Clipping Diário - 16/02/2017
Publicado em 16/02/2017
Quinta-feira - 16/02
CDL
Notícias do Dia
Tudo Sobre Floripa
G1
Entrevistas
SBT – Jornal do meio dia
Data: 15/02
Fonte: Lidomar Bison
Pauta: Prejuízos no comércio
Aos 32’ - https://www.facebook.com/SBTSConline/videos/1389814444414728/
Ric Record – Balanço Geral
Data: 15/02
Fonte: Lidomar Bison
Pauta: Apoio ao prefeito
Ric Record – Ric Notícias
Data: 15/02
Fonte: Lidomar Bison
Pauta: Apoio ao prefeito
RBS – Jornal do Almoço
Data: 15/02
Fonte: Anita Pires
Pauta: Medidas
http://g1.globo.com/sc/santa-catarina/jornal-do-almoco/videos/t/edicoes/v/33-entidades-assinam-manifesto-em-apoio-ao-desenvolvimento-de-florianopolis/5654695/
RBS – Jornal do Almoço
Data: 15/02
Fonte: Cacau Menezes
Pauta: Medidas
http://g1.globo.com/sc/santa-catarina/jornal-do-almoco/videos/t/edicoes/v/confira-o-quadro-de-cacau-menezes-desta-quarta-feira-15/5654713/
Geral
Fonte: Notícias do Dia
Prefeitura de Florianópolis realiza novo teste de trânsito para obra da ponte Hercílio Luz
Uma das etapas da obra de restauração da ponte Hercílio Luz, em Florianópolis, depende do fechamento de cem metros da 3ª faixa da pista da Avenida Beira-Mar Norte no sentido Centro – bairro. A empresa portuguesa Teixeira Duarte precisa fazer o reforço de uma torre da rampa insular, que fica ao lado da avenida. Durante a quarta-feira (15), o trecho foi fechado pela GMF (Guarda Municipal de Florianópolis) com o auxílio de cones. O Deinfra (Departamento Estadual de Infraestrutura) já colocou as placas sinalizando a interdição.
A comandante da GMF, Maryanne Mattos, informou que a decisão será do prefeito Gean Loureiro (PMDB), que aguardava o retorno do ano letivo. “Pela manhã e no começo da tarde tivemos uma redução na velocidade, mas sem congestionamentos. Somente na quinta-feira (16) faremos um balanço sobre a operação de fechamento”, explica.
O fechamento da faixa interfere diretamente os motoristas que transitam da Avenida Paulo Fontes em direção a Beira-Mar Norte. Esses condutores terão que trocar de faixa e passar à frente de quem sai do elevado Rita Maria. O engenheiro do Deinfra Wenceslau Diotallevy informou que a máquina da empresa está parada e esperando o sinal verde da prefeitura. A previsão é de que trecho fique interditado com a colocação de tapumes por 60 dias.
O primeiro teste de trânsito foi realizado no dia 31 de janeiro e também não resultou em congestionamentos.
Fonte: Notícias do Dia
Orientação gratuita para declaração de Imposto de Renda é oferecida em Florianópolis
Contribuintes que pretendem evitar a dor de cabeça na hora de entregar a declaração do Imposto de Renda podem contar com uma ajuda extra em Florianópolis. Apesar de a entrega ter início apenas no dia 2 de março, o NAF (Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal) oferecerá a partir de segunda-feira (20) orientação gratuita para qualquer pessoa.
O atendimento ocorrerá no campus da Estácio em Florianópolis, na SC-401, no bairro Itacorubi, e será realizado por ordem de chegada. O núcleo funcionará nas segundas-feiras, das 9h às 11h, terças-feiras, das 16h30 às 18h30, e quartas-feiras, das 9h às 11h.
O público será orientado por estudantes de Ciências Contábeis. Para isso, é preciso que os contribuintes tenham a documentação completa em mãos, que inclui comprovantes de rendimentos emitidos pela fonte pagadora, extratos bancários de poupança e de aplicações financeiras com saldo em 31 de dezembro, entre outros.
O NAF é um projeto desenvolvido pela Receita Federal desde 2011 e começou a ser realizado em Santa Catarina em 2016. Atualmente, 183 núcleos estão espalhados pelo Brasil.
