altas, esperamos uma situação melhor porque temos regiões grandes produtoras de suínos no Estado e diversas empresas que investiram alto no setor – afirmou Pedrozo. Sobre as lavouras de grãos, Pedrozo observa que foram melhores porque Santa Catarina não teve problemas climáticos durante a safra, enquanto outros Estados tiveram. Para o secretário adjunto de Agricultura do governo catarinense, Airton Spies, apesar da crise, os números mostram que o Estado foi melhor do que a média nacional. Segundo ele, um dos motivos deste diferencial é a grande diversidade de atividades e agregação de valor pelas agroindústrias. Ele observa que a cadeia produtiva do agronegócio responde por cerca de 29% do Produto Interno Bruto (PIB) do Estado.

Fonte: Notícias do Dia
  Banco do Brasil anuncia plano para fechar agências e economizar R$ 750 milhões
  O Banco do Brasil anunciou, neste domingo (20), um plano de reestruturação que deverá fechar agências e enxugar a estrutura administrativa do banco. A instituição também confirmou o plano de incentivo à aposentadoria, anunciado em outubro. As mudanças devem ocorrer ao longo de 2017, disse o banco. Com a reformulação, o Banco do Brasil espera economizar R$ 750 milhões, sendo R$ 450 milhões decorrentes da nova estrutura organizacional e R$ 300 milhões da redução de gastos com transporte de valores, segurança e despesas com os imóveis. Nessa reformulação, 781 agências de um total de 5.430 deixarão de existir. Dos pontos fechados, 379 serão convertidos em postos de atendimentos, uma versão menor e mais barata de atendimento ao cliente. As outras 402 serão desativadas, somando-se a outras 51 agências que começaram a ser fechadas em outubro. Em comunicado ao mercado, o banco diz que a rede de atendimento será reorganizada para adequá-la "ao novo perfil e comportamento dos clientes" e que não comprometerá a presença do BB nos municípios em que atua. Também serão enxugadas 31 superintendências regionais. Na direção geral, o Banco do Brasil vai encerrar três unidades estratégicas, com as transferências de suas funções para outras diretorias do banco. As mudanças devem permitir ao banco diminuir em 9.072 o número de funcionários do banco, que hoje são 109 mil. Para isso, o banco vai lançar um plano de incentivo a aposentadoria. O Banco do Brasil tem 18 mil funcionários que já poderiam ter deixado o banco, mas seguem na ativa. Eles terão até 9 de dezembro para aderir ao programa e devem receber, além de indenização por tempo de serviço, um bônus de 12 salários.

Fonte: Floripa News
  Prefeitura realiza sorteio do programa Minha Casa Minha Vida
  Na próxima segunda-feira (21), a Prefeitura de Palhoça, por meio da Secretaria Municipal de Habitação e Regularização Fundiária, vai realizar o sorteio das vagas remanescentes de unidades habitacionais do Programa Minha Casa, Minha Vida (faixa 1). Os sorteados vão poder adquirir um imóvel subsidiado no empreendimento Residencial Alexandre Coelho, no bairro Guarda do Cubatão. O sorteio será acompanhando por representantes da Caixa Econômica Federal, Ministério Público Estadual, Câmara de Vereadores e Procuradoria Geral do Município. Ele ocorre de forma eletrônica, às 14h, no auditório na sede da administração. Ao todo são 480 unidades habitacionais que foram divididas da seguinte forma: 15 para idosos, outras 15 para portadores de necessidades especiais e nove para desalojados. As outras unidades foram direcionadas para aqueles que atenderam de quatro a três critérios, conforme a Portaria N° 595/2013, do Ministério das Cidades. As vagas que serão sorteadas são as 126 remanescentes, das famílias que atendem de um a dois, dos cinco critérios. São eles: famílias desabrigadas ou desalojadas; que moram pelo menos há três anos em Palhoça; famílias em que a mulher é responsável pelo grupo; famílias com menores de 18 anos e famílias com portadores de necessidades especiais. As famílias que participaram da seleção foram as que procuraram, após divulgação da Prefeitura, a Secretaria de Habitação para atualizarem os dados no cadastro municipal de habitação de interesse social. De acordo com o órgão, haviam mais de 10 mil famílias registradas e 1.195 atualizaram as informações, recebendo a análise da Habitação para concorrerem ao direito de compra subsidiada no Programa Minha Casa Minha Vida. Dessas, 720 foram aprovadas pela Caixa Econômica Federal. Qualquer cidadão pode contestar os nomes constantes na lista. O pedido de impugnação deve ser direcionado a Secretaria de Habitação e indicar a razão, que pode ser o não preenchimento dos requisitos ou a prestação de informações inverídicas. A lista dos selecionados está disponível no site da Prefeitura (www.palhoca.atende.net) ou direto neste link. O sorteio é aberto ao público e será transmitido ao vivo pela página oficial da Prefeitura, no facebook. A lista com os contemplados vai ser publicada no site www.palhoca.sc.gov.br na segunda-feira, a partir das 18h. Minha Casa Minha Vida As famílias beneficiadas contarão com subsídio que varia de acordo com a renda. Os beneficiários vão pagar uma prestação entre R$ 80,00 e R$ 270,00. Com isso o subsídio pode chegar até 90% do valor imóvel. O programa atende famílias com renda mensal bruta limitada a R$ 1.800,00.

