Clipping Diário - 12/06/2014
Publicado em 12/06/2014
Clipping Diário - 12/06/2014
Pipoca da Copa Não vai faltar pipoca, bebida e churrasco para o torcedor de SC nesta Copa do Mundo no Brasil. A maioria dos supermercados do Estado não vai fechar as portas durante os jogos, favorecendo os atrasados. Redes como Angeloni, Giassi e Hippo não fecham. O Imperatriz fecha 20 minutos antes do jogo e abre 10 minutos depois. Fonte: Diário Catarinense – Estela Benetti – 12-06 Jogos e namorados A correria às lojas vai ser em dobro hoje. É preciso comprar o presente para o Dia dos Namorados, mais as guloseiras e produtos para torcer durante o jogo. O comércio pode vender mais pela coincidência das datas. Após o jogo, as pessas podem comprar o presente ao Dia dos Namorados. Fonte: Diário Catarinense – Estela Benetti – 12-06 SC ganha megaloja de construção A rede Leroy Merlin, multinacional francesa que é líder nacional na venda de materiais para construção, abre ao público hoje a sua primeira loja em Santa Catarina. A unidade, que recebeu investimento de R$ 80 milhões, fica às margens da BR-101, em São José, ao lado do Continente Park Shopping. Conhecida por oferecer produtos de todos os padrões e preços, conta com cerca de 80 mil itens de construção, acabamento, bricolagem (faça você mesmo), decoração e jardinagem, divididos em 14 setores. Entre os diferenciais estão produtos nacionais e marca própria do exterior. O atendimento ao público será de segunda a sábado das 8h às 22h, e aos domingos e feriados, das 9h às 18h. Esta é a 32a unidade da rede no Brasil, onde iniciou atividades em 1998. A meta é abrir mais 12 lojas, incluindo a estreia no Nordeste no ano que vem, informou o diretor geral da empresa no país, Alain Ryckeboer. Agora com base em Santa Catarina, a companhia poderá abrir mais uma loja no Estado, mas ainda não há definição de local e prazo. Segundo o diretor da empresa em SC, Flávio Hayashi, entre os diferenciais da Leroy estão os serviços aos clientes como corte de madeira e vidro, cursos gratuitos, confecção de cortinas, o Espaço Projeto, onde designers de interiores ajudam a fazer projetos, e o Frete Expresso, em que os produtos podem ser entregues no prazo mínimo de quatro horas. Na região Sul, a rede tem duas lojas no Rio Grande do Sul e no Paraná. Fonte: Diário Catarinense – Economia – 12-06 Respingos da Copa (1) Um grupo de 68 australianos vai passar por Pomerode e Blumenau no fim de semana do dia 21 de junho. Almoçarão na cidade vizinha e já reservaram espaço no Bier Vila, no Parque Vila Germânica, para assistir ao jogo entre Alemanha e Gana. Todos ficarão hospedados em Blumenau. Eles fazem parte de um grupo de mais de 800 australianos que ficarão no Costão do Santinho, em Florianópolis. Vieram para acompanhar a Seleção deles dia 18, em Porto Alegre, contra a Holanda e dia 23, em Curitiba, contra a Espanha. Respingos da Copa (2) Os lojistas do Empório Vila Germânica, em Blumenau, já sentiram a mudança da nacionalidade dos turistas que visitam o espaço. Grupos de chilenos, portugueses, ingleses e australianos já circulam na área externa do Parque e aproveitam para comprar lembranças de Blumenau. É gente que veio para o Brasil acompanhar os jogos e aproveitaram, sim, para fazer turismo por aqui. Fonte: Jornal de Santa Catarina – Pancho – 12-06 CENÁRIOS E PROJEÇÕES O mercado interno está próximo da exaustão. Alguns dados explicam o fato: a alta da massa salarial, em 2013, foi a menor dos últimos nove anos. O volume de vendas do comércio brasileiro teve forte desaceleração desde a metade de 2012. O PIB cresce 2,3% neste ano, e deve se restringir a uma alta de 1,8% em 2015. Estas são algumas das conclusões de estudo de cenário macroeconômico divulgado pela Fecomércio de Santa Catarina. Fonte: A Notícia – Claudio Loetz – 12-06 Bom senso Quinze entidades de Florianópolis continuam mobilizadas, em