Fonte: G1
Greve dos servidores chega a um mês em Florianópolis; entenda impasse
A greve dos servidores de Florianópolis completa um mês nesta quarta-feira (15). Nesses 30 dias, já houve troca de acusações, cenas de violência, conversas sem acordo e uma população impactada pela paralisação de serviços. O impasse entre prefeitura e trabalhadores começou já no início da nova gestão, como mostrou o Jornal do Almoço.
Os servidores querem a volta do plano de cargos, revogado com a aprovação da lei complementar nº 597, em janeiro. A prefeitura diz que já cedeu em vários pontos.
Contraprosta
Na noite de terça (14), o Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal de Florianópolis (Sintrasem) protocolou um ofício na Secretaria de Administração, na Casa Civil e também na Câmara de Vereadores da capital.
O documento apresenta uma contraproposta à prefeitura: um projeto de lei para o executivo que, se aceito, teria que ser aprovado pelos vereadores em regime de urgência. No ofício, o sindicato também pede o cancelamento das medidas administrativas referentes à extensão de jornada, hora-atividade do magistério e manutenção da quantidade de plantões das secretarias municipais de Assistência Social e Saúde, para o fim da greve.
Mas a prefeitura disse que não recebeu nenhuma proposta do sindicato referente ao pacote de medidas do prefeito. A assessoria disse que o documento que chegou até a prefeitura representa a revogação de tudo que já foi aprovado pelos vereadores e pede o retorno de benefícios que o município não tem condições de arcar.
Cronologia da greve
Em 5 de janeiro, os servidores se reuniram na Praça Tancredo Neves para a primeira assembleia do ano. Lá, decidiram pelo estado de greve, com a sinalização de uma paralisação definitiva caso os salários de todos os servidores não fossem pagos até 11 de janeiro.
Apesar de os pagamentos terem sido feitos, nessa data o prefeito Gean Loureiro (PMDB) anunciou um pacote com projetos para cortar gastos. No dia 16 de janeiro houve nova assembleia dos servidores.
O assunto principal não era mais o atraso de salários, já que a prefeitura já havia apresentado um cronograma para quitar a dívida. O que preocupava os servidores agora era justamente o pacote de medidas do novo prefeito, que seria votado em duas semanas.
Então, à meia-noite de 17 de janeiro, começou oficialmente a greve. Pela manhã, postos de saúde de diversos bairros já não abriram as portas.
No dia 19, terceiro de greve, o Tribunal de Justiça de Santa Catarina determinou o atendimento mínimo de 50% na rede municipal de saúde e 100% da rede de educação. A Justiça ainda estipulou uma multa para o sindicato de R$ 15 mil por dia caso os grevistas não cumprissem as exigências.
Os dias seguintes foram de protestos na Avenida Beira-Mar Norte e em frente à Câmara, onde a votação das propostas começou em 24 de janeiro. Nesse dia, houve confusão entre servidores e Polícia Militar e foi aprovado o projeto de lei complementar (PLC) número 1.591/2017, que altera pontos no estatuto dos servidores municipais, o principal projeto relacionado a esses trabalhadores.
No dia seguinte, o prefeito se reuniu pela primeira vez com os grevistas para negociar o fim da paralisação. A proposta do executivo era criar uma comissão para rediscutir o plano de carreira dos servidores.
Depois de cinco dias de votação na Câmara, a maioria dos projetos propostos pelo executivo foram aprovados. A greve continuou e a prefeitura decidiu cortar o ponto dos grevistas.
No último dia de janeiro, a Justiça declarou a ilegalidade da greve.
Com os postos de saúde fechados e as Unidades de Pronto Atendimento atendendo apenas os casos urgentes, as unidades de emergência dos principais hospitais de Florianópolis ficaram sobrecarregadas.
Ainda havia dúvida se a greve se estenderia à Educação Municipal, mas as escolas municipais e creches não abriram as portas no primeiro dia no ano letivo, em 8 de fevereiro.
Em 10 de fevereiro, a Justiça aumentou a multa para R$ 100 mil por dia não trabalhado. Na segunda (13), o Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) instaurou inquérito para dimensionar quantos alunos estão sem aulas em Florianópolis por causa da greve dos servidores. O promotor quer o retorno dos professores às salas de aula.
Pelo balanço da prefeitura, das 79 creches municipais, 56 estavam paradas e 23 estavam atendendo parcialmente nesta quarta (15). O sindicato dos servidores concorda com os números da prefeitura.