Fonte: Floripa News
  Orquestra do IFSC celebra 15 anos com concerto no CIC
  A Orquestra Experimental do Instituto Federal de Santa Catarina – Câmpus Florianópolis (OEXP IFSC) fará uma apresentação em comemoração aos seus 15 anos de formação nesta terça, dia 22 de novembro, no Teatro Ademir Rosa (CIC). Este é o segundo concerto comemorativo realizado este ano. O primeiro foi em julho. A regência da orquestra será do maestro e professor Irineu Lopes Melo. O Coral do IFSC Câmpus Florianópolis também participará da apresentação, com a regência do professor Irineu e da professora Tânia Meyer. O espetáculo começa às 20h30min. Os ingressos devem ser retirados nas bilheterias dos teatros Álvaro de Carvalho (TAC) ou Pedro Ivo, mediante a doação de um item de higiene pessoal ou de limpeza. O material arrecadado será doado para o Asilo Irmão Joaquim e para a Irmandade do Divino Espírito Santo, ambas em Florianópolis. Sobre a OEXP: A OEXP (Orquestra do IFSC – Campus Florianópolis), foi criada em 2001 pelo professor Irineu Lopes Melo e, desde então, destaca-se por uma programação artística plural que atende à diversidade do público e da sua própria formação. A orquestra é integrada por alunos, ex-alunos e servidores do IFSC, além de inscritos da comunidade externa; uma composição que se propõe acima de barreiras étnicas, socieconômicas e culturais. Nos 15 anos da trajetória, passaram pela orquestra centenas de alunos e foram feitas apresentações em cidades como Brasília, Curitiba e em mais de vinte cidades catarinenses, sempre com grande receptividade do público. A OEXP alia todos os instrumentos de uma orquestra sinfônica – cordas, madeiras, metais e percussão – a acréscimos como guitarra, violão, flautas andinas e outros. Com o apoio da direção do campus e da reitoria, que reconhecem a constância e qualidade do trabalho da orquestra, são realizadas ações de educação musical por meio de oficinas e dos cursos "Básico de Instrumentos" e "Prática de Orquestra", visando ampliar o acesso à música e seu potencial de encantamento. O concerto desta terça conta com a participação especial de alguns ex-integrantes, alguns músicos profissionais, além do Coral do IFSC. Repertório: Requiem – Mozart
6. Lacrimosa - Mozart
Ave Verum Corpus - Mozart
Concerto for Horn in D - Mozart
Solistas: Bogdan Antoane
Concerto in G for flaute - Mozart
Solista: Matheus Lima Alcântara
Dazón Na 2 - Arthur Marquez
Huapango - J. Pablo Mancayo
Mourão - Guerra Peixe Orquestra: Piano: Daniel Green,
Violinos: Ramiro Antônio da Costa (Spala), Davys Moreno, Carolina Momm de Melo, Manoel Reis Bitencourt, Elias Vicente de Sousa, Fábio Moreira Pierri, Gabrielly Clemente, Lucas Faraco, Cristiane Domingues Barbosa, Maria Aparecida Silva Alves, Deyvid Galetto, Maira Kroetz, Diana Pedott Gaspar, Gabriela Lopes da Rosa Loruz Rodrigues, Juciane Domingues Barbosa, Thaynara de Paiva Walczak, Christian Pereira, Lucas Speck, Paola Brum da Silva, Vitor Van Baster, Fernando Bresolin (professor), Mariana Carbonera (professora), Gabriela de Oliveira Vasconcelos, Vinicius Sobieski
Violas: Carlos César Souza (Black), Ana Flávia Estacheski, Tiago Koneschi, Aimoré Costa,
Henrique Tomáz Ludici, Guilherme Ozório
Violoncelos: Érico Miranda Schmitt, Marília Duarte da Silva, Carlos Eduardo Domingues
Barbosa, Samuel Mendonça Tersi, Bruno Correa Pereira, Lucas Cruz, Debora Comochina, Gabriel Fuck, Greici Baretta.
Contrabaixos: Jhonatas Carmo, Antônio Rodrigues Ferreira, Marina de Almeida Dias Mello, Rafael Simon Wasen (Blue), Marília Dutra Jacques.
