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Clipping Diário - 14/05/2014

Publicado em 14/05/2014
Clipping Diário - 14/05/2014

CDL da Capital promove workshop de redes sociais O empresário que conhece as ferramentas das redes sociais e suas possibilidades e sabe aproveitá-las, tornando-as mais produtivas, eficientes e eficazes, estará sempre um passo à frente da concorrência na disputa por um lugar  no mercado. Para que micro e pequenos empresários possam desfrutar desta vantagem, a CDL de Florianópolis promove, no dia 22, quinta-feira, o workshop Facebook como Ferramenta de Marketing para Empresas, com o jornalista e analista de redes sociais André Roldão. Com 19 anos de carreira e experiência em rádios, jornais impressos e portais, Roldão vai abordar temas como tipos de postagens, melhores formas de postar, dicas de redação e ortografia e divulgação paga. O workshop de três horas de duração começa às 19h, na sede da CDL de Florianópolis. O investimento é de R$ 70. Informações e inscrições pelos telefones (48) 3229-7078 / 3229-7145 ou no e-mailcursos@cdlflorianopolis.org.br. Fonte: Economia SC – 14-05   Copa É grande a preocupação de lojistas sobre o impacto dos feriados da Copa nas vendas. Em algumas cidades do Nordeste, o mês terá apenas uma semana útil. Fonte: Diário Catarinense – Estela Benetti – 14-05   Vitrine de calçados Mais de 50 marcas catarinenses de calçados e acessórios participam desde ontem do SC Trade Show, mostra no Infinity Blue Resort, em Balneário Camboriú. O evento vai até amanhã e a expectativa da organização é que serão gerados negócios da ordem de R$ 43 milhões. As empresas apresentam as coleções de primavera e verão. A visitação é gratuita. Fonte: Diário Catarinense – Estela Benetti – 14-05   Expansão O Balneário Shopping, do Grupo Almeida Junior, recebe amanhã lojistas e outros convidados para o lançamento da expansão do empreendimento. O shopping vai dobrar de tamanho, 70% das obras foram concluídas e terá novas âncoras. Fonte: Diário Catarinense – Estela Benetti – 14-05   Sensação de insegurança Pesquisa recente feita pela Aemflo e CDL de São José revelou que a sensação de insegurança na cidade chegou às alturas. Somando o total de cidadãos que consideram o quadro péssimo (33%) e ruim (29%), o índice de insatisfação chega a 62%. Enquanto isso, 32% consideram a segurança da cidade regular, 4% boa e somente 1% afirmou que é ótima. Outro 1% não soube responder. “A situação é grave”, analisou o presidente da Aemflo e CDL-SJ, Marcos Souza, ao cobrar ações mais ostensivas.   Certeza de insegurança Enquanto isso, em Balneário Camboriú, entidades de classe pediram uma reunião com representantes da prefeitura e das polícias para estabelecer medidas que melhorem a segurança na cidade. Segundo números da Polícia Militar, de maio do ano passado a abril deste ano foram registrados cerca de mil assaltos – uma média de três por dia. A maioria ocorre na rua, contra pessoas que estão caminhando pela calçada. Mulheres e adolescentes são as principais vítimas. Fonte: Diário Catarinense – Visor – 14-05   Atrasada A Ponte Hercílio Luz não terá restauração concluída no fim do ano, como prometeu o governador Raimundo Colombo e os técnicos do Deinfra. Isto ficou claro durante o debate promovido pela Associação Catarinense de Engenheiros. Foram realizados 31% do projeto e faltam 69% da obra, além de desapropriações que estão em debate na Justiça. Fonte: Diário Catarinense – Moacir Pereira – 14-05   Horário de almoço Já notaram que os funcionários de bancos, especialmente caixas, saem para o almoço justamente no horário em que os clientes mais precisam deles? E olha que os bancos ficam abertos ao público apenas quatro horas por dia. Fonte: Diário Catarinense – Cacau Menezes – 14-05   Largo da Alfândega será revitalizado Monumento em homenagem às rendeiras será retirado para melhorar a visualização do prédio, tombado pelo Iphan em 1975 A linha que separava o Largo da Alfândega