Fonte: Exame
FGTS poderá financiar imóvel de até R$ 1,5 milhão, diz Meirelles
O ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, afirmou em entrevista à Globonews que o governo irá elevar o limite de financiamento de imóveis com o uso do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) para 1,5 milhão de reais.
“Existe a possibilidade já há bastante tempo de se liberar contas inclusive ativas (do FGTS) para permitir o financiamento e a compra da casa própria. Esse limite, que é de cerca de 850 mil reais ou 950 mil dependendo da cidade, vamos aumentar para 1,5 milhão de reais”, afirmou Meirelles em entrevista na quarta-feira à noite, um dia depois de o governo divulgar o calendário para saque de contas inativas do FGTS.
“Isso significa que a classe média vai ser extremamente beneficiada, porque não só pode sacar as contas inativas mas pode usar também recurso das contas ativas para financiar e pagar a casa própria”, completou Meirelles.
A Reuters já havia antecipado que o governo anunciaria mudanças no âmbito do programa Minha Casa Minha Vida (MCMV), além de destinar uma cota do FGTS para compra de imóveis com valor limite de até 1,5 milhão de reais, atendendo parcialmente às demandas da indústria de construção.
Meirelles também citou outras medidas para impulsionar o crescimento econômico, como o aperfeiçoamento das regras de execução de garantias, tanto de imóveis quanto de outros bens, buscando baixar a taxa de juros.
“É o regime de alienação fiduciária, que é muito melhor e mais rápido e mais seguro que a hipoteca, por exemplo”, disse ele.
Fonte: Exame
Prévia do PIB do Brasil recua 4,55% em 2016, aponta BC
O Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br), espécie de sinalizador do Produto Interno Bruto (PIB), recuou 4,55 por cento em 2016, divulgou o BC nesta quinta-feira, marcando o segundo ano consecutivo de aguda recessão na economia.
Em dezembro, o índice caiu 0,26 por cento ante novembro, desempenho pior que a contração de 0,20 por cento estimada em pesquisa da Reuters.
Com isso, o IBC-Br encerrou o quarto trimestre do ano com queda de 0,36 por cento sobre o terceiro trimestre, sempre em dados dessazonalizados.
Fonte: Exame
Defasagem no Imposto de Renda é de 83%, dizem auditores
De acordo com o Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal (Sindifisco Nacional), a tabela do Imposto de Renda da Pessoa Física está defasada em 83,12% desde 1996.
Se a tabela fosse corrigida pelos índices de inflação, a faixa de isenção seria até R$ 3.460,50.
O estudo levou em consideração a inflação acumulada no período e as correções feitas na tabela. Para 2016, a estimativa usada para a inflação foi a do boletim Focus, de 30 de dezembro, divulgado pelo Banco Central (BC), para o fechamento do IPCA de 2016 em 6,36%.
O sindicato destaca que a não correção da tabela do Imposto de Renda pelo índice de inflação faz com que o contribuinte pague mais imposto do que pagava no ano anterior.
Fonte: Exame
IPC-S desacelera alta a 0,49% na 2ª quadrissemana de fevereiro
O Índice de Preços ao Consumidor Semanal (IPC-S) registrou alta de 0,49 por cento na segunda quadrissemana de fevereiro, depois de subir 0,61 por cento na primeira leitura do mês, informou a Fundação Getulio Vargas (FGV) nesta quinta-feira.
Fonte: Exame
Preço do aluguel sobe 0,17% depois de 20 meses de queda
Pela primeira vez depois de 20 meses em queda, o preço médio dos imóveis anunciados para locação sofreu um pequeno aumento de 0,17% em janeiro, segundo o Índice FipeZap de Locação, que acompanha a variação nos valores de residências anunciadas em 15 cidades brasileiras.
Mas calma, o mercado de aluguel ainda está mais favorável para locatários do que para donos de imóveis. Se forem levados em conta os últimos 12 meses encerrados em janeiro, o aluguel residencial sofreu queda de -2,9%.
Novamente, os preços de locação subiram bem abaixo dos demais preços da economia. Ao considerar a inflação medida pelo IPCA, de 5,35%, a queda real do Índice FipeZap de Locação foi de -7,84% nos últimos 12 meses.