Flautas: Matheus Lima Alcantara, Vitória Ramos Barcelos, David Lawrent da Silva, Lucas Madeira, Vito Lorenzoni, Massai Silva, William Ribeiro
Oboés: Ricardo Jorge Pereira, Juan Francisco
Clarinetes: Ana Cecilia Walzack, José Francisco Vieira, Robert Liberato Braz, Ana Paula Maluf, Vinicius Claro Moreira
Saxofones: Vito Lorenzoni, Daniel Gonçalves
Trompetes: Gabriel Vitor Alves, Irê Thomas Luersen, Nildo F. Junior
Trompas: Daniela Diaz, Daniel Henrique Peres, Bogdan Antoane
Trombones: Gabriel Guimarães, Joel Rosa da Luz, Alexandre Denfino, Luan Cavalini
Tuba: André Diemond
Percussão: André Felipe Marcelino, Orian Irê Fernandez Cannabarro, Vittor Valler, Diogo Tavares, Diego Manoel Rapoport. Coral: Sopranos: Adair Souza, Amanda Canan, Anaïs Schmieglow, Cléia Paixão, Dorvalina Luiza P., Juliana
Arêas, Natalia Vieira, Priscila Jansen, Isabella Spigolon, Roseni Zelinski, Saionara Vitória
Contraltos: Ana Flávia Estacheski, Arinete Da Silva, Elidiane P., Eliane Oliveira, Laila Barreto, Tania
Meyer, Tiffany E. Fronza, Veronica Rivero, Regina,
Tenores: Bruno Licheski, Matheus F. De Souza, Nathan Twitchell, Rodrigo L. da Costa, Tarcis Becher,
Vinicius V. Vieira, Vittor Valler, Gabriel Ferreira (Gabu)
Baixos: Augusto Daniel, Daniel Green, Eddy I. T. Aço, Gabriel Padilha, Leon Teveri, Luan Cavalini,
Rogério Vitória, Thiago E.Yamagishi, Valnei, Iluminação: Alex de Souza (professor)

Fonte: Floripa News
  2ª fase da Pesquisa Origem e Destino começa neste sábado nas rodovias federais
  Começa neste sábado, dia 19, a 2ª fase da Pesquisa Origem e Destino (OD), uma das ações do Plano Nacional de Contagem de Tráfego (PNCT), desenvolvido e executado pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT). Os trabalhos vão ser conduzidos por homens do Exército Brasileiro, com o acompanhamento de técnicos do DNIT, entre os dias 19 e 25 deste mês de novembro. Cinquenta e oito postos de pesquisa, localizados em rodovias federais em 12 estados, estão incluídos nesta segunda etapa da Pesquisa OD. O PNCT produz o diagnóstico socioeconômico nas rodovias federais e é gerenciado pela Coordenação-Geral de Planejamento e Programação de Investimentos (CGPLAN), vinculada à Diretoria de Planejamento e Pesquisa do DNIT (DPP). O PNCT é composto pela contagem permanente automatizada, pela pesquisa OD e pela aplicação de modelo matemático. Aproximadamente, 2.400 militares foram treinados para esta fase, similar à anterior executada em julho deste ano, quando oficiais e soldados do Exército Brasileiro realizaram contagens manuais e entrevistas. Servidores do DNIT também participaram acompanhando os procedimentos. Na ocasião, foram classificados 3.549.768 veículos e entrevistados 210.984 condutores. O diagnóstico de tráfego é importante para a identificação dos principais corredores de transporte rodoviário e da necessidade de expansão ou adequação de capacidade das rodovias, além de ser ferramenta fundamental para as atividades de projeto, construção, manutenção e operação rodoviária. As contagens volumétricas e classificatórias de tráfego (Pesquisa OD) visam determinar a quantidade, o sentido e a composição do fluxo de veículos que passam por pontos selecionados do sistema rodoviário, numa determinada unidade de tempo. As coletas das informações manuais e por questionários foram divididas em quatro fases. Outras duas estão programadas para 2017. Também parceira na ação, a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) faz o desenvolvimento de metodologia para as pesquisas, consolidação e tratamento dos dados de fluxos de veículos e aplicação de modelo matemático para estimativa de tráfego médio diário anual para toda a malha rodoviária. Metodologia da pesquisa OD A Pesquisa OD coleta informações acerca da classificação do veículo, tipo de carroceria, ano de fabricação, número de passageiros e tipo de combustível aceito; propriedade, motivo de escolha da rota; dos dados da viagem; dos motivos da viagem; dados da carga transportada. Além disso, o condutor do veículo é convidado a sugerir, dentro da rota seguida, os melhores municípios para criação de um local de parada obrigatória de descanso. Para a coleta dos dados, os militares vão utilizar 700 tablets adquiridos pelo DNIT. Depois da aplicação da Pesquisa OD, os equipamentos ficarão à disposição dos servidores de todas as Superintendências Regionais e Unidades Locais para auxílio nos trabalhos de campo nas rodovias. Saiba mais sobre o PNCT Desde 2014, o DNIT retomou o PNCT, iniciado pelo extinto Departamento Nacional de Estradas de Rodagem (DNER), em 1975, e interrompido no ano 2000. O programa começou com a implantação de 14 postos de coleta permanente nos estados do Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais e chegou a ter 285 postos em operação. Foram utilizados os estudos realizados em 2012 pelo DNIT, por meio do Instituto de Pesquisas Rodoviárias (IPR) em parceria com a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), que resultaram na definição de novo arcabouço para as contagens permanentes de tráfego na malha rodoviária federal. O PNCT prevê a implantação de 320 postos de contadores permanentes que funcionarão 24 horas por dia, 365 dias por ano e, inicialmente, por um período de três anos. Do total de postos previstos, 240 já estão certificados e em operação. O funcionamento pleno do PNCT representa um ganho para as atividades de planejamento da infraestrutura de transportes do país, com ênfase nos meios rodoviários, que são a base da matriz brasileira. Os resultados publicados do PNCT, com dados produzidos em 2014, podem ser conferidos no endereço servicos.dnit.gov.br/dadospnct.