da água do mar deve ser reestabelecida simbolicamente com um projeto de revitalização do Centro Histórico de Florianópolis, entre o Mercado Público e o Miramar. Arquitetos do Instituto de Planejamento Urbano de Florianópolis (Ipuf) querem limpar a área para valorizar as fachadas das construções antigas, entre elas o prédio da Alfândega, patrimônio histórico tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). O monumento em homenagem às Rendeiras, o palco, outras fundações e algumas árvores serão retirados, cedendo lugar a um conceito mais moderno, que prevê colocação de deck de madeira no espaço em que atualmente estão os grandes bilros, instrumentos usados pelas rendeiras para a criação das rendas, e o chafariz. A justificativa, segundo o arquiteto Evandro de Andrade, é que a escultura tira o foco da arquitetura histórica do prédio da Alfândega. Ao longo da linha que separava o Largo do mar será feito um espelho d’água, para recuperar o conceito náutico do espaço. Bancos serão reformulados e árvores plantadas ao longo do espaço. Novas fundações serão erguidas com estrutura em aço, vedação em vidro e compensado naval. Em quatro blocos ficarão sanitários, dois restaurantes, revistaria e banca de jornal, bomboniere, artesanato indígena, postos da polícia e de informações. Em cima dos restaurante estão previstos terraços, como mirantes. Em outros blocos haverá laje jardim. Todo o local será coberto com grelha metálica para garantir sombreamento. – Essas mudanças promoverão valorização do espaço em conjunto com a natureza – argumenta Andrade. Conforme o superintendente adjunto do Ipuf, Cesar Floriano, o projeto será executado com recursos federais de R$ 8 milhões, por meio do PAC das Cidades Históricas. Ainda é necessário fazer o detalhamento da estrutura de cobertura para promover a licitação do projeto executivo, o que deve ocorrer até o final de maio, por meio da Secretaria Municipal de Obras. Fonte: Diário Catarinense – Geral – 14-05   Construção é de 1875 O prédio da Alfândega, onde está hoje, foi erguido em 1875. Mas a primeira Alfândega da Capital foi construída em 1860, onde hoje está a Caixa Econômica Federal, na esquina da Conselheiro Mafra. No entanto, seis anos depois da construção, o prédio explodiu e até hoje não se conhece os motivos. Professora de História e Patrimônio Cultural do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), Claudia Hickenbick conta que o primeiro prédio foi erguido próximo ao porto. Os barcos costumavam atracar no antigo Miramar e todas as mercadorias eram fiscalizadas e taxadas na Alfândega. O novo prédio funcionou até 1964. Da inauguração ao fechamento, a região do Largo da Alfândega era conhecida pela intensa circulação urbana. O mar batia próximo ao prédio até a década de 1970, quando o aterro foi feito. – O prédio já abrigou a sede do Iphan e embaixo tem a sede da Associação dos Artistas Plásticos. Em projeto de reestruturação empreendido pela prefeitura de Florianópolis foi construído o Monumento às Rendeiras, mas não se sabe a data exata – diz. Para ela, que é professora do curso de guia de turismo e de condutor cultural do Centro Histórico no IFSC, desde que o curso de guias de turismo foi aberto em 2011, os bilros são um marco e usados pelos guias e pelos condutores culturais para contar a história da cidade e da cultura açoriana. Fonte: Diário Catarinense – Geral – 14-05   Aeroporto de Joaçaba é alternativa Retomada de operações regulares no terminal do município é vista como opção para melhorar a oferta de voos no Meio-Oeste A retomada de voos regulares no Aeroporto Municipal Santa Terezinha, de Joaçaba, é vista como alternativa pelos empresários que enfrentam dificuldades com a falta de serviço aéreo na região do Meio-Oeste catarinense. O terminal está em funcionamento, mas atende apenas demandas particulares desde junho do ano passado, quando as linhas disponíveis ao público deixaram de operar. Conforme Mircon Becker, presidente