estado de alerta, por causa do movimento reivindicatório de motoristas e cobradores. Em nota conjunta, manifestaram satisfação pela decisão de suspensão da greve prevista para quarta (11), destacando a vitória do bom senso, como fez esta coluna. Fonte: Notícias do Dia – Damião – 12-06 Varejo mantém tendência de queda e recua 0,4% em abril Após registrar queda nas vendas em março, impactadas pela inflação mais alta, o comércio manteve a tendência e sofreu novo recuo em abril. As vendas no período caíram 0,4% em relação ao mês anterior (quando a queda foi de 0,5%), na comparação livre de efeitos típicos de cada período, informou o IBGE nesta quinta-feira (12). O cenário ruim fez com que as famílias pisassem no freio e consumissem menos. Jogam a favor dessa tendência de baixa os juros mais altos do cartão de crédito e do crediário, a inadimplência mais elevada e a restrita oferta de crédito aos consumidores pessoa física. Em relação a abril de 2013, o varejo viu suas vendas, em volume, reagirem depois do tombo de março e subiram 6,7%. O resultado de abril sobre março ficou pior do que a mediana do esperado por analistas, que previam queda de 0,2%, na medição da Reuters, e recuo de 0,1%, no da Bloomberg. Na comparação com março de 2013, o resultado ficou melhor do esperado. Nessa base de comparação, analistas previam alta de 6,2%, nas duas leituras. O comércio acumula expansão de 5% de janeiro a abril deste ano, num ritmo similar ao de períodos anteriores. Já na taxa em 12 meses encerrada em abril, as vendas avançaram 4,9%, acima dos 12 meses encerrados em março, de 4,5%. O comércio crescerá menos neste ano na esteira de uma inflação mais alta e de um mercado de trabalho que dá claros sinais de esgotamento, com o emprego estagnado no primeiro quadrimestre nas grandes metrópoles e a renda em desaceleração. COPA Para analistas e associações do setor, a Copa trará um saldo negativo ao varejo, já que a atividade contará com menos dias e horas úteis de trabalho com feriados em algumas cidades e paralisação em dias de jogos do Brasil. Outro ponto é que há uma migração do consumo do varejo para os serviços, com as famílias gastando mais em bares e restaurantes, por exemplo. Até mesmo o setor eletrodomésticos, que vinha bem com a venda em alta de TV, já viu esse efeito passar e registrou uma ligeira perda de 0,1% de março para abril. Pelos dados do IBGE, os setores com melhor desempenho de março para abril foram o de uso pessoal e domésticos (magazines), com alta de 0,3%. Já as quedas mais expressivas ficaram com supermercados e demais lojas de alimentos (recuo de 1,4%), vestuário e calçados (queda de 1%) e combustíveis (queda de 0,8%). Fonte: Folha de São Paulo – 12-06 Trabalhador só poderá colocar FGTS em fundo de investimento em 2015 A possibilidade de o trabalhador investir até 30% de seu saldo no FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) não deve ser liberada neste ano. A criação do FIC (Fundo de Investimentos em Contas), que deverá ser ligado ao FI FGTS (Fundo de Investimentos do FGTS), é considerada complexa e, segundo informações apuradas pela reportagem, o conselho curador do fundo de garantia já considera descartada sua abertura ainda neste ano. Uma das preocupações é com a estabilidade e segurança do fundo. O FI FGTS, como nome sugere, investe o dinheiro do trabalhador, mas o rendimento dessas operações fica com a própria Caixa. OUTRAS PRIORIDADES O banco não confirma a informação, mas o conselho curador do FGTS considera que o banco tem a atenção voltada a outras prioridades, como o risco de ter que bancar uma correção pela inflação ao saldo do trabalhadores, que hoje é corrigido pela TR (Taxa Referencial) mais juros. Em 2013, foi de 3,19%. O Ministério da Fazenda informou que "FI FGTS tem sido bem administrado pela Caixa e nenhum dos projetos aprovados gerou prejuízo ao