A queda real é registrada quando o valor de um determinado bem tem uma alta inferior ao aumento generalizado dos preços, medido por índices inflacionários, como o IPCA. Vale destacar que a variação real não é obtida com uma simples subtração. Para realizar o cálculo, é preciso dividir a oscilação dos preços pela variação da inflação.
Em todas as cidades pesquisadas, o preço médio dos apartamentos anunciados para locação ficou abaixo da inflação. Por isso, ainda é recomendável tentar um desconto com o proprietário na hora de assinar novos contratos.
Fonte: De Olho na Ilha
Pacto por SC vai injetar R$ 1,8 bilhão na economia catarinense, garante Murilo Flores
Em reunião do colegiado pleno do Governo de Santa Catarina, o secretário de Estado do Planejamento, Murilo Flores, apresentou nesta quarta-feira, 15, um balanço do programa Pacto por Santa Catarina, que está garantindo R$ 11,3 bilhões em obras em diferentes áreas em todas as regiões do Estado. São novas escolas, novos hospitais, estradas, investimentos em segurança pública, saneamento básico, defesa civil, entre outras frentes de trabalho. "É o maior programa de investimentos da história de Santa Catarina", destacou Flores.
Segundo o secretário, dos R$ 11,3 bilhões planejados para o programa, R$ 9,4 bilhões já foram contratados e, destes, R$ 6,8 bilhões foram executados, ou seja, já foram pagos. Em 2017, mais R$ 1,8 bilhão será injetado na economia catarinense, anunciou Murilo Flores.
De acordo com a atual situação dos projetos, o balanço apresentado aponta que 26% já foram concluídos, 65% estão em andamento, 4% estão em licitação e outros 5% estão aguardando para serem licitados.
O secretário de Estado da Fazenda, Antonio Gavazzoni, também destacou a capacidade de investimento de Santa Catarina, mesmo diante do cenário de crise econômica nacional. "Quando falamos em investimentos, temos ainda mais razão para valorizar o trabalho feito aqui no estado. Apesar de tudo que aconteceu no ano passado, investimos quase 9% da nossa receita corrente líquida. E ainda temos grande capacidade de financiamento, porque conseguimos crédito no momento certo", afirmou.
Para manter esse quadro, Gavazzoni ressaltou a importância do planejamento para curto, médio e longo prazo, como o que está sendo discutido na reunião do colegiado. "Poderíamos estar aqui discutindo como pagar a folha dos servidores. É isso que os governos de muitos estados estão fazendo nesse início de ano. Mas estamos planejando o ano, em que pesem as dificuldades que se apresentam", comparou.
O secretário lembrou que em janeiro do ano passado, a arrecadação havia crescido quase 10%. Em janeiro de 2017 não cresceu 2%. "Mas trabalhamos para que cresça gradualmente", afirmou, ressaltando que o estado não vai aumentar impostos. Entre as estratégias para reforçar a arrecadação, estão o trabalho intensivo na atração de novas empresas para Santa Catarina e o reforço constante nas operações de fiscalização da Fazenda.
A reunião do colegiado pleno teve início na tarde desta quarta, em Lages, com a participação de secretários de Estado e presidentes de empresas e autarquias do governo catarinense. O encontro segue ao longo desta quinta-feira, com apresentações de cada pasta sobre a atual situação financeira em cada setor.
Fonte: Varejista
NRF 2017: 10 tendências que você precisa descobrir ou se aprofundar
Aconteceu entre os dias 15-18 de Janeiro, em Nova York, o maior evento do varejo mundial – a NRF 2017, e nós não poderíamos deixar de participar desse evento, junto com mais de 30 mil executivos de varejo, incluindo a grande e muito qualificada comitiva brasileira.
As palestras, a área de fornecedores, as convenções, e as interações entre os participantes, fazem desse evento, ano após ano, um grande celeiro de conhecimento, de troca de experiências e de inovação. E o fato de acontecer no início do ano traz um aspecto especial, pois muitas empresas estão ainda discutindo planejamento e testando conceitos para alcançar os resultados do ano.
A dualidade, ou até antagonismo, entre on e off, não só é passado e irrelevante, como já ultrapassamos também o conceito de complementariedade e multicanalidade, e vemos agora um realidade, na qual a experiência física e digital coexistem num mesmo ambiente e sem limites óbvios de quando começa uma e quando termina a outra.