da Associação Comercial de Industrial do Oeste Catarinense (Acioc), a logística e os custos das corporações são prejudicadas quando não há alternativas aéreas nas cidades onde estão as sedes. Ele salienta que há dificuldades para fazer negócios, tanto para mostrar os produtos fora quanto para trazer gente que deseja conhecer as empresas. – Mesmo com uma economia dinamizada e global, as pessoas querem sentir e ver as coisas. Quando a gente está fechando um negócio e fala que não tem aeroporto na região, já reduz quase pela metade as chances de sucesso – afirma. Diante da falta de oferta, toda a demanda fica concentrada no Aeroporto Municipal Serafim Enoss Bertaso, de Chapecó, que tem 21 voos semanais e atende passageiros de pelo menos 300 municípios dos três Estados do Sul. Conforme o presidente da Acioc, além de perdas ao turismo, a falta de aeroportos equipados e de voos comerciais também traz dificuldades para quem depende do transporte para trabalhar. O vice-prefeito de Joaçaba, Marcos Weiss, diz que o aeroporto da cidade é considerado um dos melhores da região e está em pleno funcionamento, embora não tenha voos regulares. Há projetos para ampliação. Em Chapecó, o aeroporto é considerado o grande impulso da economia na última década. Conforme o prefeito José Caramori, o trabalho de recuperação do local iniciado em 2005, junto do fomento para a operação das companhias, atraiu também novas empresas para a região. O prefeito salienta que, quando o município percebeu que toda a região estava utilizando o serviço, passou a investir em melhorias e hoje mantêm voos regulares de três companhias: Avianca, Azul e Gol. No mês passado, a Azul fez uma reformulação nos trajetos por conta da Copa do Mundo e tirou dois horários diários com destino a Florianópolis, mas a medida deve ser temporária. Há outros quatro voos por dia que vão de Chapecó para Florianópolis. – O aeroporto de Chapecó é um grande atrativo de novos empreendimentos. Hoje a cidade tem possibilidade de realizar eventos nacionais e internacionais pela facilidade de acesso. O terminal cresceu 43% e tivemos quase 400 mil passageiros no ano passado – diz Caramori.

Crescimento e oportunidades AEROPORTO DE CHAPECÓ Gol, Avianca e Azul operam no terminal. São 21 voos semanais, todos com aeronaves a jato. Os principais destinos são Florianópolis, Porto Alegre e Campinas (SP). Em 2013, foram mais de 374 passageiros. De janeiro até abril deste ano, 140 mil pessoas passaram pelo terminal.
AEROPORTO DE JOAÇABA O aeroporto operou entre 2007 e 2013 com voos regulares da NHT para Porto Alegre, Curitiba, São Paulo, Caçador, Erechim, Passo Fundo e Florianópolis. É um dos mais antigos do Estado, inaugurado em 1949, e hoje funciona apenas para demandas particulares. Fonte: Diário Catarinense – Geral – 14-05   Balneário sedia feira calçadista até amanhã SC Trade Show espera gerar cerca de R$ 43 milhões em novos negócios BALNEÁRIO CAMBORIÚ - A 18ª edição do SC Trade Show, evento que visa fomentar negócios no ramo calçadista, começou ontem e segue até amanhã. Ano passado os três dias de feira os negócios somaram R$ 43 milhões. Nesta edição a expectativa é de um incremento de 10% a 15%. O evento tem como finalidade expor o trabalho de fabricantes e criar oportunidades de negócios. Desde ontem estão sendo apresentadas no Infinity Blue Resort & Spa as coleções primavera/verão de aproximadamente 50 marcas. – Além dos negócios fechados na feira existem também os contatos que são feitos aqui para posteriores transações – explica o diretor do Sindicato das Indústrias de Calçados de São João Batista, Rosenildo Amorim. Na edição passada, ocorrida em novembro de 2013, a SC Trade Show recebeu cerca de 3,2 mil visitantes. Projeção é de que público cresça 10% A maior parte deles é empresários do ramo interessados em conferir as tendências. A visitação é aberta ao público e gratuita. A projeção de que nesta edição o público também seja 10% maior. A programação conta com