fundo." A CVM (Comissão de Valores Mobiliários), a quem caberá a aprovação do fundo e a definição de regras, informou que vem tratando do assunto com a Caixa e que considera produtivas as conversas. Afirmou também que o tema está evoluindo, mas destaca que " não é possível fazer previsão de quando haverá a edição de regulamentação". Fonte: Folha de São Paulo – 12-06 Lojistas comemoram fim de semana de vendas recordes de TVs Copa do Mundo e liquidações atraíram os consumidores no último fim de semana antes da abertura SÃO PAULO - Já no espírito da Copa do Mundo e atraído pelas liquidações, facilidade de crédito e ofertas relâmpagos, o consumidor invadiu no último fim de semana as seções de eletroeletrônicos dos supermercados e lojas de departamentos e levou para casa o quanto pôde de aparelhos de TVs. O Carrefour, em nota enviada ao Broadcast, serviço em tempo real daAgência Estado, disse que "a categoria de eletrônicos, que abrange aparelhos de TV, vem registrando aumento na demanda desse produto desde o início do ano e apresentou recorde de vendas no último fim de semana (7/8 de junho)." Para impulsionar as vendas, diz a nota, a rede ofereceu condições especiais de pagamento no período. "Os clientes Cartão Carrefour puderam adquirir televisores em 20 vezes sem juros", informou a nota. Na loja do Carrefour no quilômetro 17 da Rodovia Raposo Tavares, oBroadcast registrou filas de clientes e carrinhos com caixas de TV no departamento de crediário. O diretor-geral (CEO) do Magazine Luiza, Marcelo Silva, não divulga números porque a empresa tem capital aberto na Bovespa, mas assegura que foi o melhor fim de semana em vendas de aparelhos de TV de todos os tempos da rede de lojas. "Como estamos convictos de que a seleção brasileira vai chegar à final, esperamos manter as vendas em alta no decorrer de junho e começo de julho", disse. O superintendente das Lojas Cem, José Domingos Alves, afirmou que o último fim de semana não só foi o melhor de todos os tempos para as vendas de TV como espera que, se o Brasil ganhar bem da Croácia amanhã, haja nova invasão de clientes nas lojas no sábado pela manhã. "Estou torcendo para Brasil ganhar de 4 a 1 da Croácia", brincou. O presidente da Associação Nacional de Fabricantes de Produtos Eletroeletrônicos (Eletros), Lourival Kiçula, informou que as vendas de TVs de janeiro a abril cresceram 44,89%, para 5.792.278 unidades, ante 3.997.609 no mesmo período do ano passado. Para o ano, a expectativa da Eletros é chegar aos 16 milhões de aparelhos vendidos. Segundo Alves, que fica na matriz das Lojas Cem em Salto, interior de São Paulo, a expectativa em relação à continuidade das vendas no sábado está atrelada ao fato de que o evento Copa do Mundo ainda não pegou no Interior do Estado como já ocorre na capital - palco do jogo de abertura do mundial. "Mas se o Brasil ganhar amanhã o consumidor do interior vai correr para comprar a televisão nova", disse. "Há um aquecimento nas vendas de TVs sim, mas esse fim de mês de maio deu um movimento ainda maior", disse o superintendente das Lojas Cem. De acordo com ele, de maio do ano passado para maio deste ano as vendas destes produtos cresceram 70%. De junho de 2013 para junho deste ano, o crescimento foi de 90%. "No fim de semana, não tenho os números ainda, mas foi o melhor volume de vendas de todos os tempos", comemorou. Ainda de acordo com o executivo da Lojas Cem, contribuiu para o bom desempenho das vendas de TV o fato de o último fim de semana antes da abertura da Copa ter coincidido com a data de pagamento - muita gente recebe o salário no quinto dia útil do mês. Além disso, redes de lojas fizeram várias promoções, afirmaram os executivos ouvidos nesta reportagem. Umas deram desconto nas vendas a prazo com cartão de crédito próprio da loja e outras baixaram preços nas vendas à vista. Alves salientou que na Copa de 2010 