Esse é o principal ponto que trago no meu artigo, e é o pano de fundo de quase todos os insights que destaco. Não será possível aprofundar todos aqui, mas no momento oportuno aprofundarei alguns conceitos.
Destaco 10 conceitos que me chamaram mais atenção, seja pelo grau de inovação, seja pela relevância para os negócios, ou pela intensidade que vem sendo adotado.
IoT Merchandising – o apelo do varejo no ponto de venda sempre dependeu de comunicações estáticas, ofertas e produtos previamente definidos, e da qualidade carismática ou persuasiva de seus vendedores.
Trazer a internet para todos os elementos (entenda-se objetos e estruturas da loja, e do consumidor) que permeiam a experiência de compra, só é realmente eficiente quando vem acompanhado de merchandising (dinâmica produto-preço-promoção); potencializado pelo conhecimento para personalização, adquirido pelos sistemas da empresa, e acionado via dispositivos de conectividade de uso massificado.
Vimos exemplos práticos e possíveis dessa realidade, tais como o Magic Mirror, de uma famosa joalheria de Hong Kong (https://vimeo.com/167843856).
Reconhecimento dos clientes no ambiente da loja – uma das cenas que mais se repetiam na área de expositores eram câmeras mapeando visitantes, e gerando todo tipo de leitura e iniciativas. Destaque para o Google, pela primeira vez na NRF, que trouxe uma tecnologia de reconhecimento facial, que além de reconhecer os compradores, permitia levantar seus hábitos e suas opiniões sobre produtos.
Dispositivos e aplicativos gerando ações em tempo real – seja por aplicativos, tags ou sensores, a identificação do cliente realizada pelos sistemas das lojas físicas pode trazer informações históricas sobre todos os canais de contato, incluindo redes sociais e programas de fidelidade, além de gerar ações em tempo real dentro da loja, para melhorar a performance de vendas, a produtividade e principalmente prover uma experiência de compra fantástica. Destaco as soluções da SATO Global Solutions, e seus cases apresentados.
Empoderamento do POS – um conceito que ganhou mais força nessa edição foi do empoderamento do POS, o que por muito tempo foi considerado apenas um dispositivo de pagamento, e em poucos casos, também de identificação dos clientes, vem se tornando conector entre sistemas internos, CRM, E-commerce, Analytics, Redes Sociais, etc, e os consumidores, no momento da compra.
Seja qual for o objetivo final, o comum e conhecido POS (Point fo sale ou point of service) cada vez mais será uma importante arma para melhorar a performance de vendas das lojas. Como exemplo, uma tecnologia da Índia – ShopTap, que promete um off-line e-commerce: com uma simples integração, cada loja vira uma porta completa para todo o inventário do varejista.
Analytics da Loja Física – na minha opinião esse é um dos conceitos de maior relevância tratado durante a NRF. A maior diferença entre a experiência digital e a física, é que no caso da primeira, conseguimos mapear cada detalhe da experiência de compra, e em tempo real, e no caso da experiência física sempre esbarramos na grande dificuldade de captar, tratar, e analisar os dados que envolvem uma experiência de compra.
O Analytics das lojas físicas é uma realidade palpável e muito mais possível de ser implementada, o que mudará totalmente a forma como as lojas são geridas, e aumentará exponencialmente seus níveis de excelência. Empresas como a DOMO trabalham para tornar isso possível, vale avaliar alguns cases deles.
Como dados, tecnologia conectada, e iniciativas, podem gerar uma “amazing customer experience” – todas as tecnologias que mencionei durante o artigo possuem um único objetivo, entregar ao consumidor uma experiência de compra notável, encantadora, que o surpreenda, supere suas expectativas, e o convença a comprar.
Por isso que durante seu desenvolvimento e implementação, deve-se testar a todo momento e verificar se o objetivo final está sendo alcançado, testar e testar, a exaustão, pela busca da satisfação do consumidor final.
Mobile Engagement – o Mobile é o canal mais personalizado de todos, então, a experiência Mobile, seja de site, mas principalmente de aplicativo, precisa ser personalizada, do contrário perde muito do seu sentido de existir, e pode cair em desuso rápido.