palestras, desfiles e até uma exposição do artista plástico Eduardo Baruch. Ele apresenta os trabalhos da coletânea Prada Shoes, inspirada nos calçados da grife de luxo. Desde o ano passado o evento deixou Florianópolis e passou a ocorrer em Balneário. A proximidade da cidade com o aeroporto de Navegantes, a rede hoteleira abrangente e de entretenimento foram os fatores que motivaram a mudança. De acordo com o Rosenildo Amorim a próxima edição da feira também deve ocorrer em Balneário Camboriú. Ele lembra que o turista de negócios costuma também aproveitar a cidade, por isso existe essa necessidade de serviços quase 24 horas, que Balneário Camboriú tem atendido bem. PROGRAMAÇÃO 18ª edição do SC Trade Show - Onde: Infinity Blue fica na Estrada da Rainha, 1.000, Praia dos Amores, Balneário Camboriú - Entrada: grátis e aberta ao público - Horários: hoje das 10h às 21h e amanhã 10h às 18h Fonte: Jornal de Santa Catarina – Economia – 14-05    Projeto prevê que o Senado reserve vagas para negros O Senado vai reservar 20% das vagas de seus futuros concursos públicos e dos contratos com empresas terceirizadas para afrodescendentes. Aprovada pela Mesa Diretora da Casa ontem, a medida ocorre em meio à discussão, no Congresso, do projeto que reserva a cota de 20% das vagas dos concursos públicos para negros. A intenção do presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), era aprovar o projeto no plenário do Senado ontem, no dia em que se comemora a abolição da escravatura no país. Como ainda não há acordo sobre uma medida provisória que tranca a pauta de votações da Casa – e deve ser analisada antes do projeto das cotas – o comando do Senado tomou a medida para não esvaziar as comemorações do Dia da Abolição. Pela norma, a reserva de 20% das vagas valerá para futuros concursos a serem realizados pelo Senado e para novos contratos de terceirização firmados pela instituição. A mudança não atinge os contratos que já estão em vigor. O projeto de lei ainda precisa passar pelo plenário da Casa para virar lei. A pedido do governo federal, o projeto tramita em regime de urgência no Senado. Fonte: Jornal de Santa Catarina – Economia – 14-05    Pronatec oferece novos cursos gratuitos BRUSQUE - O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) está com inscrições abertas para turmas em novos cursos oferecidos em parceria com a prefeitura, Senac, Senai e Instituto Federal Catarinense. As aulas têm início ainda em maio e as matrículas podem ser feitas na Secretaria de Assistência Social das 8h às 12h e das 13h às 17h30min. Entre os cursos oferecidos estão Cuidador de Idosos, Eletricista Industrial, Costureira, Mestre de Obras, Soldador, Pedreiro de Alvenaria e Torneiro Mecânico. O programa é voltado aos inscritos no Cadastro Nacional da Assistência Social. Para fazer a matrícula é necessário apresentar documentos pessoais, comprovante de escolaridade e residência, além da cópia do Cadastro Único da Família. Fonte: Jornal de Santa Catarina – Economia – 14-05    PROPOSTA PARA CREDORES A viabilidade passará por análise da estrutura patrimonial e operacional da empresa. Igualmente, serão propostos novos projetos, redução de custos e definição de faturamento. O estudo vai incluir proposta de pagamento da lista de credores, criação de provisão para contingências e a previsão do parcelamento de tributos. Fonte: A Notícia – Claudio Loetz – 14-05   SHOPPINGS O Grupo Almeida Junior faz dois grandes investimentos neste ano: a construção do Nações Shopping, em Criciúma, e a expansão do Balneário Shopping, que vai consumir R$ 150 milhões. No sábado, dia 17, o empresário Jaimes Almeida Junior lança a expansão do Balneário Shopping. Até o final do ano, vai dobrar de tamanho, ganhando um pavimento superior. A rede Riachuelo vai abrir unidade por lá. Fonte: A Notícia – Claudio Loetz – 14-05   Shoppings esperam movimento menor durante a Copa Os shopping centers esperam um movimento menor durante a Copa do