não havia tantas opções de modelos e telas finas como há hoje. "Há quatro anos uma TV de 32 polegadas custava R$ 2 mil. Hoje custa R$ 900. Hoje se encontram modelos de 40, 50 e 60 polegadas com preços inferiores a R$ 2 mil", comparou. Fonte: O Estado de São Paulo – 12-06 Brasileiros optam por torcerem em casa e desafiam varejo Foram poucos os brasileiros que conseguiram ingressos para assistir aos jogos da Copa do Mundo de dentro dos estádios. Isso torna todo os demais metros quadrados da cidade estratégicos para as marcas que querem estar ao lado dos torcedores na hora em que a bola começar a rolar. Apenas 4% do público estarão a poucos metros do campo. Dos 96% restantes, no entanto, quase três quartos assistirão às jogadas de dentro de casa, segundo a pesquisa Copa 2014, realizada pela LeadPix em parceria com o Mundo do Marketing, cenário que impõe desafios especialmente ao varejo. Somente 11% dos entrevistados afirmaram que estarão em bares ou restaurantes nos dias de disputa entre as seleções. O mesmo percentual respondeu que estará no trabalho. Há ainda aqueles que garantem que permanecerão longe de aparelhos de televisão na hora das partidas: 7% disseram que não pretendem assistir aos jogos. O desafio é ainda maior para empreendimentos que devem ser evitados pelos torcedores nos dias mais importantes do mundial. Principalmente durante as disputas da Seleção Brasileira, 24% dos entrevistados afirmaram que deixarão de frequentar a academia ou fazer esportes, 21% não irão a supermercados e 14% passarão longe de shoppings. “As pessoas que priorizam suas casas ou a de amigos e familiares para assistir aos jogos estão buscando comodidade. Há também o receio em relação à ocorrência de manifestações nas ruas ou a qualquer outro risco”, comenta Wiliam Kerniski, Diretor Executivo da Leadpix, em entrevista ao Mundo do Marketing. Na briga por torcedores As empresas tentam reverter essa situação organizando ações que atraiam os torcedores. A rede de restaurantes Fogo de Chão quer incrementar em 40% seu faturamento no período da Copa, chamando principalmente os turistas para dentro de suas casas especializadas em churrasco. Todas as nove unidades, no Rio de Janeiro, Brasília, Belo Horizonte, Salvador e São Paulo, ganharam telões que exibirão todas as partidas da Copa. Para os shoppings, o desafio é ainda maior. O Grand Plaza, em Santo André, São Paulo, adotou uma iluminação especial nas cores verde e amarela para celebrar o evento, mas decidiu não competir com a Seleção Canarinho. Todas as lojas do Grand Plaza serão fechadas uma hora antes do início das partidas e reabertas depois ao final dos jogos do Brasil. Permanecerão em funcionamento o Extra Hipermercado e o Boulevard Gastronômico, onde os restaurantes transmitirão as disputas para clientes previamente agendados. Já o Shopping Pátio Alcântara, em São Gonçalo, no Rio de Janeiro, busca conquistar os torcedores ajudando-os a completarem seus álbuns da Copa. O empreendimento promove troca de figurinhas toda terça, quinta e sábado deste mês, das 17h às 19h, na Praça de Alimentação. Trata-se de uma tentativa de entrar para a festa. Setores beneficiados Outros setores terão mais facilidade para incrementar vendas durante o mundial. Na Pesquisa Copa 2014, 48% dos entrevistados afirmaram que comprarão petiscos e bebidas e 34%, bandeiras. No segmento de snacks, as fabricantes de amendoim já sentem o aumento da demanda e os desafios logísticos, em função das compras concentradas nos dias mais próximos aos jogos. Prevendo a procura por seus produtos, a Dori antecipou investimentos e renovou toda a sua linha de produção de amendoins japoneses, comprando novas máquinas, que começaram a trabalhar há pouco mais de um mês. A companhia também modificou embalagens e investiu no licenciamento da turma do Looney Tunes. A expectativa é de que as vendas cresçam cerca