Fonte: Floripa News
  Fatma reconhece primeira certificadora de Créditos de Conservação
  O presidente da Fundação do Meio Ambiente (Fatma), Alexandre Waltrick Rates, assinou nesta quinta-feira, 17, o documento que reconhece a primeira certificadora do Sistema de Créditos de Conservação (SICC), inédito no país. A empresa vai avaliar e certificar áreas com mata nativa que serão usadas na compensação ambiental de empreendimentos que, na instalação, têm que suprimir a vegetação. O sistema, feito no âmbito do Programa SC Rural, facilita o cumprimento das exigências da Lei da Mata Atlântica – nº 11.428/2006 - em que toda área devastada deve ser compensada por uma outra área do mesmo tamanho e com as mesmas características ecológicas. “É um sistema pioneiro no país, que passou por longos estudos e começa a ganhar forma”, afirma o presidente da Fatma. A certificadora é a Ecocert Brasil, de origem francesa, cujo foco de trabalho será conferir e assegurar que áreas nativas dentro dos Corredores Ecológicos Chapecó e Timbó possam ser utilizadas como compensação ambiental. “Trabalhamos em projetos sustentáveis e o caráter inédito deste sistema foi o que mais no atraiu”, informa a assistente comercial da certificadora, Priscila Hauffe. O que é o SICC O projeto começou a ser implantado em junho deste ano e está em fase de definição de valores e ajustes referentes ao banco que vai realizar o pagamento. “No início do programa, por um período ainda não determinado, a adesão das empresas será voluntária. Temos muitas já interessadas e só aguardando a questão bancária se resolver para aderir”, disse a coordenadora do subcomponente Gestão de Ecossistemas/SC Rural da Fatma, Shigueko Ishiy. O projeto é destinado a empresas que na implantação de um empreendimento, independente do porte, têm que retirar a vegetação da área. Os empreendedores eram responsáveis por procurar um local para fazer a compensação e cumprir a legislação. Nem sempre esta área estava localizada em uma região de interesse ecológico. Com o SICC, a Fatma irá identificar terras com vegetação nativa expressiva que poderão ser usadas para compensação dentro dos Corredores Ecológicos Timbó e Chapecó. As áreas não serão compradas nem pelo órgão público e nem pelos empreendedores. O que será feito é um pagamento ao proprietário rural que deverá conservar a área. O que são Corredores Ecológicos O programa visa unir a conservação da natureza ao desenvolvimento local e regional integrando a realidade do agricultor à preservação ambiental. Os Corredores Ecológicos abrangem as bacias hidrográficas dos rios Chapecó e Timbó, no Oeste e Planalto Norte. A área, que soma 10 mil km², abrange 34 municípios e corresponde 10,7% da área do território catarinense.

Fonte: Floripa News
  Inovação na construção civil resulta em edificações mais sustentáveis
  Edificações mais sustentáveis, com redução de custos e otimização do tempo, estão entre os principais ganhos com inovação na construção civil. O tema foi abordado nesta quinta-feira (17) no segundo Seminário de Inovação e Tecnologia na Construção Civil. O evento foi realizado pela FIESC, em Florianópolis, por meio da Câmara de Desenvolvimento da Indústria da Construção. Seis indústrias catarinenses relataram práticas desenvolvidas para elevar a eficiência dos seus produtos. O presidente da FIESC, Glauco José Côrte, destacou que Santa Catarina ocupa a quinta posição no País em número de estabelecimentos na construção civil e reponde por 6% da produção de riquezas do Estado. “Nosso entendimento é que pela expressividade do setor deveríamos avançar no país em termos de políticas públicas mais claras para estimular a atividade, cuja redução em períodos de crise é fortemente sentida pela baixa atividade do setor e também pela redução do nível de emprego, que está acontecendo, inclusive, em Santa Catarina. O segmento vem sentindo muito os efeitos dessa crise”, destaca Côrte. “Acompanhamos o setor e sabemos que ele está empenhado na melhoria da qualificação e da produtividade e na busca de inovação por meio de novas tecnologias. O setor acompanha, sobretudo, em Santa Catarina, muito de perto o que está acontecendo no mundo, alinhado às tendências mundiais em automação de processos, novos materiais e sustentabilidade”, completa. “Esse seminário chega num momento muito oportuno. É a prova de que não há crise mau tempo ou tempestade que tire o foco das pessoas que nasceram com um diferencial e que dedicam suas vidas a transformar a realidade seja através da geração de empregos em suas empresas ou criando algum sistema que revolucione a cadeia produtiva”, afirmou João Formento, presidente da Câmara. Ele destacou a atuação da Câmara para aumentar a representatividade em fóruns de discussão do setor nos ambientes estadual e federal, e citou como exemplos a Câmara Brasileira da Indústria da Construção, a ABNT e o Ministério das Cidades. “A Câmara tem estado presente em todos os setores que afetam diretamente a construção civil. Esse avanço no campo institucional auxilia o setor no aumento da capacidade de gestão e para melhorar os processos de tomada de decisão”, afirmou. A Termotécnica, de Joinville, apresentou o sistema construtivo monoforte, que utiliza painéis produzidos em poliestireno expandido (EPS) e malha de aço - que substituem a alvenaria convencional. O sistema otimiza o processo construtivo ao reduzir em até 20% o valor do m² construído em relação à alvenaria convencional, a partir de benefícios como a agilidade em cerca de 40% no tempo de execução. Cinco mil toneladas de EPS são recicladas por ano pela empresa. Entre os diferenciais do sistema estão a baixa produção de resíduos, que pode ser 95% menor do que na alvenaria convencional, e obra mais limpa. Pedro Scatena, falou sobre o projeto. Saiba