Mundo, aponta pesquisa do Ibope Inteligência divulgada nesta terça-feira, 13. De acordo com o levantamento, 62% das empresas acreditam que o número de visitantes cairá significativamente, especialmente nos dias de jogos. Apesar de 79% dos entrevistados afirmarem que prepararam ações de marketing específicas para o período (como eventos e promoções), 29% não têm certeza sobre os benefícios do torneio para os lojistas. Mesmo assim, 37% devem contratar funcionários e mais da metade vai alterar seu horário de funcionamento durante o mundial de futebol. Segundo o Ministério do Turismo e a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), 3,7 milhões de turistas devem circular pelo País entre junho e julho, sendo 365 mil estrangeiros. Esse público deve gastar quantia estimada em R$ 6,7 bilhões. Porém, como será decretado feriado por muitos municípios nos dias de jogos, a previsão é de que o movimento caia. A Associação Brasileira de Lojistas de Shopping (Alshop) divulgou em abril que espera perder 11 dias de faturamento durante a Copa do Mundo.  Fonte: O Estado de São Paulo – 14-05   Choque de alimentos está começando a arrefecer, diz diretor do BC O choque de preços de alimentos que tem pressionado a inflação neste ano está começando a arrefecer, ajudando a reduzir as expectativas inflacionárias, afirmou nesta terça-feira o diretor de Assuntos Internacionais e de Regulação do Banco Central, Luiz Awazu Pereira. Em evento promovido pela revista The Economist em Londres, ele reafirmou que o impacto da política monetária se dá com defasagens e que parte significativa da resposta dos preços ao atual ciclo de elevação da Selic ainda está por se materializar. "Neste momento, há renovados choques nos preços domésticos de alimentos, mas eles estão começando a retroceder, o que tem ajudado a começar a diminuir as atuais expectativas de inflação, e que estão operando em um ambiente de condições monetárias muito mais apertadas", afirmou ele em discurso. Desde abril passado, o BC tirou a Selic da mínima histórica de 7,25 por cento e levou-a aos atuais 11 por cento ao ano para combater a inflação. Mesmo assim, os índices de preços continuam pressionados, com o IPCA acumulando alta de 6,28 por cento nos 12 meses até abril, perto do teto da meta do governo, de 6,5 por cento. [ID:nL2N0NV0XX] "Também agimos cedo e de forma considerável sobre a política monetária para enfrentar a pressão inflacionária doméstica, complementada pela política fiscal", afirmou o diretor. Awazu afirmou que o Brasil está implementando reformas estruturais do lado da oferta, que devem ajudar o país a crescer mais, citando o programa de concessões de infraestrutura. O diretor concluiu a apresentação afirmando que o Brasil enfrenta muitos desafios, mas tem grandes oportunidades de negócios, ressaltando que o atual momento da economia global "ainda é complexo". Fonte: O Estado de São Paulo – 14-05   Comércio diz que pode perder bilhões com adoção de feriado na Copa Quando a Copa do Mundo começar, daqui a 29 dias, o Brasil deverá parar por causa dos jogos - literalmente. Milhões de funcionários serão dispensados em dias de partidas - oito das 12 cidades-sede já anunciaram medidas especiais para servidores públicos e serviços. Alguns podem estar felizes com a folga extra. Outros, como comerciantes, não. No Rio de Janeiro, haverá feriado nos três dias úteis de jogos no estádio do Maracanã. Até agora, a cidade é a única a ter anunciado tal medida, que também é estudada por São Paulo. A decisão exclui comércio de rua, bares, restaurantes e shoppings, que poderão funcionar normalmente. O prefeito Eduardo Paes negou que a cidade terá prejuízos, dizendo que ela receberá maior número de turistas durante o evento. Mas nem todos concordam. "Há uma perda de faturamento, um impacto numérico de valoração difícil de se saber", disse à BBC Brasil o presidente da Associação Comercial do Rio de Janeiro, Antenor Barros Leal. "Por outro lado, há uma compensação