de 30% em relação ao ano passado. O incremento já alcançou quase 20% nesse período pré-mundial. Apesar de todo o planejamento, a equipe foi surpreendida por desafios logísticos, impostos com a decretação dos feriados e com a postergação das encomendas por parte do varejo. “No mês passado, recebemos um número de pedidos além do previsto e não tivemos como atender a toda a demanda. Acabamos colocando os clientes em fila, gerando atrasos nas entregas. Agora, posso dizer que todo o varejo está abastecido”, afirma Jean Carlos Paiva, Gerente Sênior de Marketing da Dori, em entrevista ao Mundo do Marketing. Baixo engajamento Os supermercados e pequenos comércios demoraram a realizar encomendas, possivelmente por receio de que os brasileiros não fossem contagiados pelo clima festivo. Cerca de um quarto da população, de fato, afirma que não gostaria de ver a Seleção Brasileira campeã ou ainda que o resultado não importa, segundo a pesquisa Copa 2014. Desse grupo, 58% temem que os gastos excessivos com a organização do evento sejam esquecidos com uma vitória, enquanto 21% acreditam que placares positivos possam distorcer o resultado das eleições. Ainda assim, 73% dos entrevistados consideram a Seleção Brasileira favorita ao título, seguida de Alemanha (12%), Argentina (6%) e Espanha (4%). As equipes que se destacaram em outras Copas, como Itália, Portugal e França, tiveram apenas 1% cada. A aposta dos brasileiros para a artilharia do mundial é o jogador Neymar Jr. (31%), seguido de Fred (23%), Cristiano Ronaldo (19%) e Messi (12%). Não são nomes apenas de atletas os lembrados pelos torcedores. Há também marcas que conquistaram mais sucesso em suas ativações, principalmente por conta dos investimentos recorrentes no esporte ao longo da história. A primeira empresa mais lembrada pelas pessoas ouvidas na pesquisa da LeadPix e do Mundo do Marketing foi a Nike, que não é patrocinadora da Copa do Mundo, mas sim da Seleção Brasileira. A concorrente Adidas, que adquiriu as cotas da FIFA, ficou em colocação bem abaixo em awareness. Acompanhe amanhã a partida entre as marcas, quem está perdendo de goleada, empatando e vencendo em uma reportagem especial sobre as marcas patrocinadoras e não patrocinadoras do mundial e da Seleção. Fonte: Portal Varejista – 12-06 Homens presentearão mais do que mulheres no Dia dos Namorados Do G1, em São Paulo Neste Dia dos Namorados, 68,7% dos paulistanos comprometidos pretendem trocar presentes, segundo sondagem da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP). Entre os que disseram na pesquisa que presentearão seus parceiros, o número de homens é maior, chegando a uma parcela de 75,2%, contra 60,8% das mulheres. A data é uma das que mais movimentam o varejo paulistano, ficando atrás somente do Natal e do Dia das Mães, de acordo com a entidade. O valor médio de cada presente deve ser de R$ 65. No entanto, 68,9% dos consumidores responderam que pretendem gastar mais de R$ 70 nas compras. Para dois terços dos paulistanos, o pagamento das compras deverá ser à vista (cheque, dinheiro ou débito). Para o restante, o cartão de crédito deverá ser usado. Também foi constatado no levantamento que 70,4% dos entrevistados costumam pesquisar antes de decidir qual presente comprar. A maioria (34,9%) disse que costuma visitar até três locais antes de fechar a compra. O costume de comprar o presente na véspera da data será mantido por 42,9% dos entrevistados, enquanto para 44%, o presente foi comprado com uma semana de antecedência. Quanto ao tipo de presente, a maioria deve presentar seu namorado ou namorada com artigos de vestuário, calçados e acessórios são a preferência (33,5%). Sem presente Entre os que não pretendem presentear, 29,5% disseram que estão endividados ou sem dinheiro e 40,5% afirmaram que não têm costume de presentear em datas comemorativas. Fonte: G1 Economia – 12-06