mais sobre o projeto em www.sistemamonoforte.com.br Criada em Lages, pela Ekomposit, a madeira &39;engenheirada’ a partir de lâminas e compósitos tem o objetivo de maximizar o desempenho da matéria-prima, reduzindo pontos negativos e potencializando os benefícios. Empenamento, torção, rachadura, cupim são alguns dos problemas eliminados com o beneficiamento do pinus nesse processo criado pela Ekomposit. “Além de solucionar problemas comuns às madeiras, é uma alternativa às madeiras da Amazônia, que enfrentam uma série de restrições para uso”, relata Sergio Martini, diretor-presidente da empresa. Ele destaca ainda que a madeira engenheirada é uma opção à carência de alternativas enfrentadas pelo setor. Conheça outras iniciativas do setor: Tecnofibras – O coordenador de engenharia da Tecnofibras, de Joinville, Ariosvaldo Vieira, apresentou o sistema SMC (Sheet Molding Compoud) para produção de portas, caixilhos e decks. O projeto prevê a moldagem por compressão a quente com liberdade para design das peças e garantia de resistência contínua. Entre os principais benefícios estão o menor custo, mais leveza e resistência mecânica, não é corrosivo, maior flexibilidade, suporta pintura em alta temperatura e tem estabilidade dimensional. Diferente das portas tradicionais, as produzidas por meio do sistema SMC podem ser utilizadas em ambientes externos. Ciser – A Ciser, de Joinville, apresentou solução de revestimento nanocerâmico para atender normas técnicas do setor em relação à resistência à corrosão de dispositivos de fixação. São partículas com tamanho inferior a um bilionésimo de metro chamadas de top coats e selantes, aplicadas sobre as peças metálicas após o processo de galvanização. Entre as vantagens do tratamento aplicado às peças estão a tecnologia compatível com processos posteriores, custos competitivos e a estabilidade térmica. Sandritec Tecnologia - A Sandritec Tecnologia, de Rio do Sul, apresentou o Sistema Pulsar, que consiste em soluções para otimização de combustíveis, rotor eólico para geração de energia e aquecimento de água para residências. O projeto eólico atende normativas da ANEEL e se adapta às edificações. O rotor eólico possui máquinas com capacidade para gerar de 4 a 10 KMh, os equipamentos são silenciosos, discretos e ocupam um espaço 75% menor se comparado com a geração solar, utilizando de 50% a 100% da capacidade instalada. Além disso, reduz em até 90% a fatura de energia dos consumidores finais. Já no aquecedor indutivo, o aquecimento se dá por passagem ou boiler, e se mostra 70% mais econômico se comparado ao sistema por resistência e 40% se comparado ao sistema a gás. Ele pode ser integrado a sistemas eólicos ou fotovoltaicos. Vitaciclo S/A - A reciclagem de resíduos da construção civil é o foco da prática apresentada pela Vitaciclo, de Gaspar. As catástrofes de 2008 geraram resíduos e instigaram a criação da empresa que, em 2009, deu destino a quase 80 mil metros cúbicos de resíduos sólidos da construção civil. Segundo estudos da empresa, até 87% dos resíduos sólidos reciclados voltam para a cadeia produtiva do setor. A empresa já investiu R$ 5,2 milhões em máquinas e equipamentos, edificações e aquisição de terrenos. Aproximadamente 20 mil metros cúbicos de resíduos são processados mensalmente pela empresa. Ainda no encontro, o Instituto SENAI de Tecnologia em Materiais abordou a avaliação e desenvolvimento de novos materiais para a cadeia produtiva da construção civil. O SESI apresentou soluções em segurança e saúde no trabalho voltadas para o setor, entre elas, o sistema de guarda-corpo desenvolvido pela entidade. Saiba mais sobre o projeto.

Fonte: Tudo Sobre Floripa
  Conflito táxis x Uber é tema de debate neta terça (22) no Sest/Senat
  Em comemoração à semana do taxista, o Sinditáxi – Sindicato dos Taxistas de Santa Catarina promove nesta terça (22) o “1º Seminário de Táxi catarinense”. O evento ainda contará com representantes de Blumenau, Joinville, Curitiba e Pelotas. O local será o auditório do Sest/Senat, na região Continental da Capital e contará com palestras e debates sobre a importância da modernização do serviço e também sobre o conflito entre Uber e táxi. O seminário terá início às 9h, com cerimônia de abertura. Às 10h30min, o mestre em administração e negócios Maurício Fogaça começa a palestra “A importância da qualidade e da modernização do serviço de táxi”. O tema aborda desde a satisfação dos clientes até os aspectos conceituais aplicados na prática do taxista. Entre 11h e 12h haverá abertura para debate sobre o tema apresentado. A partir das 13h30min, os participantes poderão conferir a palestra “O táxi e a sustentabilidade nas cidades”, apresentada pelo engenheiro Nelson Prata. O mineiro que já foi membro do Conselho Municipal de Mobilidade Urbana de Belo Horizonte e da Assessoria de Mobilidade Social da BHTRANS é também coautor do livro “Táxi X Uber”. Para o engenheiro, abrir o debate em relação aos novos aplicativos é de grande importância. Em seguida, os participantes poderão debater sobre a palestra. Programação 
9h às 10h: Cerimônia de abertura
10h às 10h30: Intervalo para o café
10h30 às 11h: “A importância da qualidade e da modernização do serviço de táxi”
Palestrante: Maurício Fogaça, mestre em administração e negócios 
11h às 12h: Debate sobre o tema apresentado
13h30 às 14h30: “O táxi e a sustentabilidade nas cidades”
Palestrante: Nelson Prata, coautor do livro “Táxi X Uber” 
14h30 às 15h30: Debate sobre o tema apresentado 
15h30 às16h: Intervalo para o café 
16h às 17h: Cerimônia de encerramento Serviço
O quê: 1º Seminário de Táxi de Santa Catarina
Quando: terça-feira (22 de novembro)
Horário: Das 9h às 17h
Local: Auditório do Sest Senat
Av. Marinheiro Max Schramm, n° 3.635 – Estreito/ Florianópolis.