com o movimento que a Copa traz para a cidade... (Mas o feriado) é lamentável sob o aspecto comercial", disse. Dirigentes e especialistas dizem ser difícil mensurar um eventual impacto negativo. O valor das perdas foi estimado em R$ 8 bilhões por Aldo Gonçalves, presidente das associações que reúnem lojistas do Rio, o Sindilojas Rio e a CDL Rio, segundo a Agência Brasil. Por outro lado, as cidades serão beneficiadas com o movimento adicional ligado à Copa. "O impacto é relativo. A indústria não vai produzir, mas (a venda de) serviços deve aumentar. Então, as perdas de equivalem", disse o consultor esportivo Pedro Daniel, da BDO Consultoria. Há, ainda, o risco de protestos e ameaças de greves de diversas categorias durante o evento, o que poderá afugentar consumidores e turistas. EFEITO NEGATIVO? Os novos feriados no Rio se juntam a um calendário já atípico em 2014: o Carnaval foi mais tarde, em março, e, além da Copa, o país realizará eleições em outubro. Recentemente, uma coincidência de datas fez com que três semanas consecutivas fossem curtas por feriados: Sexta-feira Santa, em 18 de abril; Tiradentes, no dia 21; e Dia do Trabalho, em 1º de maio. No Rio, a pausa foi ainda maior: devido ao feriado de São Jorge, em 23 de abril, muitos emendaram quase uma semana de folga. Uma "coincidência maldita", segundo Leal. São Paulo também poderá ter pelo menos um feriado na Copa: o dia da abertura, 12 de junho, com jogo entre Brasil e Croácia. Justamente no Dia dos Namorados, data forte para o comércio. Ainda não há decisão oficial. Todos os seis jogos no Itaquerão serão em dias úteis. O decreto em São Paulo poderia afetar centenas de indústrias e as operações da Bolsa de Valores de São Paulo, por exemplo. "Se realmente for decretado feriado (nos dias da Copa), os prejuízos serão imensos. O comércio é muito prejudicado. Você perde a compra de impulso", disse o presidente da Associação Comercial de São Paulo (ACSP), Rogério Amato. "Tem certa indústria que o prejuízo é imenso se você parar por qualquer motivo... (Mas) temos cautela nas previsões", disse ele, que vê perdas de 20% a 25% das vendas caso feriados sejam adotados. A justificativa em São Paulo e Rio é o trânsito: facilitar a movimentação de torcedores e evitar congestionamentos caóticos. A maioria das outras cidades-sede optou em declarar ponto facultativo e reduzir o funcionamento de órgãos públicos em dias de jogos nos estádios locais ou da seleção.

TODOS PARAM Copas anteriores mostram que, na prática, poucos trabalham quando a seleção brasileira está em campo. Em 2010, ônibus e trens em São Paulo ficaram lotados nas horas que antecediam as partidas do Brasil já que milhares de funcionários foram dispensados para acompanhar os jogos - mesmo sem a adoção oficial de horários especiais. Com a Copa em casa, não teria como ser diferente. "A gente sabe que quando tem jogo do Brasil, tudo para mesmo", disse Amato, da ACSP. Não é exagero. As férias em parte das escolas públicas deverão coincidir com o período da Copa. Em alguns Estados, haverá dispensa em dias de jogos no Brasil. Instituições privadas deverão fazer o mesmo. Já servidores públicos federais deverão ser dispensados às 12h30 nos dias de jogos do Brasil na Copa.  Fonte: Folha de São Paulo – 14-05   Brasileiros ainda compram mais em lojas físicas do que pela internet São Paulo, 13 de Maio de 2014 – A Accenture realizou uma pesquisa global para entender as expectativas dos consumidores na hora de fazer compras e as capacidades dos varejistas para atender seus clientes. O estudo abrange sete segmentos: vestuário e acessórios, produtos eletrônicos, lojas de departamento, ofertas/produtos em massa (discount/mass), mercearias, drogarias, construção e utensílios para casa. Foram ouvidos 15 mil consumidores em 20 países (África do Sul, Alemanha, Brasil, Canadá, Chile, China, Coreia do Sul, Emirados Árabes, Espanha, Estados Unidos, França, Indonésia, Itália, Japão, Malásia, México, Reino Unido, Rússia, Suécia e Tailândia), cujas opiniões ajudaram a classificar suas experiências em diferentes canais de compra. E os resultados sugerem que os consumidores podem estar repensando as vantagens das compras on-line.   