O maior impulsionador do engajamento do usuário Mobile, seja para efetuar sua compra em qualquer canal – é grau o de personalização e eficiência da plataforma, isso gera fidelização a empresa, em seus mais diversos canais. Pelos altos acessos, essa frente se tornou um importante aliado para geração de leads para as lojas virtuais e físicas.
Re-focar o budget de TI para Digital – esse de fato não é um conceito ou uma tendência, mas considerei importante ressaltar. Ainda há muitas empresas que não consideram o investimento em Digital como TI, muitas vezes alocando-a em Marketing, em Internet, em E-commerce, em Novos Negócios, etc.
Isso prejudica (e muito) o desenvolvimento da tecnologia Digital dessas empresas, pois investimentos direcionados a essas áreas geralmente cobram prazos apertados para entrega de resultados, são atrelados à margem do negócio, são comparadas ao tamanho do negócio digital da empresa, ou são vistas como “apostas” (como pudéssemos escolher se vamos avançar em Digital ou não!). Precisamos mudar urgentemente essa visão equivocada.
Machine Learning – com o crescimento do Big Data, uma das mais quentes tendências da indústria tecnológica, o machine learning e a inteligência artificial são ferramentas incrivelmente poderosas para gerar predições, ou calcular sugestões baseadas numa larga quantidade de dados.
Modelos de análise e predileção baseados em cálculos de algoritmo em altíssimo nível, podem levar a realidade de conhecimento do consumidor a outro nível, e uma leitura das operações de varejo, como nunca antes foi vista.
Empresas como Netflix e Amazon usam Machine Learning, e empresas como Microsoft, Google, e Amazon proveem esse tipo de tecnologia e conhecimento.
Realidade Aumentada/Realidade Virtual (AR/VR) – a realidade aumentada e a virtual são dois grandes movimentos de aproximação dos ambientes on e off, e sua sofisticação e aprimoramento pode torná-las, num futuro breve, em uma das grandes armas do varejo físico e e-commerce para converter mais a experiência de seus clientes em compras.
Ao prover ao cliente do e-commerce uma experiência que o põe no ambiente físico desejado, ou ao prover ao cliente da loja física todas as possibilidades que as plataformas digitais oferecem para lhe auxiliar na compra, você ataca a principal fraqueza desses canais, e com isso, diminui ou até elimina suas barreiras e limitações junto ao consumidor.
A Augment expôs sua tecnologia no evento, que atende muito bem para quem deseja implementar essa inovação.
Acredito que os insights trazidos são boa notícia para todos os tipos de executivos, aqueles maduros em Digital e os que não, pois aproxima as realidades sem anular nenhuma delas, fortalece a presença da tecnologia em todos os ambientes do varejo e dá novamente o papel protagonista dos executivos de Digital de promover essa transformação, e se tornar referência de inovação em sua empresa.
Fonte: Varejista
Fluxo de clientes no varejo físico de 2016 teve retração de 12%
De acordo com o ISV (Índice Seed de Varejo), levantamento realizado pela Seed, o fluxo de visitantes no varejo físico em 2016 teve uma retração de -12% em relação a 2015.
O estudo identificou que o movimento nas lojas de rua teve uma queda de 11,37% em comparação ao ano anterior (2015 X 2016). As lojas de rua começaram 2016 com um recuo de 21,79% e finalizaram o ano com a melhor performance em dezembro, com alta de 21,10%, impulsionadas pelo movimento de compras do Natal.
Já nos shopping centers, o fluxo caiu 11,92%. O setor começou 2016 com uma queda muito maior em relação às lojas de rua (32,22%) e também teve alta em dezembro, com um aumento de 51,40%.
“O movimento no varejo físico teve uma queda representativa comparado a 2015. Percebemos que a crise que assolou o País em 2016 também afetou o movimento no varejo”, diz Henrique Brandão, Insights Manager da Seed Digital.
O estudo também identificou o aumento do fluxo no comércio durante a semana que antecede o Natal, uma das datas mais esperadas do varejo físico. A Seed mediu diversos períodos do mês de dezembro e identificou que os dias que apresentaram os maiores picos foram sábado, dia 17 e sexta, dia 23 de dezembro. Ainda de acordo com a Seed Digital, a semana que antecedeu o Natal (19 a 24 de dezembro) de 2016 correspondeu a 27% do fluxo total de clientes do mês de dezembro.
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