Fonte: Tudo Sobre Floripa
  Receita Federal discute em Floripa o papel do fisco e combate à corrupção
  O Código Tributário Nacional (CTN), que completou 50 anos em 26 de outubro, será tema de evento promovido no auditório Deputada Antonieta de Barros da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), em Florianópolis, nesta segunda-feira (21), pelo Sindifisco Nacional (Sindicato Nacional dos Auditores-Fiscais da Receita Federal do Brasil) em parceria com a Secretaria de Estado da Fazenda. O objetivo principal do seminário é esclarecer à sociedade o papel da Receita Federal do Brasil na aplicação do Direito Tributário, com enfoque na relevância do trabalho fiscal. O seminário está dividido em quatro painéis que vão abordar a história do CTN, o trabalho de combate à corrupção, a atuação do Fisco contra o desequilíbrio comercial causado por empresas de fachada e o papel da Aduana sobre o comércio internacional para lavagem de dinheiro. Dados da Unafisco Nacional (Associação Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil) mostram que os Auditores-Fiscais da Receita Federal só perdem para o Tribunal de Contas da União no levantamento de informações geradoras de inquéritos policiais sobre corrupção. - Isso mostra a importância da fiscalização para o desenvolvimento da sociedade e da economia. E agora que a PEC nº 55 está sendo discutida no Senado Federal, ressalta ainda mais a importância da Receita Federal para a recuperação da arrecadação e capacidade de investimento do Estado, de se modernizar o sistema tributário para alavancar a economia -, acredita Roberto Duarte Alvarez, representante do Sindifisco Nacional em Florianópolis. - Nosso Estado tem vocação para o comércio exterior e conta muito com o trabalho da Receita Federal. Neste momento em que a economia começa a dar sinais de melhoria, é fundamental que possamos contar com nossos maiores diferenciais competitivos, entre eles, o fato de termos cinco portos com toda a competência e agilidade da fiscalização -, diz o secretário de Estado da Fazenda, Antonio Gavazzoni. De acordo com ele, é preciso estreitar os laços dos fiscos estadual e federal. - A sociedade tem muito a ganhar com essa aproximação -, acredita Gavazzoni, que fará palestra de abertura do evento. Sobre o CTN
Em vigor desde 26 de outubro de 1966, o Código Tributário Nacional (CTN) sobreviveu a diferentes políticas econômicas e tributárias. O CTN resguarda as garantias dos direitos dos contribuintes, é o alicerce do Sistema Tributário Nacional ao instituir normas gerais de Direito Tributário aplicáveis à União, estados e municípios, regulando a relação entre os entes tributantes. As discussões em torno da reforma tributária estão muito atreladas a mudanças em seu texto. O CTN só pode ter seus dispositivos alterados através de lei complementar. Programação
8h - Credenciamento
8h30 – Abertura
9h – O comércio internacional utilizado para lavagem de dinheiro: o papel da Aduana. Palestrantes: Dão Real Santos (auditor fiscal da RFB em Porto Alegre), Solon Sehn (advogado especializado em tributos aduaneiros e ex-conselheiro do CARF)
10h30 – Coffee Break
11h – Painel – A atuação do Fisco contra o desequilíbrio comercial decorrente da utilização de empresas de fachada ou fictícias. Palestrantes: Fabiano Dadam Nau (presidente do Sindifisco/SC), Rogério Adriano C. Penna (auditor-fiscal da RFB e vice-presidnete do Sindifisco Nacional/DS Florianópolis)
12h30 – Almoço
14h – Painel: A Receita Federal e os 50 anos do CTN. Palestrantes: Gilson Wessler Michels (delegado da DRJ/Florianópolis), Cleber Magalhães (auditor-fiscal da RFB e integrante do CARF)
16h – Painel: A Receita Federal no combate à corrupção. Palestrantes: Roberto Leonel de Oliveira Lima (chefe do ESPEI 9ª RF e membro da Operação Lava Jato) e Flavio Vilela Campos (coordenador-geral de fiscalização da RFB) 
17h30 – Encerramento

Fonte: Meio e Mensagem
  Brasileiras investem em cuidados com a casa
  Conduzida pelo Instituto Harris Interactive e encomendada pela Procter & Gamble Brasil, a Ariel analisou, em outubro deste ano, os hábitos e práticas que permeiam a rotina doméstica das brasileiras. O estudo, que analisou 320 mulheres encarregadas pelo cuidado das roupas, com idade entre 18 e 65 anos, através de entrevista online auto administrada, constatou a realização de atividades caseiras todos os dias por 70% das respondentes e o gasto de salário na compra de produtos para essa finalidade por 56% delas. Enquanto 65% das mulheres dedicam menos de cinco horas, por semana, a si mesmas, 69% realizam esse tipo de ação apenas por um único momento na semana. “As entrevistadas gostariam de gastar menos tempo com tarefas domésticas”, revela Maria Belén Silvestris, gerente da marca Ariel. “O principal descobrimento foi que, hoje em dia, as consumidoras ainda gastam muito tempo e dinheiro para lavar roupa. Quando, na verdade, com a presença de uma mulher moderna, muito mais ativa e dinâmica, deveria acontecer justamente o contrário: elas deveriam gastar mais tempo com elas mesmas, em vez de com coisas para a casa”, acrescenta. Desse modo, ao abordar o tema lavanderia, a pesquisa verificou que grande parte da culpa pela falta de tempo dedicada aos amigos, família e atividades pessoais é resultado do uso de métodos tradicionais tanto no pré e pós-lavagem quanto no pré-tratamento de manchas. Os dados revelam que 75% das entrevistadas gastam mais de uma hora no ciclo da lavadora e cerca de 50% investem de 30 a 60 minutos adicionais nos passos extras. “A consumidora precisa fazer muitas etapas adicionais para conquistar o que deseja. Isso significa que o produto não traz os benefícios que ela precisa”, explica a gerente da Ariel. Ademais, 34% gastam períodos eliminando os resíduos de detergente em pó que ficam nas roupas após a lavagem, 25% pré-tratando as manchas e 25% esfregando as peças muitas vezes. Diante disto, a grande aposta da Ariel em detergente líquido, que chega com o nome de Ariel Concentrado, promete menos tempo e esforços nas fases de pré e pós-lavagem, menos custo por lavagem e 15% de economia. De acordo com a Nielsen, empresa especializada em pesquisa de mercado, nos países desenvolvidos, o detergente líquido representa entre 60% a 80% do consumo nas famílias, enquanto, no Brasil, 19%.