Principais dados do Brasil: Percebe-se um movimento de volta às lojas físicas e um aumento do número de compradores brasileiros seguindo esse movimento, em relação à pesquisa do ano passado; 39% este ano versus 22% em 2013. Esses percentuais seguem o cenário global da pesquisa, com 91% preferindo fazer suas compras em uma loja física ao invés de utilizar canais on-line (57%) ou pelo celular (36%). A experiência das “compras integradas/personalizadas” ainda foi citada como o fator que mais precisa ser melhorado. No entanto, houve uma diminuição no indicador deste ano em relação ao ano passado (39% versus 50%). Houve o aumento no número de pessoas que disse desejar alguma experiência personalizada “in store" (28% versus 20% no ano passado). Os consumidores querem algumas das conveniências do on-line para dentro das lojas. Mais de 90% dos compradores têm showroomed (procuram os produtos, inicialmente, nas lojas físicas, antes de efetuar a compra online) e/ou webroomed (pesquisam antes no online para realização das compras em lojas físicas). 92% dos brasileiros relataram ter showrooming e 95% indicaram webrooming. A transparência de preços vem forçando os comerciantes a serem mais competitivos. Como resultado, a maioria dos compradores (79%) irá aguardar até a manhã seguinte para comprar na loja física ou on-line para obter o melhor preço. Os entrevistados não estão percebendo as compras na internet tão convenientes como no ano passado. Houve um declínio de 8% (55% versus 63%) no número de brasileiros que citaram a conveniência como a principal razão para fazer compras on-line. Os brasileiros querem mais agilidade na entrega. Mais de 40% indicaram que desejam receber os produtos no mesmo dia, e 20% no dia seguinte à compra. Além disso, a consolidação de todos os itens da compra em apenas uma entrega é muito importante para 9 em cada 10 compradores brasileiros. Globalmente, apenas 41% dos consumidores consideram a velocidade nas entregas como fator importante. O agendamento da entrega também é uma prioridade para os brasileiros; 3 em cada 4 compradores utilizariam o serviço – se oferecido, e 25% gostaria de agendar dentro de intervalos de 1 hora com rastreamento em tempo real, disponível 15 minutos após a compra. Nossos compradores gostariam de participar de um programa de fidelidade oferecido por varejistas de sua confiança. Mais de 75% estariam dispostos a efetuar parte de suas compras com esses comerciantes, e 44% priorizariam a compra de quase todos os seus produtos com o mesmo. Os consumidores brasileiros também têm interesse na utilização de serviços através de seus aparelhos celulares durante o processo de compra - mais de metade de todos os entrevistados querem acessar os serviços da loja por meio de dispositivos móveis. Os clientes brasileiros buscam economia, uso dos pontos de fidelidade (54%) e a capacidade de localizar os produtos (37%). Percebe-se o aumento do desejo de reservar itens fora de estoque (usando/definitivamente irão utilizar - 22% versus 15% no ano passado); receber sugestões de produtos com base no que é escaneado (29% versus 22% no ano passado); e também, receber orientações sobre o que não comprar (26% versus 17% no ano passado). Aproximadamente 50% dos consumidores pesquisados concordam em fornecer suas informações pessoais - desde que isso resulte em uma oferta personalizada. Mais de 60% aumentaria as suas compras se fosse oferecido um programa de assinatura personalizado, por exemplo. Em alguns países – Brasil em destaque – ofertas via mídias sociais têm um apelo muito forte. Fonte: Portal Varejista – 14-05   Mais da metade dos brasileiros compra por impulso Mais da metade dos brasileiros fez compras por impulso nos últimos três meses, de