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Clipping Diário 17/08/2013

Publicado em 17/08/2013
Clipping Diário 17/08/2013

Viva a Cidade Com o sol de volta a Floripa, sábado virou sinônimo de passeio no Centro Histórico para visitar a Feira de Artes e Usados, promovida em parceria da CDL com a prefeitura. A edição deste fim de semana terá apresentações da bateria show da Coloninha, exposições de mosaico, fotografias e pinturas em telas e azulejos, além de atrações gastronômicas. Fonte: Notícias do Dia – Ponto Final – Carlos Damião – 17-08 Insegurança Um dos graves problemas que a prefeita de São José terá que enfrentar com soluções urgentes é na área de segurança pública. A pesquisa da Aemflo e CDL/SJ mostrou um quadro assustador. Como disse o leitor Almir Mirinho da Silva, o imposto pago para a segurança não está retornando ao cidadão. O posto de combustíveis dele foi assaltado cinco vezes. Exige uma ação mais imediata. A prefeita vai ter que bater na porta do governador. Fonte: Notícias do Dia – Paulo Alceu – Vida Segue – 17-08
Cadastro Positivo é alvo de críticas Com duas semanas em funcionamento, o Cadastro Positivo – banco de dados que reúne o histórico dos pagamentos feitos em dia por consumidores – ainda é alvo de críticas de instituições de defesa do consumidor. Na avaliação da Proteste e do Procon-SP, o principal problema é a falta de clareza quanto ao compartilhamento das informações de pagamentos, que precisam ser autorizadas pelos consumidores. Uatt?
Rede de lojas de presentes divertidos, a Uatt?, da Capital, participa da 47ª House & Gift Fair, que abre hoje e vai até terça-feira, em SP. Lança mais de cem produtos. Ludi
Marca do grupo Imaginarium, da Capital, a Ludi apresentará novas coleções irreverentes na Gift Fair. Especializada em design divertido, a Ludi está presente em mais de 2,5 mil multimarcas do país. Fonte: Diário Catarinense – Estela Benetti – 17-08
Estreia na Lagoa A empresária Tânia Surmann escolheu a Lagoa da Conceição, em Florianópolis, para a primeira loja da Macassá, grife catarinense que produz roupas para dormir e desestressar. A unidade abre quarta-feira no Shopping Via Lagoa. Fundada há três anos, a marca é vendida em 50 multimarcas no país e peças da coleçãoVerão 2014 (foto) estarão na novela das 21h da Globo. Fonte: Diário Catarinense – Estela Benetti – 17-08 Inovação para efluente têxtil Após quatro anos de pesquisas e investimentos de R$ 4 milhões, um projeto em parceria entre a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e a Coteminas, financiado pelo BNDES, resultou na criação do produto adsorvente EcoRemove, feito com o lodo têxtil gerado no processo produtivo de indústrias do setor. A novidade foi um dos cases vencedores da 20ª edição do Prêmio Expressão de Ecologia, promovido pela Editora Expressão e entregue ontem no Fórum de Gestão Sustentável, na Fiesc. O novo produto pode ser usado em indústrias de diversos setores para tornar o sistema de tratamento de efluentes mais eficiente e eliminar a cor nos efluentes líquidos, disse o diretor da Coteminas em Blumenau, Eliezer Matos. Os estudos são liderados pelo professor Antônio Augusto Ulson de Souza, coordenador do Grupo de Pesquisas em Desenvolvimento Tecnológico Têxtil da UFSC. Ulson disse desconhecer biografia sobre solução semelhante no mundo, que retira a água do efluente e permite criar um adsorvente. Fonte: Diário Catarinense – Economia – 17-08
Design abre portas para o mercado catarinense Produtos diferenciados têm colocado o Estado no circuito internacional de design.
A venda de um produto, independente do objetivo da compra, começa pelos olhos. Atrair o consumidor pela embalagem e pelo estilo é fundamental. Por isso que, nos últimos 20 anos, cresceu um segmento que até então era pouco falado no Brasil. Trata-se do design gráfico e de produtos, trabalho que tem instigado investimentos altos de empresas e também colocado cabeças para pensar em como tornar uma empresa diferenciada no mercado.
Foi com esse conceito que nasceu a Uatt? – assim mesmo, com interrogação, uma alusão à sonoridade da interjeição O quê? (em inglês, What?) –, empresa que ficou nacionalmente conhecida no segmento de presentes. Hoje são mais de 1.000 produtos – ou fofurices – da marca vendidos nas lojas próprias, em autorizadas e também na internet. Além das peças padrão, os responsáveis pela criação e design precisam estar atentos às datas festivas. A cada Natal, Dia das Mães, Namorados e Pais entram mais produtos exclusivos, um total de 450 lançamentos por ano. Para dar conta dessa verdadeira maratona, uma equipe de 11 pessoas está o tempo todo atenta às questões do produto. “Nós nascemos focados na criação. É por isso que precisamos investir no design”, afirma a gerente de produtos da marca, Caroline Toledano. O destaque da empresa fica com a capacitação e aprimoramento das qualidades dos funcionários que desejam aprender mais nas funções que exercem dentro da Uatt?. “Nós pagamos a metade dos cursos que os colaboradores desejam fazer. Além disso, sempre estamos atentos às novidades em feiras nacionais e também fora do país”, destaca. A internet e os mercados populares também são fontes de inspiração, garante Caroline, que mesmo fora do horário de trabalho busca inspirações por onde anda. Um dos produtos campeões quando o assunto é design dentro da Uatt? é a linha de Almofofas. Eles foram os primeiros a trazer de fora do país um novo conceito para ursos de pelúcia. “Temos uma grande liberdade de criação, por isso, o tempo todo desenhamos novidades que são produzidas na China”, completou. Mercado A Dzigual, de Antonio Portinho (em pé), apostou há 20 anos nesse filão de mercado.