Fonte: Meio e Mensagem
  Anúncios mobile cresceram 100%, diz PSafe
  Segundo o PSafe, aplicativo de segurança digital e performance Android, em registro feito em outubro deste ano, a venda de anúncios de mídia mobile cresceu 100% para a Black Friday. “Em meio a um momento desafiador da economia, a publicidade mobile tem se mostrado cada vez mais atrativa para agências e empresas. Em especial, tendo em vista que, no Brasil, o tempo gasto em dispositivos móveis já é 283% superior ao de um desktop, por exemplo”, disse Marco DeMello, CEO da PSafe, em comunicado à imprensa. “Entre janeiro e setembro de 2016, nosso resultado de vendas de mídia mobile cresceu mais de 130%, se comparado com o mesmo período do ano passado”. Mês a mês, a PSafe notou o crescimento médio de 12% nas campanhas mobile deste ano. Marcas como Netshoes, Mercado Livre, Magazine Luiza, B2W, MRV e Decolar já estão apostando em publicidade para o mercado mobile, também chamada de mobile native ads. Com o objetivo de incitar ofertas, reforçar conceitos e estimular negociações, o modelo Cofre é um dos tipos de anúncios mais utilizados, representando 30% no PSafe Total.

Fonte: Notícias do Dia
  Subsídio de prefeito e vereadores vai a votação em Florianópolis nesta segunda
  Nesta segunda-feira (21) a Câmara de Florianópolis voltará a debater o projeto sobre os subsídios dos vereadores e prefeito. Na mesma sessão também será votada a proposta conhecida como “Projeto do Uber”. As propostas dos projetos de lei 16.740 e 16.741, que receberam emendas, prevê um incremento de quase R$ 5 mil, podendo subir de R$ 25.609,32 para R$ 30.593,69. Com isso também seria elevado o teto para cerca de 100 servidores do município que ganham acima do salário de prefeito. Já o valor do subsídio dos vereadores deve fica mantido em R$ 15.334,85 com a ressalva de que os vencimentos poderão ser reajustados sempre que houver margem diante do limite de 60% sobre os subsídios dos deputados estaduais. Ou seja, se Alesc aprovar reajuste para os deputados o subsídio dos vereadores também poderá ser revisado. O presidente da Câmara, Erádio Manoel Gonçalves (PSD), já anunciou que deverá se posicionar contra o reajuste no subsídio do prefeito, segundo ele, por comprometer R$ 1,2 milhão na folha de pagamento do município com a elevação do teto. Pela legislação, nenhum servidor do município pode receber mais que o prefeito, que estabelece o teto de salários no município. Com o aumento desses vencimentos, subiria também o teto, que alcança cerca de 100 funcionários municipais. A Câmara deve apreciar ainda o Projeto de Lei Complementar nº 1.538/2016, de autoria do vereador Edmilson Pereira Junior (PSB), que trata sobre a regulamentação de aplicativos para o transporte individual de passageiros em Florianópolis, conhecido como “Projeto do Uber”. O projeto recebeu parecer contrário do relator da matéria na CCJ (Comissão de Constituição e Justiça), Roberto Katumi (PSD), que alega vício de origem. Segundo Katumi, o projeto deveria ser elaborado pelo Executivo, que é quem tem o poder sobre as concessões do município.

Fonte: Varejista
  Consumidores iniciam pesquisa para compras de Natal
  Mesmo que o cenário tenha melhorado na percepção de alguns comerciantes, a crise econômica instaurada em 2015, em vista do embate político, ainda deve refletir no desempenho do varejo deste final de ano. Com parte do funcionalismo do Estado recebendo salários parcelados e apreensiva com a ameaça de que sequer seja pago o 13º salário de 2016, as compras de Natal serão mais tímidas, ou equivalentes ao ano passado. Isso explica porque desde a primeira quinzena de novembro muitos consumidores já estão realizando pesquisa de preços para viabilizar a troca de presentes entre familiares. "Este ano, pretendo gastar menos, porque além eu estar recebendo o salário em prestações, a inflação ajudou a salgar ainda mais os preços dos produtos", comenta a funcionária pública estadual, Maria Siqueira. Desde a semana passada ela está comparando valores e pesquisando alternativas para comprar lembranças de Natal para toda a família. "Bijuteria é uma opção barata para presentear a mãe, as irmãs e as primas", observou a recepcionista Maynara Belheng, enquanto escolhia brincos para uso pessoal. "Sou capaz de apostar nesta saída", admitiu, ao comentar que também pretende antecipar as compras do período para evitar o burburinho de gente nas lojas, nas semanas que antecedem a data. Assim como Maynara, outras consumidoras têm buscado suprir a demanda de presentes que surge com festas de família e os tradicionais amigos secretos entre grupos de trabalho e sociais. "Aumentou a procura", garante a vendedora da loja de bijuterias Mirelle Presentes, Stefane Costa. "No entanto, baixou o ticket médio", emenda. A comerciária acredita que mesmo com os anúncios de que o cenário econômico deve se estabilizar ainda neste ano, o impacto da crise será negativo. "As pessoas estão querendo reduzir os gastos, ainda estão bastante receosas", comenta. A percepção de Stefane é embasada pelo presidente da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Rio Grande do Sul (FCDL-RS), Vitor Augusto Koch. "Com a recessão e o atraso de salários no Estado, houve uma quebra de paradigmas e a construção de uma cultura de consumo mais conservadora", avalia. O dirigente destaca que as pessoas estão mesmo