acordo com a pesquisa Meu Bolso Feliz, do SPC Brasil. A lista de itens supérfluos mais comprados conta com roupas, calçados, eletrônicos, celulares, cosméticos e perfumes. A escolha dos produtos varia entre homens e mulheres. Elas preferem roupas e calçados, enquanto eles compram mais equipamentos eletrônicos. Entre as compras realizadas por impulso pelas mulheres, 29% são roupas e 19% calçados. Já a cesta dos homens é composta por roupas (24%) e eletrônicos (26%). As promoções e os descontos são apontados por 50% dos consumidores como a motivação para as aquisições. Apenas 2% afirmam ser influenciados por publicidades, enquanto 1% diz que a ansiedade altera suas decisões. Quanto ao local onde as compras acontecem, os shoppings lideram com 35% do total, seguido pelas lojas virtuais, que são responsáveis por 23%. Já os supermercados e as lojas de rua aparecem empatados, com 14%. Fonte: Portal Varejista – 14-05   Atividade do comércio avança 1,6% em abril Resultados são do Indicador Serasa Experian de Atividade do Comércio.  De acordo com o Indicador Serasa Experian de Atividade do Comércio, houve avanço de 1,6% no movimento dos consumidores nas lojas de todo o país em abril, em comparação com março, já descontados os fatores sazonais. Na comparação com abril do ano passado, a alta foi de 5,4%. Com este resultado, o movimento dos consumidores no comércio acumulou, no período de janeiro a abril de 2014, alta de 3,8% em relação ao mesmo período do ano passado. Todos os segmentos varejistas ampliaram suas atividades em abril, com destaque para a alta de 13,5% nas lojas de material de construção, após terem recuado 11,0% no mês anterior. Também houve bom desempenho no segmento de veículos, motos e peças, com avanço de 9,3% em abril/14. O segmento de supermercados, hipermercados, alimentos e bebidas apresentaram elevação de 3,4% em abril influenciados positivamente pelo feriado da Páscoa. Já os segmentos de móveis, eletroeletrônicos e informática bem como o de tecidos, vestuário, calçados e acessórios exibiram desempenhos bem modestos em abril, de 2,2% e 1,9%, respectivamente. Por fim, o segmento de combustíveis e lubrificantes registrou expansão de apenas 1,4%. No acumulado dos primeiros quatro meses de 2014, a atividade varejista cresceu 3,8% liderada pelo setor de combustíveis e lubrificantes (avanço de 4,3%), supermercados, hipermercados, alimentos e bebidas (expansão de 4,2%) e material de construção (alta de 3,7%). Veículos, motos e peças acusaram alta de 0,7% ao passo que móveis, eletroeletrônicos e informática exibiram crescimento de 0,3%. Tecidos, vestuário, calçados e acessórios é o único segmento do varejo que se retraiu neste primeiro quadrimestre de 2014: queda de 2,9% frente ao mesmo período do ano passado. Fonte: Economia SC – 14-05   Consumidores acreditam que inflação deve aumentar Em março, a expectativa de alta da inflação era de 7,2%, subindo 0,6% em abril. Dados levantados pelo Instituto Brasileiro de Economia (FGV/Ibre) mostram que o consumidor está aguardando o aumento na inflação para os próximos 12 meses. Em março, a expectativa de alta era de 7,2%, subindo 0,6% em abril. Percentuais bem maiores do que as previsões do mercado, as quais estavam em 6,3%. Segundo Viviane Seda, coordenadora técnica da Sondagem do Consumidor do IBRE, a percepção dos consumidores tem seguido as especulações dos especialistas, mesmo que as superem. “O que estamos vendo agora é uma alta das expectativas dos consumidores acima das do mercado, uma aceleração mais forte”, explica. Viviane Seda afirma que o consumidor tende a avaliar a inflação sem olhar para o IPCA, mas sim avaliando o seu dia a dia. Segundo a especialista, o futuro é o principal foco para os consumidores. “O cenário econômico incerto gera medo de aumentos mais fortes na inflação, o que explica o comportamento do consumidor atualmente”, diz. (FGV/Ibre) Fonte: Economia SC – 14-05

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