A abertura do mercado, há 20 anos, fez com que os brasileiros conhecessem produtos diferentes daqueles que estavam acostumados. Foi o estopim para que os designers ganhassem importância no mercado nacional. Esse é o tempo que a Dzigual Golinelli está no mercado catarinense, a empresa de design mais antiga do Estado.
Por lá, o design de um produto ou de uma marca nunca é pensado sozinho. Ao contrário do que se imagina, vender algo que seja atraente aos olhos e, é claro, confortável e que atenda às exigências não é atividade corriqueira. Para se ter uma ideia, a criação do que parecia uma simples torneira de plástico demorou um ano e meio. O proprietário da empresa, Antonio Portinho, observa que sempre que um cliente chega até a Dzigual com uma ideia para um novo produto ou o lançamento de uma marca ele explica a importância de se realizar uma pesquisa de mercado. “As criações começam com pesquisa. Eu preciso saber se o público vai aceitar aquela novidade”, explica. Case de sucesso Foi com muita pesquisa de mercado que iniciou um dos maiores cases de sucesso da Dzigual, a torneira Blanc, que recebeu o prêmio Abiplast de melhor projeto de design brasileiro em 2007. “Sabíamos que existia um nicho de mercado que não queria colocar em casa uma torneira de plástico de R$ 15, mas também não queria gastar mais de R$ 300 naquelas de maior qualidade”, explica Portinho. Torneira Blanc ganhou o prêmio de melhor projeto brasileiro em 2007. Para atender a esse público que os funcionários da Dzigual pensaram uma torneira diferenciada, com design exclusivo e, ao mesmo tempo, acessível para o bolso dos consumidores. “O trabalho dos designers também aparece na comunicação do produto. Para a torneira, por exemplo, fizemos uma embalagem e um ponto de venda diferenciados”, comenta Portinho, lembrando que de nada adiantaria todo o trabalho em criar o produto se ele não fosse atrativo aos olhos dos consumidores em uma loja de materiais de construção.
De onde vem os profissionais? Alunos da Udesc trabalham com protótipos na Oficina de Modelagem Para dar conta do ritmo frenético de criação dos produtos da Uatt?, por exemplo, mais do que programas de computador ultramodernos, é necessário que boas cabeças estejam sempre atentas ao mercado. Criatividade é a regra para designers, independentemente do ramo de atuação da empresa.
“Mais vale uma ideia realizada do que mil na cabeça”, resume a gerente de produtos da Uatt?, Caroline Toledano, que precisa sempre manter a equipe focada nas criações. Para se ter uma noção do ritmo, hoje os designers da marca estão em plena produção e elaboração das peças para o dia das mães do ano que vem. Boa parte dos profissionais que atuam nas empresas que investem no design vem de universidades catarinenses. O Estado carrega a posição número um em número de cursos de graduação na área per capita, ou seja, comparando ao tamanho da população, Santa Catarina está a frente do Rio de Janeiro e São Paulo. Em sala de aula os futuros designers trabalham nas diversas fases de desenvolvimento de um produto São mais de 70 opções de formação. “Durante as aulas o acadêmico aprende todas as questões técnicas do produto. É importante salientar que, mais do que a beleza de um produto, o designer precisa atentar às questões de segurança e conforto. Uma peça desenvolvida, dependendo da proposta, deve facilitar a vida do consumidor”, lembra o professor do curso da Udesc (Universidade do Estado de Santa Catarina) e designer, Célio Teodorico dos Santos.
Mercado aquecido
Apesar da função das universidades, o proprietário da Dzigual, Antônio Portinho, observa que o mercado tem papel fundamental na formação dos jovens profissionais. “Um complementa o outro”, garante. Célio Teodorico dos Santos, além de ser professor, também tem uma empresa. Em sua mão um bafômetro desenvolvido por ele
O professor da Udesc, Célio Teodorico dos Santos, destaca que o mercado está aquecido e, com a tendência das empresas investirem na forma de apresentarem novidades, esse é um momento importante para se especializar na área. “Os nossos egressos podem tanto trabalhar em empresas que têm essa necessidade do design ou ainda abrir o próprio negócio”, afirma.
O professor destaca que, para ser um bom profissional na área, é necessário ser criativo, curioso, ter aptidões para desenho, além de uma formação e conhecimentos em áreas diferenciadas. Bruna Zanetti aplica o que estudou na criação de acessórios femininos.
Traços que a recém-formada no curso de design de produtos da UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina), Bruna Zanetti, 26, identificou aos 22 anos, quando entrou na graduação. “Agora como formada atuo na área de criação de acessórios. Mas o design me dá possibilidade de entrar em várias áreas, desde a gestão até a elaboração produtos”, comenta.

O fato de Santa Catarina se destacar no segmento de design fez com que Florianópolis fosse escolhida para sediar, em 2015, a 5ª edição da Bienal Brasileira de Design. O evento é uma iniciativa do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior com apoio da Apex Brasil e promoção do SC Design. A vinda da Bienal confirma o professor da Udesc, Célio Teodorico dos Santos, será fundamental para consolidar o mercado catarinense. “Teremos grandes nomes aqui para discutir o design. Será uma importante chance de nossos profissionais mostrarem o trabalho que têm feito em todo Estado”, garante. Fonte: Notícias do Dia – 17-08

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