tentando economizar na compra dos presentes, buscando equilíbrio entre preço e qualidade dos produtos. "O consumo de marcas tradicionais e mais caras tem diminuído em benefício dos similares, com valores menores." Segundo Koch, até mesmo os produtos licenciados - febre entre as crianças - estão perdendo margem para outros semelhantes, porém de marcas menos celebradas. "A crise política gerou muita insegurança, agravada pela queda da renda e o desemprego", justifica o presidente da Associação Gaúcha para o Desenvolvimento do Varejo (AGV), Vilson Noer. Às vésperas da Black Friday, ele afirma que a expectativa dos lojistas agora é de que a data promocional impulsione o início da temporada de vendas de final de ano. "Este é sem dúvida o grande evento de novembro, mas no Interior os comerciantes já estão focados no Natal, preparando vitrines e criando promoções", comenta. De qualquer forma, segundo Noer, a Black Friday é uma antecipação da principal data do comércio, e uma oportunidade para as pessoas comprarem produtos mais caros por preços mais convidativos. Expectativa é de crescimento real em torno de 2% para vendas de Natal Conforme dados da FCDL-RS, o desempenho do comércio no período de Natal deve ser positivo, ainda que de forma moderada. A expectativa é de que as vendas superem em 2% (crescimento real) às comercializações de dezembro de 2015 em todo o Estado. "Serão desembolsados R$ 5 bilhões no varejo, advindos do pagamento do 13º salário", calcula o presidente da entidade, Vitor Koch. Ele admite que uma das preocupações dos empresários é a dificuldade dos consumidores de conseguirem crédito bancário. "Muita gente vai usar o dinheiro do 13º salário para pagar dívidas", concorda o presidente da AGV, Vilson Noer. Na Capital, 40% dos lojistas estão confiantes de que as vendas de final de ano serão boas, aponta o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Porto Alegre (CDL-POA), Alcides Debus. "Essa visão mostra que há uma tendência de melhora no mercado." A gerente da loja Zapatto, Adriana Ferraz, confirma esta linha de pensamento. "Esse Natal vai ser diferente, melhor que no ano passado", aposta a comerciária. Segundo Adriana, desde agosto as vendas já estão melhores. Ela calcula que seja possível ampliar em 30% o desempenho do comércio de presentes natalinos, se comparado com 2015. Na Hering, a estimativa também é positiva. De acordo com a gerente da unidade do Centro, Eliana Welker, a perspectiva é de que as vendas do Natal superem em 20% as do mesmo período do ano passado. "Já tem consumidor pesquisando preço e até levando peças. O que impulsiona são os vestidos, as regatas femininas e as bermudas masculinas." Um fator positivo, na visão do presidente do Sindilojas Porto Alegre, Paulo Kruse, é que há muitas vagas temporárias em aberto no comércio. "Além de ser uma oportunidade de emprego, também haverá maior geração de renda no período", observa. Kruse acredita que as vendas de natal só irão acontecer com força depois do dia 20 de novembro, quando empresas iniciarem o pagamento do 13º salário. "Só então é que vai começar a aumentar o movimento nas lojas", opina. "Nossa expectativa é de que se consiga manter o mesmo desempenho do Natal do ano passado", confessa o dirigente ao afirmar que não acredita em crescimento de vendas. Shoppings antecipam decoração de ambientes e vitrines Enquanto as lojas do Centro da Capital, ainda que já comercializando para o período, só devem iniciar a decoração natalina na primeira semana de dezembro, os shoppings centers já estão ornamentados e investindo em marketing pesado para o período. Focado no estímulo do consumo, o Praia de Belas lançou uma campanha direcionada às crianças, além de investir em uma decoração diferente da dos anos anteriores e diversas atividades especiais. "Estamos muito felizes com a novidade Portais Mágicos - uma aventura de Natal com realidade aumentada", comenta a diretora de marketing da Iguatemi Empresa de Shopping Centers, administradora do Praia de Belas, Aline Zarouk. O cenário erguido no empreendimento imita um campanário com seis grandes sinos, além de um prédio de cinco andares no estilo neoclássico. "Mudamos a decoração e criamos uma campanha, com direito a sorteio de um carro", comenta a gerente de marketing do Praia de Belas, Janine Oliveira. A projeção, segundo ela é de que ocorra um crescimento de 10% nas vendas em relação a 2015. Contando com um aumento de 25% do público que circula pelo empreendimento desde que inaugurou a obra de expansão, em abril deste ano, o Shopping Iguatemi também antecipou a decoração e campanha de Natal, lançadas na semana passada. O investimento já rendeu o fluxo de mais de 30 mil pessoas, que se direcionaram ao local para conferir o ambiente lúdico relacionado à data. "A expectativa é de que cerca de quatro milhões de pessoas circulem pelo Iguatemi até o dia 6 de janeiro", projeta a gerente de Marketing do empreendimento, Márcia Ferla. Ainda não foram todas as 373 operações que aderiram ao clima natalino, mas Márcia afirma que a administração do espaço tem "incentivado" os lojistas a investirem mais cedo na decoração e vitrines para o Natal. "Nossa projeção é de com os eventos culturais e as ações específicas para a data, possamos gerar um aumento de 30% do fluxo de consumidores neste período." 

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